sexta-feira, 27 de abril de 2012
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Curso de ABA em BH
Curso de ABA em BH
Educação e Alfabetização na perspectiva
da Análise Aplicada do Comportamento (ABA)
para crianças com desenvolvimento atípico
Dia: 16/06/2012
Horário: 08h às 17h30
Local: Centro Universitário Newton Paiva - Campus Carlos Luz - Auditório Nominato - Av. Presidente Carlos Luz, 220 - Caiçara - Belo Horizonte - MG
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047 | (31) 8636 1392
PÚBLICO ALVO:
Pais,
Parentes, Mediadores, Estagiários, Monitores, Facilitadores, Psicólogos,
Psicopedagogos, Professores, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Terapeuta
Ocupacional, Estudantes de Graduação e/ou Pós e demais interessados no
assunto.
OBJETIVO:
OBJETIVO:
Fornecer técnicas e estratégias para facilitar a alfabetização de alunos com TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento).
PALESTRANTE:
Luiz Alexandre Barbosa de Freitas -
Psicólogo formado pela Universidade Federal de São João Del Rei, Mestre
em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina e
com curso de Intervenção Precoce para Desenvolvimento Atípico no Núcleo
Paradigma - SP. Ministra aulas no ensino superior e realiza intervenções
utilizando a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em crianças e
adolescentes com desenvolvimento atípico. CRP 01714 MT
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Conceitos básicos da Análise do Comportamento e a forma desta abordagem sobre a Educação; A Construção de pré-requisitos no ambiente individualizado como base para a Inclusão Escolar; Reforçamento Positivo e Motivação: pilares da intervenção individualizada e social; Análise Funcional Descritiva: Miminização de Comportamentos Disruptivos e Maximização comportamentos pró-sociais; Alfabetização e Análise Aplicada do Comportamento; A noção de Equivalência de Estímulos: relações arbitrárias entre estímulos auditivos visual-textuais; Estabelecendo controle por unidades verbais mínimas da língua (sílabas/letras) e os comportamentos de leitura e escrita; Dicas de material adaptado; Perspectivas além da alfabetização em direção ao prosseguimento para o ensino fundamental.
INVESTIMENTO:
- ATÉ 11/05
R$ 80,00 - individual (cartão)
R$ 70,00 - individual (depósito)
R$ 60,00 - cada inscrito - grupos a partir de 3 pessoas (depósito)
- ATÉ 01/06
R$ 90,00 - individual (cartão)
R$ 80,00 - individual (depósito)
R$ 70,00 - cada inscrito - grupos a partir de 3 pessoas (depósito)
- APÓS 01/06
R$ 100,00 - individual (cartão)
R$ 90,00 - individual (depósito)
R$ 80,00 - cada inscrito - grupos a partir de 3 pessoas (depósito)
INSCRIÇÕES: http://www.creativeideias.com.br/
Realização: Creative Ideias
Apoio: Restaurante Simplicidade Mineira
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Deus Escolhe as mães
Deus Escolhe as mães
Deus pairou sobre a Terra, selecionando o seu
instrumento de propagação com um grande carinho e compassivamente,
enquanto Ele observava, Ele instruía seus anjos a tomarem nota em um
grande livro:
- Para a mãe Sebastiana, um menino e o anjo da guarda Mateus.
- Para a mãe Maria, uma menina e como anjo da guarda Cecília.
- Para a mãe Fátima, gêmeos, e como anjo da guarda, mande Gerard.
Pronunciando um nome, sorri e diz:
- Dê a ela uma criança deficiente.
O anjo cheio de curiosidade pergunta:
- Por que a ela Senhor? Ela é tão alegre...
- Exatamente por isso. Como eu poderia dar uma criança deficiente para uma mãe que não soubesse o valor de um sorriso? Seria cruel.
- Mas será que ela terá paciência?
- Eu não quero que ela tenha paciência porque, com certeza, se afogará no mar da autopiedade e desespero. Logo que o choque e o ressentimento passar, ela saberá como se conduzir.
- Senhor, eu a estava observando hoje, ela tem aquele forte sentimento de independência. Ela terá que ensinar a criança a viver no seu mundo e não vai ser fácil.
- E além do mais, Senhor, eu acho que ela nem acredita na sua existência.
Deus sorri.
- Não tem importância. Eu posso dar um jeito nisso. Ela é perfeita. Ela possui o egoísmo no ponto certo. O anjo engasgou.
- Egoísmo? E isso é, por acaso, uma virtude?
