segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Tudo que precisamos saber sobre Desintoxicação de Metais nos autistas

Crianças autistas são muito sensíveis às toxinas, e não conseguem se livrar delas facilmente.

Temos que estar atentos a todas as formas possíveis de desintoxicação, sejam elas um procedimento como, por exemplo, banho de sal amargo, ou o consumo de determinados tipos de alimentos que a favoreçam, como por exemplo, melancia e alho. Qualquer forma que seja, com certeza ela é importante para eles.

Por isso criamos essa página, DESINTOXICAÇÃO, onde são colocados os textos postados sobre o assunto, inclusive receitas desintoxicantes ou antioxidantes.

Cada pessoa tem um metabolismo único e o dos autistas é especialmente sensível.

Uma das formas naturais do organismo se desintoxicar, a metilação, parece não funcionar muito bem com eles. Como não conseguem se livrar totalmente das toxinas, seu organismo vai se envenenando aos poucos. Esse acúmulo contínuo de toxinas compromete a produção de cisteína, glutationa e metalotionina, que servem para atrair e remover os metais pesados da corrente sanguínea.

Essa deficiência em cisteína e metalotionina pode ser genética. Ela poderia ficar “adormecida”, sem causar dano nenhum, se não houvesse um fator que a desencadeasse.

E a exposição freqüente a metais pesados é um desses fatores.

O mercúrio, por exemplo, quebra certos caminhos metabólicos que geram componentes necessários às células.

Isso atrapalha o sistema imunológico, que entra num estado de oxidação e inflamação crônica.

Por isso a desintoxicação de metais pesados é tão importante.

Essa desintoxicação, ou quelação, pode ser feita de diversas maneiras.

Uma delas é utilizando um dos seguintes quelantes:

Disodium EDTA;

Calcium Disodium EDTA;

DMSA; ou

DMPS.

A quelação tem que ter supervisão médica. Têm que ser feitos exames que verifiquem o que está sendo feito, para que ela não sirva simplesmente para ficar movendo metais de um ponto a outro do corpo.

O quelante é escolhido com base em um exame de urina feito antes do início do processo. O resultado desse exame vai determinar qual o melhor quelante a ser usado.

Depois do uso do quelante, se faz novo exame, para ver que alterações ocorreram.

O fato de a criança começar a eliminar um metal que não o mercúrio, não quer dizer que não tenha intoxicação desse metal. É porque primeiro são eliminados os mais fáceis, depois, o mais difícil.

Às vezes a quelação não apresenta os efeitos desejados, porque os quelantes ainda não conseguem atravessar a barreira hematoencefálica. Essa barreira evita a entrada de algumas substâncias no cérebro. Mas, existem pesquisas para uma nova geração de quelantes que vão ser capazes de atravessar essa barreira e entrar nas células cerebrais, a fim de atrair os metais que possam estar lá e levá-los para os rins ou para o cólon, para serem excretados.

A homeopatia também apresenta várias formas de quelação, adequada a cada pessoa.

Com Ana, faço outro tipo de desintoxicação, a desintoxicação por via eletrônica. Faço na Cliteq. Quando comecei fiquei muito preocupada com a possibilidade dos metais se depositarem em algum órgão.

Por isso pedi ao Orestes, responsável pela clínica, que se informasse sobre essa possibilidade para mim. Ele encaminhou minha dúvida ao Alexandre, da Nova Ciência Equipments, que é o responsável pelos equipamentos eletrônicos utilizados em sua clínica, e teve a seguinte resposta:


O processo é diferente. A Quelação farmacológica depende de ações do próprio organismo e na bem da realidade funciona para metais em estado livre. Por isso podem cair em orgãos errados. Já a desintoxicação por via eletrônica "atrai os metais e compostos" por ionização seletiva, fazendo com que estes sejam mobilizados mesmo quando estão com aderência protéica (metaloproteinas).

Um abraço

Alexandre Tavola
Nova Ciência Equipments

Ainda bem!

Seja qual for o processo de desintoxicação utilizado, é muito importante que a pessoa tome muita água, faça exercícios que a façam suar e coma alimentos com fibras. Pois será através da urina, do suor e das fezes que essas toxinas serão levadas para fora de seu corpo.

Textos:
  1 - DESINTOXICAÇÃO – BANHO DE SAL AMARGO E BICARBONATO DE SÓDIO
  2 - DESINTOXICAÇÃO - BENTONITA OU ARGILA BENTONÍTICA
  3 - DESINTOXICAÇÃO - ESCALDA PÉS
  4 - DESINTOXICAÇÃO DE METAIS PESADOS
  5 - BENEFÍCIOS DO COCO E DO ÓLEO DE COCO  6 - A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

  7 - MELANCIA
  8 - DESINTOXICAÇÃO - FREQUÊNCIA DE REPARAÇÃO DO DNA
  9 - DESINTOXICAÇÃO - SHIRLEY DE CAMPOS
10 - DESINTOXICAÇÃO - PROBIÓTICOS -KEFIR DE ÁGUA

11 - ALHO
12 - SUCOS ORGÂNICOS DE MAÇÃ E DE UVA

13 - DESINTOXICAÇÃO - ÁGUA - FILTRO DE OSMOSE REVERSA
14 - DESINTOXICAÇÃO - CENTRO DE VIDA MADRE CLARICE
15 - DESINTOXICAÇÃO - DEDETIZAÇÃO ECOLÓGICA 
16 - DESINTOXICAÇÃO NÚMERO 1 - SOLVENTES
17 - DESINTOXICAÇÃO - CEM ANOS DE MENTIRA
18 - DESINTOXICAÇÃO - COLONTERAPIA
19 - DESINTOXICAÇÃO - CLOROFILA DO TRIGO E ÁGUA ESTRUTURADA
20 - DESINTOXCAÇÃO - LIMPEZA DA CASA
 1 - Desintoxicação – Banho de sal amargo com bicarbonato de sódio


Tomar banho de sal amargo com bicarbonato de sódio é uma ótima maneira de limpar seu organismo de toxinas e aumentar seus níveis de magnésio.

Com o uso das injeções de Methyl B12, ele passa a ser uma necessidade, pois é uma maneira rápida de eliminar as toxinas liberadas.


O sal amargo, também conhecido como sal de Epsom é o sulfato de magnésio (Mg SO4). Muitas pessoas confundem o sulfato de magnésio com o cloreto de magnésio, por isso, preste atenção na hora de comprar.

Tanto o sal amargo quanto o bicarbonato de sódio, são usados há muitos anos na medicina popular.

O sal amargo aumenta os níveis de magnésio e sulfatos do corpo e o bicarbonato de sódio, neutraliza a acidez e promove a eliminação de toxinas.

O sulfato de magnésio é um composto mineral natural que pode ser usado internamente como um laxante natural, ou externamente, em escalda pés ou banhos de imersão. O magnésio e os sulfatos são facilmente absorvidos pelo corpo.

Muitas pessoas têm deficiência de magnésio. Ele está envolvido em diferentes atividades enzimáticas, é necessário para o metabolismo de outros minerais, para a utilização adequada da insulina, para os músculos, nervos e para o sono.

O magnésio ajuda a manter o ritmo normal do coração e a pressão arterial, bem como protege a parede das artérias.

A deficiência em magnésio pode estar ligada a problemas comuns, tais como insônia e irritabilidade.

Os sulfatos limpam o sangue e eliminam as toxinas das células. Isso faz com que sirvam para aliviar dores articulares também.

Sulfatos são também necessários para a síntese de colágeno novo, o que é bom para se ter uma pele saudável, jovem e bonita.

O Bicarbonato de sódio tem um efeito alcalinizante no organismo. Ele neutraliza o excesso de acidez que o consumo de determinados alimentos causam em nosso corpo.


Para tomar o banho, misture meia xícara de sal amargo com meia xícara de bicarbonato de sódio em uma banheira de água quente. Fique nessa água de 20 a 30 minutos.

Não enxague o corpo, apenas seque com uma toalha macia.


Tome esse banho, preferencialmente, à noite. O efeito da água quente com a liberação de toxinas pode causar sonolência ou mesmo alguma tontura.

Apesar de ser relaxante, algumas crianças podem ter insônia com esse banho. Caso isso ocorra, diminua a quantidade de sal amargo, até achar a quantidade ideal. Depois vá aumentando progressivamente. Ou então, dê o banho durante o dia.

Esse banho não é recomendado para mulheres grávidas e pessoas com problemas cardíacos e pressão alta.


