Não deve haver criança no mundo que não goste de, com pincel na mão, escolher e misturar inúmeras cores de tinta numa enorme folha de papel, para no final mostrar, com orgulho, a sua pequena obra de arte! Confeccione as próprias tintas, envolvendo as crianças nessa actividade.
Materiais e ingredientes:
3 colheres de chá de açúcar
½ colher de chá de sal
2 copos de água
½ copo de amido de milho
Corantes alimentares diversos
Pequenos frascos de vidro com tampa
Preparação
- Junte o açúcar, sal, amido de milho e água numa pequena panela e leve a lume brando, misturando bem até se formar uma mistura espessa.
- Desligue e deixe arrefecer. Uma vez fria, distribua a mistura pelos diferentes frascos de vidro, adicione os corantes alimentares para obter as cores desejadas e agite bem para obter uma tonalidade homogénea. Guarde em frascos bem fechados.
Como criar tintas de cores diferentesAs tintas caseiras podem ser pintadas de mil e uma cores! Utilize esta tabela de forma a misturar os corantes alimentares necessários para obter uma enorme variedade.
Tinta cor-de-laranja: corante alimentar vermelho + amarelo
Tinta púrpura: corante alimentar vermelho + azul
Tinta verde: corante alimentar azul + amarelo
Tinta turquesa: corante alimentar azul + verde
Tinta castanha: corante alimentar vermelho + verde
Tinta cobre: corante alimentar vermelho + amarelo + castanho
Tinta prateada/cinzenta: corante alimentar preto + azul
Tinta dourada: corante alimentar amarelo + cor-de-laranja + vermelho
Depois de partilhar este post tive alguns comentarios, ficaram a suspeita que nem todos os corantes, se deve dar as crianças, então fica aqui o link de corantes mais saudaveis, http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/os-corantes-que-eu-nao-me-importo-que-as-criancas-consumam/
Devido aos seus ingredientes, esta tinta também pode ser usada para pintar com os dedos/mãos e não é perigosa se ingerida, por isso, é aconselhada a crianças mais pequenas também. Boas pinturas!
Fonte: http://vivernomeiodedoismundos.blogspot.com.br/2013/04/tintas-comestiveis-receita-caseira-para.html
Por Dra. Farah Mendes - Terapeuta Ocupacional às 22:17
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário é bem vindo! minha intenção é passar toda minha experiência e trajetória vividas com nosso filho autista! Qualquer dúvida estamos a disposição para poder ajudar!
Renata e Alexandre