sexta-feira, 7 de setembro de 2012

TRATAMENTO BIOMÉDICO COM Dr. Rogério Rita de Florianópolis


Para Pais Especiais


Li no site de uma amiga e achei muito sábio!



 CONSELHOS PARA PAIS

1. Viva um dia de cada vez e viva-o positivamente. Ninguém controla o futuro, mas controla o Hoje.

2. Nunca subestime o potencial do seu filho. Dê-lhe espaço, encoraje-o, espere sempre que ele desenvolva ao máximo as suas capacidades. Nunca se esqueça da sua capacidade de aprendizagem, por pequena que seja.

3. Descubra e permita mentores positivos: familiares e profissionais que possam partilhar consigo a experiência deles, conselhos e apoio.

4. Proporcione e esteja envolvido com os ambientes educacionais e de aprendizagem mais apropriados para o seu filho.

5. Tenha em mente os sentimentos e as necessidades do seu cônjugue e dos seus outros filhos. Lembre-lhes que esta criança especial não tem mais do seu amor pelo facto de perder com ele mais tempo.

6. Responda apenas perante a sua consciência: poderá depois responder ao seu filho. Não precisa de justificar as suas acções aos outros.

7. Seja honesto com os seus sentimentos. Não pode ser um super-pai ou mãe 24 horas por dia. Permita-se a si mesmo , piedade, frustração e depressão, em pequenas doses, sempre que seja necessário.

8. Seja gentil para consigo mesmo. Não se foque continuamente naquilo que precisa de ser feito. Lembre-se de olhar para o que já conseguiu atingir.

9. Pare e cheire as rosas. Tire vantagem do facto de ter ganho uma apreciação especial pelos pequenos milagres da vida que os outros dão como garantidos.

10. Mantenha e use o sentido de humor. Desmanchar-se a rir pode evitar que seja desmanchado pelo stress.
Traduzido e adaptado de: Maurice, C.Green, G & Stephen, L.(1996). Behavioural intervention for young children with autism. Pro-ed Texas. P. 308-309

in http://www.arteautismo.com/87301.html