2 - Desintoxicação - Bentonita ou Argila Bentonítica



Ontem liguei toda feliz para uma amiga para falar que as injeções da Methyl B12 da Ana tinham chegado. Ela também tem um filho que faz tratamento nos EUA, inclusive o BIOset.

Aí ela me perguntou: você comprou a Betonita para dar para ela também? Ela é super importante para remover os metais pesados e as toxinas de dentro do organismo da Ana. E ainda falou que era super fácil de comprar nos EUA e, o melhor, barata.

Eu nunca tinha ouvido falar da bentonita!!!!!!!!!!!!!

Fui pesquisar direto.

Abaixo coloquei um resumo do texto do site

http://www.healingdaily.com/detoxification-diet/bentonite-clay.


A argila natural, especialmente a forma conhecida como "argila bentonítica", não só tem sido utilizada medicinalmente para centenas de anos pelas culturas indígenas ao redor do planeta, mas, nos últimos anos, cada vez mais utilizadas pelos praticantes de medicina alternativa como uma simples, mas limpador interno eficaz para ajudar a prevenir e aliviar problemas de saúde.
O nome "argila bentonítica" refere-se a uma argila identificado pela primeira vez em rochas do Cretáceo em Fort Benton, Wyoming. Embora depósitos de bentonita possam ser encontrados em todo o mundo, muitas das maiores concentrações de argila estão localizadas na área das Grandes Planícies da América do Norte.

Bentonita não é um mineral, mas um nome comercial para a "montmorilonita", o mineral ativo em muitas argilas medicinais. O nome "montmorilonita" vem da cidade Montmorillon, na França, onde a argila medicinal foi identificada pela primeira vez.
A argila é um dos mais eficazes agentes de desintoxicação intestinal natural disponível para nós e tem sido usada por centenas de anos por tribos indígenas ao redor do globo.
As tribos primitivas tradicionalmente utilizavam vários tipos de barro para intoxicação. Dr. Weston A. Price, em seu livro "Nutrição e Degeneração Física” (1), declarou que, ao estudar as dietas de tribos nativas ele examinou suas mochilas. Entre as tribos examinadas no alto dos Andes, na África Central e os aborígines da Austrália
, Dr. Price informou que algumas mochilas continham bolas de argila de cinzas vulcânicas, um pouco da qual foi dissolvida em água. Pedaços de alimentos foram, então, mergulhados no barro.
Os animais selvagens, atraídos por instinto pelos depósitos de argila, foram observados lambendo o barro como parte de sua dieta diária, bem como rolando nele para obter alívio de lesões.

A bentonita líquida dá suporte ao sistema intestinal na eliminação de toxinas. Ela é inerte, o que significa que passa pelo corpo sem ser digerida.
A argila bentonita é formada por um elevado número de plaquetas pequenas, com cargas elétricas negativas em suas superfícies planas e cargas positivas em suas bordas.
Quando a argila bentonítica absorve água e incha, é distendida e aberta como uma esponja muito porosa. As toxinas são atraídas e ligadas a esses espaços através da atração elétrica. De fato, de acordo com o Canadian Journal of Microbiology (2), argila bentonítica pode absorver vírus patogênicos, bem como herbicidas e pesticidas.
A bentonita é finalmente eliminada do corpo com as toxinas vinculados às suas superfícies múltiplas.

Bentonita e diarréia
Em seu livro "The Cure Clay" (3), Ran Knishinsky discute como a diarréia pode ser sanada através do uso de argila bentonítica, por causa de sua capacidade de se ligar às fezes. A argila bentonítica pode ter efeito imediato, se ligando a irritantes do trato gastrointestinal. É uma boa idéia a mistura de argila bentonítica, com 1 xícara de purê de maçã, que não só torna a argila mais palatável, mas também acrescenta pectina, que é outro agente de ligação.
Na medicina, a bentonita é usada como um antídoto para o envenenamento por metais pesados.


Como tomar a bentonita
A melhor maneira de beber bentonita é com o estômago vazio, ou pelo menos uma hora antes ou após as refeições. Bentonita normalmente está disponível como um gel cinza grosso insípido, mas também vem encapsulada, bem como na forma de pó.

Em geral, é aconselhável começar com 1 colher de sopa de argila bentonítica diariamente, misturadas com uma pequena quantidade de suco. Preste atenção aos resultados de uma semana, depois aumentar gradualmente a dose, no máximo, 4 colheres de sopa por dia, em doses divididas.
Tomar argila bentonítica regularmente deve ser parte de seu regime de limpeza do cólon. Você irá se beneficiar de uma maior assimilação por causa da ação da argila bentonítica como um limpador e regulador intestinal gastrointestinal. Enquanto seu corpo "limpa a casa", ele está em uma posição melhor para assimilar mais eficientemente os nutrientes de que necessita, se esses nutrientes vêm de sua dieta de cura, sumo vegetal ou óleo de fígado de bacalhau e outros suplementos.

Referências
(1) Weston A. Price, "Nutrição e Degeneração Física", páginas 266-267
(2) Canadian Journal of Microbiology (31 [1985], páginas 50-53)
(3) Ran Knishinsky, "The Cure Clay" (Healing Arts Press, 1998)


Marca recomendada pelo site para comprar:


Yerba-Prima-Bentonite

Onde encontrar:
http://www.amazon.com/
http://www.vitacost.com/




3 - Desintoxicação - Escalda pés

Já falei aqui sobre a desintoxicação de metais pesados que Ana está fazendo na Cliteq, com o Orestes.

Como hoje em dia fica praticamente impossível fazermos tudo que gostaríamos para ajudar nossos filhos, seja por falta de tempo, ou por falta de dinheiro, uma ótima opção de desintoxicação é nosso velho conhecido escalda pés.

Cada pessoa dá uma receita diferente para fazê-lo, mas até agora, acho que a do livro
Alimentação desintoxicante PARA ATIVAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO de Conceição Trucom, é a melhor.

Ela usa o sulfato de magnésio, que para quem não conhece é o antigo "sal amargo", tão usado por nossas avós. O escalda pés com sal não pode ser feito todos os dias. Segundo o Orestes, 1 vez por semana é uma boa frequência. Em seu livro, Conceição nos dá a seguinte receita:
"use uma bacia, balde ou similar ( de preferência não de plástico), grande o suficiente para conter os pés de modo confortável; encha o recipiente com água quente ( sem exceder os 40ºC) na quantidade certa para cobrir por completo os tornozelos e dissolva de três a cinco colheres (sopa) de sulfato de magnésio;sente confortavelmente, usando roupas folgadas e joelhos cobertos; mergulhe aos poucos os pés na água e cubra as pernas com uma toalha; coloque um agasalho ou manta nas costas; ao final, enxague os pés com água fria e pura, para interromper o processo de corrosão das toxinas; seque bem os pés, calce meias e vá direto para a cama, cobrindo-se adequadamente."

Além dessa receita, o livro tem muita informação sobre como podemos melhorar nosso sistema imunológico, com ações fáceis e adaptáveis a nosso dia a dia.

Acho que esse livro é uma das leituras obrigatórias para quem, como nós, tem que estar tentando fortalecer cada vez mais o sistema imunológico dos filhos. E, é lógico, o nosso também!


4 -Desintoxicação de Metais Pesados

Uma das coisas que mais escutamos é que o autismo está ligado à intoxicação por metais pesados. Como esse tipo de intoxicação faz mal para qualquer pessoa, autista ou não, o melhor que temos a fazer é procurar maneiras de eliminá-la.

Não são muitas coisas que estão ao nosso alcance, mas pequenas mudanças já ajudam.

Aqui em casa, há muitos anos já eliminei panelas de alumínio. O que muita gente não presta atenção é que o alumínio está presente em várias outras coisas. Quer um exemplo? Desodorantes. A grande maioria tem alumínio em sua composição. Para ser sincera, o único desodorante que achei, que não tem alumínio, é o Nívea spray. Mas prestem atenção, é o spray, não o aerosol.

E o mercúrio, já pensaram? Com a grande quantidade de garimpos em Minas Gerais, imaginem como estão nossas águas!

Existem maneiras de quelar esses metais no organismo. Me parece que a homeopatia tem algumas opções.

