sexta-feira, 13 de julho de 2012

Jogo brasileiro ajuda na educação de crianças com autismo


Jogo é recomendado para crianças entre cinco e nove anos

Jogo brasileiro ajuda na educação de crianças com autismo
PorTerra
 
Pais e educadores de crianças com autismo têm mais uma ferramenta a seu serviço. Um jogo criado por um mestre em ciências da computação pela PUC-RJ auxilia na alfabetização de estudantes nessa condição. Chamado Aiello, em homenagem a Santa Elena Aiello, a plataforma permite à criança associar nomes e imagens de objetos, ampliando seu vocabulário. "É um jogo simples que tem um personagem principal, um esquilo, que solicita uma palavra qualquer para a criança. Ele pede prato, então tem um prato lá e ela seleciona", explica o criador Rafael Cunha. Existe ainda a possibilidade de configurar o jogo para que, em vez de objetos, apareçam palavras, o que o faria útil também para auxiliar no aprendizado das palavras escritas.
O software foi criado por Rafael como parte da sua dissertação de mestrado, defendida em dezembro do ano passado. A novidade é que o programa, que estava disponível apenas para a realização da pesquisa, foi liberado para acesso do público geral e já conta com uma série de usuários.
A motivação para o desenvolvimento desse aplicativo veio da esposa de Rafael. Fonoaudióloga, ela estava atendendo uma criança com autismo que tinha dificuldade de socialização, mas se interessava muito por computadores. Logo, ele procurou uma maneira de usar o dispositivo para a alfabetização de crianças nessa condição.
Segundo o psicólogo especialista na área Robson Faggiani, o uso da informática pode ser de grande importância na educação de autistas, já que eles costumam gostar de mídias interativas, como vídeos e games. Faggiani acredita que, desde que usadas com moderação e como complemento ao ensino regular, essas ferramentas são muito úteis.
A professora do Departamento de Psicologia da PUC-RJ Carolina Lampreia auxiliou Cunha a entender as necessidades da criança com autismo. Ela realça que o método utilizado pelo jogo é interessante, pois trabalha de modo lúdico com o intuito de motivar a criança. Assim, ela se sente estimulada a seguir realizando as tarefas solicitadas. "O modelo que ele utilizou é muito interessante, chama-se escolha segundo a amostra. Você tem uma amostra e duas opções. Se escolhe a certa, a criança é recompensada de alguma forma, toca uma música ou o bonequinho se mexe", explica.
Outra vantagem apontada pelo psicólogo é que a maior parte desses programas de computador é desenvolvida em outros países, o que torna o uso por crianças brasileiras mais difícil. Faggiani elogia a iniciativa: "É bom que um brasileiro esteja fazendo isso em português. Sou completamente a favor do uso", diz.
O jogo é recomendado para crianças entre cinco e nove anos e está disponível no site www.jogoseducacionais.com, compatível com qualquer navegador de internet, tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.
  fonte : CADA MINUTO

Autismo e como funciona a homeopatia


Como ainda não temos a terapia Cease no brasil, vai uma dica valiosa! 
Eu vou começar este post dizendo que se voce não acredita na eficácia da homeopatia, mas tem um filho dentro do espectro, em vez de duvidar, simplesmente dê uma chance a homeopatia e TENTE. 

Mergulhe na homeopatia, tenha paciencia e espere para ver os resultados. Eles costumam ser muito mais rápidos com crianças.

IMPORTANTE: Leia sobre homeopatia pra entender como a cura acontece. Veja que mesmo para um ótimo homeopata não é facil encontrar o remédio constitucional, há milhares de remédios. O homeopata tem que encontrar o remédio especifico para o seu filho. 

Pode haver algumas tentativas-erro. E sera fácil perceber se o remédio certo ainda não foi encontrado porque o remedio errado NÃO tem efeito nenhum.

Portanto, é importante lembrar que quando se encontra o remédio certo a criança PODE (talvez!) apresentar todo tipo de reações. A cura acontece de dentro pra fora, dos órgãos internos para a superficie. Segundo a homeopatia, as nossas doenças tem uma "raiz causativa" e e' esta raiz causativa que o remédio vai curar.

