terça-feira, 16 de outubro de 2012

Guia Médico


O nosso guia médico lista todos os médicos que receberam treinamento para fazer o tratamento biomédico através dos nossos cursos anuais, ou que foram fazer esses cursos nos EUA. Muitos pacientes entram em contato conosco para pedir informações sobre médicos em sua cidade, e essa é a resposta oferecida para quem busca tais médicos.
Se Você é ou conhece um profissional que já fez o curso, e deveria está listado aqui, por favor entre em contato conosco.  Os médicos estão organizados por Estado.



Protocolo DAN, cujo nome vem da sigla para Defeat Autism Now (em inglês) ou Derrote o Autismo Já (em português), é um protocolo de diversas ações para o tratamento do autismo através de métodos diferentes dos abordados pela neurologia atual, através da biomedicina. Esse movimento iniciou-se nos Estados Unidos, pelo Instituto de Pesquisas sobre Autismo (ARI, na sigla em inglês), fundado em 1967 pelo médico e cientista PhD Bernard Rimland, autoridade no assunto e pai de um garoto com autismo.[1] Uma das principais ações é a dieta totalmente isenta de duas proteínas: glúten e caseína, esta última presente no leite animal[2], conhecida como Dieta SGSC (sem glúten e sem caseína).
O ARI, que é uma entidade sem fins lucrativos, publica trimestralmente, desde 1987, um boletim chamado Autism Research Review International Newsletter, com os avanços biomédicos e educacionais na pesquisa do autismo.

  • Dr. Gilberto: Ed. CEMOM – 3º andar , Sala 301 Nossa Senhora das Graças 69053-130 – Manaus, AM – Brasil Fone: (092) 30846443.
  • Dra. Nália Almeida : somente convênio UNIMED, no endereço rua Acre, nº 12, sala 312, edifício CEMOM, bairro N. Senhora das Graças. O telefone para contato é o 3584-8379.
RIO DE JANEIRO
Geórgia Regina Meneses Fonseca
Médica com residência em Pediatria e Desenvolvimento Infantil.

Médico para Autismo em Santa Catarina PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 19 de Setembro de 2011 19:15
Dr. Rogério Rodrigues Rita
Rua Cel Lopes Vieira, 87
Centro - Florianópolis/SC
Telefone(s):    (48) 3224-4829




Maria Rosa Etcheverry C. Rodrigues
Nutricionista Clínica Funcional
CRN10 1635
R. Coronel Lopes Vieira, 87
Centro - Florianópolis
Telefone(s):     (48) 3224-4829   /  (48) 9959-0331


 SÃO PAULO
 Dra. Simone Pires


Consultório:  
Rua Jesuíno Maciel 1186
Campo Belo, São Paulo, SP
Fones : 11-5535-2237/5531-9731/ 5041-7758