Deus acenou um sim e acrescentou:
- Se ela não conseguir se separar da criança de vez em quando, ela não sobreviverá. Essa é uma das mulheres que eu abençoarei com uma criança menos perfeita. Ela ainda não faz idéia, mas ela será também muito invejada. Sabe, ela nunca irá admitir uma palavra não dita, ela nunca irá considerar um passo adiante uma coisa comum. Quando sua criança disser 'mamãe' pela primeira vez, ela pressentirá que está presenciando um milagre. Quando ela descrever uma árvore ou um pôr do sol para seu filho cego, ela verá como poucos já conseguiram ver a minha obra. Eu a permitirei ver claramente coisas como a ignorância, crueldade, preconceito e a ajudarei a superar tudo. Ela nunca estará sozinha. Eu estarei ao seu lado cada minuto de sua vida, porque ela estará trabalhando junto comigo.
- E quem o senhor está pensando em mandar como anjo da guarda?
Deus sorriu.
Dê a ela um espelho, é o suficiente!'
- Para a mãe Sebastiana, um menino e o anjo da guarda Mateus.
- Para a mãe Maria, uma menina e como anjo da guarda Cecília.
- Para a mãe Fátima, gêmeos, e como anjo da guarda, mande Gerard.
Pronunciando um nome, sorri e diz:
- Dê a ela uma criança deficiente.
O anjo cheio de curiosidade pergunta:
- Por que a ela Senhor? Ela é tão alegre...
- Exatamente por isso. Como eu poderia dar uma criança deficiente para uma mãe que não soubesse o valor de um sorriso? Seria cruel.
- Mas será que ela terá paciência?
- Eu não quero que ela tenha paciência porque, com certeza, se afogará no mar da autopiedade e desespero. Logo que o choque e o ressentimento passar, ela saberá como se conduzir.
- Senhor, eu a estava observando hoje, ela tem aquele forte sentimento de independência. Ela terá que ensinar a criança a viver no seu mundo e não vai ser fácil.
- E além do mais, Senhor, eu acho que ela nem acredita na sua existência.
Deus sorri.
- Não tem importância. Eu posso dar um jeito nisso. Ela é perfeita. Ela possui o egoísmo no ponto certo. O anjo engasgou.
- Egoísmo? E isso é, por acaso, uma virtude?
Deus acenou um sim e acrescentou:
- Se ela não conseguir se separar da criança de vez em quando, ela não sobreviverá. Essa é uma das mulheres que eu abençoarei com uma criança menos perfeita. Ela ainda não faz idéia, mas ela será também muito invejada. Sabe, ela nunca irá admitir uma palavra não dita, ela nunca irá considerar um passo adiante uma coisa comum. Quando sua criança disser 'mamãe' pela primeira vez, ela pressentirá que está presenciando um milagre. Quando ela descrever uma árvore ou um pôr do sol para seu filho cego, ela verá como poucos já conseguiram ver a minha obra. Eu a permitirei ver claramente coisas como a ignorância, crueldade, preconceito e a ajudarei a superar tudo. Ela nunca estará sozinha. Eu estarei ao seu lado cada minuto de sua vida, porque ela estará trabalhando junto comigo.
- E quem o senhor está pensando em mandar como anjo da guarda?
Deus sorriu.
Dê a ela um espelho, é o suficiente!'
Curso Sobre Autismo
Curso Sobre Autismo
O Autismo na escola18/08/2012 a 18/08/2012 - CURSO DE 8 HORAS
O curso tem como objetivo proporcionar uma visão geral e introdutória
sobre espectro autista, abordando conceitos, características,
tratamentos, educação e família, com fundamentação teórica, relatos de
experiências de profissionais das áreas da saúde e educação.
Neste curso você poderá ver como trabalho o multidisciplinar faz a
diferença na qualidade do atendimento a criança autista.
Rica em experiências, a multidisciplinalidade da equipe dará ao curso um
aspecto dinâmico, abordando os transtornos do Espectro Autista das mais
diferentes formas, proporcionando assim vivências didáticas e
realistas.