Eu optei por levar a Ana numa clínica de terapia quântica aqui em Belo Horizonte, que faz um trabalho parecido com o que ela faz quando vai aos EUA. Na semana passada ela fez a desintoxicação do alumínio e, ontem, ela fez um programa de desintoxicação de todos os metais pesados . A princípio ela ia fazer a desintoxicação do mercúrio, mas o Orestes, responsável pela clínica, achou melhor fazer de todos de uma vez. Ela fica com os pés numa bacia com água, sal e um aparelhinho ligado a um computador, por 40 minutos. A princípio a água está branca, mas ontem, quando ela acabou, a água estava da cor de Coca Cola. Logo depois que ela acabou, mais ou menos quinze minutos, já estavam se formando depósitos de cor marrom, no fundo da bacia. Eu também fiz para ver como ficava, e a minha água ficou bem mais clara.

Ela está fazendo outros tratamentos de desintoxicação e de reposição de minerais lá. Em março eles já devem ter o teste de alergias alimentares por terapia de freqüência. Esses tratamentos são importantes para todos os tipos de doenças auto imunes.

É assim, passo a passo...


5 - BENEFÍCIOS DO COCO E DO ÓLEO DE COCO


Ontem tive uma ótima surpresa ao conhecer a nutricionista Marcela Lourenço Machado. Ela é super novinha, mas já entende muito da dieta SGSC. E o mais importante, acredita nos benefícios que ela traz para os autistas. É bom ver que já existem profissionais que acreditam e se interessam por essa dieta e também que vêem que ela faz bem para todas as pessoas, não só para autistas.

Mas o melhor foi a dica que ela me deu. Estávamos conversando sobre os óleos que devemos utilizar na alimentação. E, conversando sobre o óleo de coco, ela me falou o seguinte:

“1 colher de sopa de óleo de coco é excelente contra fungos e bactérias, principalmente contra cândida. Pode ser tomado puro, a qualquer hora do dia. Eu gosto de colocar na salada”.

Na hora me lembrei de que biomédicos que tratam de autistas têm relacionado a existência de fungos e bactérias em seus intestinos a determinados sintomas e comportamentos, tais como: “flapping”, abdômen inchado, gases, diarréia, prisão de ventre, cansaço, má digestão, etc.

Chegando em casa fui direto para o livro do Dr. Márcio Bontempo “O poder medicinal do COCO e do óleo de coco extra virgem”. Como já disse, tenho livros sobre alimentos e receitas para umas dez encarnações. Tenho esse livro há muito tempo, mas ainda não tinha lido. Li ele inteiro de ontem para hoje (não é um livro muito grande...). O livro traz muitas informações sobre os benefícios do coco e seu óleo e dentre eles temos:

“. Tem efeito destrutivo em fungos e leveduras causadoras de candidíase...

. Efeito expulsivo em parasitas...

. Incrementa a digestão e a absorção de nutrientes como vitaminas, minerais e aminoácidos.

. Recupera o estresse pancreático e estimula o sistema enzimático corporal.

. Incrementa a digestão e o funcionamento intestinal.

. Tem ação antiinflamatória.

. Favorece o fortalecimento do sistema imunológico.

. Ajuda a reduzir as convulsões epilépticas.

. Não forma produtos danosos ou subprodutos perigosos quando submetido ao calor no cozimento em temperaturas corriqueiras, como outros óleos vegetais.

. Uma colherada de coco pela manhã é um excelente remédio contra vermes intestinais.”


"O óleo de coco, desde que extraído a frio, possui os seguintes ácidos, :

Ácido láurico, ácido mirístico, palmítico, oléico, caprílico, cáprico, linoléico, esteárico, capróico e araquídico.

Cerca da metade da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, seu principal ácido graxo, de cadeia média. Quando o ácido láurico chega aos nossos intestinos, é quebrado pela enzima lipase e se transforma em monolaurina, um monoglicerídeo de ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária. Isso porque a monolaurina é absorvida pelos intestinos, vai ao sangue e destrói a menbrana de lipídios que envolve os vírus,e também torna inativas bactérias, leveduras e fungos."


Pelo visto, a partir de agora o óleo de coco passa a ter presença obrigatória na alimentação de nossos filhos. Que bom que possa ser ele ao invés de um comprimido ou xarope!


6 - A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

A importância da água no nosso planeta é inigualável e significado de vida, dai a frase “água fonte de vida“, sendo também fundamental para o nosso organismo, a água tem um papel importante na nossa saúde , tendo a água diversas funções como:


* A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormonas, enzimas e células sanguíneas.
* A água é um excelente solvente e meio de suspensão, muitas substâncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reacções químicas para formar novos compostos. Estas propriedades facilitam também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina.
* Outro dos benefícios da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe um qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas.
* A água é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo.
* A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção.
Distribuição da água no nosso organismo:
A quantidade de água que existe no nosso corpo varia com a idade, sexo, massa muscular e com a percentagem de tecido adiposo. Em pessoas saudáveis as variações da quantidade de água no corpo surgem no crescimento, aumento ou perda de peso, durante a gravidez e lactação. O total de água corporal varia de pessoa para pessoa, sendo esse valor afectado por diversos factores, como:

* Massa muscular: De 70% a 75% do peso corporal nos adultos é constituído por massa muscular, sendo esta constituída por 73% de água.
* Tecido adiposo: A percentagem de tecido adiposo no nosso organismo vai dos 10% aos 40% ou mais, contendo apenas 30% de água.

Por aqui se percebe que quando a percentagem de tecido adiposo aumenta no nosso organismo diminui a percentagem de água no mesmo. Para as pessoas que pretendem reduzir a quantidade de massa gorda no seu organismo a importância da água é fundamental sendo a mesma responsável pelo maior numero de fracassos de perca de peso, isto porque no metabolismo da gordura o organismo produz água, sendo que para cada 500 g de gordura degradada, cerca 550 g de água repleta de resíduos são produzidos. Para que essa água seja eliminada, evitando-se a sua retenção, há necessidade de se ingerir mais água, porém limpa, sem resíduos, para proporcionar o equilíbrio hídrico do organismo, garantindo o seu funcionamento de forma saudável dai a importância da água para perde peso. Sem uma hidratação adequada, o corpo fica inchado porque a concentração de sódio aumenta e é preciso compensá-la com retenção de líquidos. Para manter a hidratação do nosso corpo são necessários, no mínimo, 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros).

* Cérebro: Este será o maior choque para todos, pois o nosso cérebro é constituído por 85% de água e é por este motivo que existem muitas dores de cabeça que deixariam de existir com um pouco mais de água, principalmente nas mulheres. Não existindo água suficiente para o seu funcionamento o cérebro recorre ao intestino para repor a quantidade em falta, fantástica a forma de funcionamento do nosso organismo.
* Pulmões: 80% constituídos por água.
* Rins: 80%.
* Sangue: 79%.
* Coração: 77%.
ps: Coloquei essa matéria porque percebo que grande parte das crianças, principalmente Autistas, não tem o costume de beber a quantidade suficiente de água. Cabe a nós, educadores e pais, criar esse costume. Um copo de água em jejum, ao acordar, limpa o organismo. Ao longo do dia, oferecer várias vezes água. Se houver resistencia, use a imaginação. Compre copos diferentes, dos personagens favoritos, com canudos diferentes.... !



7 - MELANCIA

A nova paixão da Aninha é melancia.


Sendo assim, fui pesquisar quais são os benefícios dessa fruta:




"É leve, antioxidante e diurética, e fornece água e minerais essenciais para o correcto funcionamento do seu organismo.


Juntamente com o melão, é a rainha das frutas de Verão. Para além de ser muito refrescante (cerca de 90% da sua polpa é constituída por água), não engorda e tem imensas propriedades saudáveis, sendo rica em vitaminas (A, C e B) e minerais (cálcio, fósforo e ferro).

O elevado conteúdo de licopeno faz da melancia uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres, substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células, fazendo com que a pele perca firmeza e elasticidade.

Redução do risco de alguns tipos de cancro, em particular do pâncreas, pulmão, cólon e próstata (as suas sementes também ajudam a preservar a saúde da próstata, pelo que aconselha-se os homens a beber batidos de melancia com as sementes trituradas).

É um diurético excelente, uma vez que reduz a retenção de líquidos. Também tem propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão."



8 - DESINTOXICAÇÃO - FREQUÊNCIA DE REPARAÇÃO DO DNA

Ana está fazendo um tratamento na Cliteq, que se chama 528 - frequência de reparação do DNA. Ela já tinha feito esse tratamento com a Dr. Chen, nos EUA. Só que, o que aqui é feito com aparelhos, lá ela faz com as mãos.


Da última vez que fui aos EUA, Dr Chen me falou para colocar música para Ana, principalmente na hora de dormir. O ideal seria o canto gregoriano, ou mantras.