Autismo Dieta Básica e intervenção biomédica de Vicente


Quando temos um teste tão extrema como a deterioração da saúde de uma criança, estamos sacode violentamente no chão e muda completamente a perspectiva de vida. Todos nós passamos por essa aflição, às vezes dura um longo tempo. Nós devemos estar com otimismo e luta para a criança afetada, que pode nos dar um vislumbre de esperança ea possibilidade de melhorar a qualidade de vida do nosso amado. Qualquer grau de reparação e reabilitação, sem dúvida, vale a pena.
Em Bioautismo temos visto muitos exemplos de crianças completamente recuperados e pais generosos que partilharam a sua experiência nesta intervenção. Há anedótica e, portanto, publicar este aprendizado. Lutar com fé e ser proativo como pais amíguense, com esta doença, que não é o fim do mundo, pode fazer milhares de coisas para seus filhos que não requer dinheiro, mas apenas dedicação e toneladas de amor. Dê-lhes um grande abraço, incentivo e força para cada família e meus sinceros votos de recuperação para os seus jovens.
Intervenção biomédica como um quadro de interpretação e tratamento de crianças com autismo tem sido desenvolvida principalmente nos Estados Unidos. Um aspecto central da intervenção é a dieta básica do autismo. No Chile, com trabalho duro e perseverança tem funcionado bem em um número significativo de crianças tratadas. Pelo menos eles permitiram que as drogas risperidona ou tipo Haloperidol, drogas psiquiátricas. que apenas mantido efeitos latentes e de lado, a longo prazo. Vale o esforço
Em alguns casos, pode melhorar os sintomas "autistas", ou melhorar a fala e terapias comportamentais, otimizando tempo e recursos financeiros, uma vez que avançar mais rapidamente. Nossos filhos são deficientes em nutrientes de alta qualidade em seu cérebro. O custo da dieta não é tão alto como se pensa, uma vez que não é necessário comprar alimentos preparados.
A experiência com meu filho VicenteCecilia Diaz, vice-presidente de BioautismoEm outubro de 2009, após um aumento na prevalência de autismo menos 1 em 100 em os EUA, a CNN Chile apresentou o caso de Vincent, cujo exemplo representa dezenas de crianças chilenas fizeram um bom progresso com a intervenção biomédica. Como consideração para a nota, apresentada a um "especialista" que prefere o ex-crianças drogar, mantendo uma postura fechada e recusando-se a ouvir a experiência dos pais.
Esta é a experiência empírica trabalho nutricional feito com meu filho. Em seus testes de alergia alimentar foi muito elevada destes alimentos: aveia, abacaxi, repolho, beterraba, ervilha, sorgo. Menos alta: gema de ovo, feijão e iogurte de soja. O teste saiu de alta de metais pesados ​​arsênio, cádmio e mercúrio. O teste de ácido orgânico saiu de levedura alcance. Em outro teste, vimos que suas defesas estavam baixas e por esse tempo (em 2007), fez uma foto de telhas nas costas, também tinha um par de vezes estreptocócica impetigo.
Hoje está com excelente saúde, o diagnóstico inicial de autismo severo não existe mais. Em 2000, com 3 anos 4 meses tivemos a certeza de que ele tinha autismo, mas, como pais, percebeu que o desenvolvimento prejudicado aos 18 meses de idade e nenhum médico detectado. Fizemos uma longa viagem por diferentes especialistas e perdemos um tempo precioso sem o tratamento adequado. Com muito esforço e trabalho, sacrifício em linguagem e terapia comportamental, com bons resultados, mas ambos (mãe e filho) foram usados ​​porque, embora tivesse alcançado o idioma desejado, ainda tinha muitos comportamentos autistas.
Em janeiro de 2007, eu só internalizado intervenção biomédica. Como uma família que colocar todos os nossos esforços para mudar seus hábitos arraigados. O fato de que ele tinha tomado o primeiro leite e iogurte (sendo muito reativos a eles, não sabendo que era a causa de caseína), ajudou em parte, mas ainda estava muito viciado em alimentos com açúcar, glúten e gelos. Removê-las completamente, as 3 primeiras semanas foram de terror, era como tomar os medicamentos para um viciado. Após esse período, literalmente mudou a nossa vida; suas terapias foram mais bem-sucedido e sua saúde e comportamento geral é reforçada. Por fim, ele poderia dormir 8 horas seguidas sem vagar pela casa escura e acordar em qualquer canto sem um casaco. Com uma dieta dormia em sua cama e, por vezes, na minha, mas ligado e tranqüila até o dia seguinte, cobrir seus ouvidos parado por barulhos altos, como o aspirador de pó ou liquidificador, finalmente parou de acariciar, comecei a jogar, poderíamos quebrar suas rotinas sem qualquer choro como mudanças de rota para lugares recorrentes.
