domingo, 7 de outubro de 2012

Como Preparar o Caldo de Ossos da Dieta GAPS



A preparação do caldo de ossos me deixou muitas dúvidas e acredito que para outras mães que aderiram a dieta GAPS também, então procurei minha amiga Cristina Maria Kassama Bag, que já esta com seu filho curado do Autismo e continua seguindo religiosamente a dieta e pedi que me ensinasse sua receita e vou compartilhar com vocês por que ao meu ver o caldo de ossos é o mais importante  alimento da dieta.

      Deixar de molho por uma noite os ossos em uma vasilha de vidro, com limões , assim os ossos dissolvem facilmente no momento do cozimento. Na hora de cozinhar, acrescentamos, limões, alhos, orégano, sal orgânico, muitas cebolas, alecrim que e ótimo para detox! (A detox (como normalmente chamamos) é realizado por todas as células de todos os tecidos, mas principalmente pelo intestino (20%, aproximadamente) e no fígado entre 60 a 65%. Então problemas de constipação intestinal, diarréias recorrentes ou problemas hepáticos (como a esteatose hepática, conhecida como “gordura no fígado”), normalmente podem não estar desempenhando bem essa função.)



  • Deixar fervendo em fogo baixo por algumas horas, tem pessoas que deixam por 8 horas ou ate mais, mas como deixamos de molho, nos fervemos por umas 3 ou 5 horas ate a gelatina descolar dos ossos.

  • Meu marido costuma quebrar os ossos, assim fica mais fácil na hora do cozimento!



  •     Usamos  carnes orgânicas então aproveitamos os ossos também, mas se for o caso de não conseguir encontrar os orgânicos, prefira sempre animais pequenos, porque contem menos antibióticos e hormônios, que também deveriam ser evitados pelas crianças especiais, nos perguntamos para os açougueiros, geralmente os animais de grande porte são os mais contaminados, prefira ossos de ovelhas, cabras, ou outros animais, também pode ser de frangos, patos e  ja fizemos uso de ossos de frangos e deu certo!



  • Não é difícil, depois que pegarem o jeito podem fazer maravilhas com o caldo, todos os ingredientes para o caldo são baratos, invista no caldo e use sempre nos preparos de outras comidas, meu filho toma este caldo puro mesmo! bjssssssss e boa sorte, não desistam!


Abaixo coloco para reforçar mais uma vez a lista de alimentos!

    Alimentos recomendados:
- carnes de todos os tipos, sempre acompanhadas de seu caldo de ossos
- caldos de ossos diariamente
- figado e ovos
- vegetais sem amido
- frutas
- manteiga e leite de côco
- leite apenas se fermentado por 24 horas
- alho e mel
- nozes e amêndoas, avelãs, pecans e macadâmias
- leite de amêndoas

Alimentos a serem evitados:
- qualquer açúcar processado e adoçantes
- doces, bolos biscoitos, sorvetes, chocolates e cereais matinais
- alimentos enlatados
- qualquer coisa feita com trigo, arroz, milho, aveia, cevada, centeio
- vegetais com amido
- leite e derivados, exceto iogurte fermentado por 24 horas e manteiga
- feijões, soja e amendoim
- refrigerantes de qualquer tipo
- café e bebidas alcoólicas

Uma observação: há controvérsias sobre a questão da caseína, visto que existem dois tipos de caseína, a de tipo A e a de tipo B, sendo que a considerada alergênica é a de tipo B - infelizmente, a que está presente no nosso leite de cada dia no Brasil...  Mais informações em O Leite A2.

4 comentários:

  1. Oi! Estou iniciando aos poucos essa dieta... Comprei o livro, mas ainda não chegou... Minha maior dificuldade é com a merenda da manhã e da tarde... E a sobremesa após o almoço e janta... Você tem sugestões?
    Obrigada por todas as informações! Ana

    ResponderExcluir
  2. Ola Ana, vou começar essa dieta com meu filho, só estou preocupada se irei conseguir, pois ele não come nenhum tipo de verdura e a única fruta que ele gosta é banana, quanto a carne ele gosta bastante. Só que ele começou na escolinha essa semana, como vou conseguir manter essa dieta na escolinha dele? Sendo que a dieta tem que ser 100%. E por favor gostaria muito de comprar o livro em espanhol, mas não achei nem no site da amazon, onde você conseguiu comprar? Preciso muito desse livro

    ResponderExcluir
  3. Ola Ana, por gentileza você poderia me dizer onde você comprou o livro? Estou querendo muito esse livro,
    iniciarei a dieta do meu filho, e espero muito que dê resultados. Só fico preocupada como irei fazer para ele tomar esse caldo e comer os legumes, já que ele não come nenhum tipo de verduras, apenas carne, se puder me dar alguma dica de como fazer ele estar aceitando esses alimentos. Como te disse preciso muito desse livro, só que gostaria do livro em espanhol, se puder me ajudar agradeço desde já. Qualquer coisa meu e mail é fernandaisa123@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Preciso muito do livro em espanhol, qualquer coisa meu email é Fernandaisa123@gmail.com. Desde já agradeço

    ResponderExcluir

Todo comentário é bem vindo! minha intenção é passar toda minha experiência e trajetória vividas com nosso filho autista! Qualquer dúvida estamos a disposição para poder ajudar!
Renata e Alexandre