domingo, 1 de abril de 2012

AUTISMO: Dia Mundial de Conscientização do Autismo todos es...

AUTISMO: Dia Mundial de Conscientização do Autismo todos es...: Amanhã comemoramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo todos estão convidados a vestir azul na próxima segunda-feira, 2 de abril, Di...

Dia Mundial de Conscientização do Autismo todos estão convidados a vestir azul na próxima segunda-feira, 2 de abril

Amanhã comemoramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo todos estão convidados a vestir azul na próxima segunda-feira, 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O motivo para a participação é muito nobre: chamar a atenção da população para o transtorno neurológico, cuja incidência em crianças é maior do que os casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. A cor azul foi escolhida como símbolo do autismo, porque o a síndrome é mais comum nos meninos - na proporção de quatro meninos para cada menina.

Movimento Light it up Blue
 
A proposta do Light It Up Blue é iluminar pontos importantes do planeta com a cor azul para chamar a atenção da sociedade a respeito dessa complexa síndrome. Estarão iluminados vários cartões-postais pelo mundo, como o Empire State Building (nos Estados Unidos) e a CN Tower (no Canadá). No Brasil, já está confirmada a iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e da Ponte Estaiada, do Monumento às Bandeiras, do Arco do Anhangabaú/Viaduto do Chá, da Assembleia Legislativa Estadual/SP e da FIESP, em São Paulo.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

2ª edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo acontece neste domingo
Acontece neste domingo (1º) em Porto Alegre a 2ª edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A ação, que será realizada na Redenção a partir das 9h, inclui a montagem de tendas no parque para repassar informações, além de proporcionar recreação às crianças.

A partir das 11h30min, acontecerá uma caminhada organizada de conscientização, com início no Monumento ao Expedicionário, junto ao Brique da Redenção. Os interessados em participar podem usar roupas azuis, cor alusiva ao autismo.

O objetivo principal do projeto é conscientizar as pessoas a respeito da causa da doença, um distúrbio global do desenvolvimento que se manifesta na infância, normalmente até os 3 anos de idade, e afeta as habilidades da comunicação, comportamento e interação social. A ONU estima que existam cerca de 2 milhões de pessoas com o transtorno no Brasil e 70 milhões no mundo.
 
A data escolhida pela ONU para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, busca incentivar ações pelo mundo a fim de diminuir o preconceito e a intolerância. Neste dia, os principais símbolos de Porto Alegre serão iluminados pela cor azul.