terça-feira, 1 de outubro de 2013

Desenvolvendo Habilidades de Comunicação Expressiva para Crianças com Perturbações do Espectro do Autismo não-verbais.

COMUNICAÇÃO
 
 
O que é comunicação?
A comunicação é uma variação útil no comportamento, usado com a intenção dentro da estrutura das trocas sociais, para transmitir informações, comentários ou estado interior, ou para trazer mudanças no ambiente imediato. Incluem comportamento verbal e não verbais, enquanto alguns tentativa pode ser inferida, como evidenciado pela antecipação ou resultado. Portanto, nem todos os vocais, ou até mesmo da fala pode qualificar-se como comportamento comunicativo intencional. Esta definição enfatiza que a comunicação ocorre dentro de um contexto social.
A fala ou vocalização torna-se comunicação quando há um desejo ou a tentativa de transmitir uma mensagem a alguém. Uma vez que as relações sociais são uma área primordial difícil para crianças com autismo, não é de estranhar que a comunicação eficaz é prejudicada de forma significativa para essas crianças. Estas duas áreas, a comunicação e as habilidades sociais estão intimamente ligados e interdependentes. Assim, o desenvolvimento de habilidades de comunicação não pode ser de responsabilidade exclusiva do discurso ou instrutor de língua estrangeira. Enquanto ela pode fornecer os "guias" e estratégias, cada uma das quais estão em contato com a criança deve dirigir continuamente comunicação.
Os efeitos incluídos neste artigo são para fornecer:
  1. As principais questões a considerar na determinação habilidades de comunicação atuais.
  2. Informações relacionadas com o desenvolvimento de um programa de intervenção de comunicação com base nas necessidades de comunicação da criança.
  3. As principais questões a considerar na determinação habilidades de comunicação
A fim de desenvolver um programa de intervenção de comunicação apropriado para crianças não-verbais com transtornos do espectro do autismo, é essencial para determinar as habilidades de comunicação atuais. A seguir, são questões importantes a considerar em fazer essa determinação:
Será que a comunicação intencional criança?
É importante para determinar se a criança apresenta tentativa de comunicação. A tentativa de transmitir uma mensagem distingue a comunicação de voz, verbalização e os gestos não-comunicativos. Quando a criança antecipa um resultado da sua comunicação, e independentemente da forma mostra a tentativa. (Por exemplo: fala, gestos, etc.)
Exemplo: Um pai responde a uma criança com perturbações do espectro do autismo que está chorando. Neste ponto, a criança não demonstrou tentativa de comunicação. No entanto, se a criança continua a chorar, olha para o pai e, em seguida olhar para o objeto desejado tem sido mostrado a tentativa de comunicação. Em meio a lágrimas, olhando para adulto e olhando para o objeto, a criança deverá conseguir o que querem.
A tentativa de comunicação é uma indicação de que a criança quer comunicar. Portanto, o desejo de se comunicar está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento das relações sociais, uma área de grande dificuldade para as crianças com autismo. Uma vez que muitas crianças com transtornos do espectro do autismo muitas vezes são desinteressantes, ou ser indiferentes, outros, desejos ou tentativas de se comunicar são freqüentemente ausentes. Eles não entendem que eles podem utilizar a comunicação para obter algo, ou para arranjar alguém para fazer algo por eles. Eles tentam assegurar as suas necessidades e querem obter para si mesmos, tanto quanto possível, e podem apresentar perigo quando eles falham. Ao interagir com uma criança com autismo, é importante ser capaz de distinguir essa ansiedade ou angústia por um desejo de se comunicar, para determinar se a criança está mostrando uma tentativa de se comunicar.
Como é que a criança se comunicar?
Uma criança com perturbações do espectro do autismo, que demonstra a comunicação intencional, você pode usar várias formas ou modos. É importante considerar que as seguintes formas de comunicação são utilizados pela criança.
Comunicação Motor: manipulação física direta de uma pessoa ou objeto. (Por exemplo, tomando a mão de uma pessoa e empurrar o objeto desejado ou dar um copo para o cuidador para indicar "eu quero leite")
Gesticular: Apontando, indicando, olhando. Por exemplo, a criança com transtornos do espectro do autismo aparência ou aponta para o objeto desejado e, em seguida, muda seu olhar olhando para outra pessoa, pede, portanto, esse objeto. (Ou seja: o ato de comunicação requerente)
Vocalizando: Usando sons, incluindo chorar, de se comunicar. (Por exemplo, uma criança com perturbações do espectro do autismo, diz "ah-ah-ah" para atrair a atenção de outra pessoa para isso)
Usando a linguagem de sinais: Usando a comunicação com os sinais da linguagem convencional.
Usando objetos: A criança com perturbações do espectro do autismo entregar um objeto para outra pessoa para se comunicar. (Por exemplo, o entregador de seu pai um copo para indicar "beber")
Usando fotos: Utilizar imagens bidimensionais para se comunicar. (Por exemplo: a criança com perturbações do espectro do autismo aponta, ou as imagens de entrega de vários objetos, ações ou eventos de comunicar seus desejos)
Usar imagens gráficas: Usando desenhos bidimensionais, que representam objetos, ações ou eventos. (Por exemplo, uma criança com perturbações do espectro do autismo oferece um desenho de um "jogo" para contar a seu pai que ele quer jogar)
Redação: Usando palavras ou frases impressas para se comunicar. (Ex.: crianças com transtornos do espectro do autismo escreve "muito alto" para indicar que o nível de ruído no ambiente é muito chato para ele)
Além disso, é importante para determinar se o modo de comunicação utilizada por crianças com desordens do espectro do autismo varia, dependendo do contexto e da situação ou tipo de comunicação desejada. Por exemplo, a criança pode utilizar uma forma de comunicação do motor. (Tomando a mão de uma pessoa empurrando o objeto desejado para solicitar um objeto) No entanto, a mesma criança pode usar vocalização (choro) para recusar um objeto ou para protestar.
Como é que a criança com ASD sua linguagem para se comunicar?
A pesquisa mostrou que crianças com transtornos do espectro do autismo usar sua língua para se comunicar com uma variedade de fins ou funções estreitas ou restrito. Existem três funções primárias ou propósitos da linguagem, regulação do comportamento, interação social e atenção conjunta. É importante notar que as três funções de comunicação se desenvolvem em torno da idade de 12 meses, o desenvolvimento infantil típica, e estão listados em ordem hierárquica do menor para o maior social.
Controlo Comportamental: Esta é a função de facilitar a comunicação e emerge anteriormente. A criança usa a comunicação para pedir / protestar ou satisfazer as suas necessidades físicas imediatas.
Regulação comportamental inclui:
  • Objetos que pedem
  • Ações que requerem
  • Procure assistência
  • Protestando e exigindo objetos
  • Protestando e exigindo ação
Interação social:
Estes são os tipos de comportamentos comunicativos usados ​​para iniciar, responder, manter ou terminar interações sociais. Dentro de interações sociais comunicativos podem incluir:
  • Necessitam de rotinas sociais., Por exemplo, jogar os jogos exigem cobrindo o rosto ("peek-a-boo") e batendo palmas. ("Patty-cake")
  • Exigir conforto Por exemplo:. A necessidade de sentir-se apoiado quando uma criança com perturbações do espectro do autismo está aflito.
  • Saudações Por exemplo:. "Olá" / "Goodbye"
  • Chamando a atenção, por exemplo:. A criança com perturbações do espectro do autismo chama a atenção para sua pessoa chamando outros.
  • Aparecendo., Por exemplo, a criança com transtornos do espectro autista apresentam comportamentos "mostrando" durante jogos como peek-a-boo, vestir, etc.
Coordenação da Atenção:
Esta é a função comunicativa mais difícil desenvolver para crianças com transtornos do espectro do autismo. Estes atos comunicativos são usadas para direcionar a atenção dos outros para um objeto, evento ou tema de um ato comunicativo. A reunião da atenção para atos de comunicação incluem:
  • Fazendo observações Por exemplo:. Uma criança com ASD vê seus pais e aponta para o céu em uma sobrecarga de avião. A criança não está pedindo o avião, mas comentando sobre ele, atraindo a atenção de outra pessoa para esse objeto.
  • Solicitando informações de outras pessoas, por exemplo:. A criança com perturbações do espectro do autismo outra pessoa pergunta: "Onde você está indo?"
  • Dar informações aos outros Por exemplo:. O menino dá informações sobre algo que não é óbvio ou conhecido a alguém: "Na noite passada eu fui para o mercado."
Existe alguma razão para comunicar a criança?
É importante para determinar o que motiva a criança com perturbações do espectro do autismo antes de desenvolver uma linguagem de plano de intervenção. Como no desenvolvimento da linguagem em crianças normais, crianças com transtornos do espectro do autismo geralmente não pode cometer ou participar de interação de comunicação para estar motivado para fazê-lo. Ou seja, se a criança com perturbações do espectro do autismo ama balançando ou pulando ou brincando com uma corda ou um alimento em particular, então estas são ações / objetos que podem ser parte de um plano de intervenção. Incorporando atividades motivacionais e objetos é vital quando queremos ou tentar ajudar a criança com ASD para desenvolver a comunicação. A essência do desenvolvimento precoce de palavras do vocabulário é simplesmente ensinar as crianças com transtornos do espectro do autismo e não constitui designar ensinar comunicam. Com o uso inicial motivando ações e objetos, a criança pode aprender realmente o propósito das funções de comunicação. Uma vez que a criança já aprendeu isso, o vocabulário pode ser estendida através de uma variedade de estratégias de ensino.
Lembre-se de nome de usuário e / ou responder a criança com perturbações do espectro do autismo interações comunicativas?
A comunicação envolve a existência de ambos um iniciador e uma informação de responder ao acoplar uma situação social. Portanto, é importante para determinar se uma criança com ASD é capaz de compreender e participar em ambos os papéis de interação comunicativa.
Exemplo: Uma criança com perturbações do espectro do autismo pode iniciar interação comunicativa não-verbal com o pai vocalizando para atrair a atenção e, em seguida, apontando para solicitar um item desejado. A mesma criança pode responder, apontando uma fotografia de um objeto desejado refeição ou quando o pai perguntou: "O que você come"
Crianças com transtornos do espectro do autismo geralmente têm dificuldade em iniciar interações de comunicação com os outros, e tendem a ser melhor para aprender a responder. Ao determinar se a criança inicia ou responde a qualquer interacção comunicativa, é importante descobrir o contexto / endereço, o modo ou forma de comunicação e os propósitos ou funções de comunicação.
Exemplo: Uma criança com perturbações do espectro do autismo encontra sua mãe em outra sala, pega a mão dela e leva-a até a cozinha, onde ele coloca a mão na maçaneta da geladeira. A mãe abre a geladeira e começa a remover os itens um a um, até que a criança indicada pela expressão facial e corporal que item que você deseja. Neste exemplo, a criança inicia a comunicação na cozinha (contexto) para pedir a comida que quiser (propósito), através de um formulário do motor e comunicação gestual.
As crianças com perturbações do espectro do autismo, capazes de utilizar estratégias de "restauração", quando ocorre a falha de comunicação?
Devido às suas dificuldades significativas comunicar com sucesso, a criança com ASD podem ocorrer incidentes frequentes de interrupção da comunicação, tanto no (comunicação expressiva) falada e do ouvinte (quando convidados a responder) Para Por conseguinte, é importante determinar se a criança tem desenvolvido ou é capaz de utilizar qualquer estratégia para restaurar a comunicação, tanto para receber e expressar as mensagens de comunicação.

