domingo, 29 de abril de 2012

TERAPIAS QUE AJUDAM NO TRATAMENTO DE AUTISTAS


 Equoterapia
As terapias que usam animais fornecem benefícios em termos de bem-estar físico e
emocional como mostram muitos estudos sobre os ganhos proporcionados pela
interacção entre o homem e o animal na promoção da saúde humana e como terapia
específica.
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de
uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação. A
equoterapia permite uma grande diversidade de estímulos sensoriais, através da
visão, tacto, olfacto e audição, algo que incrementa a consciencialização corporal, o
desenvolvimento da força muscular, o aperfeiçoamento da coordenação motora e o
equilíbrio. O cavalo é extremamente sensível, expressando emoções de forma clara
e variada, o que facilita a interpretação por parte o ser humano. [Bastos et al 2004]
Para além da sua função terapêutica, o uso de cavalos em tratamentos tem uma
participação importante no aspecto psíquico, já que a pessoa usa o animal para
desenvolver e modificar as suas atitudes e comportamentos. [Freire, 2009]
Ao andar de cavalo a pessoa necessita de coordenar os seus movimentos com a do
animal e com isso precisa de concentração para prestar atenção a todo o meio que o
envolve.
A terapia encoraja o autista a desenvolver o seu processo de aprendizagem na
realização de tarefas funcionais.


Musicoterapia
De acordo com a definição da Federação Mundial de Musicoterapia (WFMT), a
musicoterapia consiste na utilização da música ou dos seus elementos (som, ritmo,
melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, num processo
sistematizado de forma a facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a
aprendizagem, a mobilização, a expressão e organização de processos psíquicos de
um ou mais indivíduos para que sejam capazes de recuperar as suas funções e
desenvolver o seu potencial adquirindo uma melhor qualidade de vida.
A intervenção envolve actividades musicais que podem ser feitas individualmente ou
em grupo, num processo planificado e continuado no tempo, levado a cabo por
profissionais com formação específica, afirma a Associação Portuguesa de
Musicoterapia (APMT) na sua página oficial.
A musicoterapia destina-se especialmente a pessoas com problemas de
relacionamento, comunicação, comportamento e integração social, como é o caso
das pessoas autistas.
Segundo Santos [Santos et al., 2009] a utilização de estímulos musicais na
motivação das pessoas autistas, revela-se benéfica, induzindo respostas afectivas
positivas que podem fomentar a sua participação em actividades de socialização e
desenvolvimento da linguagem. Acresce a isto o facto da música poder criar um
contexto essencial ao desenvolvimento da curiosidade e do interesse exploratório,
aspectos essenciais do processo de reabilitação. O som do instrumento, assim como
o seu aspecto visual e táctil, podem auxiliar o autista a compreender melhor os
outros, propiciando quantidades inumeráveis de relações que podem ser a chave do
êxito da terapia.

2.1.4 Terapia Ocupacional
Segundo a autora [Mota, 2004] “a saúde é apoiada e mantida quando o indivíduo
consegue realizar as suas actividades e ocupações, que permitem uma participação
desejada e necessária em situações de vida comunitária”.
Ainda segundo a mesma autora “se o estado de saúde de um determinado indivíduo
afectar as suas capacidades impedindo-o de realizar certas actividades necessárias
para se sentir competente e com qualidade de vida, a terapia ocupacional apoia a
pessoa no sentido de melhorar o desempenho das suas actividades de vida diária,
para que o indivíduo consiga desempenhar de forma desejada os seus papéis na
sociedade e noutros contextos da sua vida”.
O terapeuta ocupacional tenta prevenir a incapacidade e facilitar a reabilitação da
pessoa, procurando a obtenção do máximo de função e independência a todos os
níveis através de um envolvimento significativo e gratificante.
Na terapia ocupacional podem ser realizados treinos específicos, simulação de
desempenhos e ensino de estratégias a contextualizar. Pode ainda utilizar ajudas
técnicas ou adaptações para substituir as funções perdidas, no caso de não ser
possível recuperá-las e modificar a habitação de forma a eliminar as barreiras
arquitectónicas e adaptar o espaço às necessidades do indivíduo. Pode também
intervir no meio social ou profissional da pessoa, promovendo a reintegração [Mota,
2004].