Aqui, Orestes (da Cliteq) falou o mesmo, e me explicou que o canto gregoriano e os mantras tem a frequência 528, ou seja, a frequência de restauração do DNA.


Essas coisas são meio demais para minha cabeça. Eu simplesmente acredito, e muito, nos dois. Mas tem muitas pessoas que não acreditam nesse tipo de tratamento.


Hoje, folheando o livro Anticancêr, de David Servan-Schreiber, que se tornou um dos meus livros de cabeceira, fiquei muito feliz ao reler esse texto:


" De fato, ao que parece, a prática do rosário foi introduzida na Europa pelos cruzados, que copiaram dos árabes, que por sua vez a aprenderam com os monges tibetanos e os mestres de ioga da Índia. A descoberta da harmonização dos rítmos biológicos para o bem-estar e a saúde remonta, pois, aos tempos mais distantes.


Em 2006, Julian Thayer e Esther Sternberg, pesquisadores da Universidade de Ohio e do Instituto Nacional de Saúde americano, publicaram em Annals of the New York Academy of Sciences um resumo de todos os trabalhos realizados a respeito da amplitude dos rítmos biológicos. Eles concluíram que tudo que os amplifica está associado a numerosos benefícios para a saúde. Em particular:


- melhor funcionamento do sistema imunológico;


- redução da inflamação;


- melhor controle da taxa de açúcar no sangue.


São, justamente, os três fatores que agem contra o desenvolvimento do câncer!"


Fiquei muito feliz. É bom ver que, mais cedo ou mais tarde, a ciência acaba explicando o, aparentemente, inexplicável.



9 - DESINTOXICAÇÃO - SHIRLEY  DE CAMPOS

Muito tem sido falado sobre a intoxicação de metais pesados e Autismo! Achei mais um site super bacana e com informaçoes super claras e diretas!


CONFIRAM


http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/1187



10 - DESINTOXICAÇÃO - PROBIÓTICOS -KEFIR DE ÁGUA

Tudo que favoreça o bom funcionamento dos intestinos, ajuda a desintoxicar. Os probióticos não nossos grandes amigos nesse processo.
A Organização Mundial de Saúde define probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro” (FAO/WHO, 2001).

O uso de probióticos é considerado muito benéfico para crianças com autismo, devido aos vários problemas intestinais que elas apresentam.

Nesse final de semana ganhei, de um amigo, vários grãos de Kefir de água, que é um probiótico super completo. Ele é obtido a partir de alguém que o tem, não é comercializado.

Os probióticos comprados em farmácias são mais caros e não têm a composição tão rica como a deste probiótico que é cultivado em casa .

O kefir de água tem os seguintes microorganismos: Lactobacillus brevis, Lactobacillus casei rhamnosus, Lactobacillus alactosus, Lactobacillus casei casei, Lactobacillus pseudoplantarum, Lactobacillus plantarum, Streptococcus lactis, cremeris Streptococcus, Leuconostoc mesenteroides, florentinus cerevisiae, Saccharomyces pretoriensis, Kloeckera apiculata, lambica Candida , valida Candida.

(Fonte Dolores Peñalver-Sánchez , que tem várias informações interessantes)

O kefir previne putrefação intestinal, que é a causa de distúrbios múltiplos e

contribui para a depuração do organismo. Ele não altera o processo digestivo.

Li vários sites sobre o kefir de água e existem informações contraditórias como manipular ou não com utensílios de metal, comer ou não os grãos, usar mel ou não na água. Mas me parece que não existe problema algum com o metal, o mel e os grãos.

Um bom site é o www.kefir.50webs.org/. Mas é bom que cada um procure o que achar melhor.

O meu está sendo feito com açúcar mascavo. Coloco 2 colheres de sopa de grãos de kefir em 1 litro de água mineral previamente misturada a 2 colheres de sopa de açúcar mascavo. Deixo descansando 24 horas e depois tiro a água fermentada, passo uma água nos grãos e começo tudo de novo.

Nos EUA eles costumam colocá-lo em água de coco, mas tenho um pouco de medo, porque a água de coco é um meio muito fértil para o desenvolvimento de bactérias nocivas também. No YouTube existem vários vídeos ensinando a fazê-lo.

Um bom vídeo é o coconut water kefir with Steve Jacobson http://www.culturedprobiotics.com/.




11 - ALHO





O alho (Allium sativum) é uma espécie herbácea originária da Ásia Ocidental e Europa, utilizada há milênios como tempero e medicamento. Suas primeiras referências foram citadas em quadros de barro da Suméria, datados de 2.600 a 2.100 a.C. Os antigos egípcios registraram no papiro de Ebers (1550 a.C.) mais de 800 fórmulas terapêuticas baseadas nesse vegetal, sendo que destas, 22 mencionavam a aplicação para o tratamento de problemas do coração.

Os efeitos farmacológicos do alho são atribuídos aos compostos orgânicos sulfurados, derivados do aminoácido cisteína, subdivididos em sulfóxidos de S-alilcisteína e γ-glutamil-S-alilcisteína. Já foram identificadas cerca de 30 substâncias com potencial efeito terapêutico. Os compostos sulfurados, presentes no alho estão em quantidades 3 vezes superiores aos de outros vegetais também ricos nestas substâncias, como a cebola e o brócolis.

A maioria dos componentes sulfurados não está presente nas células intactas. Quando o alho é amassado, partido, cortado ou mastigado ocorre uma interação entre os vários compostos, desencadeando reações químicas sequenciais, permitindo que a aliina entre em contato com a enzima aliinase e ocorra a formação do composto alicina. Como este composto é muito volátil, o consumo do alho deve ser imediato e de preferência sem que haja ação de calor.

Os compostos organossulfurados como S-alilcisteína, dialisulfi do, alicina e seus derivados, contribuem para a redução dos níveis de colesterol plasmático. Essas substâncias inibem a fosforilação da hidroximetilglutaril-Coa redutase, enzima envolvida na biossíntese desse lipídeo no fígado. Ainda, demonstram atividade antioxidante, capaz de inibir a peroxidação do LDL e retardar o desenvolvimento da aterosclerose. É relatado que a alicina reduz significativamente as taxas de fosfolipídeos e aumenta os níveis de HDL, auxiliando a remoção do colesterol em excesso.

Estudos verificaram que a alicina, em ensaio in vitro, promoveu um aumento de 8 vezes no nível de glutationa, substância celular importante na proteção das células perante à ação de radicais livres.

O alho está envolvido também na diminuição da pressão arterial tanto sistólica quanto diastólica. Autores sugerem que o possível mecanismo de ação se deva à inibição da enzima conversora da angiotensina (ECA).

Ainda não há consenso quanto à quantidade de alho que deve ser consumida para esses efeitos benéficos. Alguns órgãos de saúde nacionais e internacionais sugerem que a ingestão de 4g de alho cru ou 8mg do óleo volátil são suficientes para a prevenção de fatores de risco cardiovascular. A American Dietetic Association indica o consumo de 600 a 900mg de alho ao dia. Essas quantidades equivalem ao peso médio aproximado de 1 dente de alho cru.
Um bom jeito de começar a usar o alho cru: partir um dente de alho ao meio e esfregar no prato antes de servir a comida.


12 - SUCOS ORGÂNICOS DE MAÇÃ E DE UVA



No último sábado, eu e Dora madrugamos na Feira Nacional de Artesanato. Estávamos tentando achar um senhor, que participava da feira todos os anos, vendendo biscoitos à base de mandioca. Ou seja, além de deliciosos, os biscoitos eram naturalmente sem glúten e caseína.

Infelizmente, não o encontramos. Minha esperança agora é que a Dora ache o cartão com o nome e endereço dele, que ela tem certeza que está em ALGUM lugar da casa dela.

Mas descobrimos uns produtos lá, que valeram nossa ida. Lá em casa procuro só tomar sucos feitos na hora. A única exceção são os sucos de uva embalados em garrafa de vidro e sem açúcar. Até hoje só comprava o Aliança ou o Casa Madeira, mas descobri um outro muito bom. Aliás, descobri 2 sucos muito bons:

1º suco de maçã integral orgânico, sem açúcar. Devido à sua composição, ele tem o efeito de um isotônico natural em nosso corpo. Bem melhor do que comprar isotônicos cheios de química, não?

2º suco de uva integral orgânico, também sem açúcar, feito com uvas viníferas, que têm em média 40% mais resveratrol e polifenóis do que os feitos com uvas de mesa.

