terça-feira, 7 de agosto de 2012

Brasileiro concorre ao prêmio de melhor professor dos EUA para crianças autistas



Alexandre Lopes foi eleito o melhor entre 180 mil professores da Flórida.
Natural de Petrópolis (RJ), ele se especializou em ensinar crianças autistas.

Ana Carolina Moreno Do G1, em São Paulo
104 comentários
O brasileiro Alexandre Lopes, que dá aula para crianças especiais na escola Carol City Elementary, em Miami, foi eleito o melhor professor da Flórida (Foto: Reprodução/Macys's)O brasileiro Alexandre Lopes, que dá aula para crianças especiais na Carol City Elementary, na Flórida
(Foto: Reprodução/Macys's)
Um brasileiro de 43 anos, natural de Petrópolis, no Rio de Janeiro, foi eleito na última quinta-feira (12) o melhor entre os mais de 180 mil professores da rede estadual de ensino da Flórida, nos Estados Unidos. Além de prêmios em dinheiro, um carro, uma viagem a Nova York, um anel de ouro e um treinamento espacial na Nasa, Alexandre Lopes, que emigrou do Brasil em 1995, agora é candidato ao título de melhor professor dos Estados Unidos.
A etapa nacional da disputa fica aos cuidados do Departamento Nacional de Educação do governo federal. Lopes já tem presença garantida no evento de divulgação do resultado, em maio de 2013 na Casa Branca, em Washington, com a presença do presidente americano.
Até lá, ele vai viajar pelo estado onde mora dando palestras para outros professores sobre sua metodologia na sala de aula. Doutorando da Universidade Internacional da Flórida, ele se especializou na educação especial para a primeira infância e, há oito anos, trabalha na escola Carol City Elementary, em Miami.
O brasileiro leciona para dois grupos de 12 e 13 crianças com idades de três a cinco anos, na idade considerada nos Estados Unidos como pré-escolar. Parte dos alunos é autista e, como a Carol City Elementary fica em uma região de baixo poder aquisitivo, a maioria dos estudantes pertence a minorias dentro da sociedade americana. Alguns ainda são filhos de imigrantes e não têm o inglês como idioma nativo.
É uma inclusão total e irrestrita, da maneira que eu gosto, com alunos deficientes, imigrantes, minorias... Como eu acho que a sociedade deveria ser"
Alexandre Lopes, eleito o
melhor professor da Flórida
"É uma inclusão total e irrestrita, da maneira que eu gosto, com alunos deficientes, imigrantes, minorias... Como eu acho que a sociedade deveria ser", conta. Lopes considera sua abordagem "holística" e afirma que se envolve em todos os aspectos da vida de seus "aluninhos", como gosta de se referir às crianças que ensina, tanto da parte acadêmica quanto da emocional e da social. Para o brasileiro, isso significa incluir  todos os membros mais próximos da família no processo escolar, muitos deles ainda se adaptando à notícia de que seus filhos são autistas.
Aceitando a diversidade
Na sala de aula do brasileiro, porém, todos são iguais. "Eu não diferencio meus alunos. Procuro ser consistente para fazer com que meus alunos com autismo tenham os outros como modelo, e para fazer com que meus outros alunos aceitem todas as diferenças que existem na nossa sociedade", explica Alex, como é conhecido pelos alunos e colegas de trabalho. Suas técnicas variam de acordo com o conteúdo das aulas. Segundo ele, música e dança são dois elementos que predominam durante as atividades, mas a adoção da tecnologia também ajuda os pequenos estudantes a se expressarem.
Entre os equipamentos está uma tela que reproduz, ao toque de um botão, mensagens pré-gravadas na voz dele ou de um estudante. O instrumento é usado pelos alunos autistas para que eles possam comunicar o reconhecimento dos símbolos, um processo que, segundo Lopes, acontece nestas crianças de maneira diferente das demais.
Lopes usa tecnologia, instrumentos e música para transmitir conhecimentos a crianças de três a cinco anos (Foto: Reprodução/Macys's)Lopes usa tecnologia, instrumentos e música para transmitir conhecimentos a crianças de três a cinco anos (Foto: Reprodução/Macys's)
Para aprender a construir palavras, os aluninhos usam blocos de madeira que representam cada letra e os unem e separam para formar sílabas, sempre atentos aos sons das palavras para compreender a relação entre as rimas e a formação das palavras com grafia parecida. "Isso serve para tirar a palavra do abstrato e torná-la uma coisa concreta, o que é muito importante para crianças com deficiência", explica.
Alexandre também digitaliza as páginas de livros, ocultando as frases escritas para reescrever a história a partir das imagens de forma coletva e, assim, conseguir tirar das crianças a linguagem construída durante as demais atividades.
A imigração, o atentado e a mudança
O início da vida adulta de Lopes não poderia ser mais distante de seu cotidiano atual, trabalhando sete horas por dia, cinco dias por semana, com um intervalo de 30 minutos para o almoço. No início da década de 1990, o hoje melhor professor da Flórida trocava Petrópolis pela capital fluminense para estudar produção editorial na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Naquela época, ele havia abandonado o sonho de criança de ser professor, já que sempre ouvia relatos de como a carreira exigia muito e pagava pouco.
Ele conta que arrumou um emprego na Pan American Airways para pagar o aluguel no Rio de Janeiro. Depois de formado, o então bacharel se apaixonou e decidiu se mudar para os Estados Unidos em julho de 1995. "Mas eu jamais deixei o Brasil. A vida me trouxe aos Estados Unidos, mas tenho muito orgulho da minha origem e de ser quem sou", diz.
Durante vários anos, Lopes seguiu trabalhando como comissário de bordo para várias companhias aéreas americanas, onde fazia traduções de inglês, português e espanhol nas rotas da América Latina. Mesmo com os benefícios e as muitas viagens que pôde fazer pelo mundo, ele afirma que sentia falta de estudar. "Eu queria algo que fosse um pouco mais recompensador, mas era difícil porque tinha que pagar as minhas contas", lembra.
Jamais deixei o Brasil. A vida me trouxe aos Estados Unidos, mas tenho muito orgulho da minha origem e de ser quem sou"
Alexandre Lopes
Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, sua empresa ofereceu pacotes de benefício a quem aceitasse se afastar do emprego e abrir mão do salário. Lopes, já com mais de 30 anos de idade, aproveitou a chance para buscar uma nova formação. Segundo ele, sua ideia original era se tornar professor de línguas estrangeiras, mas uma conselheira vocacional sugeriu, além do curso de educação, um curso introdutório em educação especial na primeira infância.
"Me apaixonei pela área e minha professora se apaixonou pelo meu trabalho. Ela me recomendou para uma bolsa de mestrado na Universidade de Miami", explica o professor, que foi aprovado no processo seletivo com bolsa integral e, assim que completou seus créditos e estágios obrigatórios, recebeu o convite para iniciar uma turma de educação inclusiva na Carol City Elementary, onde está desde 2005, com um salário mais baixo do que recebia quando era comissário de bordo.
Lopes agora equilibra o trabalho com a pesquisa de doutorado na Universidade Internacional da Flórida, onde também foi selecionado para estudar com bolsa integral, e o Projeto Rise, uma iniciativa americana em nível federal que estimula a formação continuada de professores de escolas com população carente no país.
Alex foi eleito omelhor professor da Flórida na última quinta-feira (12); à direita, ele recebe um beijo de seu pai, Enir Lopes (Foto: Reprodução/Macys's)Alex foi eleito o melhor professor da Flórida na última quinta-feira (12); à direita, ele recebe um beijo de seu pai, Enir Lopes, que viajou de Petrópolis a Miami para a cerimônia (Foto: Reprodução/Macys's)
Eleito entre mais de 180 mil docentes
Durante mais de seis meses, Lopes passou por uma série de longas e trabalhosas etapas para conquistar o título de melhor professor de toda a rede estadual da Flórida. O processo começou com uma votação entre os próprios colegas da escola em que ele trabalha, na região centro-norte do condado de Miami, o quarto maior dos Estados Unidos, com 25 mil docentes. Ele então preparou um material por escrito com dezenas de páginas, no qual explicava sua filosofia educacional, suas motivações e sua metodologia de ensino.
O documento foi avaliado na sua região e ele foi selecionado como um dos cinco finalistas, que receberam visitas em suas salas de aula de uma comissão com 13 examinadores e participaram de entrevistas. Lopes venceu a disputa e, no início do ano, passou a concorrer ao posto de melhor professor do condado. O resultado, também favorável ao professor petropolitano, saiu em fevereiro deste ano, junto com um carro 0 km, prêmios em dinheiro e uma bolsa de estudos, à qual ele abriu mão por já ter uma no doutorado.
A etapa estadual, que tem patrocínio da rede de lojas de departamento Macy's, exigiu novos artigos, visitas à sala de aula e entrevistas, além do envio de um vídeo apresentando o trabalho na escola e um encontro de três dias na cidade de Orlando com os mais de 70 professores dos condados e distritos especiais da Flórida.
Essas crianças são filhas desses indivíduos, mas elas também são parte da nossa sociedade, é injusto que deixemos esses pais sozinhos com o grande desafio que enfrentam"
Alexandre Lopes
Na entrevista final, o brasileiro lembrou aos examinadores que, naquele dia de junho, o planeta Vênus estava transitando em frente ao Sol, um fenômeno que só se repetirá daqui a um século. "Eu disse a eles que, quando isso acontecer, eu não vou estar mais aqui, meus aluninhos não vão estar mais aqui, mas a sociedade ensinada por eles e pelo meu ensino, sim. Depois disse a mim mesmo: 'que resposta mais tola!' Voltei para casa achando que não venceria", afirmou.
Lopes estava errado, e seu nome foi anunciado como melhor professor do estado na última quinta-feira. Assim como as exigências da competição, as recompensas da etapa estadual também são maiores, e incluíram surpresas e um prêmio de US$ 5 mil (mais de R$ 10 mil) aos cinco finalistas, além de US$ 10 mil (mais de US$ 20 mil) ao grande vencedor.
A fama, o dinheiro e as regalias que tem recebido nos últimos meses, porém, são honras menores para ele. "Eu tive uma vida muito feliz, de muitas alegrias. Mas as alegrias que eu encontro com o sucesso dos meus alunos não se comparam com nada que eu já experimentei", afirmou Lopes, que diz ter uma admiração especial pelos pais de alunos com deficiência. "Essas crianças são filhas desses indivíduos, mas elas também são parte da nossa sociedade, é injusto que deixemos esses pais sozinhos com o grande desafio que enfrentam."