 Hidroterapia
Diversos estudos realizados apontam como instrumento relevante, a hidroterapia, na
intervenção das crianças com necessidades educativas especiais para melhorar o
seu desenvolvimento e comportamentos sociais, permitindo também uma
estimulação motora e sensorial.
A água torna-se estimulante para alguns movimentos que não são possíveis nos
tradicionais exercícios no solo, proporcionando uma sensação de bem-estar, pois
focaliza as habilidades do autista na água e não as suas limitações.

A actividade física pode ser difícil para as crianças com necessidades educativas
especiais, mas na água torna-se mais acessível, ganhando confiança, auto-estima e
interacção social, uma vez que na água são capazes de concorrer com os outros
elementos que não possuem necessidades especiais.
Esta terapia fornece estimulação visual e auditiva, tentando também melhorar a
respiração, de modo a possibilitar um maior equilíbrio e controlo pessoal. [Matos et
al., 2009]

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Método novo para combater o autismo





Método novo para combater o autismo

 

O método dos "Três I´s"


Brincar pode ser a cura para o autismo, graças a um método novo que está a ser usado pela primeira vez em Portugal. Chama-se "Três I´s". Em Monção, os pais do Marco já utilizam a terapia há mais de um ano mas, para ter sucesso, são necessários 45 voluntários para brincar com o filho, em cada dia, e isso não é nada fácil de conseguir.




quinta-feira, 26 de abril de 2012

Curso de ABA em BH

Curso de ABA em BH


Educação e Alfabetização na perspectiva
da Análise Aplicada do Comportamento (ABA)
para crianças com desenvolvimento atípico


Dia: 16/06/2012
Horário: 08h às 17h30
Local: Centro Universitário Newton Paiva - Campus Carlos Luz - Auditório Nominato - Av. Presidente Carlos Luz, 220 - Caiçara - Belo Horizonte - MG
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047 | (31) 8636 1392
PÚBLICO ALVO:
Pais, Parentes, Mediadores, Estagiários, Monitores, Facilitadores, Psicólogos, Psicopedagogos, Professores, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Terapeuta Ocupacional, Estudantes de Graduação e/ou Pós e demais interessados no assunto.

OBJETIVO:
Fornecer técnicas e estratégias para facilitar a alfabetização de alunos com TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento).
PALESTRANTE:
Luiz Alexandre Barbosa de Freitas - Psicólogo formado pela Universidade Federal de São João Del Rei, Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina e com curso de Intervenção Precoce para Desenvolvimento Atípico no Núcleo Paradigma - SP. Ministra aulas no ensino superior e realiza intervenções utilizando a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico. CRP 01714 MT
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


  • Conceitos básicos da Análise do Comportamento e a forma desta abordagem sobre a Educação;
  • A Construção de pré-requisitos no ambiente individualizado como base para a Inclusão Escolar;
  • Reforçamento Positivo e Motivação: pilares da intervenção individualizada e social;
  • Análise Funcional Descritiva: Miminização de Comportamentos Disruptivos e Maximização comportamentos pró-sociais;
  • Alfabetização e Análise Aplicada do Comportamento;
  • A noção de Equivalência de Estímulos: relações arbitrárias entre estímulos auditivos visual-textuais;
  • Estabelecendo controle por unidades verbais mínimas da língua (sílabas/letras) e os comportamentos de leitura e escrita;
  • Dicas de material adaptado;
  • Perspectivas além da alfabetização em direção ao prosseguimento para o ensino fundamental.


