Benefício ao deficiente pode ser pago a mais de um membro da mesma família
Conhecido como Loas, o Amparo Assistencial ao Idoso ou Deficiente, é concedido pelo Governo Federal e pode ser solicitado nas agências da Previdência Social. O valor é de um salário mínimo. O que muita gente não sabe, entretanto, é que famílias com mais de um membro deficiente podem solicitar o benefício para cada um deles.
O amparo assistencial é pago a crianças de zero a doze anos de idade e a adolescentes entre doze e dezoito anos, portadores de deficiência incapacitante para a vida independente, que vivam sob os cuidados dos pais, familiares ou de instituições públicas e privadas.
Para ter direito ao auxílio financeiro do Governo Federal, é preciso comprovar carência econômica, ou seja, renda familiar que não ultrapasse um quarto do valor do salário mínimo na ocasião do requerimento. A renda familiar é calculada de acordo com o número de pessoas que vivem sob o mesmo teto.
Para comprovar que a criança ou adolescente têm deficiência incapacitante, é preciso apresentar parecer do Serviço Social e da Perícia Médica que comprovem. No caso de mais de um membro da mesma família, os laudos e pareceres devem ser separados: um para cada membro com deficiência.
Veja mais instruções sobre como solicitar o Amparo Assistencial em http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=665
Meu filho e autista,ele resebe um salario minimo eos gastos com ele ultrapassa o valor que ganha,porque ,se eu fichar a minha carteira profisional ele perde o benefisio,so quero poder dar uma condiçao melhor pata meu filho.obrigado.
ResponderExcluirProcure a Defensoria Pública da União em seu município.
ExcluirMeu filho foi diagnosticado com f84.1 q é autista e f90.1 ele recebe algum auxílio
ResponderExcluirminha filha recebe o beneficio devido encefalopatia crônica desde quando ela nasceu e agora descobrimos que nosso filho mais velho tem autismo inclusive estou com laudo medico comprovando. so que se formos entrarmos com o recurso a renda não vai bater o que podemos fazer?
ResponderExcluirGostaria de saber pedi meu trabalho,pois precisava de levar ele nas terapias ele foi diagnosticado com autismo F84 e F90 gostaria d e recorrer ao Loas.So que meu esposo trabalha,so que com o salário que ele recebe não consigo fazer outros tramentos,o que devo fazer?Peço conselho.
ResponderExcluirGostaria de saber pedi meu trabalho,pois precisava de levar ele nas terapias ele foi diagnosticado com autismo F84 e F90 gostaria d e recorrer ao Loas.So que meu esposo trabalha,so que com o salário que ele recebe não consigo fazer outros tramentos,o que devo fazer?Peço conselho.
ResponderExcluirolá Cris ,cada caso é um caso mas procure o INSS pois o benefício é para a criança e acredito que consiga sim,
ExcluirAlém de comprovar a deficiência, para ter direito ao benefício é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja inferior a 1/4 do salário-mínimo – hoje seria menos que R$ 197,00 por pessoa. Esta renda será avaliada considerando o salário do beneficiário, do esposo(a) ou companheiro(a), dos pais, da madrasta ou do padrasto, dos irmãos solteiros, dos filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que residam na mesma casa.
Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito a ele. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.
1º – Informe-se no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social – Informe-se nas APAES ou Centros de Amparo à Pessoa com Deficiência) mais próximo – Inicialmente, o cidadão ou seu representante legal poderá procurar o CRAS mais próximo da sua residência para esclarecer dúvidas sobre os critérios do benefício e sobre sua renda familiar, além de receber orientação sobre o preenchimento dos formulários necessários.
2º – Agende seu Atendimento – Para solicitar o benefício assistencial à Pessoa com Deficiência você precisa agendar o atendimento, o que pode ser feito diretamente pela Internet ou pelo telefone 135. Depois disso, é só comparecer ao INSS na data e hora agendadas.
beijoo e boa sorte
Obrigada!
Excluirola boa tarde tenho dois pequenos autista e no momento so e trabalho gostaria de saber o q fasso pra receber esse beneficio estao nas terapias pelo sus mais nao estou vendo muito progresso por ser so uma vez por semana e menos q trinta minutos eo mais velho alem do autismo tem tdah
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirEu queria saber pois tenho um filho autista
E já liguei agendei no Inês
Mas NAO sei os documentos necessários pra levar no dia?
Meu filho tem autismo infantil de Cid 84.0 não tenho renda comprovada ele tem o direito?
