terça-feira, 30 de abril de 2013

Autismo - conhecer e agir

Vídeo conscientiza para importância de conhecer o autismo

"Você sabe o que é o autismo?". A conclusão que se tira após assisistir ao vídeo de sete minutos Autismo - conhecer e agir é que a maioria da população desconhece o tema. Produzido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da OAB/RJ, pela Universidade Castelo Branco (UCB) e pela ONG Mundo Azul, o curta, que alterna entrevistas com médicos especialistas, representantes de entidades e pessoas leigas no asunto, foi lançado nesta sexta-feira, dia 26, na Seccional.
"Conseguimos mostrar o resultado da pouca divulgação da mídia e do escasso trabalho realizado até hoje em relação ao autismo: as pessoas, realmente, sabem muito pouco sobre o transtorno", disse o representante do Instituto de Comunicação (ICOM) da universidade, Anderson Guilherme. 
O presidente da CDPD, Geraldo Nogueira, ressaltou o pioneirismo da OAB/RJ no reconhecimento da deficiência: "Fomos percussores e incentivadores de um trabalho que teve seu maior êxito na promulgação da Lei nº 12.764, no final do ano passado [que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista]. Hoje, o governo do Estado já até inclui autistas nas cotas de trabalho”. 
Segundo Nogueira, o trabalho que a comissão realizou foi desafiador: "Havia resistência na própria área da defesa dos direitos das pessoas com deficiência em reconhecer o autismo. Acreditamos que a OAB/RJ, em parceria com esses movimentos, ajudou a dar repercussão a essa causa".
Além de Nogueira e Guilherme, a mesa teve a participação da representante da ONG Mundo Azul e membro da CDPD Bárbara Parente, do fisioterapeuta e professor da UCB Álvaro Camilo e do vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiênca, Wilson Lobão.
O evento fez parte das homenagens ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado dia 2 de abril. A data foi lembrada, também, pela iluminação especial em azul na fachada do prédio da Seccional durante todo o mês.
 Fonte: redação da Tribuna do Advogado