  • INVESTIMENTO:

    -   ATÉ 11/05
    R$ 80,00 - individual (cartão)
    R$ 70,00 - individual (depósito)
    R$ 60,00 - cada inscrito - grupos a partir de 3 pessoas (depósito)


    -    ATÉ 01/06
    R$ 90,00 - individual (cartão)
    R$ 80,00 - individual (depósito)
    R$ 70,00 - cada inscrito - grupos a partir de 3 pessoas (depósito)


    -    APÓS 01/06
    R$ 100,00 - individual (cartão)
    R$ 90,00 - individual (depósito)
    R$ 80,00 - cada inscrito - grupos a partir de 3 pessoas (depósito)



    INSCRIÇÕES: http://www.creativeideias.com.br/

    Realização: Creative Ideias

    Apoio: Restaurante Simplicidade Mineira

    quarta-feira, 25 de abril de 2012

    Deus Escolhe as mães

    Deus Escolhe as mães

    Deus pairou sobre a Terra, selecionando o seu instrumento de propagação com um grande carinho e compassivamente, enquanto Ele observava, Ele instruía seus anjos a tomarem nota em um grande livro:
    - Para a mãe Sebastiana, um menino e o anjo da guarda Mateus.
    - Para a mãe Maria, uma menina e como anjo da guarda Cecília.
    - Para a mãe Fátima, gêmeos, e como anjo da guarda, mande Gerard.
    Pronunciando um nome, sorri e diz:
    - Dê a ela uma criança deficiente.
    O anjo cheio de curiosidade pergunta:
    - Por que a ela Senhor? Ela é tão alegre...
    - Exatamente por isso. Como eu poderia dar uma criança deficiente para uma mãe que não soubesse o valor de um sorriso? Seria cruel.
    - Mas será que ela terá paciência?
    - Eu não quero que ela tenha paciência porque, com certeza, se afogará no mar da autopiedade e desespero. Logo que o choque e o ressentimento passar, ela saberá como se conduzir.
    - Senhor, eu a estava observando hoje, ela tem aquele forte sentimento de independência. Ela terá que ensinar a criança a viver no seu mundo e não vai ser fácil.
    - E além do mais, Senhor, eu acho que ela nem acredita na sua existência.
    Deus sorri.
    - Não tem importância. Eu posso dar um jeito nisso. Ela é perfeita. Ela possui o egoísmo no ponto certo. O anjo engasgou.
    - Egoísmo? E isso é, por acaso, uma virtude?
    Deus acenou um sim e acrescentou:
    - Se ela não conseguir se separar da criança de vez em quando, ela não sobreviverá. Essa é uma das mulheres que eu abençoarei com uma criança menos perfeita. Ela ainda não faz idéia, mas ela será também muito invejada. Sabe, ela nunca irá admitir uma palavra não dita, ela nunca irá considerar um passo adiante uma coisa comum. Quando sua criança disser 'mamãe' pela primeira vez, ela pressentirá que está presenciando um milagre. Quando ela descrever uma árvore ou um pôr do sol para seu filho cego, ela verá como poucos já conseguiram ver a minha obra. Eu a permitirei ver claramente coisas como a ignorância, crueldade, preconceito e a ajudarei a superar tudo. Ela nunca estará sozinha. Eu estarei ao seu lado cada minuto de sua vida, porque ela estará trabalhando junto comigo.
    - E quem o senhor está pensando em mandar como anjo da guarda?
    Deus sorriu.
    Dê a ela um espelho, é o suficiente!'

    Curso Sobre Autismo

    Curso Sobre Autismo

    O Autismo na escola
    18/08/2012 a 18/08/2012 - CURSO DE 8 HORAS
    O curso tem como objetivo proporcionar uma visão geral e introdutória sobre espectro autista, abordando conceitos, características, tratamentos, educação e família, com fundamentação teórica, relatos de experiências de profissionais das áreas da saúde e educação. O público-alvo são pessoas interessadas em Autismo. Recomendado para profissionais e estudantes da área de educação e saúde, professores em geral, psicólogos, fonoaudiólogos e afins.
    • O curso tem como objetivo proporcionar uma visão geral e introdutória sobre espectro autista, abordando conceitos, características, tratamentos, educação e família, com fundamentação teórica, relatos de experiências de profissionais das áreas da saúde e educação.
      Neste curso você poderá ver como trabalho o multidisciplinar faz a diferença na qualidade do atendimento a criança autista.
      Rica em experiências, a multidisciplinalidade da equipe dará ao curso um aspecto dinâmico, abordando os transtornos do Espectro Autista das mais diferentes formas, proporcionando assim vivências didáticas e realistas.