Coordenadora Autora: Luisa Christino (Psicóloga e Coordenadora do
Instituto Indianópolis)Equipe: Paula Valença (Psicóloga e Professora do
Instituto Indianópolis)
Daniela Oliva (Fonoaudióloga no Instituto Indianópolis)
Caroline Afonso (Terapeuta Ocupacional no Instituto Indianópolis)
Daniela Oliva (Fonoaudióloga no Instituto Indianópolis)
Caroline Afonso (Terapeuta Ocupacional no Instituto Indianópolis)
À vista ( 10% de desconto) R$ 216,00
Parcelado 3 x R$ 80,00
Total R$ 240,00
Parcelado 3 x R$ 80,00
Total R$ 240,00
8 horas - das 9h ás 18h
CONTATO
EndereçoRua Antonio de Macedo
Soares, 414 - São Paulo-SP
CEP 04607-000
instituto@indianopolis.com.br
Telefone/ Fax
(11) 5543-6333
terça-feira, 24 de abril de 2012
INCLUSÃO-VERDADEIRO DEPOIMENTO DE UMA MÃE
Meus filhos com autismo, um contraponto
Ana Maria Elias Braga
Eles eram diferentes, mas eu
insistia na maldita inclusão. Por que não deixar o especial dizer se
ele quer isso? É fácil opinar dentro de consultórios
Parte 1: um pequeno prólogo
Em julho de 1994, fiz várias inscrições
para adotar uma criança. Em setembro, recebi um telefonema dizendo que
minha oportunidade de ser mãe havia chegado. Para a minha surpresa, em
dose dupla. Assim, adotei os gêmeos univitelinos Rafael e Renato, com 19
dias.
Felicidade? Emoção? É pouco para descrever. Minha vida se transformou em um caos -mas o melhor caos que alguém poderia desejar.
Meus filhos pareciam qualquer outra criança. Mas percebi lentidão no seu desenvolvimento.
Os médicos disseram que era a minha ansiedade, que gêmeos demoravam mesmo. Minha intuição maternal dizia que não era isso.
Quando estavam com quase dois anos,
levei os meninos ao neurologista. Com apenas alguns exames, o médico
disse que meus filhos não andariam, não falariam e que seriam dois
vegetais.
Fiquei zonza. Tive a nítida sensação de
que ia desmaiar. Chorei por dois dias. No terceiro, vi que isso não
resolveria o problema e busquei outros profissionais da área de saúde.
Resumo: meus filhos hoje estão com 17
anos, diagnosticados com autismo. Eles falam, andam, conversam, são
alfabetizados e músicos. O autismo não é contagioso, mas o sorriso deles
é. Minha vida se divide em antes e depois da chegada dos meus gêmeos.
Dificuldades? Temos várias. Não é fácil
saber que meus filhos não farão faculdade, provavelmente não casarão nem
me darão netos… Ainda me permito chorar às vezes, mas aprendi a sentir
orgulho de mim mesma e, principalmente, deles.
Parte 2: a vida escolar
Quando tinham três anos, matriculei meus
meninos em uma escola pequena e regular (particular). Enquanto tudo era
só brincar, estava tudo certo. Nenhum problema.
A partir do momento em que eles foram
crescendo fisicamente, tudo se complicou. Mentalmente comprometidos,
eles não evoluíam pedagogicamente. Precisavam, portanto, ficar em
classes com crianças pequenas. Eles eram sempre bem maiores que os
demais alunos.
Meus problemas começaram.
As mães se assustavam com o tamanho
deles. Sempre achavam que, no caso de uma agressão, seus filhos, tão
pequenos e indefesos, seriam massacrados, embora meus filhos nunca
tenham sido agressivos.
Nesse momento, a escola me chamou e
disse, educadamente, que uma escola com mais estrutura para recebê-los
seria melhor para eles.
Procurei o colégio onde estão até hoje,
uma escola regular, com classes especiais. Nessa época, eles estavam com
nove anos. Baseada e influenciada pelas ideias de psicólogos, insisti
que ficassem em uma classe regular.
Novamente, um martírio. Pedagogicamente,
a escola estava preparada, com um currículo feito especialmente para
eles. Mas, socialmente, o sofrimento começou.
Eles não eram chamados para festinhas de
aniversários, para grupos de trabalho, para os jogos de futebol. Nem a
tão natural paquerinha acontecia com eles.
Eram pessoas diferentes, mas com uma mãe e especialistas insistindo na maldita inclusão.
Até que, aos 14 anos, eles pediram para estudar na classe especial.
Disso, meu questionamento: alguém já se
perguntou onde a criança especial se sente melhor? Junto com a normal ou
outras especiais?
De segunda a sexta, as crianças
especiais podem até estar nas tais classes inclusivas. E no sábado e no
domingo, quando os amigos se encontram? Seu filho especial não é
convidado. Em uma classe especial, eles viajam juntos, vão a festas,
namoram entre si -são felizes, enfim. Além disso, o desempenho escolar
dos meus filhos nunca foi tão bom.