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dieta GFCF, cozinha sem glútem e sem caseína - Por Rita Cherutti

Dieta GFCF, cozinha sem glútem e sem caseína

Segue a lista de livros para quem deseja saber mais:

The Kid-Friendly ADHD and Autism Cookbook:
The Ultimate Guide to the Gluten-Free, Casein-Free Diet. A popular book by two Defeat Autism Now practitioners, developmental pediatrician Pamela Compart M.D. and nutritionist Dana Laake. Advice for feeding picky eaters, and a good explanation of how and why the diet can work. Recipes include information on calories, protein, fiber, etc., per serving. The revised edition has 100 new recipes plus advice for packing school lunches.

The Autism and ADHD Diet:
A Step-by-Step Guide to Hope and Healing by Living Gluten Free and Casein Free (GFCF) and Other Interventions by Barrie Silberberg, mother of a boy with Asperger's Syndrome. Her son's behavioral symptoms improved dramatically after starting a diet free of gluten, casein, artificial dyes and preservatives. Her book shows how.
The Autism Cookbook: 101 Gluten-Free and Dairy-Free Recipes by Susan K. Delaine, who has a child with autism and food allergies. Our favorite new cookbook for family dinners. Besides GFCF, recipes are free of rice, egg, soy, nuts and fish. Easy to prepare recipes for sesame-ginger chicken, Asian noodles, chicken enchiladas and gazpacho, among others. There are some toddler favorites such as chicken nuggets, crispy cereal treats and cupcakes, but the cookbook focuses on family foods.

Unraveling the Mystery of Autism and Pervasive Developmental Disorder: A Mother's Story of Research and Recovery by Karyn Seroussi.
An excellent book for parents considering a gluten-free, casein-free diet for a child with autism or PDD. Seroussi's son recovered from autism by strictly adhering to this diet. She discusses food intolerances, yeast and vaccines.

Special Diets for Special Kids: Understanding and Implementing Special Diets to Aid in the Treatment of Autism and Related Developmental Disorders by Lisa Lewis, Ph.D. One of the first books to explain the gluten-free, casein-free diet and how it can help treat autism. Her explanation of the science behind the diet is not as easy to follow as Seroussi's. However, this book has more than 150 recipes for breads, cakes, candy, chili, macaroni and cheese, etc.

Special Diets for Special Kids, Two by Lisa Lewis, Ph.D. A sequel to her first book (above) with more than 175 new gluten-free, casein-free recipes and cooking tips. Recipes for peanut butter bread, bananaberry shake, oven fries, barbequed chicken pie and other foods that kids will eat.

Feast Without Yeast: 4 Stages to Better Health: A Complete Guide to Implementing Yeast Free, Wheat (Gluten) Free and Milk (Casein) Free Living by Bruce Semon M.D., Ph.D., and Lori Kornblum. Contains more than 200 original recipes. Good for those concerned about yeast overgrowth, a problem in some people with autism.

Special Diets for Special People: Understanding and Implementing a Gluten-Free and Casein-Free Diet to Aid in the Treatment of Autism and Related Developmental Disorders. The newest how-to book, with more than 150 recipes, by GFCF diet guru Lisa Lewis, Ph.D.

The Encyclopedia of Dietary Interventions for the Treatment of Autism and Related Disorders by diet gurus Karyn Seroussi and Lisa Lewis Ph.D. For the experienced diet follower, or for anyone who wants a reference guide to explain the research, terms, and principles behind different diets that are used for ASD.

Enzymes for Autism and other Neurological Conditions. Author and parent Karen L. DeFelice discusses the role of enzymes in helping people with autism digest foods that create problems for them. Some parents use enzymes alone, or in addition to a gluten-free, milk-free diet, or to handle diet infractions.

