segunda-feira, 2 de julho de 2012

Projeto do Ministério Público do Trabalho, em conjunto com o SENAC, para formação profissional de pessoas com autismo.


Na manhã de sexta-feira (29), sócias fundadoras do Instituto Autismo & Vida compareceram a uma reunião, a convite do Ministério Público do Trabalho, na pessoa do Procurador do Trabalho Fabiano Beserra, nas dependendências do SENAC/RS. 

Estiveram presentes, ainda, a equipe do SENAC/ Programa Jovem Aprendiz, bem como uma Auditora Fiscal representando o Ministério do Trabalho e Emprego e, ainda, duas professoras da Escola Nazareth, da APAE.

Foi apresentado um projeto desenvolvido em parceria do SENAC com os entes federais, que visa à formação profissional de jovens, a partir dos 14 (quatorze) anos, por meio de curso e ingresso, mediante contrato de trabalho, em empresas parceiras.



Esse trabalho vem sendo desenvolvido com sucesso, tendo sido formadas já várias turmas de jovens com deficiência, inclusive intelectual.

A ideia agora é formar uma turma de jovens com Autismo; para avançar, a reunião objetivava também sondar as associações de pais e a representação da APAE quanto às habilidades das pessoas com autismo, buscando identificar empregos passíveis de boa ocupação e, por consequência, o curso a ser formatado.

Oportunamente o projeto será apresentado à grande família do Instituto Autismo & Vida, presencialmente, em reunião de familiares e colaboradores, que ocorre mensalmente junto à AMRIGS.


Iniciativas como essa vêm em boa hora, pois capacita jovens a ingressar no mercado de trabalho, uma vez que o aprendiz, ao final do curso, estará formalmente empregado.



É o novo enfoque sobre a deficiência - superando o isolamento e a superproteção tradidionalmente dedicados à pessoa com deficiência -, valorizando e capacitando o jovem aluno e transformando-o em cidadão.

Ações como esta vão no sentido da verdadeira inclusão social da pessoa com autismo e serão de perto acompanhadas, apoiadas e aplaudidas pelo Instituto Autismo & Vida.

Parabéns, SENAC, MPT e MTE!!!


Saiba mais:

 
Autismo e vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário é bem vindo! minha intenção é passar toda minha experiência e trajetória vividas com nosso filho autista! Qualquer dúvida estamos a disposição para poder ajudar!
Renata e Alexandre