quinta-feira, 28 de março de 2013

o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

 


Distribuição de 5 mil lâmpadas na cor azul

Distribuição de 5 mil lâmpadas na cor azul
Em comemoração ao Dia 02 de Abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo – convidamos a sociedade a participar, iluminando a área externa de suas casas com uma luz azul.
A distribuição de 5 mil lâmpadas na cor azul, acompanhadas de folheto explicativo, é mais uma ação da A&R para despertar o interesse, a conscientização e a boa vontade da sociedade brasileira para divulgar informações sobre autismo.
A Avenida Paulista e região foram indicadas como lugar de grande e variado acesso de pessoas.
Participe desta iniciativa!


Os projetos aMAIS e Revista Autismo, ambos da ONG Consciência Solidária, lançarão a campanha de 2013 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007, com o tema: “Você precisa conhecer, para ajudar 2 milhões de famílias no Brasil: Autismo” .

Além da campanha, teremos o lançamento da quarta edição da Revista Autismo (publicação gratuita, nacional, feita por pais de autistas e a única no mundo em língua portuguesa sobre o assunto) e uma palestra do sargento do 7° Grupamento de Bombeiros, de Campinas, Luís Dícara — que também é pai de um garoto autista —, com o tema “Primeiros Socorros a Crianças Especiais, inclusive Autistas“, abordando noções, além de situações de emergência, também de segurança no lar e na escola envolvendo pessoas com necessidades especiais, com foco principal em autismo. A entrada será a doação de um brinquedo (novo) de qualquer valor.


Em todo o planeta, a data visa mostrar à sociedade a importância de se conhecer um pouco sobre autismo para diminuir o preconceito, aumentar os diagnósticos e vivermos num mundo mais justo com as diferenças. Cartões postais ao redor do mundo estarão iluminados de azul (cor definida para o autismo, pois afeta 4 meninos para cada menina), como o Empire State Building (nos Estados Unidos), a CN Tower (no Canadá) entre outros — é o movimento mundial chamado “Light It Up Blue“, iniciado pelos estadunidenses.
No Brasil, estarão iluminados de azul o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira, a Fiesp e a Assembleia Legislativa (em São Paulo) e muitos outros locais.
Em Atibaia, o Hospital Novo Atibaia estará iluminado de azul e o Hotel Bourbon Atibaia, de 22/março a 7/abril, para chamar a atenção para esta importante conscientização a respeito de uma síndrome tão complexa, porém tão comum que estima-se afetar 2 milhões de famílias no Brasil — 70 milhões no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Mais informações sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), estão online na página oficial do evento: http://RevistaAutismo.com.br/DiaMundial — onde pode-se baixar o cartaz da campanha (em versões para internet, redes sociais e para impressão), imagem de personalização para Facebook, além de um cadastro para os eventos que acontecerão em todo o Brasil e Portugal.
O autismo é uma síndrome que afeta três importantes áreas do desenvolvimento: a comunicação, a socialização e o comportamento. Há vários níveis e formas do autismo afetar a pessoa, por isso diz-se que temos um grande “espectro do autismo”.



Fonte: http://conscienciasolidaria.org.br/amais/campanha-para-o-dia-mundial-do-autismo-2013-sera-lancada-no-bourbon/