Fonte:
http://www.autismweb.com/

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sylvester Stallone enterra o filho e recebe doações para as pesquisas do Autismo



Postado por em 21 julho, as 20:25 Em Entretenimento Famosos
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Sage Stallone (Foto: Getty Images) 

                                               Sage Stallone (Foto: Getty Images)

Sage Stallone foi velado neste sábado, 21, em Brentwood, na Califórnia. O ator Sylvester Stallone, pai de Sage, foi confortado por amigos e familiares, que se despediram do diretor de cinema em um funeral privado na igreja de Saint Martin of Tours. Segundo site TMZ, Stallone estava acompanhado da mulher, Jennifer Flavin, e do irmão, Frank Stallone.
Sasha Czack, mãe de Sage, pediu que em vez de flores fossem feitas doações para a entidade Autism Speaks, que ajuda na pesquisa sobre o autismo. O irmão caçula de Sage, Seargeoh, é autista.
De acordo com o jornal “Daily Mail”, depois da cerimônia na igreja, o caixão de Sage foi levado para o cemitério Westwood Village Memorial Park, em Los Angeles, onde ele será enterrado.
Em entrevista ao site TMZ, no dia 16, Stallone disse estar devastado com a perda: “Não há dor maior do que a perda de um filho. Portanto, imploro às pessoas para respeitarem a memória do meu talentoso filho e que tenham compaixão com a mãe dele, Sasha. A dor agonizante dessa perda será sentida por toda a nossa vida. Sage foi nosso primeiro filho e o centro do nosso universo. Estou humildemente implorando para que deixem a memória e a alma do meu filho em paz”, disse Sylvester Stallone
Sage foi encontrado morto em seu apartamento na sexta-feira, 13, pela namorada. A autópsia no corpo do ator foi concluída no domingo, 15, mas em entrevista à CNN, um representante do delegado disse que a polícia precisará de mais dois meses para determinar a causa da morte de Sage. Isso porque o resultado do exame toxicológico só deve sair daqui a seis semanas.
Especula-se que Sage tenha morrido por overdose de medicamentos, mas seu advogado e amigo George Braunstein disse que o filho de Stallone nunca deu sinais de que fazia uso ou de que era viciado em remédios controlados, e que ele não costumava beber.
Início da carreira ao lado do pai
Sage Stallone estreou no cinema ao lado do pai em 1990 em “Rocky 5″, quando fez o papel do filho do lutador.
Sage trabalhava como diretor de cinema e atuou no filme “Daylight”, em 1996. Stallone, que tem mais quatro filhos (Sargeoh, Sophia, Sistine e Scarlet), estaria arrasado com a morte de Sage. Sage era filho de Sasha Czac, primeira mulher de Stallone, assim como Sargeoh. Já Sophia, Sistine e Scarlet são filhas da segunda mulher do ator, Jennifer Flavin.
Frank Stallone no funeral de Sage Stallone (Foto: Agência/Getty Images)Frank Stallone, tio de Sage Stallone (Foto: Agência/Getty Images)
Funeral de Sage Stallone (Foto: Agência/Getty Images)Funeral de Sage Stallone (Foto: Agência/Getty Images)
Igreja onde aconteceu velório de Sage Stallone (Foto: Agência/Getty Images)Igreja onde aconteceu velório de Sage Stallone (Foto: Agência/Getty Images)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Topblog e Facebook



 Prêmio Topblog

 
AUTISMO







Para votar no nosso blog UNIVERSO AUTISMO  
que esta concorrendo na categoria saúde
    clik aqui na imagem


Foto do perfilCategoria: Saúde
CÓDIGO: 18168674
TÍTULO: AUTISMO
DESDE: 05-2010
AUTOR : Renata Lucas Oliveira

URL: universoautismo.blogspot.com.br 


Você será direcionado a pagina de
votação onde mostra o exemplo abaixo se estiver logado no Facebook basta clicar no F ou se preferir pode votar pelo e-mail ou twitter como no exemplo abaixo! 





                                                                                               votem!






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Contamos com a participação de vocês!

votem!

Abaixo-assinado Criação de Centros Especializados em autismo

Meus Amigos,

Acabei de ler e assinar este abaixo-assinado online:

«Criação de Centros Especializados em autismo»





Abaixo-assinado Criação de Centros Especializados em autismo

Para:Ministro da Saúde-Brasil

Precisamos de 5000 assinaturas para acabar com este suplicio dos portadores de autismo. Estamos lutando junto ao governo estadual e federal para criação de Um centro Especializado em autismo.
Sabemos da dura realidade enfrentada pelos autistas e seus familiares, mas a única ferramenta que temos para acabar com tamanha indiferença aos nossos queridos autistas e seus familiares, é a nossa assinatura. Coragem! Vamos assinar, do contrário nada acontecerá.EU SEI QUE JUNTOS CONSEGUIREMOS! !!!!!!!!

Os signatários


http://www.peticaopublica.com.br/?pi=20011980

Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que também concordaras.

Assina o abaixo-assinado aqui

 http://www.peticaopublica.com.br/?pi=20011980 e divulga-o por teus contatos.

Obrigado.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Desordens do espectro autista




 

 






O QUE SÃO desordens do espectro autista?

O que é o autismo?De acordo com Martha Herbert, MD, PhD, o autismo é definido comportamentalmente, como uma síndrome de anormalidades envolvendo reciprocidade linguagem, social e hiperconcentração ou flexibilidade comportamental reduzida. Saiba mais.
DSM-IV-TRAutismo em Inglês Plain: Os critérios do DSM-IV-TR Explicação - A saúde mental bíblia usada por profissionais para o diagnóstico de transtornos do espectro do autismo em crianças é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos de Saúde Mental, Quarta Edição, Revisão de Texto (abreviado para DSM-IV -TR). Saiba mais.
DSM-5Publicação da quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) maio 2013 irá marcar um dos eventos mais esperados no campo da saúde mental. Como parte do processo de desenvolvimento, as revisões anteprojectos aos actuais critérios de diagnóstico para diagnósticos psiquiátricos estão agora disponíveis para consulta pública. Há mudanças significativas propostas para o Pervasive categoria Distúrbios do Desenvolvimento, que incluem a eliminação Transtorno de Asperger, Transtorno de Rhett, transtorno desintegrativo da infância e Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação. Saiba mais.
Os Transtornos Invasivos do DesenvolvimentoSegundo o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames, a categoria de diagnóstico de transtornos invasivos do desenvolvimento (TID) refere-se a um grupo de doenças caracterizado por atrasos no desenvolvimento de habilidades de socialização e comunicação. Saiba mais.
O Transtorno AutistaPrejuízo qualitativo na interação social, prejuízos qualitativos na comunicação, restritos padrões repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades. Saiba mais sobre os critérios diagnósticos.



