terça-feira, 7 de agosto de 2012

Brasileiro concorre ao prêmio de melhor professor dos EUA para crianças autistas



Alexandre Lopes foi eleito o melhor entre 180 mil professores da Flórida.
Natural de Petrópolis (RJ), ele se especializou em ensinar crianças autistas.

Ana Carolina Moreno Do G1, em São Paulo
104 comentários
O brasileiro Alexandre Lopes, que dá aula para crianças especiais na escola Carol City Elementary, em Miami, foi eleito o melhor professor da Flórida (Foto: Reprodução/Macys's)O brasileiro Alexandre Lopes, que dá aula para crianças especiais na Carol City Elementary, na Flórida
(Foto: Reprodução/Macys's)
Um brasileiro de 43 anos, natural de Petrópolis, no Rio de Janeiro, foi eleito na última quinta-feira (12) o melhor entre os mais de 180 mil professores da rede estadual de ensino da Flórida, nos Estados Unidos. Além de prêmios em dinheiro, um carro, uma viagem a Nova York, um anel de ouro e um treinamento espacial na Nasa, Alexandre Lopes, que emigrou do Brasil em 1995, agora é candidato ao título de melhor professor dos Estados Unidos.
A etapa nacional da disputa fica aos cuidados do Departamento Nacional de Educação do governo federal. Lopes já tem presença garantida no evento de divulgação do resultado, em maio de 2013 na Casa Branca, em Washington, com a presença do presidente americano.
Até lá, ele vai viajar pelo estado onde mora dando palestras para outros professores sobre sua metodologia na sala de aula. Doutorando da Universidade Internacional da Flórida, ele se especializou na educação especial para a primeira infância e, há oito anos, trabalha na escola Carol City Elementary, em Miami.
O brasileiro leciona para dois grupos de 12 e 13 crianças com idades de três a cinco anos, na idade considerada nos Estados Unidos como pré-escolar. Parte dos alunos é autista e, como a Carol City Elementary fica em uma região de baixo poder aquisitivo, a maioria dos estudantes pertence a minorias dentro da sociedade americana. Alguns ainda são filhos de imigrantes e não têm o inglês como idioma nativo.
É uma inclusão total e irrestrita, da maneira que eu gosto, com alunos deficientes, imigrantes, minorias... Como eu acho que a sociedade deveria ser"
Alexandre Lopes, eleito o
melhor professor da Flórida
"É uma inclusão total e irrestrita, da maneira que eu gosto, com alunos deficientes, imigrantes, minorias... Como eu acho que a sociedade deveria ser", conta. Lopes considera sua abordagem "holística" e afirma que se envolve em todos os aspectos da vida de seus "aluninhos", como gosta de se referir às crianças que ensina, tanto da parte acadêmica quanto da emocional e da social. Para o brasileiro, isso significa incluir  todos os membros mais próximos da família no processo escolar, muitos deles ainda se adaptando à notícia de que seus filhos são autistas.
Aceitando a diversidade
Na sala de aula do brasileiro, porém, todos são iguais. "Eu não diferencio meus alunos. Procuro ser consistente para fazer com que meus alunos com autismo tenham os outros como modelo, e para fazer com que meus outros alunos aceitem todas as diferenças que existem na nossa sociedade", explica Alex, como é conhecido pelos alunos e colegas de trabalho. Suas técnicas variam de acordo com o conteúdo das aulas. Segundo ele, música e dança são dois elementos que predominam durante as atividades, mas a adoção da tecnologia também ajuda os pequenos estudantes a se expressarem.
Entre os equipamentos está uma tela que reproduz, ao toque de um botão, mensagens pré-gravadas na voz dele ou de um estudante. O instrumento é usado pelos alunos autistas para que eles possam comunicar o reconhecimento dos símbolos, um processo que, segundo Lopes, acontece nestas crianças de maneira diferente das demais.
Lopes usa tecnologia, instrumentos e música para transmitir conhecimentos a crianças de três a cinco anos (Foto: Reprodução/Macys's)Lopes usa tecnologia, instrumentos e música para transmitir conhecimentos a crianças de três a cinco anos (Foto: Reprodução/Macys's)
Para aprender a construir palavras, os aluninhos usam blocos de madeira que representam cada letra e os unem e separam para formar sílabas, sempre atentos aos sons das palavras para compreender a relação entre as rimas e a formação das palavras com grafia parecida. "Isso serve para tirar a palavra do abstrato e torná-la uma coisa concreta, o que é muito importante para crianças com deficiência", explica.
Alexandre também digitaliza as páginas de livros, ocultando as frases escritas para reescrever a história a partir das imagens de forma coletva e, assim, conseguir tirar das crianças a linguagem construída durante as demais atividades.
A imigração, o atentado e a mudança
O início da vida adulta de Lopes não poderia ser mais distante de seu cotidiano atual, trabalhando sete horas por dia, cinco dias por semana, com um intervalo de 30 minutos para o almoço. No início da década de 1990, o hoje melhor professor da Flórida trocava Petrópolis pela capital fluminense para estudar produção editorial na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Naquela época, ele havia abandonado o sonho de criança de ser professor, já que sempre ouvia relatos de como a carreira exigia muito e pagava pouco.