O representante, Sérgio, foi super gentil e me mandou as seguintes informações:

Suco de maçã integral orgânico
não possui açúcar
Embalagem de vidro 500ml.
O suco de maçã elaborado sem química, sem conservantes, integral e orgânico é rico em substâncias flavonóides que combatem os radicais livres, facilitam a digestão, combatem inflamações e, além disso, possuem rica quantidade de substâncias minerais que funcionam como isotônicos naturais, regenerando nosso corpo das fadigas do dia-a-dia.
O suco de maçã possui 400 mg de flavonóides, 100mg de potássio, 16mg de magnésio, 60mg de fósforo e 60mg de vitamina C, o que corresponde a mais de 100% das necessidades diárias de uma pessoa.
O valor unitário do produto está custando R$ 7,00 e a caixa com 12 unidades custa R$ 72,00.

Suco de uva integral orgânico
Embalagem de vidro 1000ml e 1500ml.
não possui açúcar
O suco de uva integral, orgânico, sem aditivos químicos e sem conservantes é um grande estimulante das funções hepáticas, promovendo uma limpeza celular no sangue, é rico em polifenóis e resveratrol que combatem problemas cardíacos e promovem uma vida mais saudável.
O suco de uva Peterlongo elaborado na Serra Gaúcha com uvas viníferas possui em média 40% mais resveratrol e polifenóis que outros sucos elaborados com uvas de mesa.
Além disso o produto não possui nada de química, desde o plantio da uva, até o envase na garrafa, tudo é pensado na saúde do consumidor final.
Há a opção do suco de uva branca (sauvignon blanc) e do suco de uva tinta (cabernet sauvignon).

Onde encontrar:
Gramado&Canela produtos do Rio Grande do Sul
Rua Grão Mogol 614 sion - BH - MG
Tel 31 32233405
gramadoecanela@hotmail.com

www.gramadoecanela.blogspot.com

Encomendas de 1 caixa ou mais, ele entrega em casa. E tem também vários chocolates deliciosos sem glúten e sem caseína.



13 - DESINTOXICAÇÃO - ÁGUA - FILTRO DE OSMOSE REVERSA




No tratamento que a Ana faz nos EUA, uma das prioridades da Dr. Chen é reidratá-la. Isso é essencial para qualquer pessoa, mas para crianças autistas é mais ainda. A desidratação pode aumentar ainda mais seus níveis de intoxicação.
Nessa época, em que o calor só piora, temos que nos lembrar que nossas crianças frequentemente não sabem identificar a sede que estão sentindo. Muitas se esquecem de tomar água. E na correria e no cansaço de final de ano podemos nem reparar.
Por isso temos que nos lembrar de lhes oferecer líquidos o tempo todo.
Água, sucos, frutas, água de coco, chás, gelatinas, tudo vale. Para não se esquecer, marque um horário. Obrigue-se a lhe oferecer um líquido de hora em hora. Aproveite e tome você também. Seu corpo, seu cérebro e sua pele com certeza vão agradecer.
Experimente bater folhas de erva cidreira com água, gelo e limão. É um dos sucos mais gostosos e refrescantes que já tomei.
A qualidade da água que tomamos é muito importante e sabemos que nossa água está cada vez mais contaminada.
Purificá-la é o primeiro passo para garantir nossa desintoxicação e consequentemente, nossa saúde. Aqui em casa usamos o filtro de osmose reversa, que é o que indica o médico David Servan-Schereiber em seu livro Anticâncer.
Não sei que marcas existem no Brasil. O meu foi comprado na Nova Ciência:
http://www.novacienciaglobal.com
Sistema de purificação de água por Osmose Reversa


14 - Desintoxicação – Centro de Vida Madre Clarice




Nos EUA existem clínicas de desintoxicação que trabalham com o objetivo de limpar o organismo, trazendo nova energia e uma nova vontade de viver. São terapias naturais que de várias formas vão eliminando as toxinas acumuladas no organismo. As toxinas vão saindo e a saúde vai voltando.

Lá essas clínicas não estão ligadas a nenhuma religião. Os tratamentos se baseiam em grande parte na medicina oriental: alimentos funcionais, ervas, massagens e desintoxicação.

Por isso fiquei muito surpresa ao descobrir que aqui pertinho, em Igarapé, existe um lugar como o Centro de Vida Madre Clarice. A religião ligada às terapias naturais para melhora da qualidade de vida!

Você não é obrigado a nada, pode simplesmente descansar e escutar seu corpo. Não vai ser o fato de você não seguir a religião do Centro, que eles irão se negar a te ajudar.

Considerando o rotina pesada que vivemos com nossos filhos e o bem que a desintoxicação faz a eles, acredito que uma semana num centro como esse seja uma ótima opção! Caminhadas, banhos terapêuticos, comida orgânica, massagens, ar puro e alguém para cuidar um pouquinho de nós também...




15 - Desintoxicação – DEDETIZAÇÃO ECOLÓGICA

Se nossos filhos sofrem com as toxinas, temos que mantê-las cada vez mais longe. Cada atitude que tomamos, tem o efeito de uma gota d’água no oceano. Pode parecer pouco, mas gotas produzem círculos de ondas que vão se propagando...

Muitas vezes estamos cuidando da desintoxicação de nosso corpo com a alimentação, mas continuamos usando produtos de limpeza super coloridos, super cheirosos e ... super tóxicos em casa.
E na hora que começam a aparecer baratinhas e formigas? Veneno em spray é o que normalmente procuramos. E aí, todo progresso que tivemos em nossa desintoxicação vai por água abaixo.
Por isso pense bem na hora de cuidar de sua casa. E, se precisar dedetizá-la, fuja das dedetizações convencionais.
Aqui em Belo Horizonte temos a Dedetização Ecológica, que usa métodos totalmente naturais. Quando a gente nem pensava nisso, eles já se interessavam pelo controle ecológico de pragas.
Agora, o melhor dessa empresa vocês vão saber agora.
Eles se preocupam tanto com ecologia, com saúde e com desintoxicação, que nos prestam um super serviço, totalmente gratuito:
Distribuem amostras de kefir e ensinam a prepará-lo. Já escrevemos aqui sobre o kefir. Para quem não sabe o Kefir é um bebida probiótica de lactobacilos a cujo consumo se atribui a grande longevidade e saúde superior dos povos do Cáucaso, que há mais de 2.000 anos tem esse costume.
Quem se interessar, pode entrar em contato com eles, pelo site


 
16 - DESINTOXICAÇÃO  NÚMERO 1 – SOLVENTES



Ontem finalmente fui na Cliteq fazer o exame de alergias alimentares com a Ana.
Mas não foi como imaginei, não saí de lá com uma lista de alimentos...
Antes de tudo, ele falou que a Ana tem que ser desintoxicada dos solventes que são usados nos produtos de limpeza doméstica, porque os solventes acidificam o organismo, mudam a química do corpo. Se não fizer isso, é o mesmo que tentar limpar uma casa, com as portas e as janelas abertas, no meio de uma ventania. Você nunca vai conseguir!
Ou seja, estão em primeiro lugar, na frente dos metais pesados e das alergias alimentares. São muito piores, eles não intoxicam somente, eles matam células nervosas.
Lógico que o teste dela, para intoxicação por solventes deu nas alturas.

Serão 15 dias de desintoxicação: beber limonada para alcalinizar o sangue e passar iodo na coluna para desintoxicar o organismo (essa eu não conhecia!). E também, lógico, trocar todos os produtos de limpeza! Sempre soube que esses produtos faziam mal, que quanto mais cheiroso, mais tóxico. Mas não sabia que essa desintoxicação era mais urgente que a de metais e alimentos. Vamos começar a substituir tudo por vinagre, álcool, limão, sal, sabão de coco e bicarbonato.
Conversei com a Mariel da Adefa hoje, e ela falou que esses exames abrem um leque incrível de possibilidades de tratamentos. Até verminoses podem ser detectadas. Tudo por ressonância. Mas, que tem que ser  assim, um passo de cada vez...

17 - DESINTOXICAÇÃO - CEM ANOS DE MENTIRA

Já que temos que começar a desintoxicação pela nossa casa, nada melhor do que ler este livro, CEM ANOS DE MENTIRA - Como proteger-se dos produtos químicos que estão destruindo a sua saúde -do jornalista investigativo Randall Fitzgerald.