Transtorno de AspergerPrejuízo qualitativo na interação social, Padrões restritivos repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, A perturbação causa prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes de funcionamento, Não há atraso clinicamente significativo na linguagem, não há nenhum atraso clinicamente significativo no desenvolvimento cognitivo ou no desenvolvimento de apropriados à idade auto-ajuda, comportamento adaptativo (outro que não na interação social) e curiosidade acerca do ambiente na infância. Saiba mais sobre os critérios diagnósticos.
O Transtorno de RettO diagnóstico de RS é considerado tentativa até 2 a 5 anos de idade. O diagnóstico diferencial inclui outras doenças associadas ao retardo mental, paralisia cerebral e convulsões. Estes critérios diagnósticos para RS deve promover a comunicação confiável entre os investigadores e aumentar a investigação epidemiológica e clínica desta doença importante. Saiba mais sobre os critérios diagnósticos.
Transtorno desintegrativo da infânciaAparentemente, o desenvolvimento normal, pelo menos nos primeiros 2 anos após o nascimento como se manifesta pela presença de idade apropriada comunicação verbal e não-verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo. Saiba mais sobre os critérios diagnósticos.
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação (incluindo Autismo Atípico)Esta categoria deve ser usada quando há um prejuízo severo e invasivo no desenvolvimento da interação social recíproca ou de habilidades de comunicação verbal e não verbal, ou quando o comportamento estereotipado, interesses e atividades estão presentes, mas os critérios não são satisfeitos para um Desenvolvimento específico Pervasive Esquizofrenia, desordem, Transtorno da Personalidade Esquizotípica ou Transtorno da Personalidade Esquiva. Saiba mais sobre os critérios diagnósticos

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 US Autism & Asperger Association, Inc. All rights reserved. 1-888-9AUTISM (1-888-928-8476) (801-816-1234)

domingo, 29 de julho de 2012

ORAÇÃO DOS PAIS COM FILHO AUTISTA


     Obrigado meu Deus por ser vaidoso, pois tenho muito orgulho que o meu filho(a) autista ande sempre muito bem vestido, arrumado e perfumado.
     Se meu filho receber a tão rogada cura, prometo-te SENHOR que lhe ensinarei o que é a humildade, a fim de que nunca tente se projetar sobre as outras pessoas, e nem se mostrar superior a elas;

     Obrigado meu Deus por ser autoritário e não aceitar que me contrariem quando estou ensinando alguma coisa para o meu filho autista. Ele pode demorar, mas com perseverança sei que ele irá aprender.
     Se meu filho receber a tão rogada cura, prometo-te SENHOR que lhe ensinarei a ser uma pessoa democrática, dócil e flexível, a fim de tenha equilíbrio e complacência quando for se relacionar com outras pessoas;

     Obrigado meu Deus por ser teimoso e insistir em querer passear com meu filho autista por lugares públicos, pois é um direito seu como qualquer outra criança. E que os olhares de curiosidade e até de discriminação se transformem em sorrisos acolhedores mediante ao seu jeito tão próprio e feliz de ser.
     Se ele receber a tão rogada cura, prometo-te SENHOR que lhe ensinarei o que é ser uma pessoa cordata e obediente, a fim de que enfrente às adversidades da vida com o rosto alegre e sorridente, aceitando as diferenças entre as pessoas para que nunca seja preconceituoso para com o seu semelhante;

     Obrigado meu Deus por ter sido merecedor de ser pai (mãe) de um filho autista, pois com ele estou aprendendo que dar vários abraços no dia faz um bem tremendo para a alma; a não guardar mágoas, rancor e ódio; a sorrir e ser feliz com as pequenas coisas da vida;
     E principalmente, obrigado SENHOR, pois com ele estou aprendendo a perdoar, pois quando eu aumento a minha voz e chamo a sua atenção, ele sorri e me abraça com tanta sinceridade que minha impaciência se esvai na mesma hora.
     QUE ASSIM SEJA, AMÉM.

AUTISTA


Enviado por AUTISTA em 14/08/2011
Código do texto: T3159049

    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Unesp e MEC oferecem curso de Educação Inclusiva


Ilustração de um adulto de mãos dadas com crianças


Um dos objetivos primordiais do curso é colocar em discussão e problematizar sobre a questão da Educação Inclusiva e seus desdobramentos no projeto político pedagógico e na prática da sala de aula.
Publicada em 23 de julho de 2012 - 17:15
Com o intuito de aperfeiçoar os professores da rede pública de ensino para o uso de Tecnologia Assistiva (TA) e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) voltadas a estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, o MEC oferece, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a quinta edição do curso “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão Escolar”.
O curso é oferecido pelo MEC Site externo.no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB)Site externo., em parceria com a UnespSite externo. por meio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex). Ministrado a distância, o curso iniciou no começo de julho com uma ambientação aos cursistas e vai até dezembro de 2012.
A atividade é estruturada em quatro módulos, nos quais as atividades serão lançadas em agendas semanais com caráter avaliativo. No total, 1.250 professores estão inscritos para o início do curso, que tem como coordenadora Denise Ivana de Paula Albuquerque.
Os conteúdos pedagógicos abordados são dispostos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc, em apostilas e videoaulas gravadas em parceria com o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista (NEaD-Unesp).
Um dos objetivos primordiais do curso é colocar em discussão e problematizar sobre a questão da Educação Inclusiva e seus desdobramentos no projeto político pedagógico e na prática da sala de aula. “Através do curso, o professor tem tido a oportunidade de trazer à tona seus questionamentos acerca da Inclusão e redimensioná-los a partir das leituras e estudos oferecidos, como também discutir entre os pares, mediados pelo tutor e formador, as propostas de superação desta realidade”, relata Jussara Oliveto Miralha, professora conteudista do curso.
Com sede no Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES) da Unesp, Câmpus de Presidente Prudente, SP, o curso busca oferecer estratégias pedagógicas e metodológicas para o uso de TDIC e TA, como recursos educacionais e de acessibilidade na escola aos professores cursistas de todas as regiões do Brasil.
Esta diversidade cultural dos professores-cursistas é respeitada, deixando de ser tratada como um problema, de acordo com a coordenadora de tutores Daniela Jordão Garcia Perez. “Apesar de nossos professores cursistas possuírem contextos bem diversificados, temos conseguido atender essas diferenças, com o esforço de nossos tutores e formadores que são orientados ao longo de todo o curso para amenizar a dificuldade de cada professor cursista e criar estratégias para que todos consigam realizar as atividades propostas”.
Perez afirma, ainda, que três estratégias principais são utilizadas pela coordenação para promover a formação permanente da equipe. A primeira delas é oferecer um curso de formação para a equipe antes de cada edição no qual são abordados os conteúdos do curso e também estratégias pedagógicas de interação. Depois, com o curso em andamento, um ambiente de equipe é mantido para o recebimento de orientações gerais do trabalho e, por fim, são realizadas reuniões virtuais quinzenais para abordar e solucionar possíveis problemas e dúvidas que surgem no decorrer do curso.
Para Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, idealizadora do projeto e pesquisadora na área da Educação Inclusiva, é muito importante que todos os educadores do Brasil sejam formados para melhorar o acesso e, consequentemente, o aprendizado dos Estudantes Público Alvo da Educação Especial (EPAEE).
“A Diretoria de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (DPEE/SECADI/MEC) possui grandes programas e ações. Além de já ter distribuído mais de 24.000 salas de recursos multifuncionais, em parceria com as universidades públicas, ofereceu aproximadamente 50.000 vagas para que os professores de todo país pudessem atuar nestas salas. Muitos de nossos professores cursistas relatam sobre as perspectivas que os cursos dão oportunidade para que eles façam um trabalho de qualidade com os seus estudantes”, comenta Elisa.
Fonte: http://unesp.brSite externo.

sábado, 28 de julho de 2012

AUTISMO – Como tratar os distúrbios gastrointestinais





On 27 de julho de 2012, in Tratamento, by admin

A integridade da mucosa intestinal desempenha um papel importante na absorção de nutrientes e bloquear as toxinas, bactérias, alérgenos e outras moléculas potencialmente prejudiciais ao penetrar na circulação sistêmica.