A  criança vai passar por algum tipo de "desintoxicação" quando se encontrar o remedio certo, é inevitavel. 

O que significa que TALVEZ ela venha a ter diarreia, ou o nariz vai escorrer (ótimo sinal, o nariz é o dreno do cérebro!), tosse, febre ou vão aparecer erupções na pele, como se fossem micoses. Pele aspera, manchas... porque os orgãos internos estão sendo curados e mandando os sintomas para superficie. Não passe pomadas, não leve a criança no dermatologista, não se preocupe, espere que vai passar. :)

Ou ainda, importante, como eu ja disse antes, os sintomas da criança podem piorar por um periodo curto. Se isso acontecer, é preciso ter força e paciencia, porque e' um excelente sinal, de que o remedio certo foi encontrado e que a cura vai acontecer.

Informe-se bastante para ficar preparado. 

Muitas vezes, pode ser necessario mudar de homeopata se o tratamento não funcionar. Siga a sua intuição. Consulte com um homeopata que seja recomendado por amigos, nao acredite em falsas promessas, prefira inclusive, homeopatas chamados de "classicos".  Na sua primeira consulta, peça ao homeopata referencias de outros pacientes.

Quando o Oliver tomou o primeiro remédio (foram so 2 globulos de Tub 200C), no mesmo dia ele ficou mais obsessivo, mais inflexivel, irritavel, e assim foi na semana toda. Como se os sintomas que ele ja tinha tivessem ficado ainda piores. Cada dia ele tinha sintomas diferentes, ficou com um febrão de 40 graus que eu controlei dando banhos mornos (estou fugindo de remédios hoje em dia), teve um pouco de tudo. Eu e meu marido ficamos muito preocupados. 

Mas a homeopata me dizia, "tenha paciencia, vamos aguardar a agravação passar". E passou, em exatamente uma semana. Na segunda-feira seguinte, depois de acordar da soneca dele, ele era outra criança. Alegre, mais alerta. A mudança na afetividade dele comigo foi incrivel. 

Durante todo aquele mês (marco), ele ainda teve alguma agravação, mas sabiamos que passaria porque a nossa homeopata que é classica, dá um remédio por mês, e é preciso aguardar o mês todo para ver os resultados alcançados.

Desde que comecou  a andar aos 14 meses o Oliver não pára. Esta sempre brincando, correndo, sempre foi super independente, nunca ligou muito pra mim. Hoje (2 meses depois do primeiro remédio homeopatico) corre pros meus braços, poe as maozinhas na minha bochecha e me da beijinhos na boca :) A compreensão vai melhorando mais cada dia, cada dia fica mais alerta. Cada semana melhora um pouquinho, e' bem gradual. Vai assim, devagarzinho. 

Hoje penso que 2 meses atrás, ele não olhava nos meus olhos enquanto eu trocava a fralda dele, e vejo o milagre que estamos alcançando.

Se o seu filho esta sendo tratado com tratamento biomedico e suplementos, se voce comecar com a homeopatia e comecar a ver resultados positivos, LEMBRE-SE: 

- Uma homeopata australiana escreveu um trabalho muito interessante comparando tratamentos biomedicos e homeopatia. Ela ressalta no trabalho que em alguns casos, as crianças começaram a apresentar melhoras com a homeopatia, e depois de um periodo, começaram a regredir. 

- Ela então decidiu pedir pra mae parar de dar os suplementos para ver o que acontecia. E as crianças voltaram a progredir! 

- Veja que ao curar a raiz causativa do problema, o que a homeopatia acaba fazendo e' justamente ajustar o metabolismo da criança, de forma que as deficiencias da criança desaparecem, e os suplementos podem ser um excesso em vez de auxilio. 

O trabalho dela está aqui, é muito interessante. A comparação entre tratamento biomedico e homeopatia está na parte 2.
       
Todas as mães que viram como a homeopatia funciona, dizem a mesma coisa: PARECE MILAGRE.

Como eu já disse, depois de terminar a desintoxicação com a Terapia CEASE, vamos voltar pra homeopatia clássica para terminar de cura-lo.

E aqui vamos nós, com muita paciencia e com muita fé!