quarta-feira, 25 de abril de 2012

Deus Escolhe as mães

Deus Escolhe as mães

Deus pairou sobre a Terra, selecionando o seu instrumento de propagação com um grande carinho e compassivamente, enquanto Ele observava, Ele instruía seus anjos a tomarem nota em um grande livro:
- Para a mãe Sebastiana, um menino e o anjo da guarda Mateus.
- Para a mãe Maria, uma menina e como anjo da guarda Cecília.
- Para a mãe Fátima, gêmeos, e como anjo da guarda, mande Gerard.
Pronunciando um nome, sorri e diz:
- Dê a ela uma criança deficiente.
O anjo cheio de curiosidade pergunta:
- Por que a ela Senhor? Ela é tão alegre...
- Exatamente por isso. Como eu poderia dar uma criança deficiente para uma mãe que não soubesse o valor de um sorriso? Seria cruel.
- Mas será que ela terá paciência?
- Eu não quero que ela tenha paciência porque, com certeza, se afogará no mar da autopiedade e desespero. Logo que o choque e o ressentimento passar, ela saberá como se conduzir.
- Senhor, eu a estava observando hoje, ela tem aquele forte sentimento de independência. Ela terá que ensinar a criança a viver no seu mundo e não vai ser fácil.
- E além do mais, Senhor, eu acho que ela nem acredita na sua existência.
Deus sorri.
- Não tem importância. Eu posso dar um jeito nisso. Ela é perfeita. Ela possui o egoísmo no ponto certo. O anjo engasgou.
- Egoísmo? E isso é, por acaso, uma virtude?
Deus acenou um sim e acrescentou:
- Se ela não conseguir se separar da criança de vez em quando, ela não sobreviverá. Essa é uma das mulheres que eu abençoarei com uma criança menos perfeita. Ela ainda não faz idéia, mas ela será também muito invejada. Sabe, ela nunca irá admitir uma palavra não dita, ela nunca irá considerar um passo adiante uma coisa comum. Quando sua criança disser 'mamãe' pela primeira vez, ela pressentirá que está presenciando um milagre. Quando ela descrever uma árvore ou um pôr do sol para seu filho cego, ela verá como poucos já conseguiram ver a minha obra. Eu a permitirei ver claramente coisas como a ignorância, crueldade, preconceito e a ajudarei a superar tudo. Ela nunca estará sozinha. Eu estarei ao seu lado cada minuto de sua vida, porque ela estará trabalhando junto comigo.
- E quem o senhor está pensando em mandar como anjo da guarda?
Deus sorriu.
Dê a ela um espelho, é o suficiente!'

Curso Sobre Autismo

Curso Sobre Autismo

O Autismo na escola
18/08/2012 a 18/08/2012 - CURSO DE 8 HORAS
O curso tem como objetivo proporcionar uma visão geral e introdutória sobre espectro autista, abordando conceitos, características, tratamentos, educação e família, com fundamentação teórica, relatos de experiências de profissionais das áreas da saúde e educação. O público-alvo são pessoas interessadas em Autismo. Recomendado para profissionais e estudantes da área de educação e saúde, professores em geral, psicólogos, fonoaudiólogos e afins.
    • O curso tem como objetivo proporcionar uma visão geral e introdutória sobre espectro autista, abordando conceitos, características, tratamentos, educação e família, com fundamentação teórica, relatos de experiências de profissionais das áreas da saúde e educação.
      Neste curso você poderá ver como trabalho o multidisciplinar faz a diferença na qualidade do atendimento a criança autista.
      Rica em experiências, a multidisciplinalidade da equipe dará ao curso um aspecto dinâmico, abordando os transtornos do Espectro Autista das mais diferentes formas, proporcionando assim vivências didáticas e realistas.