Um aumento da permeabilidade da barreira intestinal é uma das primeiras consequências de uma longa série de doenças entéricas e conduz para a entrada na circulação de corrente de moléculas com carga de antígena, que pode resultar reações imunitárias generalizadas. Se os anticorpos produzidos contra estes antígenos desenvolverem reação cruzada com os tecidos semelhantes do corpo, começa uma doença auto-imune. Hoje sabemos que as infecções intestinais com Shigella, Salmonella, Campylobacter e Yersina pode causar várias infecções.
A má absorção é caracterizada por excreção anormal nas fezes de gordura (esteatorréia), vitaminas solúveis em gordura, proteínas, hidratos de carbono, minerais e água.

As causas comuns de má absorção incluem: insuficiência enzimática, secreção inadequada de sais biliares, o trânsito acelerado, a alteração da mucosa intestinal e infecções gastrointestinais. A flora bacteriana é composto de cepas resistentes, Lactobacillus acidophilus no intestino delgado e Bacterium bifidum no cólon, que desempenham ações sinérgicas contra cepas resistentes.

Ação fundamental e estratégica é exercida através da inibição da flora bacteriana contra microorganismos patogênicos, como bactérias (Proteus, Salmonella), (Candida) fungos, vírus e parasitas.
Para as crianças autistas a função intestinal é alterada na maioria dos casos, devido à disbiose, infecções bacterianas, fúngicas e parasitárias. Permeabilidade intestinal alterada é útil para compreender a ligação entre o autismo e desordens auto-imunes, alergias alimentares, desequilíbrios digestivos, crescimento de bactérias e fungos, bem como deficiências de nutrientes, tais como magnésio, zinco, triptofano entre outros.

Avaliação da permeabilidade intestinal É possível avaliar a capacidade de duas moléculas de açúcar não metabolizáveis: lactulose e manitol. Estes hidratos de carbono não são metabolizados pelas enzimas digestivas e em condições fisiológicas, enquanto que o manitol é rapidamente absorvido através da membrana do enterócito, a lactulose através das junções intercelulares em quantidades mínimas. Ambos os açúcares são testados na urina e reflete a sua relação às condições de permeabilidade e de absorção da barreira gastrointestinal. A permeabilidade é alterada quando a proporção de lactulose / manitol é maior do que 0,02.

Como é feito? O paciente ingere a substância teste e avalia o % com que aparecem na urina nas próximas 6 horas.

Resultado:
Intestino saudável: absorção média de 14% de manitol, < 1% de lactulose e relação lactulose / manitol < 0,03

Aumento de lactulose na urina – alta permeabilidade paracelular
Aumento de manitol na urina – alta permeabilidade transcelular

OBS: O resultado deve ser interpretado por médicos e/ou nutricionistas

Como tratar os distúrbios gastrointestinais?

  • Redução do processo inflamatório
  • Dieta de eliminação
  • Tratamento da permeabilidade intestinal
  • Melhora da função digestiva
  • Otimização da absorção dos nutrientes
  • Modulação da resposta imunológica
  • Equilíbrio da microbiota intestinal

Programa dos 6 Rs

Remover:
Patógenos, xenobióticos e alergenos alimentares

Reinocular:
Probióticos e ofertar prebióticos

Recolocar:
Enzimas digestivas (se necessário)

Re-equilibrar:
Hábitos de vida saudáveis

Reavaliar:
Objetivos alcançados (ou não) x condutas

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Dra.Jaqueline Araujo
CRN4 11101020
Nutrição Clínica Funcional e Ortomolecular
Especialista no Tratamento Biomédico do Autismo
Consultório:
Av.das Américas, 500 Bl.21 sl.247
Barra da Tijuca – RJ
Tel: (21)3153-7561 / (21)8031-9993
www.jaqueline.nutricao.inf.br
Moderadora do grupo: Tratamento do Autismo no facebook
Facebook: http://www.facebook.com/jaqueline.araujo1

Autismo Nutrição

Maurício de Sousa criou André, personagem autista, para conscientizar a sociedade sobre essas pessoas tão especiais. pessoas tão especiais.

André é o mais novo personagem com deficiência da Turma da Mônica. Ele é autista. Foi criado em homenagem a um sobrinho neto de Maurício de Sousa.

Assista ao vídeo

Turma da Mônica - Personagens de inclusão




Segundo Maurício de Sousa, pai da Turma da Mônica, ter personagens com deficiência nas histórias é uma forma de promover a inclusão e, ao mesmo tempo, a diversidade.





A Turma já tinha o coleguinha Humberto, criado em 1981, que é surdo .Ele nasceu assim. Se comunica com a linguagem de sinais - LIBRAS Ele brinca e interage com os outros personagens como uma criança qualquer.




a Turma ganhou mais dois amiguinhos: Dorinha e Luca.








Dorinha, é a primeira personagem deficiente visual (cega) do desenhista Maurício de Sousa, recebeu este nome em homenagem a Dorina Nowill, uma mulher que perdeu a visão quando criança,lutou na vida e acabou se tornando um exemplo de força de vontade e simpatia. Criou a Fundação Dorina Nowill, uma referência como instituição, que oferece assistência a cegos. A personagem é uma garota esperta que não precisa dos olhos para enxergar o que quiser. Dorinha tem um cão guia chamado Radar.








Luca, um garoto cadeirante, amante dos esportes, principalmente de basquete, que foi apelidado carinhosamente pelos novos amiguinhos de “Da Roda” Segundo Maurício de Sousa, Luca será responsável por mostrar às outras crianças as possibilidades de uma infância feliz, interativa, independentemente de qualquer deficiência física.








Tati, personagem da Turma da Mônica, inspirada em Tathiana Piancastelli. Ela é tem Síndrome de Down. As pessoas que têm Down têm algumas características em comum - como explica a própria revista da turma estrelada por Tati, elas têm o rosto fofinho e olhos puxados, às vezes falam enrolado e possuem um ritmo de aprendizado um pouco mais lento que as demais crianças. Mauricio criou a personagem com o intuito de mostrar às pessoas que, quem nasce com a Síndrome de Down pode até aprender mais devagar, mas assim como qualquer um, merece respeito e carinho.









André é o mais novo personagem com deficiência da Turma da Mônica. Ele é autista. Foi criado em homenagem a um sobrinho neto de Maurício de Sousa. Autismo é um transtorno do desenvolvimento psiconeurológico, que afeta a capacidade da pessoa de se comunicar, de compreender e de falar, comprometendo o convívio social. Manifesta-se na infância, por volta dos três anos de idade e é mais comum em meninos do que em meninas.

domingo, 22 de julho de 2012

Premio Top Blog 2012

Premio Top Blog 2012
Categoria saúde




Compartilho com todos meus queridos amigos, leitores e seguidores que do BLOG UNIVERSO AUTISMO está participando da premiação do TOP BLOG 2012. É com gratidão a todos os que acompanham meu trabalho e no real interesse em compartilhar conhecimento que peço a todos que divulguem e votem para que mais pessoas possam se beneficiar.


O
Prêmio Top Blog é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante votação popular (júri popular) e acadêmica (júri acadêmico), os blogs brasileiros mais populares que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal e Profissional) e suas respectivas categorias.