Ele conta que arrumou um emprego na Pan American Airways para pagar o aluguel no Rio de Janeiro. Depois de formado, o então bacharel se apaixonou e decidiu se mudar para os Estados Unidos em julho de 1995. "Mas eu jamais deixei o Brasil. A vida me trouxe aos Estados Unidos, mas tenho muito orgulho da minha origem e de ser quem sou", diz.
Durante vários anos, Lopes seguiu trabalhando como comissário de bordo para várias companhias aéreas americanas, onde fazia traduções de inglês, português e espanhol nas rotas da América Latina. Mesmo com os benefícios e as muitas viagens que pôde fazer pelo mundo, ele afirma que sentia falta de estudar. "Eu queria algo que fosse um pouco mais recompensador, mas era difícil porque tinha que pagar as minhas contas", lembra.
Jamais deixei o Brasil. A vida me trouxe aos Estados Unidos, mas tenho muito orgulho da minha origem e de ser quem sou"
Alexandre Lopes
Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, sua empresa ofereceu pacotes de benefício a quem aceitasse se afastar do emprego e abrir mão do salário. Lopes, já com mais de 30 anos de idade, aproveitou a chance para buscar uma nova formação. Segundo ele, sua ideia original era se tornar professor de línguas estrangeiras, mas uma conselheira vocacional sugeriu, além do curso de educação, um curso introdutório em educação especial na primeira infância.
"Me apaixonei pela área e minha professora se apaixonou pelo meu trabalho. Ela me recomendou para uma bolsa de mestrado na Universidade de Miami", explica o professor, que foi aprovado no processo seletivo com bolsa integral e, assim que completou seus créditos e estágios obrigatórios, recebeu o convite para iniciar uma turma de educação inclusiva na Carol City Elementary, onde está desde 2005, com um salário mais baixo do que recebia quando era comissário de bordo.
Lopes agora equilibra o trabalho com a pesquisa de doutorado na Universidade Internacional da Flórida, onde também foi selecionado para estudar com bolsa integral, e o Projeto Rise, uma iniciativa americana em nível federal que estimula a formação continuada de professores de escolas com população carente no país.
Alex foi eleito omelhor professor da Flórida na última quinta-feira (12); à direita, ele recebe um beijo de seu pai, Enir Lopes (Foto: Reprodução/Macys's)Alex foi eleito o melhor professor da Flórida na última quinta-feira (12); à direita, ele recebe um beijo de seu pai, Enir Lopes, que viajou de Petrópolis a Miami para a cerimônia (Foto: Reprodução/Macys's)
Eleito entre mais de 180 mil docentes
Durante mais de seis meses, Lopes passou por uma série de longas e trabalhosas etapas para conquistar o título de melhor professor de toda a rede estadual da Flórida. O processo começou com uma votação entre os próprios colegas da escola em que ele trabalha, na região centro-norte do condado de Miami, o quarto maior dos Estados Unidos, com 25 mil docentes. Ele então preparou um material por escrito com dezenas de páginas, no qual explicava sua filosofia educacional, suas motivações e sua metodologia de ensino.
O documento foi avaliado na sua região e ele foi selecionado como um dos cinco finalistas, que receberam visitas em suas salas de aula de uma comissão com 13 examinadores e participaram de entrevistas. Lopes venceu a disputa e, no início do ano, passou a concorrer ao posto de melhor professor do condado. O resultado, também favorável ao professor petropolitano, saiu em fevereiro deste ano, junto com um carro 0 km, prêmios em dinheiro e uma bolsa de estudos, à qual ele abriu mão por já ter uma no doutorado.
A etapa estadual, que tem patrocínio da rede de lojas de departamento Macy's, exigiu novos artigos, visitas à sala de aula e entrevistas, além do envio de um vídeo apresentando o trabalho na escola e um encontro de três dias na cidade de Orlando com os mais de 70 professores dos condados e distritos especiais da Flórida.
Essas crianças são filhas desses indivíduos, mas elas também são parte da nossa sociedade, é injusto que deixemos esses pais sozinhos com o grande desafio que enfrentam"
Alexandre Lopes
Na entrevista final, o brasileiro lembrou aos examinadores que, naquele dia de junho, o planeta Vênus estava transitando em frente ao Sol, um fenômeno que só se repetirá daqui a um século. "Eu disse a eles que, quando isso acontecer, eu não vou estar mais aqui, meus aluninhos não vão estar mais aqui, mas a sociedade ensinada por eles e pelo meu ensino, sim. Depois disse a mim mesmo: 'que resposta mais tola!' Voltei para casa achando que não venceria", afirmou.
Lopes estava errado, e seu nome foi anunciado como melhor professor do estado na última quinta-feira. Assim como as exigências da competição, as recompensas da etapa estadual também são maiores, e incluíram surpresas e um prêmio de US$ 5 mil (mais de R$ 10 mil) aos cinco finalistas, além de US$ 10 mil (mais de US$ 20 mil) ao grande vencedor.
A fama, o dinheiro e as regalias que tem recebido nos últimos meses, porém, são honras menores para ele. "Eu tive uma vida muito feliz, de muitas alegrias. Mas as alegrias que eu encontro com o sucesso dos meus alunos não se comparam com nada que eu já experimentei", afirmou Lopes, que diz ter uma admiração especial pelos pais de alunos com deficiência. "Essas crianças são filhas desses indivíduos, mas elas também são parte da nossa sociedade, é injusto que deixemos esses pais sozinhos com o grande desafio que enfrentam."