Não é um livro que pretenda deixá-lo imobilizado ou desesperado pelo conhecimento do meio em que estamos vivendo, mas é um livro que pretende oferecer "alternativas, testadas e aprovadas, de alimentos e remédios a serem consumidos em lugar dos produtos químicos sintéticos disponíveis".
Segundo o autor,
 "A exposição a umas poucas substâncias tóxicas, ou a uma vasta gama de moléculas de uma variedade de substâncias sintéticas, pode não desencadear doenças ou fazer-lhe nenhum mal. Porém, a possibilidade de isso acontecer existe. A ciência médica simplesmente não pode prever que pessoas são sensíveis a quais substâncias químicas, em quais dosagens, com qual potencial para desenvolver uma dependência ou quais efeitos sinérgicos podem criar condições tóxicas no corpo humano. A incerteza quanto aos fatores de risco a que estamos expostos no curso de nossas vidas constitui uma forma de roleta-russa biológica que jogamos com nossos próprios organismos, todos os dias, baseados em nossas escolhas alimentares, medicinais e ambientais.
Não podemos esperar eliminar completamente todos esses fatores de risco, ao menos não durante o tempo que temos de vida. As toxinas químicas não respeitam fronteiras ou quaisquer outros limites e nos invadem incessantemente, à medida que respiramos, comemos ou bebemos. Nossa única esperança razoável é aprender como minimizar os riscos e controlar a exposição às toxinas sintéticas, de modo a aumentar as chances de viver vidas saudáveis".
Foi com este livro que tomei conhecimento do INSTITUTO DE SAÚDE HIPÓCRATES, na Flórida. Ele segue um programa idealizado e desenvolvido para desintoxicar o corpo e restabelecer o sistema imunológico.
"Nas últimas décadas, o Hipócrates e seus métodos de trabalho atraíram uma clientela célebre, que inclui o ator Paul Newman, a ativista pelos direitos civis Coretta Scott King, o comediante Dick Gregory e os músicos Kenny Loggins e Mick Fleetwood. As pessoas devem chegar lá preparadas para exercitar sua autodisciplina, pois o regime é rigoroso. Nada além de vegetais crus e sucos são permitidos na dieta. Nenhuma substância química de qualquer espécie é admitida pelas premissas do Hipócrates; isso significa abandonar os desodorantes, fixadores de cabelo, protetores solares e cosméticos.
Trata-se de uma estratégia de desintoxicação criada para suspender a carga de substâncias químicas sintéticas presente na alimentação, nos remédios e nos produtos de higiene pessoal que é imposta aos nossos sistemas imunológicos".
...
Pessoas chegam de todas as partes do mundo, com sérios problemas de saúde, para experimentar um sistema estruturalmente apoiado pelo consumo de 'alimentos vivos e puros' para tratar de males e doenças considerados 'incuráveis' pela medicina alopática ocidental. 'Você foi roubado economicamente, mentiram para você e, então, você veio parar aqui', diz aos recém-chegados o Dr. Brian Clement, co-diretor do Hipócrates.

'Você vem parar aqui porque foi iluminado ou porque está apavorado'

Espero que sejamos todos iluminados. Não para, necessariamente, ir ao Hipócrates, mas para seguir os caminhos possíveis de desintoxicação.

18 - DESINTOXICAÇÃO - COLONTERAPIA

Ontem fui na Isabel, da Colonterapiabh.
Eu a conheci logo que começou a divulgar a colonterapia aqui em BH. Foi bom ver que a situação mudou muito. No princípio, eu falava da colonterapia com médicos, e eles sempre falavam que isso era besteira, picaretagem.
Hoje vi que existem vários médicos, muito conceituados, inclusive de outros Estados, que estão encaminhando seus pacientes para a Isabel.
Muitos criticam essa terapia, porque dizem que a absorção de nutrientes se dá no intestino delgado, e ela só limpa o intestino grosso.
Mas se esquecem que a absorção da água se dá pelo intestino grosso. Só isso já serviria para indicá-la. Sabem quando uma vasilha é mal lavada e fica com restos de comida?
Esses restos vão ficando desidratados e depois ficam praticamente “incorporados” ao lugar. Nada consegue tirá-los. Normalmente temos que recorrer a dias de molho em água quente e muita força na mão para esfregá-los e tirá-los.
No intestino grosso, vemos que acontece o mesmo, pedaços de fezes vão se grudando às suas paredes, vão se desidratando e por lá ficando...
A diferença é que a vasilha pode ser descartada, e nosso intestino não. E o pior, se suas paredes estão ficando “vedadas”, como se dará a absorção da água?  Além disso, Isabel me deu outra informação importantíssima:
O intestino delgado absorve os nutrientes, mas o intestino grosso, além da água, também absorve as vitaminas K e B.
E como sabemos, essas vitaminas são essenciais para os autistas. E o bom funcionamento do intestino também.

Como ela explica,

"O intestino grosso ( cólon ) representa a última parte do aparelho digestivo. Esse tubo mole de aproximadamente 1,50 m de comprimento e de 3 a 8 cm de diâmetro, tem como principais funções:
Eliminação das fezes;Reabsorção de água e nutrientes;Contribui com o sistema imunológico; ( 80 % do nosso potencial imunológico)Hospeda a flora microbiana que exerce várias funções importantes. Essas bactérias digerem uma parte da celulose , sintetizam vitaminas ( complexo B e K ); e destroem micróbios e bactérias patogênicas."

A colonterapia simplesmente limpa o intestino com água morna. Isso faz com que qualquer resíduo seja hidratado, se solte das paredes intestinais, e seja expelido.
Estávamos conversando sobre a presença de infestações de Cândida no intestino e o quanto isso é prejudicial para os autistas, e sobre o uso do óleo de coco extra virgem para combatê-las. Ela repetiu o que a Marcela, nutricionista, já tinha falado: 1 colher de sopa desse óleo por dia, de preferência em jejum, ajuda a controlar essas infestações. Quanto ao uso do óleo de coco como hidratante corporal, recomendado pelo Dr. Márcio Bontempo, ela completou com um ensinamento perfeito da medicina ayuvérdica:
NÃO PASSE EM SEU CORPO UMA COISA QUE VOCÊ NÃO POSSA COMER.
Sempre nos esquecemos que nossa pele é um órgão, que absorve tudo que é passado nele. Porque tentamos ingerir só alimentos que nos façam bem, mas nos esquecemos sempre de olhar  o que estamos “ingerindo” com nossa pele?
Bem aqui vão dicas simples que a Isabel deu, para ajudar a melhorar a saúde de nossos intestinos.
Todo dia, em jejum:
-  1 copo de água morna com 2 colheres de sopa de suco de limão;
- após 10 minutos, mais 1 copo de água;
- 5 ameixas pretas, sem caroço, deixadas de molho na água durante a noite. Pode ser batida com frutas, água ou sucos.
- consumir 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem, com acidez até 0,5%;
- e, o que todo mundo está cansado de saber: muita fruta, fibra e água.

http://www.colonterapiabh.com.br/
Av Afonso Pena, 4273 sala 607/610 - Mangabeiras  31 3221.2415 - 31 9266.9089



19 - DESINTOXICAÇÃO - CLOROFILA DO TRIGO E ÁGUA ESTRUTURADA



Já falei aqui sobre o tratamento feito no Instituto de Saúde Hipócrates (Hippocrates Health Institute), todo à base de suco de grama de trigo, frutas, verduras e legumes.
É uma desintoxicação e reconstrução radical do organismo.
Em seu livro “Lugar de médico é na cozinha”, o Dr. Alberto Peribanez Gonzalez nos fala o seguinte:
“A água que nos vem pelas frutas e verduras orgânicas e cruas é totalmente diferente da mais cara de todas as águas minerais. É uma água biológica, coloidal, que contém enzimas ativas, minerais, nutracêuticos e bactérias benéficas...
As águas estruturadas do interior das células dos frutos da terra relacionam-se diretamente com as águas estruturadas do interior de nossas células...
Quanto mais estoque de água estruturada houver em nossas células, mais saúde haverá em nossos sistemas biológicos.”
                                                                                                                                          
Infelizmente, a maioria das pessoas não tem como fazer esses sucos na mesma hora em que serão ingeridos. Ou falta tempo, ou faltam frutas, ou verduras orgânicas. Sempre falta organização.                                                                                                               
O ideal é tomar seu suco fresquinho, saindo do liquidificador ou da centrífuga. Mas, a impossibilidade de fazer isso, não deve nos levar a abandonar a idéia de tomá-lo.
Descobri nessa semana que podemos comprá-lo congelado, em garrafinhas. É só tirar do freezer à noite, deixar na geladeira, e tomá-lo de manhã, de preferência, em jejum. Congelado, o suco perde uma boa parte de seus nutrientes, mais ou menos 15%. Mas, convenhamos, melhor 85% do que nada.
Com o tempo, e percebendo o quanto seu organismo agradece o consumo dessa água estruturada, você até pode se animar a fazer em casa.
Aqui em BH, é a Madiuh, da VIDAVIVA, que faz e vende esse suco. Ele é feito com maçã, cenoura, pepino, couve, alface, rúcula, agrião, hortelã, gengibre, clorofila do trigo e sementes germinadas.
Lá eles vendem também só a clorofila do trigo, que você pode misturar a qualquer suco que queira.
O suco desintoxica e alcaliniza o organismo, o que reforça o sistema imunológico.
Por mais besteiras que coma pelo resto do dia, tipo doces, chocolates, carnes, você já garantiu bons nutrientes para seu organismo. Aos poucos você vai sentir necessidade de mudar o resto do dia também.