Falha de comunicação como um ouvinte (recebimento de informações)
Uma vez que muitas crianças com transtornos do espectro do autismo têm dificuldades significativas na compreensão da linguagem pode acontecer muitas interrupções de comunicação como ouvintes. Estas interrupções são relatados quando a criança não entende, ou responder de forma inadequada à informação verbal. Uma estratégia de restauração de comunicação que pode ser utilizado nessas situações é para apresentar a informação mal interpretada visualmente ou não compreendido. (Crianças com distúrbios do espectro do autismo geralmente processar a informação visual com mais facilidade do que a informação verbal) Desta forma pode-se determinar se a criança não responde corretamente (falha de comunicação), seja porque a informação é dada por via oral, ou que não o faria compreender a informação, seja apresentado verbalmente ou visualmente. Muitas crianças com transtornos do espectro autista pode ser facilmente rotulado erroneamente como se eles não fossem obedientes não são sensíveis à informação verbal. Deve-se sempre dar atenção para a capacidade das crianças para compreender e responder à informação verbal (em oposição à informação visual) para determinar o motivo da falha na comunicação.
Estratégias para Restauração falha de comunicação, como o alto-falante (expressão de informações):
Quando a interrupção ocorre comunicação expressiva, é importante para entender se a criança com perturbações do espectro do autismo mostrar algumas das seguintes estratégias para a restauração:
  • Repetindo o mesmo esforço ou tentativa de comunicação.
  • Seja persistente. Por exemplo, uma criança com perturbações do espectro do autismo em apontar repetidamente para uma prateleira fora do alcance quando o adulto leva cada item fora do alcance e mostra a criança para ver se o objeto desejado.
  • Mostrando para a pessoa que está tentando se comunicar. Uma criança com ASD podem trazer um adulto para a geladeira, por exemplo, abrir a porta e chegar a uma prateleira onde o leite é localizado, mostrando que quer leite.
  • Usando uma forma alternativa de comunicar a mesma mensagem. No exemplo acima, se uma criança com perturbações do espectro do autismo indica a prateleira várias vezes, mas ainda não entende o adulto (falha de comunicação), a criança pode, então, escolher uma foto comunicação de seu livro para esclarecer seu pedido de comunicação, ou seja, restaurar a falha na comunicação. 
 
 
 FONTE:  http://desafiandoalautismo.org
Mariah Spanglet
 

 
 
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Suplemento alimentar pode tratar tipo raro de autismo







Um simples suplemento nutricional pode ser a resposta para um tipo de autismo raro que está associado à epilepsia. A descoberta é de um grupo de investigadores norte-americanos e foi divulgada num estudo publicado, este mês, na revista Science, avança o portal Boas Notícias.

Investigadores das universidades da Califórnia e de Yale foram capazes de isolar uma mutação genética, existente em alguns pacientes autistas epilépticos, que acelera o metabolismo de certos aminoácidos, o que gera uma carência.

Segundo os investigadores, esta descoberta pode ajudar os médicos a diagnosticar este tipo de autismo mais rapidamente, o que permitiria também começar um tratamento mais cedo.

Estima-se que cerca de 25% das pessoas com autismo sejam também epilépticas, por isso, para esta pesquisa, os investigadores contaram com a participação de duas famílias com crianças que sofrem deste tipo de autismo.

Com este estudo foi possível perceber que estas crianças apresentam uma mutação no gene que produz e regula um tipo de aminoácidos, BCAA, que acelera o metabolismo e que provoca uma carência apenas suprimida pela ingestão de suplementos.

Para além desta descoberta, os investigadores também observaram que as células estaminais neuronais dos doentes apresentavam um comportamento normal na presença dos aminoácidos, o que reforça a ideia de que os suplementos poderiam ser uma resposta adequada para o tratamento desta carência.

Para testar a teoria, foram conduzidos testes clínicos com ratos de laboratório geneticamente modificados e que revelavam sintomas de autismo, incluindo ataques de epilepsia. Os ratos foram tratados com suplementos alimentares e a sua condição melhorou.

Os suplementos alimentares já estão a ser testado em pacientes humanos, mas ainda não existem dados suficientes para perceber se o tratamento melhorou os sintomas do autismo.