      Coordenadora Autora: Luisa Christino (Psicóloga e Coordenadora do Instituto Indianópolis)Equipe: Paula Valença (Psicóloga e Professora do Instituto Indianópolis)
      Daniela Oliva (Fonoaudióloga no Instituto Indianópolis)
      Caroline Afonso (Terapeuta Ocupacional no Instituto Indianópolis)
      À vista ( 10% de desconto) R$ 216,00

      Parcelado 3 x R$ 80,00
      Total R$ 240,00
      8 horas - das 9h ás 18h

  • CONTATO

    Endereço

    Rua Antonio de Macedo
    Soares, 414 - São Paulo-SP
    CEP 04607-000

    E-mail

    instituto@indianopolis.com.br

    Telefone/ Fax

    (11) 5543-6333

    terça-feira, 24 de abril de 2012

    INCLUSÃO-VERDADEIRO DEPOIMENTO DE UMA MÃE

    Meus filhos com autismo, um contraponto
    Ana Maria Elias Braga
    Eles eram diferentes, mas eu insistia na maldita inclusão. Por que não deixar o especial dizer se ele quer isso? É fácil opinar dentro de consultórios
    Parte 1: um pequeno prólogo
    Em julho de 1994, fiz várias inscrições para adotar uma criança. Em setembro, recebi um telefonema dizendo que minha oportunidade de ser mãe havia chegado. Para a minha surpresa, em dose dupla. Assim, adotei os gêmeos univitelinos Rafael e Renato, com 19 dias.
    Felicidade? Emoção? É pouco para descrever. Minha vida se transformou em um caos -mas o melhor caos que alguém poderia desejar.
    Meus filhos pareciam qualquer outra criança. Mas percebi lentidão no seu desenvolvimento.
    Os médicos disseram que era a minha ansiedade, que gêmeos demoravam mesmo. Minha intuição maternal dizia que não era isso.
    Quando estavam com quase dois anos, levei os meninos ao neurologista. Com apenas alguns exames, o médico disse que meus filhos não andariam, não falariam e que seriam dois vegetais.
    Fiquei zonza. Tive a nítida sensação de que ia desmaiar. Chorei por dois dias. No terceiro, vi que isso não resolveria o problema e busquei outros profissionais da área de saúde.
    Resumo: meus filhos hoje estão com 17 anos, diagnosticados com autismo. Eles falam, andam, conversam, são alfabetizados e músicos. O autismo não é contagioso, mas o sorriso deles é. Minha vida se divide em antes e depois da chegada dos meus gêmeos.
    Dificuldades? Temos várias. Não é fácil saber que meus filhos não farão faculdade, provavelmente não casarão nem me darão netos… Ainda me permito chorar às vezes, mas aprendi a sentir orgulho de mim mesma e, principalmente, deles.
    Parte 2: a vida escolar
    Quando tinham três anos, matriculei meus meninos em uma escola pequena e regular (particular). Enquanto tudo era só brincar, estava tudo certo. Nenhum problema.
    A partir do momento em que eles foram crescendo fisicamente, tudo se complicou. Mentalmente comprometidos, eles não evoluíam pedagogicamente. Precisavam, portanto, ficar em classes com crianças pequenas. Eles eram sempre bem maiores que os demais alunos.
    Meus problemas começaram.
    As mães se assustavam com o tamanho deles. Sempre achavam que, no caso de uma agressão, seus filhos, tão pequenos e indefesos, seriam massacrados, embora meus filhos nunca tenham sido agressivos.
    Nesse momento, a escola me chamou e disse, educadamente, que uma escola com mais estrutura para recebê-los seria melhor para eles.
    Procurei o colégio onde estão até hoje, uma escola regular, com classes especiais. Nessa época, eles estavam com nove anos. Baseada e influenciada pelas ideias de psicólogos, insisti que ficassem em uma classe regular.
    Novamente, um martírio. Pedagogicamente, a escola estava preparada, com um currículo feito especialmente para eles. Mas, socialmente, o sofrimento começou.
    Eles não eram chamados para festinhas de aniversários, para grupos de trabalho, para os jogos de futebol. Nem a tão natural paquerinha acontecia com eles.
    Eram pessoas diferentes, mas com uma mãe e especialistas insistindo na maldita inclusão.
    Até que, aos 14 anos, eles pediram para estudar na classe especial.
    Disso, meu questionamento: alguém já se perguntou onde a criança especial se sente melhor? Junto com a normal ou outras especiais?
    De segunda a sexta, as crianças especiais podem até estar nas tais classes inclusivas. E no sábado e no domingo, quando os amigos se encontram? Seu filho especial não é convidado. Em uma classe especial, eles viajam juntos, vão a festas, namoram entre si -são felizes, enfim. Além disso, o desempenho escolar dos meus filhos nunca foi tão bom.
    Por que só a visão dos especialistas é ouvida? Por que nunca dão às mães ou ao próprio especial a oportunidade de verbalizar o que eles acham melhor? É fácil escrever artigos sobre inclusão dentro de consultórios e depois ir para casa.
    Um dia talvez a sociedade mude, quando as crianças especiais puderem fazer parte do círculo de amigos das normais. Até lá, nossos filhos serão mais felizes tendo aulas em lugares separados do que sendo rejeitados em classes normais.
    ANA MARIA ELIAS BRAGA, 43, é esteticista
    Fonte: Jornal A Folha de S. Paulo, de 19/04/2012, seção Opinião A3;