Por que só a visão dos especialistas é
ouvida? Por que nunca dão às mães ou ao próprio especial a oportunidade
de verbalizar o que eles acham melhor? É fácil escrever artigos sobre
inclusão dentro de consultórios e depois ir para casa.
Um dia talvez a sociedade mude, quando
as crianças especiais puderem fazer parte do círculo de amigos das
normais. Até lá, nossos filhos serão mais felizes tendo aulas em lugares
separados do que sendo rejeitados em classes normais.
ANA MARIA ELIAS BRAGA, 43, é esteticista
Fonte: Jornal A Folha de S. Paulo, de 19/04/2012, seção Opinião A3;
quinta-feira, 19 de abril de 2012
BB Crédito em Acessibilidade
Em novembro/2011, a Presidenta Dilma Rousseff lançou o Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade em prol da promoção à cidadania e ao fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, da sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis a toda a população.
O BB integra as ações de fortalecimento da acessibilidade e elaborou uma linha de crédito para aquisição de produtos de Tecnologia Assistiva. Com foco no público com renda até 10 salários mínimos.
A linha BB Crédito Acessibilidade disponibilizada pelo Banco do Brasil, permite que os clientes tenham acesso ao crédito para comprar os equipamentos necessários para o bem estar no dia a dia. Esta modalidade destina-se ao próprio deficiente ou a um terceiro que queira adquirir tais equipamentos para destinar a outra pessoa.
Características
Linha de crédito destinada ao financiamento de bens e serviços voltados para Pessoas com Deficiência.
Quem pode contratar
Clientes pessoas físicas, correntistas do Banco do Brasil, com limite de crédito disponível e renda mensal bruta de até 10 salários mínimos.
Valor financiamento mínimo de R$ 70,00 e máximo de R$ 30.000,00
- Taxa de juros: 0,64% ao mês;
- Prazo: 04 a 60 meses;
- Carência: até 59 dias para o vencimento da primeira parcela.
Como contratar
Se você for correntista do Banco do Brasil
Procure uma agência e informe-se a respeito da sua situação cadastral e qual o limite disponível para financiamento. Para isso, leve seus documentos de Identidade, CPF, comprovante de renda e endereço.
De posse dessas informações, solicite uma simulação do financiamento: nº de prestações, valor das prestações etc.
Se você não for correntista do Banco do Brasil
Procure uma agência e informe-se sobre as condições da linha de crédito e saiba como abrir a sua conta corrente. Se for o caso, leve seus documentos de Identidade, CPF, comprovante de renda e endereço. A abertura da corrente bem como a disponibilização do limite está sujeita a pesquisa cadastral.
Como adquirir o bem
De posse da informação de quanto há de limite de crédito disponível, prestação e prazo, compareça até o estabelecimento comercial, adquira o(s) bem(ns) e/ou serviço(s) constante(s) na lista de produtos.
Como contratar a sua operação
Após a aquisição do bem (vide lista de produtos abaixo), leve a nota fiscal ou o cupom fiscal até uma agência do BB para a efetivação do financiamento. O crédito será liberado diretamente na sua conta corrente, devendo ficar uma cópia da nota na agência.
Somente serão aceitos documentos fiscais emitidos com prazo máximo de 30 dias.
Garantia
Esta modalidade não exige garantida de bens ou de terceiros.
BB Crediário para pessoas com deficiência
O BB Crediário financia órteses, próteses, cadeiras de rodas (inclusive motorizadas), elevadores e plataformas elevatórias, impressoras em Braile, adaptações de veículos e muito mais. Tudo com taxas diferenciadas, parcelamento em até 36 meses e até 59 dias para pagar a primeira parcela.
O financiamento é feito diretamente nos estabelecimentos afiliados à Cielo e conveniados ao Banco do Brasil. Basta utilizar o cartão Ourocard Visa ou BB Visa Electron e solicitar a opção CDC. É rápido, prático e seguro.
Lista de Produtos:
- Acionadores
- Adaptação de Veículo Automotor
- Alternativa de Output por Voz
- Andadores
- Cadeira de Rodas com Adequação Postural
- Cadeiras de Rodas Motorizadas
- Leitores com Software OCR
- Leitores de Tela
- Lupas Eletrônicas de Mesa
- Lupas Eletrônicas Portáteis
- Mobiliário Acessível
- Mouses Alternativos
- Cadeiras de Rodas Motorizadas
- Scanner de Mesa
- Computador Portátil Braille
- Guincho de Transferência
- Impressora Braille
- Interfaces Para os Acionadores
- Scanner de Mesa
- Scanner Leitor Portátil
- Software de Comunicação Alternativa
- Teclado Braille
- Vocalizadores
Triciclo Adaptado
MENSAGENS PARA AUTISTAS
Deficiência
Se você deixa de ouvir o grito do seu irmão para a justiça, quem é o surdo?