Quem quiser se informar é só ligar para (31) 8451.5722 ou (31) 8486.9674.
Ou olhar o site: www.vidaviva8.com.br

20 - DESINTOXICAÇÃO - LIMPEZA DA CASA


O principal segredo na limpeza da casa: nunca deixar a sujeira acumular, para não precisar usar produtos tóxicos.
Se você ainda não está preparada para uma mudança radical na forma de limpar sua casa, comece aos poucos, vá fazendo pequenas mudanças, teste um produto um dia, se adapte a ele, e depois vá trocando os outros também. Quando menos esperar, seu armário de produtos de limpeza estará se resumindo a poucos itens,sendo que o mais importante será o bicarbonato de sódio, que também será seu grande companheiro para os escalda-pés de desintoxicação. E na cozinha estarão 3 grandes aliados: o vinagre, o limão e, muitas vezes, o sal.
Enquanto pensa nessa troca, vá fazendo pequenas modificações, que já ajudam muito. Lembre-se da fórmula mais fácil de limpeza: água quente e sabão neutro. Lave o piso da cozinha e banheiros com água e detergente neutro. Para isso, utilize a água da lavagem de roupa, que vivemos desperdiçando e jogando fora. Lembre-se de manter o box e as janelas do banheiro sempre abertos para ventilar e não dar mofo. São pequenas atitudes que trazem grandes reflexos para sua saúde e para a saúde do planeta.
Com esses três produtos você faz mágica em sua casa:
O vinagre branco, por causa de sua acidez, é ideal para desinfetar, combater o mofo, retirar a gordura de superfícies e eliminar odores fortes. Ele substitui o detergente, o amaciante e os limpadores multiuso, que utilizam cloro, amoníaco, formaldeído e soda cáustica em sua composição.
O limão ajuda a remover sujeira, manchas de ferrugem e também gorduras. Ele substitui a água sanitária e os removedores de manchas de ferrugem, entre outros, que utilizam cloro e solventes em sua composição.
O bicarbonato de sódio é ótimo para a limpeza em geral e para absorver odores. Use luvas se for manejá-lo por um período longo. Ele substitui a água sanitária, o detergente e o sapólio, que utilizam cloro e formaldeído em sua composição.

EVITE:

CLORO:
O cloro ( grego khlorós, esverdeado ) é um elemento químico , símbolo Cl de número atômico 17 ( 17 prótons e 17 elétrons ) com massa atómica 35,45 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso. Gás extremamente tóxico e de odor irritante, foi descoberto em 1774 pelo alemão-sueco Karl Wilhelm Scheele.
O elemento cloro está situado na série química dos halogênios ( grupo 17 ou VIIA ). No estado puro, na sua forma biatômica (Cl2) e em condições normais de temperatura e pressão, é um gás de coloração amarelo esverdeada, sendo duas vezes e meia mais pesado que o ar. É abundante na natureza e é um elemento químico essencial para muitas formas de vida.
Na natureza não é encontrado em estado puro, já que reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos, sendo encontrado formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar. O cloreto de sódio é comum como sal de mesa.
O cloro é empregado para potabilizar a água de consumo dissolvendo-o nela. Também é usado como oxidante , branqueador e desinfetante. É gasoso e muito tóxico (neurotóxico) , foi usado como gás de guerra na Primeira e na Segunda Guerra Mundial.
O cloro provoca irritação no sistema respiratório, especialmente em crianças. No estado gasoso irrita as mucosas e no estado líquido queima a pele. Pode ser detectado no ar pelo seu odor a partir de 3,5 ppm, sendo mortal a partir de 1.000 ppm. Foi usado como arma química a partir da Primeira Guerra Mundial.
Uma exposição aguda a altas concentrações de cloro ( porém não letais ) pode provocar edema pulmonar, ou líquido nos pulmões. Uma exposição crônica abaixo do nível letal debilita os pulmões aumentando a suceptibilidade a outras enfermidades pulmonares.
Em muitos países é fixado o limite de exposição no trabalho em 0,5 ppm ( média de 6 horas diárias, 40 horas semanais ).
FORMALDEÍDO:
O formaldeido é um dos mais comuns produtos químicos de uso atual.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (DHHS) determinou que o formaldeído pode ser considerado um razoável carcinogénico humano (NTP). A Agência Internacional para Pesquisa sobre Cancro (IARC) determinou que o formaldeído é cancerígeno para os seres humanos. Esta determinação foi baseada em decisões específicas que existem evidências limitadas em seres humanos e evidência suficiente em animais de laboratório que o formaldeído pode causar cancro. A Agência de Protecção Ambiental (EPA) determinou que o formaldeído é um provável carcinogénico humano com base em evidências limitadas em seres humanos e evidência suficiente em animais de laboratório.
Trabalhadores podem ser expostos durante a produção direta, tratamento de materiais e produção de resinas. Profissionais da área da saúde, técnicos de patologia e histologia, professores e estudantes que manuseiam espécimes preservados estão potencialmente em alto risco de exposição. Consumidores podem receber exposição através de materiais de construção, cosméticos, móveis e produtos têxteis.
A exposição de curta duração pode ser fatal, entretanto o limiar de odor é suficientemente baixo para que a irritação dos olhos e membranas mucosas ocorram antes destes níveis serem alcançados. Exposições de longa duração a baixas concentrações de formaldeido podem causar dificuldade respiratória, enfisema e a sensibilização. O Formaldeído em concentrações acima do limite é classificado como carcinogênico humano e têm sido relacionado com câncer dos pulmões e nasal e com possível câncer no cérebro e leucemia.
SOLVENTES:
Se denomina solvente, dissolvente ou dispersante aquela substância que permite a dispersão de outra substância em seu meio. Normalmente o dissolvente estabelece o estado físico da dissolução. Por isso, se diz que o dissolvente é o componente de uma dissolução que está no mesmo estado físico que a dissolução. Numa dissolução de água e sal de cozinha, a água é o solvente porque dispersa no seu meio o sal.
A água é um solvente inorgânico, polar, chamado frequentemente de "solvente universal" pois é usado para dissolver muitas substâncias.
Muitos solventes utilizados na indústria são substâncias altamente voláteis, isto é, que se evapora facilmente, daí é que pode ser inalada (introduzida no organismo através da aspiração, pelo nariz ou boca). Outra característica é serem inflamáveis, isto é, pegam fogo facilmente.
            Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Para começar a se acostumar com esses “novos” produtos, comece a utilizar esse limpador coringa, para limpeza geral: Misture 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna e adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura.
 Depois vá tentando pequenas substituições, como essas:

 - Nos banheiros:

Limpar azulejos e tirar o limo: aplique vinagre branco puro com uma escova de dente e pressione sobre os rejuntes. Deixe agir por duas horas. Em seguida, lave com água e sabão.
Limpar azulejos com vinagre ou com bicarbonato de sódio toda semana, evita o aparecimento do limo.
Louças do banheiro: usar uma escova com vinagre ou bicarbonato de sódio; pode-se limpar também com uma mistura de sal e vinagre quente, ou esfregar com limão.
Bocais de chuveiro de metal entupidos por depósitos minerais: deixar de molho em uma mistura de 1/2 xic de vinagre com 1/4 de xic de água, por 15 minutos
Bocais de chuveiro de plástico entupidos por depósitos minerais: deixar de molho em uma mistura de 1/2 l de vinagre com 1/2 l de água quente, por 60 minutos
Desinfetante sanitário: Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.
Limpeza do vaso: Despeje o vinagre e deixe-o agir por trinta minutos, depois borrife bicarbonato de sódio em uma escova apropriada e esfregue as áreas manchadas.
Azulejos: esfregar com água e bicarbonato de sódio; com água quente e álcool; ou com água quente (quatro litros) e vinagre branco (meio copo).
Tampas de vaso sanitário de plástico: usar umas gotas de álcool para limpar.
Cortinas de banheiro: espalhar bicarbonato e lavar normalmente.
Pentes e escovas: deixar de molho em água morna e três colheres de sopa de bicarbonato por algumas horas. Lavar normalmente.