    quinta-feira, 19 de abril de 2012

    BB Crédito em Acessibilidade


    Em novembro/2011, a Presidenta Dilma Rousseff lançou o Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
    Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade em prol da promoção à cidadania e ao fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, da sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis a toda a população.
    O BB integra as ações de fortalecimento da acessibilidade e elaborou uma linha de crédito para aquisição de produtos de Tecnologia Assistiva. Com foco no público com renda até 10 salários mínimos.
    A linha BB Crédito Acessibilidade disponibilizada pelo Banco do Brasil, permite que os clientes tenham acesso ao crédito para comprar os equipamentos necessários para o bem estar no dia a dia. Esta modalidade destina-se ao próprio deficiente ou a um terceiro que queira adquirir tais equipamentos para destinar a outra pessoa.
    Características
    Linha de crédito destinada ao financiamento de bens e serviços voltados para Pessoas com Deficiência.
    Quem pode contratar
    Clientes pessoas físicas, correntistas do Banco do Brasil, com limite de crédito disponível e renda mensal bruta de até 10 salários mínimos.
    Valor financiamento mínimo de R$ 70,00 e máximo de R$ 30.000,00
    - Taxa de juros: 0,64% ao mês;
    - Prazo: 04 a 60 meses;
    - Carência: até 59 dias para o vencimento da primeira parcela.

    Como contratar
    Se você for correntista do Banco do Brasil
    Procure uma agência e informe-se a respeito da sua situação cadastral e qual o limite disponível para financiamento. Para isso, leve seus documentos de Identidade, CPF, comprovante de renda e endereço.
    De posse dessas informações, solicite uma simulação do financiamento: nº de prestações, valor das prestações etc.
    Se você não for correntista do Banco do Brasil
    Procure uma agência e informe-se sobre as condições da linha de crédito e saiba como abrir a sua conta corrente. Se for o caso, leve seus documentos de Identidade, CPF, comprovante de renda e endereço. A abertura da corrente bem como a disponibilização do limite está sujeita a pesquisa cadastral.
    Como adquirir o bem
    De posse da informação de quanto há de limite de crédito disponível, prestação e prazo, compareça até o estabelecimento comercial, adquira o(s) bem(ns) e/ou serviço(s) constante(s) na lista de produtos.
    Como contratar a sua operação
    Após a aquisição do bem (vide lista de produtos abaixo), leve a nota fiscal ou o cupom fiscal até uma agência do BB para a efetivação do financiamento. O crédito será liberado diretamente na sua conta corrente, devendo ficar uma cópia da nota na agência.
    Somente serão aceitos documentos fiscais emitidos com prazo máximo de 30 dias.
    Garantia
    Esta modalidade não exige garantida de bens ou de terceiros.
    BB Crediário para pessoas com deficiência
    O BB Crediário financia órteses, próteses, cadeiras de rodas (inclusive motorizadas), elevadores e plataformas elevatórias, impressoras em Braile, adaptações de veículos e muito mais. Tudo com taxas diferenciadas, parcelamento em até 36 meses e até 59 dias para pagar a primeira parcela.
    O financiamento é feito diretamente nos estabelecimentos afiliados à Cielo e conveniados ao Banco do Brasil. Basta utilizar o cartão Ourocard Visa ou BB Visa Electron e solicitar a opção CDC. É rápido, prático e seguro.