Vicente agora em 2012 é de 14 anos de idade, é muito simpática e carismática, tem amigos que apreciam ele, se reúne duas vezes por semana com um grupo da igreja e ir para as aulas de piano. É um carinho muito sociável, jovem e empatia. Não é um gênio na escola, mas desenvolve todas as atividades orientadas, presta mais atenção para as instruções, é capaz de aprender um parlamento com etapa completa e representá-lo fluentemente e entonação correta. Hoje, mesmo no canto chuveiro antes que eu poderia fazer, como uma criança eu cobriu a boca, porque ele não poderia estar a cantar, (não que eu tinha voz ruim simplesmente não gostam de ouvir alguém cantar).
Está com excelente saúde, muito raramente doente, com bom poder de suas fezes mudou do céu para a terra (era arenoso e cheio de alimentos integrais), tem muito bom trânsito intestinal, lida muito bem com os alimentos que pode e não pode comer, nunca se sente diferente por ter de comer algo diferente do que os outros. Felizmente, temos amigos e parentes com diabetes e doença celíaca, portanto, falar sobre dietas especiais não é uma questão difícil, pelo contrário, é completamente natural e fazer uma vida muito normal.
Algumas dicas antes de começar a dieta:
1. O melhor momento para começar é durante a temporada de férias, quando você tem disponibilidade de tempo integral para ele ou ela e você vai gastar todas as horas com o seu filho / a reeducar seus hábitos alimentares. Mas, como não há tempo a perder, pode dividir o fim de semana. Não deixe para amanhã o que você pode fazer e lembre-se hoje, nunca é tarde demais, vamos começar em fevereiro de 2007, quando ele tinha 9 anos de idade.
2. Não retire toda a comida de uma vez, nas primeiras semanas puxar produtos contendo caseína, duas semanas depois de tomar alimentos que contenham glúten. Nas próximas duas semanas também eliminar a soja.
3. Eliminar o açúcar e assegurar que os hidratos de carbono são equilibradas, e que o excesso de açúcar é transformado no organismo e aumenta a levedura intestinal ou fungos. Substituir por alimentos ricos em proteínas e vegetais nutritivos.4. Faça um cardápio semanal para colocar uma variedade de alimentos disponíveis para o seu filho / filha. Ensine mastigar, geralmente por sua condição, apenas engolir alimentos dificultando ainda mais a absorção de nutrientes.
5. As primeiras semanas são complicadas, porque o seu filho / filha está acostumado / a com determinados alimentos e chorar por eles, para tentar manter o controle e que o choro não é a vitória. Nesta parte toda a família deve trabalhar, se possível, eliminar todos os alimentos prejudiciais para não ser tentado a transgredir, a dieta deve ser feito logo na primeira vez, caso contrário você não conseguirá obter quaisquer resultados.
6. Aprenda a ler os rótulos das embalagens, glúten e caseína estão sob nomes diferentes, tais como o amido modificado, o glutamato monossódico, caseinato, soro de leite, etc.
7. Se possível, antes da dieta, pelo menos tem o teste de alergia alimentar, caso contrário, fazer uma dieta rotação com quatro comida todos os dias e ver o comportamento do seu filho, um registro adequado do observado (Rush pele, coceira, eczema, desconexão com o meio ambiente, etc)
8. Você eo resto da família, em primeiro lugar não comer qualquer alimento proibido na frente de seu filho / filha, até que é uma questão difícil para ele ou ela. Em alguns casos severos, os pais tiveram que colocar um cadeado na despensa e geladeira.
9. Se a imagem do seu filho para ir ao supermercado porque quer consumir alimentos no carro (geralmente junk food), não levá-la até que você aprenda que esses alimentos não são saudáveis ​​para ele e não pode comer. Mais tarde, o drama não será comercial, porque, finalmente, eles não entendem que eles são dieta muito melhor e também comer rico graças à ingenuidade da mãe ou do pai (eu sei que vários pais que são os especialistas na cozinha) .
10. Na escola e na família (tios e avós) deve estar ciente de intervenção biomédica, uma vez que eles são os principais infractores em não dar importância e considerar um biscoito doce ou pão, ou qualquer Embeleco não afetá-lo.
11. Para segurança e tranquilidade, onde você vai com o seu filho / filha trazer a sua própria comida, colocar etiquetas de glúten e caseína todas as suas embalagens de alimentos para treiná-los com um hábito para crianças e adultos que estão no comando.
12. Confira produtos de limpeza como shampoo detergente e material escolar, que não contêm produtos químicos prejudiciais, como roupas, espero que tudo é feito de algodão, pelo sintético possível.