O objetivo do Prêmio Top Blog é promover, divulgar e apoiar a iniciativa dos proprietários de blogs, que interagem socialmente pela rede
internet, com finalidade de compartilhar seus conhecimentos, ideias, experiências e perspectivas, contribuindo solidariamente com o desenvolvimento social e cultural do Brasil


Como Votar?


É bem simples e rápido:

1) Clique no banner do Prêmio Top Blog 2012 do lado esquerdo do blog ou no banner abaixo.


2) Em seguida vote e confirme seu voto no seu e-mail, se você estiver logado no facebook é mais fácil ainda!
OBS: Fique de olho no seu email!

3) Divulgue a votação para seus amigos e conhecidos.

 

E por fim fica o meu muito obrigada pelo voto, torcida e por acompanhar o blog!

sábado, 21 de julho de 2012

Brinquedo para Todos - Parque infantil inclusivo - Acessibilidade - Desenho Universal

 Diversidade e Diversão



Brinquedos para crianças com deficiências físicas, mesmo aquelas com deficiências neuromotoras graves, para crianças com deficiências iintelectuais, sensoriais, etc.
Para adolescentes, para adultos. Para Todos.
Todos os brinquedos podem ser utilizados de forma diversificada.

http://www.expansao.com/

expansao@expansao.com

Dilma e a luta pela criação de um centro de pesquisa sobre autismo

A mãe inconformada e a presidente


CRISTIANE SEGATTO
CRISTIANE SEGATTO  Repórter especial, faz parte da equipe de ÉPOCA desde o lançamento da revista, em 1998. Escreve sobre medicina há 15 anos e ganhou mais de 10 prêmios nacionais de jornalismo. Para falar com ela, o e-mail de contato é cristianes@edglobo. (Foto: ÉPOCA)


Raimunda Gonçalves Melo, a Ray, é mineira de Luisburgo, florista, casada com um subtenente do Exército e mora na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Nada a caracteriza e a ocupa mais do que ser mãe de Filipe, um rapaz autista de 28 anos.
Filipe nasceu e se desenvolveu normalmente até um ano e meio de idade. Falava muitas palavras e até cantarolava “Boi da Cara Preta”. Nos meses seguintes começou a ficar quieto. Não respondia aos estímulos de palavras e brincadeiras. Não interagia.
Hoje Filipe balbucia poucas palavras, mas se expressa de várias formas. Faz pinturas abstratas em telas de até três metros. Olha o Segundo Caderno, do jornal O Globo, diariamente. Seleciona os filmes que pretende assistir, busca os trailers na internet e decide o programa da família nas noites de terça – o dia em que o ingresso do cinema é mais barato.
Desde que Ray o ensinou a usar o Google, um mundo se abriu. Quando ouve uma música em inglês ou alguém falando a língua estrangeira na TV, Filipe arrisca escrevê-la num papel. E insiste para a mãe ajudá-lo a conferir a grafia na internet. Para espanto de Ray, que não sabe inglês, o garoto quase sempre acerta.
As associações que o cérebro dele é capaz de fazer escapam da compreensão da família. Dia desses, quando viu a vinheta da novela Avenida Brasil, Filipe puxou um papel e escreveu “Avenida Copacabana”.
Os avanços que Filipe conquistou se devem ao acompanhamento que sempre recebeu no Hospital do Exército e ao compromisso de Ray. Foi ela quem buscou as aulas de pintura, quem o matriculou na escola, quem fez tudo o que pôde para ensinar o que sabia e aproximá-lo da sociedade – em vez de excluí-lo por excesso de zelo, vergonha ou desesperança.
Ray é inconformada. Felizmente não é a única. A vida a aproximou de outro inconformado, o biólogo paulista Alysson Muotri, um rapaz que está construindo uma carreira brilhante e hoje é professor na Universidade da Califórnia, em San Diego.
Raimunda ao lado de seu filho Filipe, um rapaz autista de 28 anos (Foto: Arquivo pessoal)
No final de 2010, a equipe de Alysson chamou a atenção da comunidade científica internacional ao conquistar três feitos inéditos:
- o grupo criou neurônios autistas em laboratório
- demonstrou que eles são diferentes dos neurônios normais desde o início do desenvolvimento
- conseguiu tratar os neurônios autistas e fazer com que eles se comportassem como neurônios normais
A matéria-prima que permitiu esse avanço foram células da pele de pacientes autistas. Em laboratório, Alysson fez com que elas regredissem ao estágio de células-tronco embrionárias (aquelas que são capazes de originar qualquer tipo de tecido). Em seguida, as transformou em neurônios idênticos aos dos pacientes.
As drogas que Alysson usou para curar os neurônios autistas são tóxicas para uso humano. Ainda não representam a cura. Nos últimos anos, a pesquisa avançou. Ele tem viajado o mundo para apresentar os resultados do laboratório a empresas interessadas em testar nas células drogas novas ou antigas que, potencialmente, poderiam curar o autismo. 

O autismo afeta cerca de 1% das crianças norte-americanas. O custo para o governo durante a vida de um único indivíduo autista beira os US$ 3,2 milhões (quase R$ 6,5 milhões). Isso representa um custo anual de US$ 35 bilhões (quase R$ 71 bilhões) para a sociedade americana. Números semelhantes se aplicam à esquizofrenia. Quase o triplo é gasto com o mal de Alzheimer.
Alysson e as empresas acreditam naquilo que tem sido chamado de “reposicionamento de drogas”. A ideia é pegar uma droga que falhou em estágios clínicos para uma doença “x” e testá-la contra uma doença “y”. Remédios que já foram testados em humanos e não serviram para o Alzheimer podem ser úteis para o autismo, por exemplo.
Como toda a etapa de estudos necessários para comprovar que a droga é segura para uso em humanos já foi feita, a realocação de medicamentos permite encurtar em pelo menos dois anos o tempo de chegada de um remédio ao mercado.
Neurônios humanos são complexos. “Por isso aposto em novos modelos produzidos a partir da reprogramação celular, gerando redes neurais derivadas de pacientes em quantidades suficientes para testes em laboratório”, diz Alysson.
Uma das obras feitas por Filipe (Foto: Arquivo pessoal)
“Mesmo com as limitações da reprogramação genética – afinal, não deixa de ser um modelo humano in vitro –, acredito que seja o que mais se aproxima do sistema nervoso do paciente. O sucesso dessa nova forma de encarar a busca por fármacos vai depender de centros criados a partir de consórcios colaborativos e multidisciplinares entre cientistas e a comunidade clínica – acelerando os testes em humanos”, escreveu Alysson recentemente no blog Espiral.
Foi nesse ponto que a história dele e a de Ray se encontraram. Juntos, pretendem convencer o governo federal e as agências de fomento (como CNPq e Fapesp) a criar no Brasil o primeiro centro especializado em autismo. Ali seriam feitas as pesquisas, mas não só isso. Os pacientes e as famílias receberiam acompanhamento de diversos especialistas com o objetivo de desenvolver as capacidades das crianças e integrá-las à sociedade.
Alysson está escrevendo o projeto em conjunto com especialistas de outras áreas. A intenção é apresentá-lo em breve ao Ministério da Saúde e ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
Obra feita por Filipe (Foto: Arquivo pessoal)
De sua parte, Ray não sossega. “O que faço é para meu filho e para o de todas”, diz. O pleito das mães dos autistas chegou à presidente Dilma numa cerimônia realizada no ano passado em Brasília. Ela disse ter interesse em ouvir a proposta e pediu que procurassem Bigode, apelido de Cândido Hilário, assessor da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República.
Nos últimos meses, Ray falou com ele várias vezes por telefone. Bigode prometeu visitá-la em breve na Ilha do Governador. Ray acreditou. Nele e na transformação social que um governo é capaz de produzir quando decide fazer isso.
Filipe anda produzindo como nunca. Ray sonha com o dia em que ele possa ver suas obras expostas fora das paredes de casa. Ela procura empresas que tenham interesse em estampá-las em embalagens de produtos ou em anúncios promocionais.
“Se o Filipe puder reconhecer uma obra numa embalagem, alguma coisa vai brotar na cabeça dele”, diz Ray. “O ser humano se torna presente na sociedade quando realiza algo. Cada trabalho realizado é um novo neurônio, uma nova esperança.”
Mãos à obra, Filipe, Ray, Alysson, Bigode, Dilma e quem mais quiser se juntar ao bando dos inconformados.
(Cristiane Segatto escreve às sextas-feiras)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Homem salva menina Autista que caiu de 3º andar de prédio nos EUA