    Lista de Produtos:

    • Acionadores
    • Adaptação de Veículo Automotor
    • Alternativa de Output por Voz
    • Andadores
    • Cadeira de Rodas com Adequação Postural
    • Cadeiras de Rodas Motorizadas
    • Leitores com Software OCR
    • Leitores de Tela
    • Lupas Eletrônicas de Mesa
    • Lupas Eletrônicas Portáteis
    • Mobiliário Acessível
    • Mouses Alternativos
    • Cadeiras de Rodas Motorizadas
    • Scanner de Mesa
    • Computador Portátil Braille
    • Guincho de Transferência
    • Impressora Braille
    • Interfaces Para os Acionadores
    • Scanner de Mesa
    • Scanner Leitor Portátil
    • Software de Comunicação Alternativa
    • Teclado Braille
    • Vocalizadores
    Fonte: Banco do Brasil

    Triciclo Adaptado

    http://www.vanzetti.com.br/portal/
    *** Características:
    - Triciclo convencional adaptado com os seguintes itens:
    - Apoio de Mãos na posição vertical
    - Apoio de Quadril
    - Apoio de Tronco
    - Apoio para os Pés

    MENSAGENS PARA AUTISTAS

    Deficiência

    por Centro Pró Autista, segunda, 16 de Maio de 2011 às 10:17 
     
     
    ·
    Se você deixa de ver a pessoa, vendo apenas a deficiência, quem é o cego?
    Se você deixa de ouvir o grito do seu irmão para a justiça, quem é o surdo?
    Se você não pode comunicar-se com sua irmã e a separa, quem é o mudo?
    Se sua mente não permite que seu coração alcance seu vizinho, quem é o deficiente mental?
    Se você não se levanta para defender os direitos de todos, quem é o aleijado?

    A atitude para com as pessoas deficientes pode ser a nossa maior deficiência...
    E a sua também.

                                                                                           (Autor desconhecido)

    APLICATIVOS PARA AUTISTAS ANDROID E IOS

    APLICATIVOS PARA AUTISTAS ANDROID IOS

    Clique no nome do aplicativo para fazer o download.
    Sound Touch Lite – Oferece estimulo visual e auditivo de animais. Trabalha conceitos, vocabulário, percepção e discriminação auditiva de sons onomatopáicos.
    Panda Painting – Oferece estimulo visual de cenários. Estimulação de linguagem, conceito de cores, seqüência, coordenação motora.
    Lulbaby for babies –  Aplicativos com três canções de ninar, com diferentes tempos de duração. Canções que estimula percepção auditiva, que também podem ser utilizadas para acalmar o bebê.
    Daily Necessities – Aplicativo que estimula diferentes conceitos relacionadas a atividades diárias.  Consiste em trabalhar a discriminação visual de pequenos objetos localizados nas cenas.
    Memo training -  Jogos da memória de ordem visual, auditiva, e audi-visual. Estimula memorização, atenção/concentração, analise síntese visual e auditiva.
    Animal Paradise – Aplicativo com diferentes cenas da natureza, com animais. Estimulação da linguagem: conceitos de animais, discriminação e percepção auditiva dos sons onomatopaicos, associação/pareamento. Estimulação visual.
    The Magical Puppet – Consiste em vestir um dos personagens. Estimula  percepção de esquema corporal e visual. O outro personagem move as partes do corpo com o toque, estimula noção de esquema corporal  de forma dinâmica e interativa.
    Baby Show – Estimulação da linguagem, trabalhando com as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Consiste em vestir adequadamente o ursinho, de acordo com a estação.
    Bango Magic – Estimulação auditiva e coordenação motora.
    Próxima Letra – Estimulação de sequencialização de letras. Jogo que trabalha a seqüência das vogais, tanto anterior, quanto posterior.
    Baby Animal Sounds – Aplicativo que trabalha conceito de animais. Estimulação visual e auditiva de animais.
    Baby Learns Fruits – Aplicativo que trabalha conceito de frutas. Diversos jogos, como jogo de associação, classificação, variando o grau de dificuldade.
    Baby Learns Transport – Aplicativo que trabalha conceito de meios  de transportes: terrestres, aquáticos, aéreos. Quebra-cabeça dos transportes. Estimulação interativa.
    Baby Soud School (animal) – Conceito de animais e dos respectivos sons onomatopaicos. Imagem real (foto) dos animais.
    Animal Sounds -  Aplicativo com vários animais e insetos. Imagem real e seus respectivos sons. Estimulação áudio-visual e de linguagem
    Natural Sounds – Estimulação auditiva e visual – sons da natureza, cachoeiras.
    My Little Piano -  Estimulação auditiva, interativa de instrumentos musicais e as notas musicais. Estimula atenção/concentração.
    Meu Joguinho da Memória Lite – Estimulação da memorização de animais e personagens.