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dieta GFCF, cozinha sem glútem e sem caseína - Por Rita Cherutti

Dieta GFCF, cozinha sem glútem e sem caseína

Segue a lista de livros para quem deseja saber mais:

The Kid-Friendly ADHD and Autism Cookbook:
The Ultimate Guide to the Gluten-Free, Casein-Free Diet. A popular book by two Defeat Autism Now practitioners, developmental pediatrician Pamela Compart M.D. and nutritionist Dana Laake. Advice for feeding picky eaters, and a good explanation of how and why the diet can work. Recipes include information on calories, protein, fiber, etc., per serving. The revised edition has 100 new recipes plus advice for packing school lunches.

The Autism and ADHD Diet:
A Step-by-Step Guide to Hope and Healing by Living Gluten Free and Casein Free (GFCF) and Other Interventions by Barrie Silberberg, mother of a boy with Asperger's Syndrome. Her son's behavioral symptoms improved dramatically after starting a diet free of gluten, casein, artificial dyes and preservatives. Her book shows how.
The Autism Cookbook: 101 Gluten-Free and Dairy-Free Recipes by Susan K. Delaine, who has a child with autism and food allergies. Our favorite new cookbook for family dinners. Besides GFCF, recipes are free of rice, egg, soy, nuts and fish. Easy to prepare recipes for sesame-ginger chicken, Asian noodles, chicken enchiladas and gazpacho, among others. There are some toddler favorites such as chicken nuggets, crispy cereal treats and cupcakes, but the cookbook focuses on family foods.

Unraveling the Mystery of Autism and Pervasive Developmental Disorder: A Mother's Story of Research and Recovery by Karyn Seroussi.
An excellent book for parents considering a gluten-free, casein-free diet for a child with autism or PDD. Seroussi's son recovered from autism by strictly adhering to this diet. She discusses food intolerances, yeast and vaccines.