17 de julho de 2012 12h26 atualizado às 12h50 

 

 


A ação corajosa de um homem salvou a vida de uma menina de 7 anos que caiu do terceiro andar de um edifício no Brooklyn, em Nova York, após tropeçar enquanto cantava e dançava em cima da caixa do ar condicionado.
Stephen St. Bernard, 52 anos, foi alçado nesta terça-feira ao status de herói depois que a imprensa americana divulgou imagens do caso, que aconteceu ontem.
Motorista de ônibus, St. Bernard caminhava perto do prédio onde a menina estava e, ao ser alertado sobre o risco de queda de Keyla McCree, estendeu seus braços e a segurou em plena queda, fazendo com que ela escapasse ilesa.
"É um milagre", disse Shaleema McCree, mãe da menina - que tem autismo -, segundo o jornal New York Post.
As imagens da queda foram captadas pelo smartphone de um vizinho e transmitidas em redes de televisão locais, além da internet.
St. Bernard, que vive no mesmo complexo de apartamentos, relatou que ouviu várias pessoas gritarem que havia uma menina sobre a caixa do ar condicionado de um apartamento, e que "rezou para chegar a tempo".
O salvador de Keyla, que disse que a menina "estava dançando e sorrindo", inconsciente do perigo, sofreu uma lesão em um tendão do braço, foi atendido em um hospital e já liberado. A menina também passou por exames, que não constataram ferimentos.
EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Casa Civil do Rio Grande do Sul recebe a Rede Gaúcha Pró-Autismo


O Instituto Autismo & Vida, por meio de seus representantes, estiveram na tarde de ontem (17), juntamente com as demais entidades participantes da Rede Gaúcha Pró-Autismo, reunidos na Casa Civil do Estado do RS, a fim de debater inserções de políticas públicas às pessoas com Autismo no RS.

Demos um importante passo: formatar-se-ão Grupos de Trabalho (GT) com objetivo de discutirmos, amplamente (com apoio da Assembleia Legislativa e Governo do Estado, por suas Secretarias da Saúde, Educação e de Justiça e de Direitos Humanos), a questão do Autismo no RS que - historicamente - a exemplo dos demais estados da federação e da própria União - não recebe a adequada atenção.

Mari Perusso, da Casa Civil, recebe Rede Gaúcha Pró-Autismo

Saímos com a convicção de que, logo ali, no debate e na discussão democrática, alcançaremos nossos objetivos comuns na luta pelos direitos das pessoas com Autismo.

Especiais agradecimentos ao Deputado Alexandre Lindenmeyer e sua assessora Letícia Gorsky - que articularam a agenda junto ao Governo do Estado -, bem como aos representantes da Casa Civil, Mari Perusso e Cezar Martins.
 

terça-feira, 17 de julho de 2012

Homem autista caminha por 64 km comendo sapos e raízes nos EUA


William foi encontrado vivo por helicóptero após andar por três semanas.
Pai diz que filho decidiu fazer percurso a pé em vez de pegar carona.

Do G1, com AP
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Um homem autista sobreviveu comendo sapos e raízes enquanto vagava por semanas no remoto deserto de Escalante no sul do estado norte-americano de Utah, até ser resgatado, muito magro, mas vivo, nesta-quinta-feira (12).
William Martin LaFever, 28, de Colorado Springs, Colorado, disse a equipes de resgate que, além da comida que ele caçou, incluindo alguns sapos, ele bebia a água do rio Escalante ao tentar andar de Boulder, Utah, para Page, Arizona, uma distância de cerca de 144 quilômteros, pelo caminho que ele parecia estar fazendo.
O gabinete do xerife do Condado de Garfield estimou que ele tinha viajado cerca de 64 quilômetros por pelo menos três semanas antes de ser encontrado nesta quinta-feira.
"É um dos terrenos mais acidentados e implacáveis que você vai encontrar em qualquer lugar da Terra. Penhascos irregulares, bordas de pedra, arenito, artemísia" disse a porta-voz do xerife, Becki Bronson, em uma entrevista por telefone.
"Onde William estava caminhando, simplesmente não há ninguém", disse ela. "Não há pessoas. Não há nenhuma cidade."
O departamento do xerife disse que foi notável que os pesquisadores a bordo do helicóptero foram capazes de encontrar LaFever, ainda mais vivo.
O delegado Ray Gardner, que recentemente completou um treinamento em operações de busca e salvamento de pessoas com autismo e estava a bordo do helicóptero, disse que LaFever não teria sobrevivido mais 24 horas.

O helicóptero levou LaFever para um hospital, em Panguitch. O local disse que não poderia divulgar qualquer informação sobre seu estado de saúde.
Assalto
LaFever estava tentando chegar em Page porque seu pai, John LaFever, de Colorado Springs, disse a ele que iria enviar dinheiro para o filho lá, segundo a polícia.
William tinha chamado seu pai no dia 6 ou 7 de junho para dizer que estava caminhando na área de Boulder com seu cachorro, que alguém tinha roubado parte de seu equipamento de caminhada e que ficou sem dinheiro. John LaFever disse a seu filho para pegar uma carona para Page de recolher o dinheiro.
Sem seu pai saber, supostamente, William LaFever decidiu caminhar pelo rio Escalante e depois pegar uma carona de barco ao longo do Lago Powell a Page - o percurso de 144 quilômetros -, ao invés de tentar pegar uma carona, disse o departamento do xerife.
LaFever andou ao longo do rio, mas ficou sem comida. Seu cão o deixou, e Lafever começaram a abandonar o que carregava até só ficar com a roupa e os sapatos que usava quando foi encontrado.
O cão não foi visto desde então. As autoridades não sabem por que o cachorro saiu correndo, disse Bronson.
O telefonema no início de junho foi a última vez que a família soube de LaFever.
Resgate
A especialização de Gardner na busca de pessoas com autismo ensinaram-lhe que autistas são naturalmente atraídos pela água, assim o helicóptero focou noo Rio Escalante, disse o departamento.
A equipe de helicóptero avistou LaFever na tarde desta quinta, sentado no rio Escalante a cerca de cinco quilômetros de Lake Powell, fracamente acenando para o avião. "Em toda a minha carreira nunca vi alguém tão magro", disse Gardner.
Lafever estava tão fraco que não conseguia ficar de pé, mas ele estava tão ansioso para ter contato humano que a princípio ele não parava de falar em vez de comer ou beber, disse o departamento. Ele finalmente parou, tomou uma bebida e comeu uma barra de cereais.

sábado, 14 de julho de 2012

Aplicativos para crianças com Autismo no Brasil

Fonoaudióloga Brasileira cria aplicativos para crianças com Autismo no Brasil

Barbara criou mais de 40 aplicativos para iPad, iPhone e iPod os quais tem ajudado a milhares de adultos e crianças com autismo e com outros distúrbios de comunicação.