     

    http://movimentodown.org.br/conteudo/confira-lista-com-aplicativos-para-tablets-android-usados-para-estimula%C3%A7%C3%A3o-de-pessoas-com
    [1]
    http://movimentodown.org.br/content/aplicativos-para-ipad-em-portugu%C3%AAs-para-crian%C3%A7
    [2]
    http://movimentodown.org.br/conteudo/aplicativos-para-tablets-s%C3%A3o-utilizados-para-estimula%C3%A7%C3%A3o-de-pessoas-com-s%C3%ADndrome-de-down


    Tooney Tunes app
    Assista aqui um vídeo do Tooney Tunes.  ”Tooney Tunes” é um novo aplicativo que pode ser jogado em português e que vale a pena conhecer! Foi criado pela Technolio.Inc por sugestão de uma mãe [...]
    Trem do Abc
    Trem do Abc.  Por indicação de uma de nossas leitoras, aí vai mais uma dica de aplicativo educativo em português: “Trem do Abc”. Nesse aplicativo a criança vai aprender e se divertir [...]
    DJ Mix Kids
     Tocar, cantar e se divertir no iPad com DJ Kids Mix “DJ Kids Mix”  vai divertir muito as crianças que gostam de músicas. Trata-se de um aplicativo infantil onde os [...]
    O Menino da Terra
    Mais um livro em português para a criançada conferir no iPad: “O Menino da Terra“ de Ziraldo, um dos maiores escritores da nossa literatura infanto-juvenil. “O Menino da Terra“ conta a história de Nan, um [...]

    Os Três Porquinhos conta a famosa história de um jeito interativo. Em cada página a criança pode fazer alguma coisa se mexer deixando o aplicativo bem divertido. Ele pode ser [...]

    Quem Sou Eu Animais (Who Am I Animals) foi criado especialmente para crianças menores que brincam no iPad. Criado especialmente para crianças pequenas por ser um jogo fofo, fácil e educativo [...]

    Danoninho ICE. Nesse aplicativo a criança pode brincar de atirar as bolas de neve para tentar acertar os potinhos de Danoninho que são colocados numa esteira. Quando ela acerta ela ganha [...]

    “AbcTrace” já está na loja do iTunes do Brasil! Vale a pena comprar. Ele ainda fica mais divertido no Ipad!! Este aplicativo pode ser jogado em português, inglês ou francês. A criança [...]

    Memorinha é o clássico jogo da memória com todos os personagens da Turma da Galinha Pintadinha, principalmente para as crianças que adoram os videos.   Bookmark on Delicious Digg this post [...]

    Mais um novo App para iPhone/iPad desenvolvido para nossos pequenos garotinhos criado pela Technolio  Inc. No Toddler Puzzle Transports a criança deve arrastar e encaixar as figuras dos transportes nos [...]