Special Diets for Special Kids: Understanding and Implementing Special Diets to Aid in the Treatment of Autism and Related Developmental Disorders by Lisa Lewis, Ph.D. One of the first books to explain the gluten-free, casein-free diet and how it can help treat autism. Her explanation of the science behind the diet is not as easy to follow as Seroussi's. However, this book has more than 150 recipes for breads, cakes, candy, chili, macaroni and cheese, etc.

Special Diets for Special Kids, Two by Lisa Lewis, Ph.D. A sequel to her first book (above) with more than 175 new gluten-free, casein-free recipes and cooking tips. Recipes for peanut butter bread, bananaberry shake, oven fries, barbequed chicken pie and other foods that kids will eat.

Feast Without Yeast: 4 Stages to Better Health: A Complete Guide to Implementing Yeast Free, Wheat (Gluten) Free and Milk (Casein) Free Living by Bruce Semon M.D., Ph.D., and Lori Kornblum. Contains more than 200 original recipes. Good for those concerned about yeast overgrowth, a problem in some people with autism.

Special Diets for Special People: Understanding and Implementing a Gluten-Free and Casein-Free Diet to Aid in the Treatment of Autism and Related Developmental Disorders. The newest how-to book, with more than 150 recipes, by GFCF diet guru Lisa Lewis, Ph.D.

The Encyclopedia of Dietary Interventions for the Treatment of Autism and Related Disorders by diet gurus Karyn Seroussi and Lisa Lewis Ph.D. For the experienced diet follower, or for anyone who wants a reference guide to explain the research, terms, and principles behind different diets that are used for ASD.

Enzymes for Autism and other Neurological Conditions. Author and parent Karen L. DeFelice discusses the role of enzymes in helping people with autism digest foods that create problems for them. Some parents use enzymes alone, or in addition to a gluten-free, milk-free diet, or to handle diet infractions.

Fonte:
http://www.autismweb.com/

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sylvester Stallone enterra o filho e recebe doações para as pesquisas do Autismo



Postado por em 21 julho, as 20:25 Em Entretenimento Famosos
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Sage Stallone (Foto: Getty Images) 

                                               Sage Stallone (Foto: Getty Images)

Sage Stallone foi velado neste sábado, 21, em Brentwood, na Califórnia. O ator Sylvester Stallone, pai de Sage, foi confortado por amigos e familiares, que se despediram do diretor de cinema em um funeral privado na igreja de Saint Martin of Tours. Segundo site TMZ, Stallone estava acompanhado da mulher, Jennifer Flavin, e do irmão, Frank Stallone.
Sasha Czack, mãe de Sage, pediu que em vez de flores fossem feitas doações para a entidade Autism Speaks, que ajuda na pesquisa sobre o autismo. O irmão caçula de Sage, Seargeoh, é autista.
De acordo com o jornal “Daily Mail”, depois da cerimônia na igreja, o caixão de Sage foi levado para o cemitério Westwood Village Memorial Park, em Los Angeles, onde ele será enterrado.
Em entrevista ao site TMZ, no dia 16, Stallone disse estar devastado com a perda: “Não há dor maior do que a perda de um filho. Portanto, imploro às pessoas para respeitarem a memória do meu talentoso filho e que tenham compaixão com a mãe dele, Sasha. A dor agonizante dessa perda será sentida por toda a nossa vida. Sage foi nosso primeiro filho e o centro do nosso universo. Estou humildemente implorando para que deixem a memória e a alma do meu filho em paz”, disse Sylvester Stallone
Sage foi encontrado morto em seu apartamento na sexta-feira, 13, pela namorada. A autópsia no corpo do ator foi concluída no domingo, 15, mas em entrevista à CNN, um representante do delegado disse que a polícia precisará de mais dois meses para determinar a causa da morte de Sage. Isso porque o resultado do exame toxicológico só deve sair daqui a seis semanas.
Especula-se que Sage tenha morrido por overdose de medicamentos, mas seu advogado e amigo George Braunstein disse que o filho de Stallone nunca deu sinais de que fazia uso ou de que era viciado em remédios controlados, e que ele não costumava beber.
Início da carreira ao lado do pai
Sage Stallone estreou no cinema ao lado do pai em 1990 em “Rocky 5″, quando fez o papel do filho do lutador.
Sage trabalhava como diretor de cinema e atuou no filme “Daylight”, em 1996. Stallone, que tem mais quatro filhos (Sargeoh, Sophia, Sistine e Scarlet), estaria arrasado com a morte de Sage. Sage era filho de Sasha Czac, primeira mulher de Stallone, assim como Sargeoh. Já Sophia, Sistine e Scarlet são filhas da segunda mulher do ator, Jennifer Flavin.
Frank Stallone no funeral de Sage Stallone (Foto: Agência/Getty Images)Frank Stallone, tio de Sage Stallone (Foto: Agência/Getty Images)
Funeral de Sage Stallone (Foto: Agência/Getty Images)Funeral de Sage Stallone (Foto: Agência/Getty Images)
Igreja onde aconteceu velório de Sage Stallone (Foto: Agência/Getty Images)Igreja onde aconteceu velório de Sage Stallone (Foto: Agência/Getty Images)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Topblog e Facebook