Com esta descoberta, o diagnóstico deste tipo de autismo pode vir a ser feito de forma mais rápida. A descoberta pode ainda servir de base para encontrar outras mutações associadas à epilepsia ou ao autismo.
Clique aqui para aceder ao resumo do estudo. 

Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/12-09-12/suplemento-alimentar-pode-tratar-tipo-raro-de-autismo

domingo, 22 de setembro de 2013

Universo Autismo



Nova terapia chamada Spectacular Bond criada por uma psicologista especializada em desenvolvimento e uma neuropediatra do Centro de Psiquiatria da Universidade de Columbia, que parece ter trazido um resultado muito bom para muitas criancas e que 'e feita pelos pais em casa atraves de leitura. Aqui vai o link ao site com videos e abaixo no comentario vou colocar o link ao livro recem lancado com as instrucoes da terapia.

Todo comentário é bem vindo! minha intenção é passar toda minha experiência e trajetória vividas com nosso filho autista! Qualquer dúvida estamos a disposição para poder ajudar!Renata e Alexandre

sábado, 21 de setembro de 2013

Técnica da antecipação para diminuir ansiedade de crianças autistas


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Crianças com autismo possuem um modo particular de processar informações: diante de um fato novo, elas buscam em sua mente alguma imagem correspondente a ele. Se já tiverem se deparado em este fato anteriormente, ao menos uma imagem será encontrada, e elas ficarão tranquilas porque sabem que estão diante de algo pelo qual já passaram antes.
Caso a situação seja nova, entretanto, não encontrarão nenhuma imagem em suas mentes, e por ficarão ansiosas e incomodadas. Uma forma de evitar que o desconforto surja é oferecer-lhes imagens daquilo que elas ainda não conhecem para seu repertório mental. Trata-se de uma forma de antecipar a novidade, para que quando ela ocorra de fato a criança já esteja familiarizada e preparada para lidar com ela.
O recurso da antecipação pode ser usado quando a criança passará por alguma mudança de ambiente, seja por motivo de viagem, visita a parentes e amigos, ou mesmo troca de residência ou de escola.
Mostrar a ela uma fotografia do local, explicando com detalhes o que acontecerá lá – se chegará de carro ou a pé, se tocará a campainha, quem irá atender, o que fará ao entrar no local, as pessoas que deverá encontrar – é também uma forma de explicar-lhe qual é o comportamento esperado dela.
A estratégia pode ser bastante útil na escola, sobretudo naquelas onde as crianças tendem a fazer cada atividade em uma sala diferente, o que pode confundir e perturbar a criança com autismo. Para facilitar e otimizar seu tempo, o professor pode utilizar sinais e senhas em vez de descrever detalhadamente uma imagem. Um exemplo dessa tática é habituar-se a mostrar à criança um cartão com a cor da sala – ou da porta, de uma cortina –  onde será desenvolvida a atividade a seguir, por exemplo, antes de levá-la ao local.
Ações rotineiras, mas que não fazem parte do dia-a-dia da criança, como cortar os cabelos em um salão, também podem ser mais tranquilas quando se usa a antecipação. A criança pode ficar incomodada com o ruído do salão ou mesmo com a sensação dos cabelos caindo ao seu redor. Mostrar a ela fotografias de cabelos, tesouras, ou, de preferência, do próprio salão, durante alguns dias antes, ajudará a lembrá-la que o único objetivo daquela visita é ganhar um novo corte de cabelos, o que diminuirá sua ansiedade em relação ao que acontece ao seu redor.
 Fonte: Desafiando el autismo.

Quase metade de crianças autistas que não falaram até os cinco anos poderão falar com fluência mais tarde


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O fato de uma criança autista não falar entre os quatro ou cinco anos não significa que ela nunca irá falar, como receiam alguns pais. Estudo publicado na revista Pediatrics verificou que 70% de crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos que não falavam aos quatro anos desenvolviam-se a ponto de utilizar frases simples, enquanto quase metade adquiria com o decorrer dos anos um linguajar fluente e adequado.
O estudo analisou mais de 500 crianças com autismo, e não encontrou relações entre a possibilidade da criança desenvolver a linguagem mais tarde e suas condições demográficas, como a região em que nasceu, e condições psiquiátricas, como o grau do autismo, crises de ansiedade ou agressividade, por exemplo. Isso quer dizer que a princípio qualquer criança pode desenvolver a fala, mesmo que já tenha passado dos cinco anos.
A pesquisa destaca ainda não ter encontrado indícios de que interesses restritos (crianças que comem somente determinados alimentos, por exemplo, ou gostam apenas de uma cor, estilo de roupa ou brinquedo), assim como as condutas repetitivas que muitos autistas apresentam (girar constantemente objetos, por exemplo) e os aspectos sensoriais (como extrema sensibilidade/aversão ao toque) interfiram significativamente no desenvolvimento da linguagem.

 fonte: http://meunomenai.com/2013/07/20/quase-metade-de-criancas-autistas-que-nao-falaram-ate-os-cinco-anos-poderao-falar-com-fluencia-mais-tarde/

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

LOAS BENEFÍCIO

Benefício ao deficiente pode ser pago a mais de um membro da mesma família

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Conhecido como Loas, o Amparo Assistencial ao Idoso ou Deficiente, é concedido pelo Governo Federal e pode ser solicitado nas agências da Previdência Social. O valor é de um salário mínimo. O que muita gente não sabe, entretanto, é que famílias com mais de um membro deficiente podem solicitar o benefício para cada um deles.
O amparo assistencial é pago a crianças de zero a doze anos de idade e a adolescentes entre doze e dezoito anos, portadores de deficiência incapacitante para a vida independente, que vivam sob os cuidados dos pais, familiares ou de instituições públicas e privadas.
Para ter direito ao auxílio financeiro do Governo Federal, é preciso comprovar carência econômica, ou seja, renda familiar que não ultrapasse um quarto do valor do salário mínimo na ocasião do requerimento. A renda familiar é calculada de acordo com o número de pessoas que vivem sob o mesmo teto.
Para comprovar que a criança ou adolescente têm deficiência incapacitante, é preciso apresentar parecer do Serviço Social e da Perícia Médica que comprovem. No caso de mais de um membro da mesma família, os laudos e pareceres devem ser separados: um para cada membro com deficiência.
Veja mais instruções sobre como solicitar o Amparo Assistencial em http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=665

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Programa de comunicação alternativa para mães de autistas

Programa de comunicação alternativa para mães de autistas: adolescentes mais calmos e participativos

1 Set


O Programa de Comunicação Alternativa e Ampliada chamado ProCAAF foi analisado por duas pesquisadoras interessadas em descobrir os efeitos de programas dessa natureza no comportamento comunicativo de familiares com seus filhos autistas.

Cátia Walter e Maria Amélia Almeida, autoras da pesquisa “Avaliação de um programa de comunicação alternativa e ampliada para mães de adolescentes com autismo”, constataram mudanças no comportamento dos filhos, que se tornaram mais tranquilos e participativos. Além disso, em relação ao número de figuras utilizadas pelos filhos para comunicar algo necessário, desejado, ou mesmo para informar algo relativamente semelhante, houve avanço quanto à linguagem expressiva de pessoas com autismo, não-verbais ou sem fala funcional.

O estudo vai de encontro à constatação de estudiosos de que a adolescência de autistas exige mais cuidados da família, pois há uma tendência em aumentar os problemas de conduta. “Esse dado pode revelar a dificuldade que os pais de pessoas com autismo enfrentam mediante a falta de conhecimento de novas técnicas e tratamento que poderiam amenizar muitos dos problemas de comportamento e comunicação de adolescentes autistas”.

As pesquisadoras ressaltam que, antes da participação na pesquisa, as mães não faziam uso de nenhuma forma alternativa de comunicação em suas residências, mesmo não compreendendo seus filhos em muitos momentos descritos por elas. “Após receberem a capacitação necessária e o uso sistemático e orientado, passaram a utilizar a Comunicação Alternativa Ampliada com seus filhos, de forma independente e eficaz”.



Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer a pesquisa completa, acesse o link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382010000300008&lng=pt&nrm=iso

domingo, 4 de agosto de 2013

Artista Autista

Garota autista de três anos pinta quadros valiosos

por Suzanne Tanoue
Ela mal fala, fica irritada quando está perto de outras crianças e a imprevisibilidade do mundo a enche de medo e pânico. Mas a arte a acalmou, como se fosse uma terapia. Essa é Iris Halmshaw, que tem só três anos e foi diagnosticada com autismo em 2011, quando tinha apenas um ano de vida.
Desde então, seus pais têm feito esforços para amenizar os distúrbios da garotinha – a casa da família, localizada em Leicestershire, na Inglaterra se transformou num playground e no estúdio de Iris, que descobriu a arte quase por acidente.
Numa das tentativas para entreter a criança, sua mãe, Arabella, desenhou aqueles “homens-palito” e Iris achou graça. A avó comprou um cavalete e tintas. Iris desenhou uma linha na tela, a tinta começou a escorrer  pela página e ela começou a chorar. Arabella descobriu que o problema não era a pintura, mas o fato de que a menina não conseguia controlar a tinta. A mãe posicionou a folha de papel na mesa em vez do cavalete e imediatamente Iris encheu toda a página, quase que intuitivamente.
Iris pinta com a concentração de um pintor “profissional”. Ela pinta um pouco, dá um passo para trás e analisa seu trabalho, planejando o próximo traço. E pinta com diversas ferramentas, como esponjas, pincéis e e  até mesmo um garfo.
Um colecionador recentemente comprou dois de seus trabalhos por £1.500 cada. Os planos são de fazer uma exposição de seus quadros até novembro desse ano.
iris-painting-in-the-wildflower-garden

sábado, 6 de julho de 2013

Microbiologia e Autismo Regressivo

 
Desulfovibrio desulfuricans, microrganismo possivelmente envolvido na patogênese de autismo.Desulfovibrio desulfuricans, microrganismo possivelmente envolvido na patogênese de autismo.
Por Raquel Regina Bonelli 












O autismo regressivo é caracterizado pelo início tardio, em que a criança se desenvolve normalmente até cerca de 18 meses e depois começa a evoluir para um comportamento típico de autista com sintomas como diminuição da capacidade de linguagem e de socialização. Estima-se que cerca de um terço dos autismos diagnosticados nos dias de hoje sejam desse tipo.
Ainda que esse seja um quadro eminentemente neurológico, pesquisas recentes apontam indícios de que a microbiota intestinal pode estar relacionada com o desenvolvimento de autismo regressivo. É o que autores americanos defendem em um artigo recentemente publicado na revistaAnaerobe, em que são apresentadas três evidências experimentais dessa correlação. A primeira evidência foi obtida ainda no início dos anos 2000, em que o uso de um antibiótico com ação sobre algumas espécies de bactérias que vivem no trato intestinal levou à diminuição nos sintomas comportamentais do autismo durante o tratamento. A suspensão do uso de antibiótico refletiu na regressão das melhorias obtidas. Alguns anos depois, com o advento de técnicas de identificação que não dependem de cultivo bacteriano, foi observado que, de uma forma geral, há variações importantes nos gêneros de bactérias prevalentes na microbiota de crianças com autismo avançado em relação às demais crianças. Por fim, um gênero específico de bactérias foi identificado como potencialmente importante no desenvolvimento de autismo. Estes microrganismos estariam causando dano de tecido por produzir um metabólito tóxico ou ainda utilizar componentes da dieta que seriam essenciais para o desenvolvimento da criança.
Assim, em ultima instância, fatores genéticos (como perfil de susceptibilidade imunológica) e ambientais (como dieta e uso de antimicrobianos) podem contribuir para as causas do autismo regressivo através da influência na microbiota intestinal. Muito há que se evoluir ainda na compreensão da patogênese desse quadro, mas sem dúvida, quanto mais a ciência puder compreender as causas do autismo, mais eficientes serão também as estratégias de tratamento e prevenção desta doença.  

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Uma virada histórica contra o autismo


Por Mônica Tarantino 

(fonte: ISTOÉ Independente) 


Pela primeira vez na história, um grupo de cientistas conseguiu recriar, em laboratório, células nervosas do cérebro de crianças autistas. Antes desse feito, só era possível estudar neurônios de crianças autistas a partir de amostras tiradas de cérebros já sem vida. “Enfim obtivemos células vivas com as mesmas características genéticas daquelas encontradas no cérebro de crianças autistas”, diz o geneticista brasileiro Alysson Muotri, 38 anos, que liderou o trabalho pioneiro e dirige um laboratório de pesquisa que leva seu nome na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

ESPERANÇA
Ivan, 7 anos, doou amostras de células para o projeto que estuda as origens do autismo.
Sua mãe, a modelo Andrea, acredita que em breve surgirão novas terapias contra a doença
Foto: Pedro Dias
O novo modelo de estudo está permitindo descobertas importantes para esclarecer a origem da doença neurológica que acomete, com forma e intensidade variada, uma em cada 88 crianças, de acordo com estatísticas recentes do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, o CDC. “Agora podemos acompanhar sua evolução desde o início”, diz Muotri.

Os cientistas já conseguiram ver, por exemplo, que os  neurônios das crianças autistas são menores e têm menos dendritos (extremidades que atuam na troca de estímulos entre células nervosas e com o meio em que estão inseridas) desde a sua formação. Na tentativa de corrigir a forma e o funcionamento desses neurônios diferenciados, foram testados medicamentos. O estudo que narra essas conquistas científicas foi publicado pela revista científica Cell.


Agora, remédios estão sendo testados com o intuito regularizar a forma e as funções desses neurônios alterados. Um deles foi o IGF-1, um hormônio semelhante à insulina e que é ministrado a pessoas com problemas de crescimento. No laboratório de Muotri, o IGF-1 reverteu a condição autista dos neurônios, igualando-os aos neurônios de crianças não autistas.
A etapa seguinte foi avaliar o efeito desse medicamento em pacientes de autismo. Na Itália e nos Estados Unidos, estão em andamento estudos para avaliar os efeitos do IGF-1 em pacientes com Síndrome de Rett. Os portadores dessa síndrome, que acomete 1% dos autistas, podem perder a coordenação motora, sofrer de rigidez muscular e morrer ainda na juventude.  Espera-se que o remédio possa ter efeito também sobre outros tipos de autismo. 
A segunda e mais recente descoberta feita por Muotri e seus colaboradores foi um novo gene diretamente associado às alterações na forma e funcionamento dos neurônios de autistas com a Síndrome de Rett. O achado foi feito a partir do sequenciamento do DNA das células de um menino brasileiro. Este estudo, ainda inédito, está sob análise para publicação em revista científica. 
Em laboratório, foi testada uma nova molécula, a hyperforina, que se mostrou capaz de corrigir o funcionamento dos neurônios vivos recriados com características autistas. 
O resultado foi animador a ponto de a equipe ministrar a substância à criança que doou o dente de leite do qual foram derivados os neurônios estudados. “Foi um passo importante para uma futura medicina personalizada”, avalia Muotri.
Com o uso da medicação, os pesquisadores observaram na criança uma melhora da capacidade de manter a atenção. Porém acreditam que ainda muito cedo para relacionar a mudança aos medicamentos porque a terapia foi interrompida por questões familiares.
Em outra frente de pesquisa, a geneticista Maria Rita Passos-Bueno, do Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH) da USP, também parceira de Muotri, está seqüenciando o DNA dos neurônios cultivados em laboratório de crianças autistas. Ela descobriu que falta ou sobra um pedaço de DNA a uma população que pode ser de até 10% dos autistas.
O teste que detecta essa variação, conhecido pela sigla aCGH, está em vias de ser lançado comercialmente pelo Centro de Estudos do Genoma Humano, da USP. “Ele oferece 15% de acerto na identificação do autismo. Os outros testes existentes chegam a 10%”, explica a  cientista Maria Rita. 
Esse conjunto de achados científicos está revigorando as esperanças dos pais de autistas. “Ter no que acreditar torna a vida mais leve”, diz a modelo Andrea Coimbra, 43 anos, mãe de Ivan, 7 anos, que participou do projeto Fada do Dente. Ela sempre evitou dar remédios para acalmar o filho, às vezes bastante agitado, porque aguarda o resultado das pesquisas. “Espero um medicamento que seja específico para sua forma de autismo e mutações genéticas. Acho que esse dia não está longe”, diz Andrea.
Células copiadas 
O primeiro passo para a criação desse novo modelo de pesquisa – com neurônios vivos derivados de pacientes com doenças neurológicas -- teve início com a coleta de amostras da polpa do dente de crianças com autismo. 
Para obter o maior número possível, o geneticista Alysson Muotri e seus colaboradores criaram o projeto Fada do Dente, que estimula os familiares de autistas no Brasil e nos Estados Unidos a enviarem pelo correio os dentes de leite dos filhos.
Em seguida, algumas dessas amostras foram submetidas à técnicas de reprogramação celular, inventadas por cientistas japoneses, para fazê-las regredir até um estágio similar ao de uma célula-tronco embrionária, que pode se tornar qualquer tecido do corpo 