      Coordenadora Autora: Luisa Christino (Psicóloga e Coordenadora do Instituto Indianópolis)Equipe: Paula Valença (Psicóloga e Professora do Instituto Indianópolis)
      Daniela Oliva (Fonoaudióloga no Instituto Indianópolis)
      Caroline Afonso (Terapeuta Ocupacional no Instituto Indianópolis)
      À vista ( 10% de desconto) R$ 216,00

      Parcelado 3 x R$ 80,00
      Total R$ 240,00
      8 horas - das 9h ás 18h

  • CONTATO

    Endereço

    Rua Antonio de Macedo
    Soares, 414 - São Paulo-SP
    CEP 04607-000

    E-mail

    instituto@indianopolis.com.br

    Telefone/ Fax

    (11) 5543-6333

    terça-feira, 24 de abril de 2012

    INCLUSÃO-VERDADEIRO DEPOIMENTO DE UMA MÃE

    Meus filhos com autismo, um contraponto
    Ana Maria Elias Braga
    Eles eram diferentes, mas eu insistia na maldita inclusão. Por que não deixar o especial dizer se ele quer isso? É fácil opinar dentro de consultórios
    Parte 1: um pequeno prólogo
    Em julho de 1994, fiz várias inscrições para adotar uma criança. Em setembro, recebi um telefonema dizendo que minha oportunidade de ser mãe havia chegado. Para a minha surpresa, em dose dupla. Assim, adotei os gêmeos univitelinos Rafael e Renato, com 19 dias.
    Felicidade? Emoção? É pouco para descrever. Minha vida se transformou em um caos -mas o melhor caos que alguém poderia desejar.
    Meus filhos pareciam qualquer outra criança. Mas percebi lentidão no seu desenvolvimento.
    Os médicos disseram que era a minha ansiedade, que gêmeos demoravam mesmo. Minha intuição maternal dizia que não era isso.
    Quando estavam com quase dois anos, levei os meninos ao neurologista. Com apenas alguns exames, o médico disse que meus filhos não andariam, não falariam e que seriam dois vegetais.
    Fiquei zonza. Tive a nítida sensação de que ia desmaiar. Chorei por dois dias. No terceiro, vi que isso não resolveria o problema e busquei outros profissionais da área de saúde.
    Resumo: meus filhos hoje estão com 17 anos, diagnosticados com autismo. Eles falam, andam, conversam, são alfabetizados e músicos. O autismo não é contagioso, mas o sorriso deles é. Minha vida se divide em antes e depois da chegada dos meus gêmeos.
    Dificuldades? Temos várias. Não é fácil saber que meus filhos não farão faculdade, provavelmente não casarão nem me darão netos… Ainda me permito chorar às vezes, mas aprendi a sentir orgulho de mim mesma e, principalmente, deles.
    Parte 2: a vida escolar
    Quando tinham três anos, matriculei meus meninos em uma escola pequena e regular (particular). Enquanto tudo era só brincar, estava tudo certo. Nenhum problema.
    A partir do momento em que eles foram crescendo fisicamente, tudo se complicou. Mentalmente comprometidos, eles não evoluíam pedagogicamente. Precisavam, portanto, ficar em classes com crianças pequenas. Eles eram sempre bem maiores que os demais alunos.
    Meus problemas começaram.
    As mães se assustavam com o tamanho deles. Sempre achavam que, no caso de uma agressão, seus filhos, tão pequenos e indefesos, seriam massacrados, embora meus filhos nunca tenham sido agressivos.
    Nesse momento, a escola me chamou e disse, educadamente, que uma escola com mais estrutura para recebê-los seria melhor para eles.
    Procurei o colégio onde estão até hoje, uma escola regular, com classes especiais. Nessa época, eles estavam com nove anos. Baseada e influenciada pelas ideias de psicólogos, insisti que ficassem em uma classe regular.
    Novamente, um martírio. Pedagogicamente, a escola estava preparada, com um currículo feito especialmente para eles. Mas, socialmente, o sofrimento começou.
    Eles não eram chamados para festinhas de aniversários, para grupos de trabalho, para os jogos de futebol. Nem a tão natural paquerinha acontecia com eles.
    Eram pessoas diferentes, mas com uma mãe e especialistas insistindo na maldita inclusão.
    Até que, aos 14 anos, eles pediram para estudar na classe especial.
    Disso, meu questionamento: alguém já se perguntou onde a criança especial se sente melhor? Junto com a normal ou outras especiais?
    De segunda a sexta, as crianças especiais podem até estar nas tais classes inclusivas. E no sábado e no domingo, quando os amigos se encontram? Seu filho especial não é convidado. Em uma classe especial, eles viajam juntos, vão a festas, namoram entre si -são felizes, enfim. Além disso, o desempenho escolar dos meus filhos nunca foi tão bom.
    Por que só a visão dos especialistas é ouvida? Por que nunca dão às mães ou ao próprio especial a oportunidade de verbalizar o que eles acham melhor? É fácil escrever artigos sobre inclusão dentro de consultórios e depois ir para casa.
    Um dia talvez a sociedade mude, quando as crianças especiais puderem fazer parte do círculo de amigos das normais. Até lá, nossos filhos serão mais felizes tendo aulas em lugares separados do que sendo rejeitados em classes normais.
    ANA MARIA ELIAS BRAGA, 43, é esteticista
    Fonte: Jornal A Folha de S. Paulo, de 19/04/2012, seção Opinião A3;