 Prêmio Topblog

 
AUTISMO







Para votar no nosso blog UNIVERSO AUTISMO  
que esta concorrendo na categoria saúde
    clik aqui na imagem


Foto do perfilCategoria: Saúde
CÓDIGO: 18168674
TÍTULO: AUTISMO
DESDE: 05-2010
AUTOR : Renata Lucas Oliveira

URL: universoautismo.blogspot.com.br 


Você será direcionado a pagina de
votação onde mostra o exemplo abaixo se estiver logado no Facebook basta clicar no F ou se preferir pode votar pelo e-mail ou twitter como no exemplo abaixo! 





                                                                                               votem!






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Contamos com a participação de vocês!

votem!

Abaixo-assinado Criação de Centros Especializados em autismo

Meus Amigos,

Acabei de ler e assinar este abaixo-assinado online:

«Criação de Centros Especializados em autismo»





Abaixo-assinado Criação de Centros Especializados em autismo

Para:Ministro da Saúde-Brasil

Precisamos de 5000 assinaturas para acabar com este suplicio dos portadores de autismo. Estamos lutando junto ao governo estadual e federal para criação de Um centro Especializado em autismo.
Sabemos da dura realidade enfrentada pelos autistas e seus familiares, mas a única ferramenta que temos para acabar com tamanha indiferença aos nossos queridos autistas e seus familiares, é a nossa assinatura. Coragem! Vamos assinar, do contrário nada acontecerá.EU SEI QUE JUNTOS CONSEGUIREMOS! !!!!!!!!

Os signatários


http://www.peticaopublica.com.br/?pi=20011980

Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que também concordaras.

Assina o abaixo-assinado aqui

 http://www.peticaopublica.com.br/?pi=20011980 e divulga-o por teus contatos.

Obrigado.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Desordens do espectro autista




 

 






O QUE SÃO desordens do espectro autista?

O que é o autismo?De acordo com Martha Herbert, MD, PhD, o autismo é definido comportamentalmente, como uma síndrome de anormalidades envolvendo reciprocidade linguagem, social e hiperconcentração ou flexibilidade comportamental reduzida. Saiba mais.
DSM-IV-TRAutismo em Inglês Plain: Os critérios do DSM-IV-TR Explicação - A saúde mental bíblia usada por profissionais para o diagnóstico de transtornos do espectro do autismo em crianças é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos de Saúde Mental, Quarta Edição, Revisão de Texto (abreviado para DSM-IV -TR). Saiba mais.
DSM-5Publicação da quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) maio 2013 irá marcar um dos eventos mais esperados no campo da saúde mental. Como parte do processo de desenvolvimento, as revisões anteprojectos aos actuais critérios de diagnóstico para diagnósticos psiquiátricos estão agora disponíveis para consulta pública. Há mudanças significativas propostas para o Pervasive categoria Distúrbios do Desenvolvimento, que incluem a eliminação Transtorno de Asperger, Transtorno de Rhett, transtorno desintegrativo da infância e Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação. Saiba mais.
Os Transtornos Invasivos do DesenvolvimentoSegundo o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames, a categoria de diagnóstico de transtornos invasivos do desenvolvimento (TID) refere-se a um grupo de doenças caracterizado por atrasos no desenvolvimento de habilidades de socialização e comunicação. Saiba mais.
O Transtorno AutistaPrejuízo qualitativo na interação social, prejuízos qualitativos na comunicação, restritos padrões repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades. Saiba mais sobre os critérios diagnósticos.