“Para promover essa transformação, recorremos a quatro genes presentes em células-tronco embrionárias, aquelas que podem evoluir e se diferenciar em qualquer tipo de tecido do corpo”, explica a geneticista Patrícia Braga, do Laboratório de Células-Tronco da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP) e parceira de Muotri em seus estudos. A geneticista atualmente trabalha na comparação das informações genéticas fornecidas pela análise do DNA de dez crianças autistas.

A geneticista Patrícia está trabalhando na interpretação das informações geradas pelo seqüenciamento genético dos neurônios recriados em laboratório de dez crianças autistas. O objetivo é agrupar os pacientes com mutações semelhantes em busca de um denominador comum entre os vários tipos de autismo. “Começamos a ver que existem variações comuns que compõem uma base molecular da doença”, diz ela.
BASE MOLECULAR
A geneticista Patrícia Braga, da USP, está analisando o código genético de neurônios recriados
em laboratório de dez crianças autistas. Ela procura um denominador comum entre os vários tipos da doença
Foto: João Castellano
Os genes selecionados são conduzidos até o núcleo das células-tronco da polpa do dente de leite por um vírus modificado em laboratório e que tem a capacidade de infectar o núcleo da célula, exatamente onde fica guardado o código genético (o DNA). Ali chegando, o vírus despeja sua carga – os genes que vão modificar o DNA e, desse modo, alterar o funcionamento dessa célula.
Três semanas após terem sido infectadas, as células-tronco da polpa do dente se tornam células-tronco pluripotentes ou embrionárias induzidas (iPS). O passo seguinte é converter essas células em neurônios. Para que isso aconteça, elas são colocadas em um meio líquido contendo as moléculas necessárias para sua estimular a mudança.
Ao evoluir para neurônios, as células carregam a predisposição ao autismo. Isso permite observar a evolução da doença desde estágios precoces e a avaliação do efeito de medicamentos.
Multinacionais farmacêuticas especulam a possibilidade de usar o novo modelo para testar novos medicamentos para doenças neurológicas e psiquiátricas.  

sábado, 8 de junho de 2013

Vacina controla sintomas do autismo



Redação do Diário da Saúde

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=vacina-controla-sintomas-autismo&id=8894&nl=sit



Cientistas canadenses desenvolveram uma vacina que desenvolve defesas contra bactérias intestinais comuns em crianças autistas, podendo ajudar a controlar alguns dos sintomas do autismo.



O Dr. Mario Monteiro e seus colegas da Universidade de Guelph desenvolveram a vacina à base de carboidratos, para atuar contra a bactéria Clostridium bolteae.

A C. bolteae, que produz distúrbios gastrointestinais, é muito mais prevalente no trato gastrointestinal de crianças autistas do que de crianças saudáveis.

Mais de 90% das crianças com transtornos do espectro do autismo sofrem de sintomas gastrointestinais crônicos graves - destes, cerca de 75% sofrem de diarreia.

"Pouco se sabe sobre os fatores que predispõem as crianças autistas à C. bolteae," disse Monteiro, acrescentando que, embora a maioria das infecções sejam tratadas adequadamente por alguns antibióticos, a vacina é um avanço em relação ao tratamento atual.

"Esta é a primeira vacina desenvolvida para controlar a constipação e diarreia causada por C. bolteae, e talvez controle os sintomas relacionados ao autismo associados a este micróbio", disse ele.

Aumento do autismo

Os casos de autismo aumentaram quase seis vezes ao longo dos últimos 20 anos, e os cientistas não sabem o porquê.

Muitos cientistas apontam para fatores ambientais, como antidepressivos presentes na água potável, mas outros estão dando especial atenção às bactérias no trato gastrointestinal, embora ainda não tenha sido estabelecido nenhuma relação causal entre as bactérias e o autismo


Bactérias do intestino influenciam química cerebral e comportamento

A vacina está em estágio inicial de desenvolvimento, tendo sido testada em coelhos.

Segundo o pesquisador, pode demorar mais de 10 anos para cumprir todos os ensaios pré-clínicos e humanos antes que a droga esteja pronto para o mercado.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Injeções de Metil B12 no Tratamento do Autismo

 

Por Claudia Marcelino.

A anos, desde 2004/2005, a Metil B12 em forma injetável, é usada por médicos que fazem tratamento biomédico para autismo nos EUA. O pioneiro neste tratamento é o Dr. James Neubrander.

O grande prazer de fazer este post, é que esta possibilidade de tratamento para o autismo era quase impossível para pais brasileiros, já que a metil B12 não existia por aqui. A minha amiga Maria Cristina do blog Santa de casa faz milagre, chegou até a fazer um post, esse aqui, dando passo-a-passo da extensa burocracia para importá-las.
Agora isso tudo não é mais necessário, graças ao incansável trabalho do Dr. Rogério Rita para proporcionar opções de tratamento que já estão disponíveis, as injeções agora podem ser adquiridas aqui no Brasil por uma farmácia de SP, com receita médica.
Como comprá-la você verá no final do post, agora vamos ao que interessa: as informações sobre a metil.


O que é a MB 12:
A B12 (cobalamina) é uma vitamina de uma família com cinco membros, cada um faz coisas diferentes:
 a) cianocobalamina, 
b) hidroxicobalamina; 
c) adenosilcobalamina; 
d) glutationilcobalamina, 
e) metilcobalamina. 
Nesta família de B12, só Metil-B12 tem a capacidade de ativar a via bioquímica metionina / homocisteína diretamente. É esta via que é responsável por todo o sistema de desintoxicação baseado em enxofre do corpo. É esta via que é responsável pela formação de S-adenosilmetionina (SAMe), o doador de metil universal. É esta via que é responsável pela formação de homocisteína, a molécula que é responsável tanto por reformar SAMe e metionina, ou criar, cisteína, taurina e glutationa. A glutationa é o antioxidante intracelular preliminar do corpo e é responsável por muitas reações de desintoxicação, principalmente aqueles que envolvem a ligação e remoção de mercúrio, chumbo, cádmio, arsênico, níquel, estanho, antimônio, e muitos outros metais pesados ​​menos conhecidos que também se ligam ao grupo de enxofre da glutationa.
Metil-B12 está intimamente ligada com o ácido fólico via bioquímica. Uma molécula de ácido fólico precursora deve interagir com a enzima MTHFR (ácido metilenotetrahidrofolico) para tornar-se o ácido 5-metiltetrahidrofólico, a molécula que doa seu grupo metil para B12, para tornar-se metil-B12. Infelizmente, muitas crianças têm um defeito nesta enzima.