ResponderExcluirBom dia, descobri recentemente que minha filha e autista. A fonoaudióloga falou que ela tinha direito ao benefício do inss e pedio que eu retornasse ao neuropediatra que acompanha ela para pegar o laudo dela e ir para o inss. Eu gostaria de saber quais os documentos necessários e se só precisa do laudo do neuropediatra? Desde já agradeça a quem poder me ajudar nessa dúvida.
ResponderExcluirSe ela estiver tomando alguma medicação leve as receitas e se a fono der algum papel com o diagnóstico também é bom levar
ExcluirBom dia, tenho uma neta que foi diagnosticada recentemente com autismo. Aqui em casa só a minha filha(mãe da minha neta) que trabalha, a fonoaudióloga disse que minha neta tinha direito ao benefício do inss. Eu gostaria de saber quais documentos é necessário para levar no inss e se só precisa do laudo do neuropediatra? Desde já agradeço a quem poder me tirar essa dúvida.
ResponderExcluirOlá, sim você precisa do diagnóstico médico com o CID e em seguida procure o inss para preencher o formulário LOAS e marcar a perícia! Boa sorte! beijoo
ExcluirAngell o diagnóstico com o CID pode ser particular?
ExcluirSim, pode ser particular pois o inss marcará também uma perícia pra fechar o diagnóstico.
ExcluirContinuo casada civilmente mais não moramos mais juntos fazem 8 meses meu filho é Autista, eu não trabalho gostaria de saber se ele com essa minha condição consegue o benefício Loas , o pai paga pensão de 350,00 e como pai não tenho o que reclamar mais não posso trabalhar e esse valor se torna pouco pra nós dous
ResponderExcluirNão moro mais com o pai do meu filho , mais ainda continuo casada com ele ( civil) gostaria de saber se meu filho tem condições de conseguir o benefício LOas ele é autista, o pai me deixou na casa e paga a pensão de 350,00 como pai não tenho o que reclamar mais esse valor se torna pouco pois não posso trabalhar
ResponderExcluirSim, procure o inss da sua cidade, preencha o formulário e aguarde a perícia, é a perícia e o estudo social que vão determinar o loas.
Excluirbeijooo
Ola tenho um filho de sete anos ele passa por neuro fono psicólogo terapeuta ocupacional ele foi diagnosticado com altismo recebo bolsa familia 240 e o pai esta preso recebo auxílio reclusão q e dividido pois ele tem 6 filhos 3 com primeiro casal e 3 comigo recebo 470 não e um salário fixo pois a qualquer hora ele sai eu tenho direito no benefício social?
ResponderExcluirOla minha filha tem autismo com Cid f84 estou sem trabalha ,porém devido aos tratamento ela apresenta melhoras.ela tem direito ao benéfico..gasto com transporte público duas vezes na semana.
ResponderExcluirOlá Francisca, só a perícia e o estudo social do inss poderão confirmar se ele tem ou não direito,,cada caso é um caso mas procure o INSS pois o benefício é para a criança e acredito que consiga sim,
ExcluirAlém de comprovar a deficiência, para ter direito ao benefício é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja inferior a 1/4 do salário-mínimo – hoje seria menos que R$ 197,00 por pessoa. Esta renda será avaliada considerando o salário do beneficiário, do esposo(a) ou companheiro(a), dos pais, da madrasta ou do padrasto, dos irmãos solteiros, dos filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que residam na mesma casa.
meu filho tem todos os cintomas do tea eslectro de autismo mas o neurologista disse q o Exame EGG deu normal gostaria de saber q exane diagnostica o gral do austismo
ExcluirOla sou pensionista meu filho foi diagnosticado com autismo gostaria de saber se ele tem direito a benefícios e se eu posso perder o meu
ResponderExcluirOlá sou pensionista e meu filho foi diagnosticado com autismo gostaria de saber se ele tem direito abenefícios e se eu perderia meu benefício
ResponderExcluirOla voce tem que ir ao inss e preencher o formulario, so o estudo social vsi poder dizer se seu filho tem direito,vai depender muito de sua renda mensal.
ResponderExcluirBeijooo
ola minha filha tem autismo leve ela tem direito a aposentadoria ouso autismo d grau moderado
ResponderExcluiroi meu filho tem todos os cinais de autismo mas o neurologista disse que nao sai no exame ele ja fez o EGG e nao deu nada mas ele so piora os cintomas qual exame tenho q fazer ?
ResponderExcluir