Intervenção nutricional ou "dieta do grampo"
1) remover os alimentos prejudiciais.
Deixe seu alimento ser sua medicina! Com este plano, propomos uma fonte saudável. Nunca uma criança envolvida com esta alternativa inteligente é desnutrida. Muitos pais têm medo porque o primeiro mês da dieta infantil peso consideravelmente menor, você deve comer a quantidade de calorias e nutrientes, dependendo do tamanho e idade. Meu filho caiu 3 quilos no primeiro mês e agora é um homem alto, magro jovem, comer recheio vezes durante o dia, tomar muita água e nunca passaram fome.
Quais os alimentos que devem ser removidos?
• Caseína proteína encontrada em todos os tipos de leite (de vaca, ovelha, cabra, etc) e todos os seus derivados: queijo, iogurte, caramelo, creme de creme e gelo.
• Glúten: Uma proteína encontrada no trigo, aveia, centeio e cevada. Eliminando assim todos os alimentos que contenham qualquer destes grãos: pão, massas, biscoitos, bolos, biscoitos, bolos, doces, pizza, galhos, suflê, batatas fritas congeladas que vêm revestidos com farinha para evitar degola, café, cereais como Ecco. Também cereais mais caixas tipo Chocapic exceto cereais sem açúcar e de origem orgânica.
• Soja: é um dos alimentos mais alergénicos, a proteína é muito similar ao glúten, mas a razão principal é que 80% da produção em todo o mundo é transgénica e causar danos, alguns Leites de soja também contêm glúten na sua preparação. Então, deve eliminar leite, suco, molhos, óleos vegetais, tofu, farinha de carne e vegetais, a soja está presente em centenas de produtos, lembre-se sempre verificar os rótulos.
• O açúcar refinado e adoçantes artificiais, como o branco ou de beterraba de açúcar mascavo, aspartame, sacarina (ciclamato de sódio), K Acelsulfato, produtos light, sucralose e frutose, xarope de milho de alta frutose (milho), contida em um pouco de ketchup, compotas, Xarope de xarope de milho.
• Cores e sabores artificiais, de qualquer cor em especial: o amarelo tartrazina Crepúsculo ou aumento de hiperatividade. Muitos corantes e aromatizantes são feitas a partir do petróleo (BHA, BHT, TBHQ)
• Conservantes alimentares: exemplo o glutamato de monossódio (MSG), que está presente em muitos alimentos, proteína vegetal hidrolisada, benzoatos (ler os ingredientes da embalagem).
• salsichas enlatadas e alimentos processados. Eles contêm produtos químicos, tais como nitritos, nitratos, sulfitos, sulfato monossódico, espessantes base de glúten, soro de leite, etc. Então remover salsichas, lingüiças e conservas enlatadas.
• gorduras hidrogenadas, comércio frito, retirar as fichas, suflês, galhos, etc
• Fermento para a planta fazer pão e fungos (cogumelos).
• sal comum, sal do mar é substituído por (conjunto não contendo aluminato ou alumínio).
• Peixes e frutos do mar, todos os mariscos contaminados por metais pesados, principalmente o mercúrio, a maior concentração mais elevada de metais, como o espadarte, atum e tubarão. No atum Estados Unidos é proibida para mulheres grávidas, há 30 anos, enquanto no Chile ainda é um alimento amplamente utilizado especialmente enlatados. A principal contribuição do peixe é o ômega 3 e pode ser obtido por outros alimentos.
• Ovo, algumas crianças têm alergia a ovo, a gema, ou claro, é necessário fazer um teste de alergia alimentar a saber com maior certeza a condição do seu filho / filha, especialmente porque este alimento é muito poderia comer tortillas nutritivos diários, sobremesas, lanches, saladas, etc Sabe-se que muitas crianças do espectro do autismo têm baixo colesterol e ovo com base complementar este alimento, ele normaliza e melhora muitos comportamentos. (Pesquisa pelo Dr. W. Shaw).
• Peanuts, dentro do grupo de sementes é o mais alergénicos ela existe, é melhor evitar, a menos que você não tem qualquer reação.
• Maionese, ketchup, mostarda, molhos para saladas e molhos (processado).
• Alimentos ricos em fenóis e salicilatos, somente se necessário ajustar a dieta como mais resultados de testes ou sintomas específicos, devem ser eliminados. Há um subgrupo significativo de crianças que são intolerantes a esses alimentos e se reflete em círculos escuros sob os olhos, rir em horas impróprias, especialmente à noite. Alguns dos alimentos que os contêm são maçãs, laranjas, chá, tomate, ameixas, morangos, vinagre de maçã, entre outros.
Quais alimentos podem comer crianças nesta dieta?
• farinhas sem glúten e farinha de mandioca:, arroz, batatas, quinoa, linhaça, grão de bico, avelãs, castanhas, pinhões, nozes, amêndoas, amido de milho, sorgo, milho, amaranto orgânico, a reatividade último observado porque faz com que muitos inchaço. Ele pode ser preparado por uma pré-mistura de dois ou três variedades de farinhas sem glúten, arroz unem exemplo, amido de batata (amido de batata) e farinha de milho ou de mandioca. Para o fermento, para usar o fermento em pó ou Royal cozimento.
