Não deve haver criança no mundo que não goste de, com pincel na mão, escolher e misturar inúmeras cores de tinta numa enorme folha de papel, para no final mostrar, com orgulho, a sua pequena obra de arte! Confeccione as próprias tintas, envolvendo as crianças nessa actividade.
Materiais e ingredientes:
3 colheres de chá de açúcar
½ colher de chá de sal
2 copos de água
½ copo de amido de milho
Corantes alimentares diversos
Pequenos frascos de vidro com tampa
Preparação
- Junte o açúcar, sal, amido de milho e água numa pequena panela e leve a lume brando, misturando bem até se formar uma mistura espessa.
- Desligue e deixe arrefecer. Uma vez fria, distribua a mistura pelos diferentes frascos de vidro, adicione os corantes alimentares para obter as cores desejadas e agite bem para obter uma tonalidade homogénea. Guarde em frascos bem fechados.
Como criar tintas de cores diferentesAs tintas caseiras podem ser pintadas de mil e uma cores! Utilize esta tabela de forma a misturar os corantes alimentares necessários para obter uma enorme variedade.
Devido aos seus ingredientes, esta tinta também pode ser usada para pintar com os dedos/mãos e não é perigosa se ingerida, por isso, é aconselhada a crianças mais pequenas também. Boas pinturas!
Em "Amor à Vida",
Rafael (Rainer Cadete) está cada vez mais encantado por Linda (Bruna
Linzmeyer) que, à sua maneira, também começou a nutrir um sentimento
especial pelo advogado. Apesar da contrariedade de Neide (Sandra
Corveloni), sua mãe, a autista terá apoio do pai, Amadeu (Genézio de
Barros), para estreitar o vínculo com o rapaz, pois nota que Rafael
desperta Linda da apatia habitual.
Tudo indica que, apesar do preconceito de personagens como Leila
(Fernanda Machado), a irmã de Linda, os dois vão mesmo superar as
diferenças e viver um romance na trama de Walcyr Carrasco. Nos próximos
capítulos da novela das 21h.
Não dá para negar que o estranhamento provocado pelo namoro entre
Rafael e Linda ultrapassa as fronteiras da ficção. Ao vê-los juntos na
TV, vem a pergunta: na vida real, é possível uma relação dessas
acontecer e dar certo?
A dúvida é comum, afinal, os autistas vivem em um mundo particular e
têm enorme dificuldade de interagir, estabelecer laços afetivos, se
comunicar. Linda, por exemplo, se expressa usando monossílabos e
necessita constantemente da mãe para realizar atividades diárias. Por
apresentar diversos níveis e pelo fato de o autismo ainda ser objeto de
estudo de especialistas do mundo todo, a doença nem sempre é de fácil
detecção.
Há pessoas que descobrem o transtorno com mais de 40 anos de idade,
quando percebem algum grau mais severo em um filho, por exemplo. Em
alguns casos, o autismo passa despercebido, pois, em níveis mais leves,
suas características são confundidas com timidez ou introversão.
Apaixonado
por Linda (Bruna Linzmeyer), Rafael (Rainer Cadete) visita a jovem, mas
é barrado por Neide(Sandra Corveloni). "Você não entra nessa casa",
avisa. Linda percebe a presença de Rafael e se enche de alegria ao
vê-lo. Mesmo com a felicidade estampada no rosto da filha, Neide manda a
jovem voltar para dentro de casa. Neide bate a porta na cara do
advogado, sob o protesto de Linda. "Deixa o Rafael entrar", pede a
menina. No ar em 7 de novembro Divulgação/TV Globo
Para o psiquiatra Gustavo Giovannetti, coordenador do Centro de
Referência da Infância e Adolescência da Unifesp (Universidade Federal
de São Paulo), como cada caso tem suas especificidades, é difícil
avaliar a vida afetiva e sexual de um autista sem conhecer sua
trajetória, seu contexto familiar, quem e como é o objeto de seu
interesse, seus progressos e suas dificuldades.
Entenda o autismo
Para compreender por que um romance como o mostrado em "Amor à Vida" é
viável, primeiro, é preciso entender melhor o que é o autismo.
Trata-se de um transtorno mental do desenvolvimento humano que afeta a
linguagem, a interação social e o comportamento, que tende a ser
estereotipado e repetitivo.
"O autismo tem intensidades muito variáveis, que envolvem de sintomas
leves, ligados à cognição social, aos mais intensos, associados com
retardo mental.
Nos quadros mais graves, há a possibilidade da pessoa não desenvolver
a capacidade para o aprendizado e a linguagem", explica o psiquiatra
Gustavo Giovannetti.
Os sintomas costumam surgir antes dos três anos de idade, sendo
possível fazer o diagnóstico aos 18 meses. Apatia, falta de apego (aos
pais, por exemplo), atraso na fala e atitudes agressivas (inclusive
contra si mesmo) são alguns dos sinais. O tratamento exige
acompanhamento de um psiquiatra e medicamentos.