    quinta-feira, 19 de abril de 2012

    BB Crédito em Acessibilidade


    Em novembro/2011, a Presidenta Dilma Rousseff lançou o Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
    Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade em prol da promoção à cidadania e ao fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, da sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis a toda a população.
    O BB integra as ações de fortalecimento da acessibilidade e elaborou uma linha de crédito para aquisição de produtos de Tecnologia Assistiva. Com foco no público com renda até 10 salários mínimos.
    A linha BB Crédito Acessibilidade disponibilizada pelo Banco do Brasil, permite que os clientes tenham acesso ao crédito para comprar os equipamentos necessários para o bem estar no dia a dia. Esta modalidade destina-se ao próprio deficiente ou a um terceiro que queira adquirir tais equipamentos para destinar a outra pessoa.
    Características
    Linha de crédito destinada ao financiamento de bens e serviços voltados para Pessoas com Deficiência.
    Quem pode contratar
    Clientes pessoas físicas, correntistas do Banco do Brasil, com limite de crédito disponível e renda mensal bruta de até 10 salários mínimos.
    Valor financiamento mínimo de R$ 70,00 e máximo de R$ 30.000,00
    - Taxa de juros: 0,64% ao mês;
    - Prazo: 04 a 60 meses;
    - Carência: até 59 dias para o vencimento da primeira parcela.

    Como contratar
    Se você for correntista do Banco do Brasil
    Procure uma agência e informe-se a respeito da sua situação cadastral e qual o limite disponível para financiamento. Para isso, leve seus documentos de Identidade, CPF, comprovante de renda e endereço.
    De posse dessas informações, solicite uma simulação do financiamento: nº de prestações, valor das prestações etc.
    Se você não for correntista do Banco do Brasil
    Procure uma agência e informe-se sobre as condições da linha de crédito e saiba como abrir a sua conta corrente. Se for o caso, leve seus documentos de Identidade, CPF, comprovante de renda e endereço. A abertura da corrente bem como a disponibilização do limite está sujeita a pesquisa cadastral.
    Como adquirir o bem
    De posse da informação de quanto há de limite de crédito disponível, prestação e prazo, compareça até o estabelecimento comercial, adquira o(s) bem(ns) e/ou serviço(s) constante(s) na lista de produtos.
    Como contratar a sua operação
    Após a aquisição do bem (vide lista de produtos abaixo), leve a nota fiscal ou o cupom fiscal até uma agência do BB para a efetivação do financiamento. O crédito será liberado diretamente na sua conta corrente, devendo ficar uma cópia da nota na agência.
    Somente serão aceitos documentos fiscais emitidos com prazo máximo de 30 dias.
    Garantia
    Esta modalidade não exige garantida de bens ou de terceiros.
    BB Crediário para pessoas com deficiência
    O BB Crediário financia órteses, próteses, cadeiras de rodas (inclusive motorizadas), elevadores e plataformas elevatórias, impressoras em Braile, adaptações de veículos e muito mais. Tudo com taxas diferenciadas, parcelamento em até 36 meses e até 59 dias para pagar a primeira parcela.
    O financiamento é feito diretamente nos estabelecimentos afiliados à Cielo e conveniados ao Banco do Brasil. Basta utilizar o cartão Ourocard Visa ou BB Visa Electron e solicitar a opção CDC. É rápido, prático e seguro.