O que esperar com o tratamento:
Na experiência do Dr. Neubrander, 94% das crianças respondem à terapia de Metil-B12. 

A função executiva é melhorada em 90% das crianças - coisas como consciência, cognição, adequação, contato com os olhos quando chamado, e ". agir mais como uma criança normal" 

Fala e linguagem é melhorada em 80% das crianças - todas as fases, incluindo a linguagem espontânea , frases mais complexas, aumento de vocabulário, etc 
Socialização e emoção é melhorada em 70% das crianças - iniciação e jogos interativos, entender e sentir emoções, possivelmente pela primeira vez ou a um grau muito mais normal, etc.

É importante frisar que estes ganhos são concretizados com um tratamento que dura de 18 a 24 meses no mínimo, vindos da solidez da reforma metabólica da via de metilação proporcionada pela MB 12.

O formulário para pais de avaliação e documentação de tratamento com a MB 12 (Methyl-B12 Parent Designed Report Form and Documentation Letter), disponível no site do Dr. Neubrander, é a melhor forma de avaliar se o seu filho está respondendo ao tratamento. É importante ter um acompanhamento com uma avaliação bastante criteriosa com as pequenas mudanças, antes dos grandes ganhos se consolidarem. Os pais querem mudanças e ganhos rápidos e muitas vezes não conseguem entender que é um processo longo, acabando por abandonar o tratamento antes dos 18 meses.


"Metil-B12 é um tratamento, não uma cura. No entanto, muitas das crianças que utilizam metil-B12 combinada com outras terapias biomédicas, perderam diagnóstico! É importante que todos os pais e médicos entendam que o máximo de resultados da terapia Metil-B12 ocorre ao longo de anos, e não meses, não semanas. Embora os resultados iniciais sejam óbvios dentro do primeiro período de cinco semanas, o poder da Metil-B12 está na utilização a longo prazo. Eu digo aos pais que eles estão plantando árvores, e não bambus. Embora existam respondedores ocasionais que perdem seu diagnóstico dentro de um ano, a maioria das crianças nunca perde seu diagnóstico. No entanto, ao longo do tempo eles fazem grandes avanços nessa direção." Diz o Dr. Neubrander.



Metil-B12, na presença de metionina sintase, gira a via bioquímica da metionina / homocisteína, enviando grupos metil e glutationa para o cérebro e corpo. É importante compreender que os efeitos da metil-B12 são devido ao que a Metil-B12 permite acontecer no cérebro e não porque "ela faz falar, dessensibilizar ou socializar".
Se eu colocar protetores de ouvido e uma venda nos olhos em você e deixá-lo cair de pára-quedas no coração da África, depois sendo encontrado pelos nativos, você não vai entender o idioma. Se você continuar a usar os protetores de ouvido e os olhos vendados, você não poderá ver ou ouvir a língua falada, você ficará no escuro. No entanto, uma vez que eu remover os abafadores e a venda dos olhos, mas com você ainda sem conhecer o idioma, você agora terá a mesma vantagem que qualquer outro bebê recém-nascido em sua sociedade tem. Você terá a oportunidade de começar a leitura labial. Você terá a oportunidade de ouvir a língua falada. Você terá a oportunidade de primeiro entender a linguagem receptiva. E, finalmente, suas tribos terão a oportunidade de ouvi-lo expressar-se a eles! Remover os protetores de ouvido e os olhos vendados não aumentam sua inteligência nem adicionam novas células cerebrais. O que ela permite é que o seu cérebro comece a absorver informação, armazene informações, utilize a informação, faça o processamento da informação e responda de forma adequada às situações em questão.
Assim é com as crianças que tomam Metil-B12, eles parecem florescer ao longo do tempo. Tudo entra em ação e começa a trabalhar; terapeutas são surpreendidos! As crianças superam as expectativas mais otimistas de seus professores. O que aconteceu é que a Metil-B12 retirou os protetores de ouvido e a venda dos olhos, que foram bloqueando os cérebros das crianças de utilizar os neurônios e células cerebrais que já estavam no local, mas que estavam apenas esperando para ocorrer as circunstâncias corretas. A adição de Metil-B12 permite que as condições para isso! 
No entanto, Metil-B12 não é o que faz a criança aprender, não é o que traz a criança de volta. O que faz isso é terapia comportamental, terapia ocupacional, fonoaudiologia e todas as outras formas de terapia que finaliza o negócio e dá a criança de volta para seus pais e para o mundo. No entanto, sem a Metil-B12 para nivelar o campo de jogo, crianças no espectro nunca seriam capazes de perceber a vantagem de que as crianças não afetadas desfrutam de um ambiente de aprendizagem!

Quais crianças se beneficiam:
Metil-B12 funciona para crianças de todas as idades, a taxa de sucesso é a mesma: 90% mais ou menos. No entanto, diferentes idades apresentam respostas diferentes, que é um assunto para além do âmbito deste texto.
 Curiosamente, 85% das crianças que respondem à terapia com metil-B12, demonstraram níveis normais ou elevados de metil-B12 no sangue. A explicação para isto é devido ao fato da B12 em estado oxidativo não pode ser "reciclada", uma vez que proporciona o seu grupo metil inicial para a homocisteína. Por isso, apenas "fica lá, toda vestida, mas sem nenhum lugar para ir", incapaz de mudar de seu estado "usado" para o seu estado "reciclado" que seria capaz de voltar a capturar um novo grupo metil para girar o cata-vento novamente. 
Apenas a Metil-B12 que fica dentro da célula funciona. A B12 que está parada do lado de fora da célula, como descrito acima não tem função, mas mostra-se em exames de sangue indicando falsamente que a criança tem muita B12 e não deve ser tratada. Este cenário é análogo ao de açúcar no sangue ser alta no sangue, mas baixo nas células onde é necessário! 
Um exame de nutrigenômica que avalia os polimorfismos genéticos e que por enquanto só é feito nos EUA, pode prever as crianças que precisam de Metil-B12.  Mas o próprio corpo da própria criança - seu verdadeiro laboratório - é capaz de produzir resultados conclusivos se a criança é uma respondedora à Metil-B12 ou não.

Porque a forma injetável:
Avaliando mais de 60.000 injeções com 500 crianças, eu posso declarar com bastante convicção:"Só a via injetável de administração subcutânea no tecido adiposo das nádegas, irá produzir os notáveis ​​resultados que os pais querem ver!" Diz o Dr. Neubrander.
"Sem dúvida, todas as formas de administração ajudam, até certo ponto e algumas melhores do que outras. No entanto, nada chega perto da via subcutânea. Minha pesquisa mostrou que todas as formas de terapia pulsáteis de Metil-B12 são inferiores a via injetável, por via subcutânea. Isto é porque o objectivo é ter uma entrega constante lenta e contínua de Metil-B12 para o sistema.
A Dosagem oral é uma das formas de administração pulsátil. Todas cobalaminas são absorvidas na porção distal do intestino delgado, o íleo terminal. A partir do trabalho de médicos como Wakefield, Krigsman e Buie, um percentual extremamente elevado de crianças no espectro autista tem uma condição inflamatória do intestino que afeta esta região do trato intestinal. Portanto, a absorção oral de todas as formas de B 12 é limitada, na melhor das hipóteses. Administração sublingual é uma curiosidade. É apenas teórica para crianças no espectro porque a maioria não consegue segurar um comprimido sob a língua. Por conseguinte, a metil B12 é engolida e torna-se uma técnica de administração "retardada por via oral". Injeções intramusculares são também pulsáteis por natureza, porque o medicamento começa a ser eliminado do corpo dentro de uma hora depois da injeção. Embora a administração intramuscular mostra benefício clínico, a via subcutânea produz o máximo de benefícios com maior intensidade que duram o período mais longo de tempo. A administração trans dérmica, teoricamente, deveria funcionar porque o medicamento está a ser emitido para dentro do tecido subcutâneo e, por conseguinte, a sua libertação a partir do local de aplicação para o resto do corpo deve ser lenta e contínua. No entanto, na prática clínica, a via subcutânea obscurece os resultados da administração trans dérmica."