Transtorno de AspergerPrejuízo qualitativo na interação social, Padrões restritivos repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, A perturbação causa prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes de funcionamento, Não há atraso clinicamente significativo na linguagem, não há nenhum atraso clinicamente significativo no desenvolvimento cognitivo ou no desenvolvimento de apropriados à idade auto-ajuda, comportamento adaptativo (outro que não na interação social) e curiosidade acerca do ambiente na infância. Saiba mais sobre os critérios diagnósticos.
O Transtorno de RettO diagnóstico de RS é considerado tentativa até 2 a 5 anos de idade. O diagnóstico diferencial inclui outras doenças associadas ao retardo mental, paralisia cerebral e convulsões. Estes critérios diagnósticos para RS deve promover a comunicação confiável entre os investigadores e aumentar a investigação epidemiológica e clínica desta doença importante. Saiba mais sobre os critérios diagnósticos.
Transtorno desintegrativo da infânciaAparentemente, o desenvolvimento normal, pelo menos nos primeiros 2 anos após o nascimento como se manifesta pela presença de idade apropriada comunicação verbal e não-verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo. Saiba mais sobre os critérios diagnósticos.
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação (incluindo Autismo Atípico)Esta categoria deve ser usada quando há um prejuízo severo e invasivo no desenvolvimento da interação social recíproca ou de habilidades de comunicação verbal e não verbal, ou quando o comportamento estereotipado, interesses e atividades estão presentes, mas os critérios não são satisfeitos para um Desenvolvimento específico Pervasive Esquizofrenia, desordem, Transtorno da Personalidade Esquizotípica ou Transtorno da Personalidade Esquiva. Saiba mais sobre os critérios diagnósticos

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 US Autism & Asperger Association, Inc. All rights reserved. 1-888-9AUTISM (1-888-928-8476) (801-816-1234)

domingo, 29 de julho de 2012

ORAÇÃO DOS PAIS COM FILHO AUTISTA


     Obrigado meu Deus por ser vaidoso, pois tenho muito orgulho que o meu filho(a) autista ande sempre muito bem vestido, arrumado e perfumado.
     Se meu filho receber a tão rogada cura, prometo-te SENHOR que lhe ensinarei o que é a humildade, a fim de que nunca tente se projetar sobre as outras pessoas, e nem se mostrar superior a elas;

     Obrigado meu Deus por ser autoritário e não aceitar que me contrariem quando estou ensinando alguma coisa para o meu filho autista. Ele pode demorar, mas com perseverança sei que ele irá aprender.
     Se meu filho receber a tão rogada cura, prometo-te SENHOR que lhe ensinarei a ser uma pessoa democrática, dócil e flexível, a fim de tenha equilíbrio e complacência quando for se relacionar com outras pessoas;

     Obrigado meu Deus por ser teimoso e insistir em querer passear com meu filho autista por lugares públicos, pois é um direito seu como qualquer outra criança. E que os olhares de curiosidade e até de discriminação se transformem em sorrisos acolhedores mediante ao seu jeito tão próprio e feliz de ser.
     Se ele receber a tão rogada cura, prometo-te SENHOR que lhe ensinarei o que é ser uma pessoa cordata e obediente, a fim de que enfrente às adversidades da vida com o rosto alegre e sorridente, aceitando as diferenças entre as pessoas para que nunca seja preconceituoso para com o seu semelhante;

     Obrigado meu Deus por ter sido merecedor de ser pai (mãe) de um filho autista, pois com ele estou aprendendo que dar vários abraços no dia faz um bem tremendo para a alma; a não guardar mágoas, rancor e ódio; a sorrir e ser feliz com as pequenas coisas da vida;
     E principalmente, obrigado SENHOR, pois com ele estou aprendendo a perdoar, pois quando eu aumento a minha voz e chamo a sua atenção, ele sorri e me abraça com tanta sinceridade que minha impaciência se esvai na mesma hora.
     QUE ASSIM SEJA, AMÉM.