    Lista de Produtos:

    • Acionadores
    • Adaptação de Veículo Automotor
    • Alternativa de Output por Voz
    • Andadores
    • Cadeira de Rodas com Adequação Postural
    • Cadeiras de Rodas Motorizadas
    • Leitores com Software OCR
    • Leitores de Tela
    • Lupas Eletrônicas de Mesa
    • Lupas Eletrônicas Portáteis
    • Mobiliário Acessível
    • Mouses Alternativos
    • Cadeiras de Rodas Motorizadas
    • Scanner de Mesa
    • Computador Portátil Braille
    • Guincho de Transferência
    • Impressora Braille
    • Interfaces Para os Acionadores
    • Scanner de Mesa
    • Scanner Leitor Portátil
    • Software de Comunicação Alternativa
    • Teclado Braille
    • Vocalizadores
    Fonte: Banco do Brasil

    Triciclo Adaptado

    http://www.vanzetti.com.br/portal/
    *** Características:
    - Triciclo convencional adaptado com os seguintes itens:
    - Apoio de Mãos na posição vertical
    - Apoio de Quadril
    - Apoio de Tronco
    - Apoio para os Pés

    MENSAGENS PARA AUTISTAS

    Deficiência

    por Centro Pró Autista, segunda, 16 de Maio de 2011 às 10:17 
     
     
    ·
    Se você deixa de ver a pessoa, vendo apenas a deficiência, quem é o cego?
    Se você deixa de ouvir o grito do seu irmão para a justiça, quem é o surdo?
    Se você não pode comunicar-se com sua irmã e a separa, quem é o mudo?
    Se sua mente não permite que seu coração alcance seu vizinho, quem é o deficiente mental?
    Se você não se levanta para defender os direitos de todos, quem é o aleijado?

    A atitude para com as pessoas deficientes pode ser a nossa maior deficiência...
    E a sua também.

                                                                                           (Autor desconhecido)