FOR IMMEDIATE RELEASE

 barbara fernandes iPad
barbara fernandes iPad
PRLog (Press Release) - Jul 09, 2012 -
Há oito anos atrás, Barbara Fernandes, uma estudante de fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi uma das quatro estudantes selecionadas para participar de um programa de intercâmbio estudantil na Filadélfia, EUA.  O programa de intercâmbio foi financiado pelo CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e projetado para proporcionar aos estudantes brasileiros a oportunidade de aprender como os Estados Unidos foi capaz de implantar sistemas de comunicação alternativa e tecnologia assistiva à pessoas com deficiências e distúrbios de comunicação, para que esta tecnologia fosse trazida e implementada no Brasil.

Por um semestre Barbara estudou sobre comunicação alternativa e tecnologia assistiva na Temple University, onde lhe foi dada à oportunidade de continuar estudando e de se formar na mesma universidade.  Barbara deu continuidade aos seus estudos  e recebeu uma bolsa de estudos para um mestrado na universidade no Texas.

Os seis meses no exterior acabaram se transformando em oito anos, um mestrado e uma empresa de sucesso mundial chamada Smarty Ears ( S.E), onde Barbara criou mais de 40 aplicativos para iPad, iPhone e  iPod os quais tem ajudado a milhares de adultos e crianças com autismo e com outros distúrbios de comunicação. Ao terminar o seu mestrado, Barbara constituiu a empresa com um único objetivo; fazer materiais e produtos para terapia acessíveis a todas as pessoas ao redor do mundo.
A paixão de Barbara por tecnologia para as crianças com distúrbios de comunicação fez com que a empresa vendesse os seus aplicativos a mais de 50 países.

Recentemente Barbara iniciou o desenvolvimento dos aplicativos em português com o objetivo de proporcionar aplicativos divertidos e educacionais para as crianças brasileiras. Os aplicativos desenvolvidos por Barbara podem ser utilizados não só por crianças com Autismo ou Síndrome de Down, mas também por crianças com desenvolvimento normal. Os aplicativos são educativos, e podem ser usados por todos que querem aprender.
O iPad tem mudado a maneira de como os fonoaudiólogas trabalham com adultos e crianças com distúrbios de comunicação nos EUA, principalmente e graças aos aplicativos inovadores de Barbara. “Toda criança nascida neste século é naturalmente atraída pela tecnologia, o que torna o nosso trabalho mais fácil, utilizando algo que as crianças naturalmente gostam é chave na educação.” afirma Barbara.

Barbara sempre teve o desejo de retribuir a oportunidade lhe dada oito anos atrás pela CAPES e a universidade Federal da Bahia; agora ela esta fazendo isso disponibilizando as suas criações em português.

Barbara não é apenas a criadora dos revolucionários aplicativos educacionais, ela é também a criadora de um conjunto de símbolos que também está sendo traduzido para o português. Os “Smarty Symbols” são milhares de imagens utilizadas por adultos e crianças autistas ou com outros distúrbios de comunicação para comunicar. Barbara criou um conjunto com mais de 13 mil símbolos que podem ser utilizados como uma forma de comunicação visual por aqueles que não podem falar.

O Brasil está finalmente recebendo de volta todo o conhecimento, aprendizado e a experiência de uma brasileira que mudou a sua profissão nos EUA e que, certamente, mudará a vida de muitos brasileiros com deficiência no futuro. Além de dar oportunidade a eles de comunicar com seus familiares pela primeira vez.

Para mais informações visite o site http://www.ipadfono.com

Photo:
http://www.prlog.org/11919888/2

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sexta-feira, 13 de julho de 2012

Jogo brasileiro ajuda na educação de crianças com autismo


Jogo é recomendado para crianças entre cinco e nove anos

Jogo brasileiro ajuda na educação de crianças com autismo
PorTerra
 
Pais e educadores de crianças com autismo têm mais uma ferramenta a seu serviço. Um jogo criado por um mestre em ciências da computação pela PUC-RJ auxilia na alfabetização de estudantes nessa condição. Chamado Aiello, em homenagem a Santa Elena Aiello, a plataforma permite à criança associar nomes e imagens de objetos, ampliando seu vocabulário. "É um jogo simples que tem um personagem principal, um esquilo, que solicita uma palavra qualquer para a criança. Ele pede prato, então tem um prato lá e ela seleciona", explica o criador Rafael Cunha. Existe ainda a possibilidade de configurar o jogo para que, em vez de objetos, apareçam palavras, o que o faria útil também para auxiliar no aprendizado das palavras escritas.
O software foi criado por Rafael como parte da sua dissertação de mestrado, defendida em dezembro do ano passado. A novidade é que o programa, que estava disponível apenas para a realização da pesquisa, foi liberado para acesso do público geral e já conta com uma série de usuários.
A motivação para o desenvolvimento desse aplicativo veio da esposa de Rafael. Fonoaudióloga, ela estava atendendo uma criança com autismo que tinha dificuldade de socialização, mas se interessava muito por computadores. Logo, ele procurou uma maneira de usar o dispositivo para a alfabetização de crianças nessa condição.
Segundo o psicólogo especialista na área Robson Faggiani, o uso da informática pode ser de grande importância na educação de autistas, já que eles costumam gostar de mídias interativas, como vídeos e games. Faggiani acredita que, desde que usadas com moderação e como complemento ao ensino regular, essas ferramentas são muito úteis.
A professora do Departamento de Psicologia da PUC-RJ Carolina Lampreia auxiliou Cunha a entender as necessidades da criança com autismo. Ela realça que o método utilizado pelo jogo é interessante, pois trabalha de modo lúdico com o intuito de motivar a criança. Assim, ela se sente estimulada a seguir realizando as tarefas solicitadas. "O modelo que ele utilizou é muito interessante, chama-se escolha segundo a amostra. Você tem uma amostra e duas opções. Se escolhe a certa, a criança é recompensada de alguma forma, toca uma música ou o bonequinho se mexe", explica.
Outra vantagem apontada pelo psicólogo é que a maior parte desses programas de computador é desenvolvida em outros países, o que torna o uso por crianças brasileiras mais difícil. Faggiani elogia a iniciativa: "É bom que um brasileiro esteja fazendo isso em português. Sou completamente a favor do uso", diz.
O jogo é recomendado para crianças entre cinco e nove anos e está disponível no site www.jogoseducacionais.com, compatível com qualquer navegador de internet, tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.
  fonte : CADA MINUTO