AUTISTA


Enviado por AUTISTA em 14/08/2011
Código do texto: T3159049

    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Unesp e MEC oferecem curso de Educação Inclusiva


Ilustração de um adulto de mãos dadas com crianças


Um dos objetivos primordiais do curso é colocar em discussão e problematizar sobre a questão da Educação Inclusiva e seus desdobramentos no projeto político pedagógico e na prática da sala de aula.
Publicada em 23 de julho de 2012 - 17:15
Com o intuito de aperfeiçoar os professores da rede pública de ensino para o uso de Tecnologia Assistiva (TA) e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) voltadas a estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, o MEC oferece, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a quinta edição do curso “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão Escolar”.
O curso é oferecido pelo MEC Site externo.no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB)Site externo., em parceria com a UnespSite externo. por meio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex). Ministrado a distância, o curso iniciou no começo de julho com uma ambientação aos cursistas e vai até dezembro de 2012.
A atividade é estruturada em quatro módulos, nos quais as atividades serão lançadas em agendas semanais com caráter avaliativo. No total, 1.250 professores estão inscritos para o início do curso, que tem como coordenadora Denise Ivana de Paula Albuquerque.
Os conteúdos pedagógicos abordados são dispostos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc, em apostilas e videoaulas gravadas em parceria com o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista (NEaD-Unesp).
Um dos objetivos primordiais do curso é colocar em discussão e problematizar sobre a questão da Educação Inclusiva e seus desdobramentos no projeto político pedagógico e na prática da sala de aula. “Através do curso, o professor tem tido a oportunidade de trazer à tona seus questionamentos acerca da Inclusão e redimensioná-los a partir das leituras e estudos oferecidos, como também discutir entre os pares, mediados pelo tutor e formador, as propostas de superação desta realidade”, relata Jussara Oliveto Miralha, professora conteudista do curso.
Com sede no Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES) da Unesp, Câmpus de Presidente Prudente, SP, o curso busca oferecer estratégias pedagógicas e metodológicas para o uso de TDIC e TA, como recursos educacionais e de acessibilidade na escola aos professores cursistas de todas as regiões do Brasil.
Esta diversidade cultural dos professores-cursistas é respeitada, deixando de ser tratada como um problema, de acordo com a coordenadora de tutores Daniela Jordão Garcia Perez. “Apesar de nossos professores cursistas possuírem contextos bem diversificados, temos conseguido atender essas diferenças, com o esforço de nossos tutores e formadores que são orientados ao longo de todo o curso para amenizar a dificuldade de cada professor cursista e criar estratégias para que todos consigam realizar as atividades propostas”.
Perez afirma, ainda, que três estratégias principais são utilizadas pela coordenação para promover a formação permanente da equipe. A primeira delas é oferecer um curso de formação para a equipe antes de cada edição no qual são abordados os conteúdos do curso e também estratégias pedagógicas de interação. Depois, com o curso em andamento, um ambiente de equipe é mantido para o recebimento de orientações gerais do trabalho e, por fim, são realizadas reuniões virtuais quinzenais para abordar e solucionar possíveis problemas e dúvidas que surgem no decorrer do curso.
Para Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, idealizadora do projeto e pesquisadora na área da Educação Inclusiva, é muito importante que todos os educadores do Brasil sejam formados para melhorar o acesso e, consequentemente, o aprendizado dos Estudantes Público Alvo da Educação Especial (EPAEE).
“A Diretoria de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (DPEE/SECADI/MEC) possui grandes programas e ações. Além de já ter distribuído mais de 24.000 salas de recursos multifuncionais, em parceria com as universidades públicas, ofereceu aproximadamente 50.000 vagas para que os professores de todo país pudessem atuar nestas salas. Muitos de nossos professores cursistas relatam sobre as perspectivas que os cursos dão oportunidade para que eles façam um trabalho de qualidade com os seus estudantes”, comenta Elisa.
Fonte: http://unesp.brSite externo.

sábado, 28 de julho de 2012

AUTISMO – Como tratar os distúrbios gastrointestinais





On 27 de julho de 2012, in Tratamento, by admin

A integridade da mucosa intestinal desempenha um papel importante na absorção de nutrientes e bloquear as toxinas, bactérias, alérgenos e outras moléculas potencialmente prejudiciais ao penetrar na circulação sistêmica.