- Na cozinha:

Limpar o fogão depois de uma fritura: coloque um pouco de vinagre sobre a gordura e deixe por 15 minutos até soltar. Em seguida, passe um pano;
Panelas com comida agarrada: ferver com água e vinagre ou misturar água quente com três colheres de sopa de bicarbonato. Deixe dentro do recipiente até o alimento se soltar. Em seguida, esfregue com a bucha;
Porcelana manchada: esfregar com meio limão; com sal e vinagre quente; ou com bicarbonato de sódio e água. Se precisar, deixe de molho na água com bicarbonato de um dia para o outro.
Pratos e talheres: o limão e o vinagre tiram a gordura e deixam-nos brilhantes.
Limpar forno: Misture bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre, e passe com esponja. Remova com um pano. Nas manchas ainda recentes põe-se água e espalha-se bicarbonato de sódio; se são muito difíceis de sair pode colocar-se sal e limpar quando ficar frio.  Pode-se também misturar água e bicarbonato em partes iguais, espalhar no forno, deixar de um dia para o outro e retirar com um pano úmido. Se o problema for cheiros persistentes, deixe uma vasilha aberta,com bicarbonato até voltar a usá-lo.
Limpar parede de gordura a cada vez que fizer frituras: água morna com vinagre Limpar o fogão depois de uma fritura: coloque um pouco de vinagre sobre a gordura e deixe por 15 minutos até soltar. Em seguida, passe um pano;
Limpar parede de gordura a cada vez que fizer frituras: água morna com vinagre branco.
Tirar gordura das louças e das janelas: adicione um quarto de xícara de chá de limão dentro do frasco de detergente. Aplique com um pano seco e retire com um pano úmido.
Limpar louças e janelas não muito sujas: usar limão e água na mesma proporção.
Recipientes de plástico manchados: misture duas colheres de sopa de bicarbonato com suco de um limão. Esfregue o plástico manchado e deixe-o descansar por 20 minutos. Em seguida, lave normalmente.
Tirar a ferrugem de objetos como talheres e grelhas: esfregar suco de limão com uma palha de aço.
Tirar cheiro das mãos: esfregar um pouco de suco de limão.
Manchas em Tupperware e vasilhas de plástico: esfregar limão, deixar secar no Sol e lavar.
Tábuas de cozinha: esfregar 1/2 limão, deixar 20 minutos e enxaguar.
Torneiras: esfregar com suco de limão, deixar agir durante a noite, passar um pano úmido e secar
Desentupir ralos com gordura: ferva uma chaleira de água e misture com uma xícara de sal e uma xícara de bicarbonato. Jogue a solução no ralo e espere desentupir.
Pias de aço inoxidável: esfregue a superfície com bicarbonato para, pouco depois, enxaguar.
O bicarbonato de sódio ajuda a eliminar os cheiros de cafeteiras e dos recipientes de plástico para a comida. Misture 1 colher de bicarbonato em 1/2 litro de água morna e lave.
Inox: Limpar com uma pasta de bicarbonato de sódio e água, enxaguar com água , secar e passar uma flanela seca para dar brilho.
Parte interna da geladeira: água misturada com bicarbonato de sódio e sabão neutro.
Esponjas sujas: encharcá-las com uma solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato para 1 xíc de água.
Tigelas e utensílios de madeira: limpe, remova manchas e desodorize com uma solução de bicarbonato de sódio e água.

Na casa em geral:

Eliminar o cheiro de mofo: coloque uma bacia com vinagre branco puro dentro do local que estiver cheirando a mofo. Deixe um dia inteiro (certifique-se de que ninguém da sua família esteja por perto, já que o cheiro do vinagre não é nada agradável);
Limpar janelas e espelhos: dilua três colheres de vinagre em dez litros de água quente. Antes de passar a solução com vinagre, limpe o vidro com água e sabão;
Cheiros fortes como urina de animais de estimação: dilua 300 ml de vinagre em um litro de água morna e aplique no local que está com mau cheiro. Deixe secar naturalmente.
Cheiro do ambiente: vinagre ou baunilha num prato durante uma hora.
Para evitar que os canos fiquem entupidos, jogar água fervente uma vez por semana.
Se o cano estiver já entupido tapar o respirador (orifício superior da pia) com um pano e tentar com um desentupidor de borracha (ventosa). Jogar água fervente pelo cano duas vezes por dia, depois meia xícara de bicarbonato de sódio e outra meia de vinagre quente.
Janelas: limpar com água quente com um pouco de vinagre, álcool ou sumo de limão; duas ou três gotas de álcool num balde de água. Nunca limpar quando bate o sol, pois ficam com brilho azulado.  Secar com papel de jornal.
Lustra móveis: usar sumo de limão misturado com o dobro de azeite. Aplicar com um pano. Também se pode misturar três quartos de azeite e um quarto de vinagre, adicionando também água.
Objetos de metal: limpar com vinagre puro.
Desentupir pia e ralos em geral: Jogue no ralo 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 1/2 xic . de vinagre branco. Deixe agir um pouco e jogue água fervente por cima.
Carpete: limpar com uma solução de água com vinagre branco.
Objetos dourados: Utilizar, esfregando, limão ou uma mistura de água e vinagre em partes iguais.
Fórmica: Para tirar mancha de tinta esferográfica, e deixar a fórmica limpa, esfregar com álcool ou com uma solução de água com vinagre.
Tapetes e carpetes: limpar com uma solução de 1 litro de água com duas colheres de sopa de vinagre
Limpar paredes: Vinagre e água em partes iguais.
Encerar: Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de suco de limão ou vinagre, e aplique com uma flanela.
Limpar cobre: Esfregar com uma cebola cortada, ou tomate com sal ou uma mistura de limão e sal. Lavar e secar com um pano bem limpo.
Prata: Pôr os objetos em 1,5 litro de água quente, uma colher de sal, uma colher (chá) de bicarbonato e um bocadinho de papel de alumínio. Ferver por 3 minutos e limpar com um pano seco.Também pode se usar uma pasta de bicarbonato de sódio e água.
Desodorizante de ambiente: 4 colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como ótimos purificadores do ar.
Eliminar cheiro de comida, animais ou fumo em sofás e almofadas: polvilhar bicarbonato e aspirar.
Riscos de lápis de cera nas paredes: passe uma pasta em partes iguais de água e bicarbonato. Deixe secar e remova com um pano seco.
Cinzeiro: um pouco de bicarbonato no fundo evita que o cheiro exale.

Na lavanderia:

Amaciante de roupas: Ao enxaguar a roupa, colocar meio copo de vinagre branco ou suco de limão na última água. Além de amaciar, o vinagre realça as cores e impede que manchem. Ele dá às roupas um aroma fresco, amacia também os tecidos de lã e elimina as manchas de transpiração.
Manchas de caneta na roupa: lavar com água morna, vinagre e sabão e enxaguar em água quente.
Colarinho de camisa: passar uma pasta de bicarbonato com vinagre 1 hora antes de lavá-la
Para remover manchas de sucos, vinho e molho de tomate em tecidos: esfregue a mancha com limão, enxague e deixe secar. Se ainda houver pequenas manchas no tecido, aqueça um litro de água e misture com quatro colheres de vinagre. Deixe agir por 15 minutos para, depois, enxaguar;
Para alvejar roupas amareladas: Coloque-as de molho em água com pedaços de limão. Elas ficarão cheirosas e sem aparência desbotada. Quando a mancha sair, lave normalmente.
Ferrugem em tecidos: cubra a área com sal e suco de limão, coloque no sol por 20 minutos e depois cubra com um pano grosso e passe o ferro quente. Lave normalmente. Ou então esfregue com uma pasta de bicarbonato e suco de limão até a mancha desaparecer.
Para as partes mais sujas da roupa branca pôr de molho em bicarbonato de sódio e água antes de lavar.
Manchas amarelas em tecidos: ferver durante 1 hora com água sal e bicarbonato.


FONTE: http://santadecasafazmilagre.blogspot.pt/p/desintoxicacao.html