Como dar a injeção:
As injeções de MB12 devem ser administradas de forma subcutânea, em inclinação horizontal nas nádegas ou braço do paciente. As seringas utilizadas são as de aplicação de insulina e muitos pais administram as injeções quando a criança está dormindo ou extremamente focada em alguma atividade como vendo TV ou jogando vídeo game. Elas não são doloridas, mas alguns utilizam uma pomada anestésica para ajudar ainda mais.
A dosagem é de 64,5 mcg/kilo a cada 3 dias. 
Neste vídeo o Dr. Kurt Woller ensina como aplicar:



Efeitos colaterais:


"Os efeitos colaterais mais comuns são hiperatividade com ou sem stimming, distúrbios do sono e aumento da necessidade de provar coisas com a boca. Assim como a dor é um complemento necessário de uma operação bem sucedida, por isso os efeitos colaterais podem ser necessários enquanto "o seu filho volta." A parte difícil é saber quando você está lidando com um efeito colateral tolerável, embora indesejável, ou um que é verdadeiramente intolerável . "tempo suficiente na dose certa" é necessário para colher as maiores recompensas . Portanto, o meu atual protocolo determina se um efeito colateral é tolerável vs intolerável. Se tolerável, eu continuo a dose inalterada enquanto os pais mesmo som os efeitos indesejáveis, não estão prestes a desistir! No entanto, se o efeito colateral é verdadeiramente intolerável , eu paro as injeções até que o efeito colateral vá embora e, em seguida, tento reiniciar as injeções na dose de 10 a 15%. Infelizmente, a maioria das crianças com os verdadeiros efeitos colaterais intoleráveis ​​não podem usar até mesmo a menor quantidade de Metil-B12."
Hiperatividade e / ou Stimming: O efeito colateral mais comum é um aumento de hiperatividade e / ou stimming. Como o efeito positivo inicial mais comum em crianças que tomam Metil-B12 é o aumento da função de execução, muitas crianças são subitamente bombardeadas com uma enorme quantidade de novos estímulos que agora tem de ser processados. Esses novos estímulos também devem ser processados mais rapidamente e dentro do mesmo período de tempo que costumava levar para processar muito menos dados antes da Metil-B12. O resultado cumulativo é uma sobrecarga sensorial. Para eles, o stim neste tipo de circunstância não é diferente do que o que um adulto faz, apertando uma bola mole ou esfregando uma pedra lisa entre os dedos para tirar a tensão e relaxar. Em contraste com esse efeito colateral "tolerável", se uma criança não pode permanecer na tarefa de aprender na escola ou em outros tipos de ambientes controlados, o efeito colateral é definido como intolerável. Na minha experiência, o efeito colateral tolerável de hiperatividade e stimming geralmente diminui significativamente ou é eliminado completamente por volta do 6 º mês, quando o corpo regula as sequências metabólicas apropriadas e processos enzimáticos.
Distúrbios do sono: "A boa notícia é que mais crianças começam a dormir melhor, em vez de dormir pior. Isto é provavelmente devido ao fato de Metil-B12 melhorar o fornecimento de melatonina. No entanto, para as crianças que passam a dormim mal a discussão a seguir se aplica. Toda a família de B12 é algo que tem sido dada aos idosos para o cansaço, e os cronicamente fatigados durante anos "para acordá-los." Como vocês sabem, as crianças já estão cheias de energia e despertam mais do que nós queremos quando já estamos cansados ​​e exaustos. No entanto, se uma criança é mais ativa à noite, mas não adormecem durante o dia, não precisam de mais sestas, ou não é apático durante o dia, eu defino o efeito colateral como tolerável. Se, contudo, a criança dorme durante o dia, precisa de mais sestas, e fica apático, então eu considero o efeito colateral intolerável, paro as injeções, e procedo da mesma maneira que eu descrevi na seção sobre hiperatividade e stimming. Na minha experiência, o efeito colateral tolerável de distúrbios do sono geralmente diminui significativamente ou é eliminado completamente, do 2 º ao 6 º mês pelos mesmos motivos acima expostos." Diz o Dr. Neubrander.
Aumento de objetos levados à boca: Isso é diferente de PICA, que está colocando tudo e qualquer coisa na boca, um fenômeno que só ocorre raramente com Metil-B12. No entanto, o que se vê com freqüência com metil-B são as crianças mais jovens tocando ou tocando com a boca, lábios, língua, e começando a morder em suas camisas ou mangas de camisa. Eles podem morder móveis, por vezes, a um grau acentuado. As crianças verbais mais velhas dizem que sentem cócegas na língua, ou que a sua língua é movimentada. O que está acontecendo é que as crianças estão mostrando um "negativo positivo", porque os nervos em sua boca estão começando a voltar a ativa, recebendo sinais, e formigamento - um processo de cura. É importante lembrar que o tratamento com a família B12 tem sido usada há anos para curar a neuropatia periférica diabética.
 Os nervos longos para as mãos costumam levar 6 a 9 meses antes de começar a voltar enquanto os nervos para as pernas normalmente levam 9 a 15 meses antes de começar a se regenerar. É neste momento em que os pacientes primeiro observam as sensações que regressam às suas mãos ou pés (um processo clinicamente chamado parestesia ou disestesia). Suas descrições do que eles estão enfrentando são semelhantes ao que crianças no espectro são observadas de ter ou afirmar que sentem. Como os nervos à boca são os mais curtos nervos periféricos, este efeito colateral pode aparecer dentro de algumas semanas após o início da terapia, não meses. Tal como acontece com a neuropatia periférica diabética, este processo indica que houve um problema que já entrou na fase de cura. Na minha experiência, o efeito colateral tolerável de levar objetos à boca geralmente diminui significativamente ou é eliminado por completo do 2 º ao 4 º mês, mas, ocasionalmente, pode durar 6 meses.
"É importante entender como interpretar um "verdadeiro negativo" efeito colateral do que eu chamo de um efeito colateral "positivo negativo". Por exemplo, todos agressão, morder, bater, chutar, e ter acessos de raiva não são ruins, mas sempre indesejável. A razão de eu dizer isso volta para um dos principais benefícios do Metil-B12 terapia: o aumento da consciência. Logo após o início da terapia Metil-B12, a maioria das crianças são de repente mais conscientes de seus desejos e necessidades. Eles são mais conscientes do que podem e não podem fazer. Eles viveram em um estado de vazio social durante vários anos não sendo capazes de conseguir o que precisavam, nem, possivelmente, mesmo sabendo que eles precisavam. Agora, o mundo e tudo o que ele tem para oferecer é repentinamente apresentado a eles e eles estão sobrecarregados, eles não podem falar ou fazer seus desejos e necessidades conhecidas, assim, portanto, eles agem fora da forma adequada. A mesma linha de raciocínio se aplica quando as crianças podem ser encontradas chorando ou mal-humoradas. De repente, eles estão mais conscientes de suas necessidades sociais, bem como as suas inadequações sociais. 
A metilação afeta todas as partes do cérebro, incluindo o hipocampo e o sistema límbico, pela primeira vez em suas vidas, ou pelo menos a um grau mais forte do que nunca, não só sentem suas emoções, mas agem de forma adequada sobre elas e choram. Como regra geral, os efeitos colaterais "positivos negativos" também diminuem ou desaparecem dentro de 2 a 6 meses.

Agora que você já sabe o mais importante sobre o tratamento com a MB12 injetável, ela poderá ser pedida com receita médica por fax: (11) 38680757 ou escaneada para vendas@pineda.com.br

Pineda Laboratório de Manipulação

Rua: Monte Alegre,1142 - Perdizes - SP

Tel: (11) 3868-0757

De segunda a sexta das 8:00 as 18hs

Esta será vendida em frascos de 2ml, na mesma forma e concentração preconizada pelo
Dr. Neubrander que desenvolveu esta técnica: 25 mg Metilcobalamina/ml. 