• Plantmilk, arroz, amêndoa, coco, batata.
• Grãos integrais e legumes, arroz, feijão, burros, lentilhas, grão de bico, ervilhas. Os legumes são mais nutritivos, quando utilizado brotou. Para cozinhar em ensopados devem ser deixados de imersão de alguns dias e trocar a água três vezes por dia para remover o amido.
• As sementes são ricas em ômega 3 e 6, como chia, linho, girassol, sementes de abóbora, etc.
• óleos de sementes de boa qualidade 100% maravilha ou canola (para cozinhar e fritar), uva e oliva especialmente para saladas (não frito).
• Porcas, como nozes, amêndoas, avelãs, castanha de caju, coco, amendoim, pelo menos, é um dos mais alergênicos.
• muita fruta, não muito doce porque o açúcar, mas está em sua fonte natural pode aumentar cândida (fungo em desequilíbrio permanente em nossas crianças imunodeficiência). O fruto é mais pêra inócuo, mas há uma variedade de ser testado e ver a reação da criança.
• Todos os tipos de vegetais, se possível origem orgânica, o ideal é ter um jardim da família e ter suas próprias batatas, abóbora italiana, abóbora, tomate, aipo, alface, couve, feijão verde, manjericão, espinafre, acelga, coentro, salsa, pimentão, alho, cebola, brócolis, couve-flor, cenoura, milho, etc. As crianças podem comer qualquer coisa, a menos que você tem um problema com um deles. Se o teste vem oxalato ácido fora mais orgânico e em seguida, vire para baixo o consumo de alimentos ricos em oxalato, como espinafre, framboesas, chocolate.
• Stevia ou xilitol, que são adoçantes naturais.
• Mel, se não for alérgica, é uma boa opção para adoçar, se você já tem sob controle intestinal levedura e fungos.
• Cana de Açúcar Orgânico, com moderação, só se você já tem sob controle intestinal levedura e fungos.
• A proteína animal, carne, frango, peru, porco, qualidade espero bem, recomendamos o uso de ovos de alcance, se você é alérgico a ovos.
• Manteiga Coco e Ghee, este último é preparado fervendo em fogo baixo por 20 minutos, manteiga sem sal puro até remover toda a espuma que se forma na superfície. Quando o ouro se torna uma cor de âmbar, é passado através de uma peneira e armazenada num frasco de vidro, tem a duração de todo o ano T ° ambiente. Com uma cozinha caseína está perdido e se espalha muito bons, assar biscoitos, bolos, etc
• Maionese, ketchup, mostarda, (todos caseiros ou comprados em seu efeito, mas de orgânico, sem produtos químicos ou espessamento).
• Para lanches: batata frita caseira (batata óleo de qualidade natural e bom), Cabritas salgado ou adoçado com mel, Nachos (tortillas de milho), flocos de milho arroz de boa qualidade e pipoca, chips de marca "Marco Polo" uma vez por semana, no máximo, (para todas as crianças é um bom prêmio). Chaparritas (Masita recheado com peito de frango). Ovo cozido, cenoura, aipo, galletones caseiros enriquecido sementes ou frutos.
• Pão caseiro, pizza, bolos e todos os tipos de massa feita com farinha permitido.
• refeição sanduíche especial: com abacate, com vegetais (alface, tomate, pepino, azeitonas, cebola) pode incluir caseiro carne animal, hambúrgueres ou à base de plantas leguminosas como lentilhas ou grão de bico. Ele também pode ser com filetitos frango ou carne, temperado com maionese caseira ou catchup e mostarda orgânica.
• macarrão de arroz ou farinha sem glúten outro.
• Água mineral, sucos, águas de ervas.
• patê caseiro feito com frango ou pós-rosa, ou qualquer casa glúten jerky livre. É melhor preparar tudo em casa, e que as marcas em geral, mesmo sem glúten como salsichas de Inverno, tem outros produtos químicos e conservantes artificiais. Llanquihue produtos são de boa qualidade mas não é livre de ingredientes químicos.
• Doces e compotas de fruta, sem açúcar normais, substitua por adoçantes permitidos, ou um pouco de mel ou cana-de-açúcar (quantidade mínima).
• Chocolate em pó orgânico e bar, que não contém leite, glúten, soja, açúcar ou.
• Doces mel e própolis, desde que não seja alérgica aos produtos apícolas. Se você gosta de obter algum doce orgânica transformada em países desenvolvidos, é uma boa escolha, mas não é de vida ou morte, as crianças aprendem que não são saudáveis, então não se atreve a comer. Faça bons hábitos desde a infância.
M. Cecilia Díaz Navarro.Mãe: Felipe, Camille, Andrea, Valentina e Vicente meu tesouroO vice-presidente Bioautismo / Info@bioautismo.cl / www.bioautismo.clSantiago, Chile, junho 2012