Um aumento da permeabilidade da barreira intestinal é uma das primeiras consequências de uma longa série de doenças entéricas e conduz para a entrada na circulação de corrente de moléculas com carga de antígena, que pode resultar reações imunitárias generalizadas. Se os anticorpos produzidos contra estes antígenos desenvolverem reação cruzada com os tecidos semelhantes do corpo, começa uma doença auto-imune. Hoje sabemos que as infecções intestinais com Shigella, Salmonella, Campylobacter e Yersina pode causar várias infecções.
A má absorção é caracterizada por excreção anormal nas fezes de gordura (esteatorréia), vitaminas solúveis em gordura, proteínas, hidratos de carbono, minerais e água.

As causas comuns de má absorção incluem: insuficiência enzimática, secreção inadequada de sais biliares, o trânsito acelerado, a alteração da mucosa intestinal e infecções gastrointestinais. A flora bacteriana é composto de cepas resistentes, Lactobacillus acidophilus no intestino delgado e Bacterium bifidum no cólon, que desempenham ações sinérgicas contra cepas resistentes.

Ação fundamental e estratégica é exercida através da inibição da flora bacteriana contra microorganismos patogênicos, como bactérias (Proteus, Salmonella), (Candida) fungos, vírus e parasitas.
Para as crianças autistas a função intestinal é alterada na maioria dos casos, devido à disbiose, infecções bacterianas, fúngicas e parasitárias. Permeabilidade intestinal alterada é útil para compreender a ligação entre o autismo e desordens auto-imunes, alergias alimentares, desequilíbrios digestivos, crescimento de bactérias e fungos, bem como deficiências de nutrientes, tais como magnésio, zinco, triptofano entre outros.

Avaliação da permeabilidade intestinal É possível avaliar a capacidade de duas moléculas de açúcar não metabolizáveis: lactulose e manitol. Estes hidratos de carbono não são metabolizados pelas enzimas digestivas e em condições fisiológicas, enquanto que o manitol é rapidamente absorvido através da membrana do enterócito, a lactulose através das junções intercelulares em quantidades mínimas. Ambos os açúcares são testados na urina e reflete a sua relação às condições de permeabilidade e de absorção da barreira gastrointestinal. A permeabilidade é alterada quando a proporção de lactulose / manitol é maior do que 0,02.

Como é feito? O paciente ingere a substância teste e avalia o % com que aparecem na urina nas próximas 6 horas.

Resultado:
Intestino saudável: absorção média de 14% de manitol, < 1% de lactulose e relação lactulose / manitol < 0,03

Aumento de lactulose na urina – alta permeabilidade paracelular
Aumento de manitol na urina – alta permeabilidade transcelular

OBS: O resultado deve ser interpretado por médicos e/ou nutricionistas

Como tratar os distúrbios gastrointestinais?

  • Redução do processo inflamatório
  • Dieta de eliminação
  • Tratamento da permeabilidade intestinal
  • Melhora da função digestiva
  • Otimização da absorção dos nutrientes
  • Modulação da resposta imunológica
  • Equilíbrio da microbiota intestinal

Programa dos 6 Rs

Remover:
Patógenos, xenobióticos e alergenos alimentares

Reinocular:
Probióticos e ofertar prebióticos

Recolocar:
Enzimas digestivas (se necessário)

Re-equilibrar:
Hábitos de vida saudáveis

Reavaliar:
Objetivos alcançados (ou não) x condutas

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Dra.Jaqueline Araujo
CRN4 11101020
Nutrição Clínica Funcional e Ortomolecular
Especialista no Tratamento Biomédico do Autismo
Consultório:
Av.das Américas, 500 Bl.21 sl.247
Barra da Tijuca – RJ
Tel: (21)3153-7561 / (21)8031-9993
www.jaqueline.nutricao.inf.br
Moderadora do grupo: Tratamento do Autismo no facebook
Facebook: http://www.facebook.com/jaqueline.araujo1

Autismo Nutrição

Maurício de Sousa criou André, personagem autista, para conscientizar a sociedade sobre essas pessoas tão especiais. pessoas tão especiais.

André é o mais novo personagem com deficiência da Turma da Mônica. Ele é autista. Foi criado em homenagem a um sobrinho neto de Maurício de Sousa.

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