    APLICATIVOS PARA AUTISTAS ANDROID E IOS

    APLICATIVOS PARA AUTISTAS ANDROID IOS

    Clique no nome do aplicativo para fazer o download.
    Sound Touch Lite – Oferece estimulo visual e auditivo de animais. Trabalha conceitos, vocabulário, percepção e discriminação auditiva de sons onomatopáicos.
    Panda Painting – Oferece estimulo visual de cenários. Estimulação de linguagem, conceito de cores, seqüência, coordenação motora.
    Lulbaby for babies –  Aplicativos com três canções de ninar, com diferentes tempos de duração. Canções que estimula percepção auditiva, que também podem ser utilizadas para acalmar o bebê.
    Daily Necessities – Aplicativo que estimula diferentes conceitos relacionadas a atividades diárias.  Consiste em trabalhar a discriminação visual de pequenos objetos localizados nas cenas.
    Memo training -  Jogos da memória de ordem visual, auditiva, e audi-visual. Estimula memorização, atenção/concentração, analise síntese visual e auditiva.
    Animal Paradise – Aplicativo com diferentes cenas da natureza, com animais. Estimulação da linguagem: conceitos de animais, discriminação e percepção auditiva dos sons onomatopaicos, associação/pareamento. Estimulação visual.
    The Magical Puppet – Consiste em vestir um dos personagens. Estimula  percepção de esquema corporal e visual. O outro personagem move as partes do corpo com o toque, estimula noção de esquema corporal  de forma dinâmica e interativa.
    Baby Show – Estimulação da linguagem, trabalhando com as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Consiste em vestir adequadamente o ursinho, de acordo com a estação.
    Bango Magic – Estimulação auditiva e coordenação motora.
    Próxima Letra – Estimulação de sequencialização de letras. Jogo que trabalha a seqüência das vogais, tanto anterior, quanto posterior.
    Baby Animal Sounds – Aplicativo que trabalha conceito de animais. Estimulação visual e auditiva de animais.
    Baby Learns Fruits – Aplicativo que trabalha conceito de frutas. Diversos jogos, como jogo de associação, classificação, variando o grau de dificuldade.
    Baby Learns Transport – Aplicativo que trabalha conceito de meios  de transportes: terrestres, aquáticos, aéreos. Quebra-cabeça dos transportes. Estimulação interativa.
    Baby Soud School (animal) – Conceito de animais e dos respectivos sons onomatopaicos. Imagem real (foto) dos animais.
    Animal Sounds -  Aplicativo com vários animais e insetos. Imagem real e seus respectivos sons. Estimulação áudio-visual e de linguagem
    Natural Sounds – Estimulação auditiva e visual – sons da natureza, cachoeiras.
    My Little Piano -  Estimulação auditiva, interativa de instrumentos musicais e as notas musicais. Estimula atenção/concentração.
    Meu Joguinho da Memória Lite – Estimulação da memorização de animais e personagens.

     

    http://movimentodown.org.br/conteudo/confira-lista-com-aplicativos-para-tablets-android-usados-para-estimula%C3%A7%C3%A3o-de-pessoas-com
    [1]
    http://movimentodown.org.br/content/aplicativos-para-ipad-em-portugu%C3%AAs-para-crian%C3%A7
    [2]
    http://movimentodown.org.br/conteudo/aplicativos-para-tablets-s%C3%A3o-utilizados-para-estimula%C3%A7%C3%A3o-de-pessoas-com-s%C3%ADndrome-de-down


    Tooney Tunes app
    Assista aqui um vídeo do Tooney Tunes.  ”Tooney Tunes” é um novo aplicativo que pode ser jogado em português e que vale a pena conhecer! Foi criado pela Technolio.Inc por sugestão de uma mãe [...]
    Trem do Abc
    Trem do Abc.  Por indicação de uma de nossas leitoras, aí vai mais uma dica de aplicativo educativo em português: “Trem do Abc”. Nesse aplicativo a criança vai aprender e se divertir [...]
    DJ Mix Kids
     Tocar, cantar e se divertir no iPad com DJ Kids Mix “DJ Kids Mix”  vai divertir muito as crianças que gostam de músicas. Trata-se de um aplicativo infantil onde os [...]
    O Menino da Terra
    Mais um livro em português para a criançada conferir no iPad: “O Menino da Terra“ de Ziraldo, um dos maiores escritores da nossa literatura infanto-juvenil. “O Menino da Terra“ conta a história de Nan, um [...]

    Os Três Porquinhos conta a famosa história de um jeito interativo. Em cada página a criança pode fazer alguma coisa se mexer deixando o aplicativo bem divertido. Ele pode ser [...]

    Quem Sou Eu Animais (Who Am I Animals) foi criado especialmente para crianças menores que brincam no iPad. Criado especialmente para crianças pequenas por ser um jogo fofo, fácil e educativo [...]

    Danoninho ICE. Nesse aplicativo a criança pode brincar de atirar as bolas de neve para tentar acertar os potinhos de Danoninho que são colocados numa esteira. Quando ela acerta ela ganha [...]

    “AbcTrace” já está na loja do iTunes do Brasil! Vale a pena comprar. Ele ainda fica mais divertido no Ipad!! Este aplicativo pode ser jogado em português, inglês ou francês. A criança [...]

