terça-feira, 27 de novembro de 2012

Touch-Play: incentivando a interação de crianças autistas


#Design de Interação / 14 de setembro de 2012

Touch-Play: incentivando a interação de crianças autistas


Touch-Play
Projeto que busca utilizar a tecnologia para permitir que crianças autistas possam jogar, explorar e expressar suas emoções e sentimentos.
autismo é uma disfunção global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, de socialização, e de comportamento do indivíduo. Dessa forma, pessoas com alguma sindrome de espectro autista possuem grande dificuldade para interagir com outras pessoas.
Foi pensando nisso que a designer Lingjing Yin criou o Touch-Play, projeto que busca utilizar a tecnologia para permitir que crianças com sindrome de espectro autista tenham condições de jogar, explorar e expressar suas emoções e sentimentos. O Touch-Play é um dispositivo que pode gravar o som ao apertar um botão, e a única maneira de reproduzir o som gravado é tocando em alguém, atividade que exige cooperação e interação com as pessoas.
Esse projeto teve a colaboração do designer de interação Mark Mckeague na sua concepção, e foi vencedor do Technology Strategy Board Award for Independent Living (2011). Veja abaixo o vídeo de apresentação do projeto, e saiba mais em lingjingyin.com/touchplay.
Touch-Play