Se você não pode comunicar-se com sua irmã e a separa, quem é o mudo?
Se sua mente não permite que seu coração alcance seu vizinho, quem é o deficiente mental?
Se você não se levanta para defender os direitos de todos, quem é o aleijado?
A atitude para com as pessoas deficientes pode ser a nossa maior deficiência...
E a sua também.
(Autor desconhecido)
APLICATIVOS PARA AUTISTAS ANDROID E IOS
APLICATIVOS PARA AUTISTAS ANDROID IOS
Clique no nome do aplicativo para fazer o download.
Sound Touch Lite –
Oferece estimulo visual e auditivo de animais. Trabalha conceitos,
vocabulário, percepção e discriminação auditiva de sons onomatopáicos.
Panda Painting – Oferece estimulo visual de cenários. Estimulação de linguagem, conceito de cores, seqüência, coordenação motora.
Lulbaby for babies –
Aplicativos com três canções de ninar, com diferentes tempos de
duração. Canções que estimula percepção auditiva, que também podem ser
utilizadas para acalmar o bebê.
Daily Necessities – Aplicativo que estimula diferentes conceitos relacionadas a atividades diárias. Consiste em trabalhar a discriminação visual de pequenos objetos localizados nas cenas.
Memo training -
Jogos da memória de ordem visual, auditiva, e audi-visual. Estimula
memorização, atenção/concentração, analise síntese visual e auditiva.
Animal Paradise –
Aplicativo com diferentes cenas da natureza, com animais. Estimulação
da linguagem: conceitos de animais, discriminação e percepção auditiva
dos sons onomatopaicos, associação/pareamento. Estimulação visual.
The Magical Puppet –
Consiste em vestir um dos personagens. Estimula percepção de esquema
corporal e visual. O outro personagem move as partes do corpo com o
toque, estimula noção de esquema corporal de forma dinâmica e
interativa.
Baby Show – Estimulação da linguagem, trabalhando com
as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Consiste em
vestir adequadamente o ursinho, de acordo com a estação.
Bango Magic – Estimulação auditiva e coordenação motora.
Próxima Letra – Estimulação de sequencialização de letras. Jogo que trabalha a seqüência das vogais, tanto anterior, quanto posterior.
Baby Animal Sounds – Aplicativo que trabalha conceito de animais. Estimulação visual e auditiva de animais.
Baby Learns Fruits –
Aplicativo que trabalha conceito de frutas. Diversos jogos, como jogo
de associação, classificação, variando o grau de dificuldade.
Baby Learns Transport –
Aplicativo que trabalha conceito de meios de transportes: terrestres,
aquáticos, aéreos. Quebra-cabeça dos transportes. Estimulação
interativa.
Baby Soud School (animal) – Conceito de animais e dos respectivos sons onomatopaicos. Imagem real (foto) dos animais.
Animal Sounds - Aplicativo com vários animais e insetos. Imagem real e seus respectivos sons. Estimulação áudio-visual e de linguagem
Natural Sounds – Estimulação auditiva e visual – sons da natureza, cachoeiras.
My Little Piano - Estimulação auditiva, interativa de instrumentos musicais e as notas musicais. Estimula atenção/concentração.
Meu Joguinho da Memória Lite – Estimulação da memorização de animais e personagens.
[1]
http://movimentodown.org.br/content/aplicativos-para-ipad-em-portugu%C3%AAs-para-crian%C3%A7
[2]
http://movimentodown.org.br/conteudo/aplicativos-para-tablets-s%C3%A3o-utilizados-para-estimula%C3%A7%C3%A3o-de-pessoas-com-s%C3%ADndrome-de-down
Mais um novo App para iPhone/iPad desenvolvido para nossos pequenos garotinhos criado pela Technolio Inc. No Toddler Puzzle Transports a criança deve arrastar e encaixar as figuras dos transportes nos [...]
segunda-feira, 16 de abril de 2012
SÍMBOLO DO AUTISMO E SEU SIGNIFICADO
Símbolo para a Conscientização do Autismo.
Este quebra-cabeça representa o mistério e complexidade do autismo.
As diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e das famílias convivendo com a desordem.
O brilho do símbolo é o sinal da ESPERANÇA através de novas pesquisas e conhecimento para pessoas como eu e você!
Assinar:
Postagens (Atom)