Faça bom proveito das informações!
 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Novo livro ajuda pais a identificarem transtornos de comportamento nos filhos


Gustavo Teixeira, psiquiatra da infância e adolescência, selecionou os 25 desvios que mais acometem as crianças brasileiras e os colocou no Manual dos Transtornos Escolares – primeiro guia nacional a dar dicas a pais e educadores sobre

Criança triste; transtornos psicológicos (Foto: Shutterstock)
Transtorno desafiador opositivo, transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH), transtorno bipolar do humor, anorexia, bulimia, deficiência intelectual, autismo, esquizofrenia, dislexia, depressão, comportamento suicida. Estes são alguns dos principais transtornos comportamentais sofridos pelas crianças e pelos adolescentes brasileiros. Quem chegou a essa conclusão foi o carioca Gustavo Teixeira, psiquiatra da infância e adolescência, que selecionou os casos que mais costumam aparecer em seu consultório e os registrou no recém-lançado Manual dos Transtornos Escolares (Editora Best Seller, R$19,90).

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O livro é o primeiro guia nacional a dar dicas a pais e educadores sobre os sintomas e os tratamentos desses transtornos dentro do ambiente escolar. “Senti a necessidade de escrevê-lo há alguns anos, quando comecei a dar cursos e palestras. Antes dele, não existia nenhum outro no Brasil que abordasse os principais transtornos de comportamento na infância. Estima-se que 10 a 20% das crianças e adolescentes do mundo precisam de algum tipo de ajuda na área mental. É um conhecimento que os pais e educadores precisam ter”, explicou Gustavo em entrevista a CRESCER.
Manual dos Transtornos Escolares, sexto livro da carreira do psiquiatra, foi baseado em um curso que o especialista oferece na Brigdewater State University (universidade do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos) sobre psicoeducação. A ideia, segundo ele, foi unir o conhecimento adquirido no exterior com sua experiência clínica do Brasil.
Manual dos Transtornos Escolares (Editora Best Seller, R$ 19,90) (Foto: Divulgação)

Confira abaixo a entrevista completa.

C.: O número de crianças com transtornos comportamentais tem aumentado nos últimos anos?
G.T.:
Atualmente temos uma incidência alta deste tipo de problema, mas não podemos falar que os números têm aumentado. O que acontece é que, hoje, estamos mais habilidosos para identificar as patologias. A medicina está mais evoluída, então conseguimos chegar aos diagnósticos com mais facilidade que antigamente.
C.: Em quais idades esse livro é focado?
G.T.:
Em todas as idades. Procurei escrever uma visão geral de transtornos no ambiente escolar da educação infantil até o ensino médio. Isso depende, em grande parte, do transtorno em si. O autismo pode ser diagnosticado bem cedo, quando o bebê tem cerca de seis meses, enquanto a dislexia demora 7 ou 8 anos, por exemplo. É por isso que em cada capítulo coloquei um caso clínico real para ilustrar, para que o leitor tenha acesso a informações que o permitam visualizar todo o cenário.
C.: No livro você cita 25 problemas. Entre eles, quais são os mais comuns?
G.T.:
Se eu tivesse que dizer os cinco de maior incidência, apontaria o bullying, o transtorno desafiador opositivo, o déficit de atenção / hiperatividade, o autismo e a dislexia.
C.: Quais são os mais difíceis de serem tratados?
G.T.:
Depende da gravidade de cada quadro. Existem casos leves, moderados e graves de todas as patologias. Mas algumas costumam ter prognóstico mais negativo. A esquizofrenia de início precoce é uma delas. Pelo simples fato de existir, ela já é considerada grave, pois o impacto é para a vida toda. É o caso também da deficiência intelectual.
C.: Como os pais e professores podem saber se a criança está apenas com algum problema em seu cotidiano ou se apresenta, de fato, um transtorno de comportamento?
G.T.:
Digo sempre que os pais e educadores devem estar atentos a duas áreas do funcionamento global da criança. A primeira é o desempenho acadêmico. Notas baixas em determinadas matérias, eventualmente, são naturais, mas, quando ela não consegue aprender nunca, deve ser investigada, alguma coisa pode estar errada ali. A segunda área é a do funcionamento social. Quando a criança é exageradamente tímida, retraída, agressiva, sozinha ou triste, também deve ser avaliada. E o mais importante é que isso aconteça cedo.
C.: A principal ideia do livro é essa? Mostrar sinais para que esses transtornos sejam detectados a tempo de serem revertidos?
G.T.:
Sem dúvida. Os grandes problemas do nosso país são o preconceito, a desinformação, a ignorância. É muito triste receber na clínica uma criança de 4 anos de idade e diagnosticá-la com autismo, sendo que aquele quadro deveria ter sido diagnosticado muito antes. Meu objetivo é oferecer informação para orientar as famílias e os educadores e combater isso. Além, é claro, de estimular a prevenção. De forma geral, o que causa uma doença psiquiátrica é a vulnerabilidade genética associada a desencadeadores ambientais. Um exemplo: sentar à mesa e ter uma refeição pacífica dentro de casa, por exemplo, é um fator de proteção contra o uso de drogas. Outro: uma criança com propensão a ter esquizofrenia pode desenvolver um quadro grave da doença quando é inserida em um ambiente caótico.
C.: O tratamento em crianças e adolescentes é muito diferente do tratamento em adultos?
G.T.:
É bem diferente. Quando lidamos com crianças, temos muito mais oportunidades de intervenção. Isso sem falar no apoio da família, que é fundamental. Um adulto pode procurar ajuda sozinho, mas uma criança, não, sempre tem alguém por trás, o que facilita bastante o processo.
C.: No livro você une patologias, como depressão, a outros problemas sociais, como bullying e uso de drogas. Por que você resolveu escrever dessa maneira?
G.T.:
Isso é muito comum não só na área da saúde mental, mas em toda a medicina. Chama-se comorbidade, situação em que duas ou mais condições médicas ocorrem ao mesmo tempo. A pessoa pode ter gastrite e hipertensão, por exemplo. Em termos de patologia comportamental, pode ter transtorno desafiador opositivo e TDAH ou ter depressão e ficar mais vulnerável ao bullying e ao uso de drogas. Isso torna a avaliação mais difícil, um sintoma “camufla” o outro. Por isso, insisto que é necessário procurar um profissional sempre que houver suspeita.
C.: A quem você recomenda a leitura?
G.T.:
A todos os educadores e pais. De maneira geral, todos nós estamos vulneráveis a essas questões comportamentais. Pais e professores precisam ser capacitados para lidar com essas crianças. Elas estão aí precisando de ajuda e, se não tiverem, vão se desmotivar e perder anos de suas vidas à toa. Essa é uma bandeira que levanto sempre.
Fonte:http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2013/04/novo-livro-ajuda-pais-identificarem-transtornos-de-comportamento-nos-filhos.html

Livro (ebook) de Leites Vegetais!

Achei muito interessante pois nos ensina a preparar leites livres da caseína.

 


Após 1 ano de pesquisa, teste de receitas, degustações, fotos... escrevi com muito carinho e embasamento científico do campo da saúde este livro para vocês! E após 6 meses de edição, diagramação, etc, feito com muita competência pelo Instituto Ana Paula Pujol, já está disponível o livro no formato ebook!
O livro contém mais de 30 receitas, entre os leites e outras com uso dos leites ou das polpas, como queijos, iogurtes vegetais e muito mais. Além da parte teórica sobre adequação do cálcio na dieta sem laticínios e dicas práticas sobre a intolerância à lactose, alergia à proteína do leite de vaca(Caseína)

Fonte: http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6859787916143334429#editor/target=post;postID=543114749623841824