A recuperação de Vincent



 
A recuperação de Vincent

É um prazer conhecê Vicente, um menino chileno muito simpático e inteligente. Seus pais Cecilia Diaz e Vicente Faúndez ter alcançado extraordinário progresso em sua recuperação.

Intervenção autismo Biomédica reforçada com muitas horas de terapia ocupacional e terapia da fala, a integração escolar adequada, juntamente com muito carinho e trabalho constante de toda a família foram as chaves para a recuperação de Vincent.

Em outubro de 2009, após um aumento na prevalência de autismo menos 1 em 100 em os EUA, a CNN Chile apresentou o caso de Vincent, cujo exemplo representa dezenas de crianças chilenas fizeram um bom progresso com a intervenção biomédica. Como consideração para a nota, apresentada a um "especialista" que prefere o ex-crianças drogar, mantendo uma postura fechada e recusando-se a ouvir a experiência dos pais.
 


A recuperação de Vincent



 


  http://www.bioautismo.cl/?page_id=80






Poderia um Exame de Sangue Detectar Autismo Precoce?

Biomedicina

Poderia um Exame de Sangue Detectar Autismo Precoce?

Uma empresa desenvolveu um simples exame de sangue para identificar a maioria dos casos de autismo - mas determinar se ele realmente funciona não é tão simples.
  • Quarta-feira, 10 de Outubro de 2012
  • Por Susan Young
  • Tradução por Milena Dropa (Opinno)