    Memorinha é o clássico jogo da memória com todos os personagens da Turma da Galinha Pintadinha, principalmente para as crianças que adoram os videos.   Bookmark on Delicious Digg this post [...]

    Mais um novo App para iPhone/iPad desenvolvido para nossos pequenos garotinhos criado pela Technolio  Inc. No Toddler Puzzle Transports a criança deve arrastar e encaixar as figuras dos transportes nos [...]

    segunda-feira, 16 de abril de 2012

    SÍMBOLO DO AUTISMO E SEU SIGNIFICADO

    Símbolo para a Conscientização do Autismo.
    Este quebra-cabeça representa o mistério e complexidade do autismo.
    As diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e das famílias convivendo com a desordem.
    O brilho do símbolo é o sinal da ESPERANÇA através de novas pesquisas e conhecimento para pessoas como eu e você!

    Aplicativos para Autistas versão para Android

    Android (Google)

    Da mesma forma que a Apple usou um sistema operacional de computadores de mesa para criar um exclusivo para tablets, o gigante da Internet Google também se baseou num sistema já existente. Como o Google não possui um sistema operacional próprio (como a Microsoft e a Apple) ele preferiu adotar o Linux, livre e que pode ser modificado à vontade.
    Assim como ocorreu com o iOS o sistema para tablets criado pelo Google ficou tão diferente do Linux original que recebeu um novo nome: Android. Assim como o Linux o Android também é software livre, e pode ser distribuído e modificado. Isso causou um efeito interessante: diversos fabricantes, partindo dos líderes de mercado como Samsung e Motorola e indo até pequenas marcas chinesas praticamente desconhecidas passaram a produzir smartphones e tablets Android. Recentemente a Amazon lançou um tablet Android também, o novo Kindle Fire, bem diferente e voltado aos livros e outros serviços (como a venda de livros digitais, os ebooks) da Amazon.
    Por causa disso há uma enorme variedade de dispositivos Android, que variam de celulares baratinhos até tablets tão ou mais sofisticados e caros que o próprio iPad. Seguindo a regra que já mencionamos, os programas feitos para Android vão funcionar na maioria dos dispositivos que usam esse sistema. O problema é que a variedade de equipamentos é tão grande que os dispositivos acabam ficando muito diferentes entre si, com relação a velocidade, memória, tamanho da tela e outros recursos. Além disso, há várias versões diferentes do Android: as mais comuns são a 2.2 e 2.3, usadas em celulares e em tablets baratos, e a 3.0 e 3.1, específicas para tablets.
    Na prática, devido a essa variedade (chamada também de fragmentação e que muitos consideram a maior fraqueza do Android), nem todos os programas vão funcionar, qualquer que seja seu dispositivo. É claro que um tablet grande e caro, como por exemplo o Samsung Galaxy Tab 10”, Motorola Xoom ou Acer Iconia tem mais chances de ser capaz de rodar tudo. E a quantidade total de programas para Android, apesar de vir crescendo muito, ainda é bem menor que a de programas para iOS.
    Ao mesmo tempo, tablets baratos como o Coby Kyros (que pode ser encontrado por menos de R$ 300, cinco vezes menos que um tablet topo de linha) são capazes de rodar uma grande quantidade de programas, inclusive a maioria dos voltados ao público infantil (ou autista). Não ficam tão rápidos (ou, às vezes, tão bonitos), mas funcionam.