"A novela é uma obra de ficção, portanto, tem licença poética para
mostrar seus personagens. Abordar um assunto como a sexualidade dos
autistas fora de um contexto específico pode ser uma fala superficial e
acabar trazendo mais confusão do que esclarecimento", diz.
Devido ainda à variedade de sintomas e de intensidade que o paciente
pode apresentar, cada pessoa autista age de um jeito, é única. Suas
conquistas vão depender, além de suas potencialidades, do suporte
familiar e ambiental e do tratamento recebido.
"O autismo dificulta o reconhecimento das emoções, justamente pela
dificuldade de compreender os sinais da linguagem verbal e não verbal.
Entretanto, uma pessoa com autismo não é incapaz de sentir e poderá
experimentar emoções possíveis a todas as pessoas. Porém, essas emoções
serão expressadas de diferentes formas, caso a caso", diz Gustavo.
Para a psiquiatra Letícia Calmon Drummond Amorim, da AMA (Associação de
Amigos do Autista), de São Paulo, não há problema nenhum em pessoas com
autismo se relacionarem afetivamente com pessoas sem psicopatologia.
"Isso acontece de maneira natural, como ocorre nas relações afetivas de
qualquer um. E os portadores de quadros que não apresentam deficiência
intelectual grave associada podem formar uma família e ter vida
sexualmente ativa", afirma.
Fonte: http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2013/11/08/relacao-amorosa-com-um-autista-e-viavel-veja-opinioes-e-de-a-sua.htm
Tenho conseguido melhoras em muitas áreas através de vídeos que temos feito do Glauco em várias atividades, depois colocamos para ele assistir, presta muita atenção, se reconhece, reconhece pessoas e lugares, fica feliz ao se ver, notamos uma melhora incrível na concentração, contato visual, na coordenação motora pois para ver novamente o vídeo deixamos o mouse perto de forma que ele descobre formas de voltar, mas se ficarmos perto ele tenta fazer com que agente volte o vídeo, pois esta acostumado a usar nossas mãos, e foi assim que descobri várias coisas que ele sabe fazer deixando ele sozinho e filmando sem que ele perceba.
Você sabia que uma cama elástica pode ajudar pessoas com autismo?
SEATTLE – Newton Miller, 7 anos, tem um
hábito peculiar quando está se sentindo ansioso ou aborrecido: ele se
agacha no chão e pula no ar como um sapo. A atividade pode ser perigosa
quando ele pula da janela da sacada em sua sala de estar ou durante
alguma tarefa com a mãe. Certa vez, ele colidiu com um cliente enquanto
ele estava “sapeando” no supermercado.
Sua mãe, Deirdre, acredita que o desejo
de saltar é uma consequência do seu autismo. E ela encontrou um lugar
apropriado para que ele pule tanto quanto ele deseja, sem ferir a si
mesmo ou aos outros: uma cama elástica.
O que é o autismo?
O transtorno do autismo é uma série de
distúrbios complexos do neurodesenvolvimento, caracterizados por
prejuízos sociais, dificuldades de comunicação e padrões restritos,
repetitivos e estereotipados de comportamento. O Centro de Autismo de
Lakeside em Issaquah usa uma cama elástica, doada pela
empresa Springfree, para ajudar as crianças com autismo. O equipamento é
usado para terapias da fala, ocupacionais, físicas e comportamentais.
Erica Bigler, uma terapeuta ocupacional em Lakeside, disse que os estudantes que utilizam a cama elástica
têm aumento muscular, de resistência óssea e cardiológica. Eles
melhoram o equilíbrio e a consciência cinestésica. Bigler trabalha com
um menino de 5 anos de idade. Ele tropeçou e caiu muitas vezes durante
as sessões de terapia, até que começou a pular na cama elástica. “Você
pode ver uma grande diferença na forma como ele pode controlar o seu
corpo de forma mais eficaz”, disse Bigler.
O mesmo aluno tinha poucas habilidades
sociais, como muitas outras crianças com autismo. Mas Bigler disse que
quando as crianças saltam juntas em uma cama elástica, elas compartilham
uma atividade agradável e desenvolvem uma maior consciência corporal em
torno de seus pares. ”Ele normalmente prefere brincar isolado, mas
quando está no trampolim está tendo um bom momento”, disse Bigler. “É um
dos únicos lugares que eu o vejo interagir com um colega e manter a
atenção em um jogo.”
Quais outros profissionais utilizam a cama elástica?
Fonoaudiólogos
em Lakeside usam a cama elástica como uma ferramenta motivacional,
permitindo que as crianças brinquem nela se eles falam ou repetem uma
palavra. ”Ele vai fazer coisas incríveis na cama elástica”, disse
Deirdre de Newton. Os professores também usam o trampolim para ensinar
os alunos a seguir as instruções através de jogos, como “Simon Says” –
que seria algo semelhante a brincadeira de “chefe manda” aqui no Brasil.
Crianças com autismo tendem a aprender
de forma mais eficaz quando são capazes de reforçar o seu
desenvolvimento intelectual com os movimentos físicos, então alguns
membros da equipe de Lakeside muitas vezes escrevem palavras no
trampolim com giz e pedem aos alunos para saltar de uma palavra para
outra, para formar uma frase.