Uma empresa chamada SynapDx espera que um simples exame de sangue seja capaz de identificar a maioria dos casos de autismo em crianças muito mais rápido que as avaliações atuais. Na Conferência de Genética para o Consumidor em Boston na semana passada, o fundador e diretor executivo da SynapDx Stanley Lapidus disse que a empresa iria em breve começar a avaliar a capacidade de seu teste de diagnóstico, o qual examina a atividade do gene, para identificar as crianças com o transtorno. Enquanto tal exame seria de grande valia se for bem sucedido, o conceito é "arriscado", diz um consultor científico da empresa, porque ainda não se sabe se há um marcador molecular para o autismo.
Estima-se que uma em cada 88 crianças nos Estados Unidos foi diagnosticada com um transtorno do espectro do autismo em 2008, de acordo com o Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O autismo é referido como um distúrbio de espectro porque é provávelmente uma mistura de várias condições diferentes. Os afetados podem apresentar uma grande variedade de sintomas, de embaraço social e obsessões incomuns até atrasos significativos de linguagem e deficiência intelectual. Embora a causa da doença não seja totalmente esclarecida, os pesquisadores identificaram fatores tanto genéticos como ambientais (ver, por exemplo, "Deleção de DNA Ligada ao Autismo" e "Novos Pensamentos sobre o Autismo").
Enquanto não existem tratamentos medicamentosos disponíveis, a terapia comportamental pode ajudar cerca de 20% dos pacientes, diz Lapidus. Mas esta terapia é mais eficaz se começa cedo, e o diagnóstico pode levar anos. Apenas 20% das crianças são diagnosticadas com a idade de três anos, ele diz, e o diagnóstico é baseado na observação direta da criança, bem como nos relatórios dos pais sobre o comportamento da criança. Em média, os pais começam a se preocupar quando a criança tem cerca de 19 meses de idade, mas não obtem um diagnóstico até que a criança tenha quatro anos e meio.
"É um caminho muito longo, e o tamanho dessa jornada prejudica os resultados", Lapidus disse à platéia. "A cada mês, a cada ano que seu filho não é diagnosticado significa a diminuição da chance da terapia comportamental influenciar o resultado."
Lapidus espera que teste SynapDx seja capaz de identificar a maioria das crianças com transtornos do espectro do autismo em uma idade muito mais jovem. A empresa vai anunciar em breve um estudo de 600 pacientes que irá testar a forma atual do ensaio contra os diagnósticos feitos pelo método atual de avaliação. Outros grupos também estão trabalhando em exames moleculares para o autismo: por exemplo, no mês passado pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, anunciaram que tinham desenvolvido um teste genético que "previa corretamente ASD com mais de 70% de precisão em pessoas de ascendência na Europa central."
O exame da empresa é baseado no trabalho do Hospital Infantil de Boston, diz Lapidus. Os pesquisadores Isaac Kohane e Louis Kunkel identificaram um perfil molecular de 245 genes regulados exclusivamente em pacientes com transtornos do espectro do autismo. Um exame de sangue com base no trabalho dos pesquisadores pode identificar autismo com 85% de precisão, de acordo com o hospital. A empresa também licenciou a tecnologia da pesquisadora em autismo Valerie Hu, da Universidade George Washington. Equipe de Hu identificou diferenças na atividade genéticas em pacientes com transtornos do espectro do autismo.
"Pelo menos quatro grupos diferentes identificaram potenciais biomarcadores", diz Dan Geschwind, diretor do Centro de Pesquisa e Tratamento do Autismo da Universidade da Califórnia, Los Angeles, e consultor científico da SynapDx. Mas nenhum desses grupos, incluindo o seu próprio, provou que estes biomarcadores podem distinguir prospectivamente crianças autistas de não-autistas, diz ele.
"Essa proposta toda de procura de marcadores no sangue não é sem risco significativo", diz ele. "Vale a pena procurar, mas isso não significa que vamos encontrá-los."
O valor de tais biomarcadores seria para diagnósticos precoces. "Quanto mais cedo se pode iniciar intervenções, melhor", disse Hu. No momento, todas as intervenções tendem a ser comportamentais, diz ela, mas seu objetivo é utilizar perfis de atividade de genes não apenas como uma forma de diagnóstico, mas também para "entender a biologia por trás do autismo, a fim de desenvolver novas terapias".
Ainda assim, o fato de que os médicos e pesquisadores ainda não entendem completamente o autismo faz um teste como este parecer estar à frente da pesquisa. "Um diagnóstico molecular neste momento é pior do que prematuro - ele tem o potencial de ser enganoso", diz Jeanne Loring, pesquisadora de células-tronco no Scripps Institute, que estuda a base molecular do autismo. "O autismo é um transtorno do espectro, com uma série de variações", ela diz; ela acredita que precisamos compreendê-las melhor antes que muito mais avanços possam ser feitos.