    PictoDroid Lite é uma aplicação para dispositivos Android que permite que os usuários se comuniquem através do uso de pictogramas ou pictos (sinais que representam esquematicamente um símbolo, um objeto real ou uma figura). Esta versão Lite permite apenas para expressar ações muito específicas, sem a capacidade de criar frases complexas.
    Você pode cria frases começando com: -vamos para ... -Eu quero jogar ... -Eu quero ir ao banheiro ... -Eu quero beber ... -Eu quero comer .... -Eu sou ...
    Após a conclusão da selecção de pictos o sistema prossegue para ler a frase formada.
    Todos os pictos pode ser modificado ou excluído, e você pode adicionar tantos quanto necessários. O processo é explicado no manual de candidatura disponível em www.accegal.org. Se você tiver dúvidas ou dificuldade em definir PictoDroid Lite você pode nos contatar por e-mail contacto@accegal.org e vamos tentar ajudá-lo.
    O aplicativo usa os pictos de ARASAAC ( http://arasaac.org/~~V ), criado por Sergio Palao e distribuído com a licença Creative Commons (BY-NC-SA), mas você pode configurá-lo para usar pictos outros e até mesmo imagens reais.
    Para fazer o trabalho sintetizador de voz: Para a versão 2.1: - Ir para a página http://code.google.com/p/eyes-free/downloads/list e baixar pacotes "tts_3.1_market.apk" e "com.svox. langpack.installer_1.0.1.apk ". Instalá-los no dispositivo.
    A partir da versão 2.2: - Vá para "Voice Input Configurações> e saída", clique em "Configurações de síntese de voz" e depois "Instalar arquivos de dados de voz."
    Visitar o site do desenvolvedor fazer >Enviar e-mail AO desenvolvedor >

    Imagens do aplicativo

    Vídeos


    Tratamentos Biomédicos para o Autismo

    PDF Imprimir E-mail
    Participe do II Curso Internacional para Médicos
    Tratamentos Biomédicos para o Autismo

    Os Tramentos biomédicos são baseados em pesquisas bioquímicas e biomédicas feitos por vários profissionais em várias partes do mundo. Um dos pioneiros deste movimento foi um psicólogo e pesquisador norte americano, o finado Dr. Bernard Rimland que fundou na California o ARI (Autism Research Institute) e a Autism Society of America (ASA).
       O Dr. Rimland acreditava que o autismo é causado, na maioria dos casos, por causas biológicas ou físicas, derrubando para o alívio de muitas mães, a teoria da “mãe refrigerador” em que acreditava-se naquela época que o autismo era causado por falta de amor das mães.   O seu trabalho mostrou-se eficiente, e ele ajudou na recuperação de mais de 1100 pacientes com autismo, comprovados com vídeos de antes e depois do tratamento, além disso ajudou a vários outros milhares a recebecem melhoras significantes.
       De acordo com o trabalho do Dr. Rimland, a maioria dos autistas não tem nenhuma causa genética ou metabólica, mas apresentam pelo menos uma causa biológica; tal como intoxicação com metais pesados, intolerância alimentar, proliferação de leveduras e bactérias, transtornos intestinais, sensibilidade ao glúten e à caseina, desequilíbrio nos ácidos orgânicos e/ou deficiência nutricional.

    Nos dias atuais, o tratamento biomédico completo, dependendo dos resultados dos exames, geralmente envolve intervenção dietética, nutricional, suplementação vitamínica, e pode incluir o uso de medicamentos homeopáticos.

    Graças ao trabalho do Dr. Rimland e de muitos outros pesquisadores no ramo, da força dos pais no Brasil, e da tecnologia disponível para fazer possíveis exames, o tratamento biomédico está se tornando o tratamento primário do autismo no Brasil.
       Desde 2007, com o apoio dos pais brasilieiros, o Laboratório Great Plains (GPL) através de uma parceria com a Autismo Infantil, tem formado presença no Brasil ajudando a diseminar o tratamento biomedico, providenciando exames que mostram indicadores que guiam na colaboração do tratamento em pessoas autistas.
    A Autismo Infantil (www.autismoinfantil.com.br) é uma organização disseminadora de informação sobre o tratamento biomédico no Brasil, ajudando a pais e a profissionais através de tradução de informação, promovendo congressos informativos e vídeos para pais e profissionais interessados.
       Juntos temos investido para compartilhar esperança com milhares de país que antes não sabiam o que fazer com seus filhos que eram diagnósticados com o autismo. Em maio de 2007 foi oferecido no Brasil o primeiro congresso sobre tratamentos biomédicos para pais, e logo em seguida um congresso de treinamento médico para profissionais da área de saúde. Alguns profissionais aderiram a essa luta contra o autismo, e hoje são colaboradores importantes nessa luta que apenas começou, desde então temos tido anualmente pelo menos um congresso sobre o tratamento biomédico no Brasil.
    Pelo fato de ainda não existir esses exames especializados no Brasil, é necessário fazer-los no exterior. Para fazer esse tratamento no Brasil, os profissionais fazem o pedido de exames baseados na necessidade de cada paciente, uma vez em contato com o Laboratorio Great Plains, os pacientes recebem em casa um kit de coleta, onde contém todo o material necessário para coleta e envio das amostras para os EUA.   Os exames geralmente envolvem coletar sangue, urina e fezes e cabelo. Esses exames vão pesquisar o corpo do paciente por transtornos que são geralmente comuns no autismo como anormalidades em ácidos orgânicos, intolerâncias alimentares, contaminação com metais pesados e proliferação de leveduras. Esses problemas quando encontrados, são resolvidos de forma natural e eficiente.
    Geralmente as medidas que são tomadas para o melhoramento de vida do paciente envolvem a adoção de uma dieta sem glúten e sem caseina, que tem como efeito desde melhora dos problemas relacionados à digestão a melhora no sono, aumento de concentração, menos auto agressão, maior interatividade social e maximação na linguagem que geralmente é limitada na maioria das crianças no espectro.

    Os Exames laboratoriais mostram que muitas crianças no espectro têm alergias a diversos alimentos, principalmente a alimentos que contém o glúten (proteína encontrada em grão como trigo e cevada) e a caseina (proteína do leite). Pelo fato dessas proteinas ser de difícil digestão por pacientes no espectro, essas proteínas acabam escapando para rede sanguínea em forma de peptídeos, os quais têm estrutura molecular semelhante a opiáceos, afetando o cérebro de forma semelhante a norcóticos como a morfina. Crianças com intolerâncias ao glúten e à caseina costumam viciar-se a alimentos que possuem essas proteínas, e na maioria das vezes esse problema é despercebido pelos pais que não tem conhecimento desse fato. Existem alguns pacientes que rejeitam qualquer outro alimento, preferindo apenas se alimentar de leite e pão, ficando então presas em um ciclo de dependência bioquímica. A dieta sem glúten e sem caseina tem o objetivo de liberar o paciente dessa dependência, possibilitando uma dieta mais variada e nutritiva.  
    Outros problemas que o tratamento biomédico ajuda e reduzir, são problemas gastrointestinais, geralmente resolvendo o problema de leveduras e repopulando a flora gastro-intestinal com lactobacillus e outros probióticos. Também, a deficiência vitamínica é comum pelo fato de pessoas com autismo terem uma capacidade reduzida de absorção gastrointestinal, nesse caso, muitas vezes as vitaminas do complexo B são muito escassas, tendo entre elas a vitamina B6 que é necessária na síntese de vários neurotransmissores e sua integração tem sido associada com melhora na atenção e fala.
         Somente sabemos que estamos no caminho certo quando vemos que estamos alcançando resultados, e isso já estamos tendo muito com os tratamentos biomédicos, pois os Doutores ten reportado resultados nunca vistos antes com outros tratamentos para o autismo, tais como pacientes que eram considerados crianças impossíveis, e agora estão indo bem na escola, crianças que não falavam, e agora falam, além de pacientes que viviam em cárcere privado e hoje andam nas ruas pacificamente. Se todo o Brasil continuar seguindo na mesma direção, com entidades e profissionais se unindo para alcançar o mesmo objetivo, sabendo que o tratamento biomédico, integrado com o terapêutico, nutricional e pedagógico abrirá a porta para uma vida com um grande potencial.

    Referências
    1. http://autism.com/
    2. Dr. William Shaw, Tratamentos Biológicos para o Autismo e TDAH
    3. http://www.autismoinfantil.com.br