Mas o tratamento com cama elástica é só para crianças?
Mas, as crianças do Centro de Lakeside
com autismo não são os únicos que apresentam mudança de resultados nos
relatórios; adultos que vivem com autismo na comunidade também estão se
beneficiando da mesma maneira.
Anabelle Listic, uma mulher de 28 anos
de idade com autismo tem duas camas elásticas em casa e as utiliza
diariamente para processar informações e lidar com a ansiedade.
Depoimentos de Anabelle Listic
“Meus momentos de verdadeira clareza
sempre acontecem quando eu estou em minha cama elástica”, disse Listic.
“É como meditação para mim.” Quando Listic mudou-se temporariamente para
Oregon anos atrás, ela trouxe um trampolim com ela, em vez de uma cama
comum.
“Eu não quero nunca mais ter que viver
sem poder saltar em uma cama elástica”, disse ela. “Quando eu estou em
uma cama elástica tudo parece fácil e faz sentido e se sente
bem.” Listic ainda levou uma cama elástica em um trem metropolitano uma
vez. Uma amiga a convidou para a abertura de sua exposição de arte, mas
Listic estava se sentindo ansiosa sobre o evento. Então, ela trouxe uma
cama elástica de 48 polegadas.
“Eu estava decidindo entre levá-la junto ou não ir”, disse Listic. “Foi incrivelmente útil.”
Ela disse que apenas sentar ou deitar em uma cama elástica já pode ajudar as pessoas com autismo.
“Às vezes eu deito em minha cama
elástica e bato meus punhos nele. Eu estou movendo esse músculo e é
auto-regulação e calmante. Esse pequeno ato é seguro e confortável para
mim.”
Sabemos
que cada família e cada criança é única. Com isto em mente, criamos
três opções de tratamento que oferecem flexibilidade na implementação do
Programa Son-Rise. Descobrimos que os Princípios do Programa
Son-Rise podem ser aplicados de várias maneiras e assim forneceram as
descrições abaixo para lhe oferecer a oportunidade de escolher a Opção
de Tratamento que funcionará melhor para sua família. Recomendamos que
você escolha uma opção na qual você possa executar de forma consistente
por pelo menos durante seis meses para que seu filho possa colher os
benefícios do programa. Você também pode escolher uma Opção de
Tratamento e depois expandir o seu programa para o próximo nível de
intervenção. A nossa experiência tem mostrado que as crianças se
beneficiam mais quando recebem maior quantidade de estimulação. Estamos à
disposição para orientá-lo através deste processo e ajudá-lo a criar o
programa mais eficaz possível. Resumo das opções de tratamento:
1. Estilo de Vida (Lifestyle) Mínimo de 30 minutos de 01:01- (Um Facilitador com a criança)
2. Meio Período (Part Time) Nível I: 10-20 horas por semana
Facilitador com a criança 01:01 no Playroom do Programa Son-Rise
Participação de Voluntários – Opcional
Nível II: 20-30 horas por semana
Facilitador com a criança 01:01 no Playroom do Programa Son-Rise
Participação de Voluntários
3. Período integral (Full Time) Nível I: 30-40 horas por semana
Facilitador com a criança 01:01 no Quarto de Brincar /Interagir do Programa Son-Rise
Participação de voluntários
Nível II: 40-56 horas por semana
Facilitador com a criança 01:01 no Quarto de Brincar /Interagir do Programa Son-Rise
Participação de voluntários
Estilo de Vida - Programa Son-Rise ® (ou Estilo Son-Rise) Intenção / Objetivo: •
Ajudar a tornar a vida diária (casa, obrigações, tomar banho, etc.)
mais suave, mais gerenciável e mais fácil para a criança, os pais e
familiares. • Estimular o crescimento, usando as técnicas do Programa Son-Rise durante as atividades tipicamente diárias. •
Dedicar um determinado tempo por dia para criar propositadamente um
vínculo mais profundo com seu filho e para estimular o crescimento e
desenvolvimento.
Ações: •
Facilitador 01:01- Os pais passam no mínimo 30 minutos por dia com
seu/sua filho(a), usando os princípios e técnicas do Programa Son-Rise.-
Durante esse tempo com a criança, ficar num ambiente silencioso na
casa.
• Em Casa- Use o desejo do seu filho de ter suas
"necessidades" satisfeitas como oportunidades para promover uma maior
interação e estimular o crescimento e desenvolvimento nas áreas chaves,
tais como Contato Visual, Comunicação, Capacidade de Atenção/Interação e
Flexibilidade.
• AmbienteSimplifique o ambiente do seu
filho (a casa).- Elimine as distrações visuais e auditivas mais óbvias.-
Elimine áreas e circunstâncias em que “a batalhas do controle”
frequentemente ocorre. (aqueles que você tem que dizer NÃO para a
criança todo o tempo– não pode, não pega, não abre, não sobe, etc.) -
Reduzir o tempo de TV e do computador (incluindo jogos de vídeo, ou
seja, Nintendo, Xbox, etc.) para 1 hora por dia ou mesmo eliminar
completamente. - Eliminar brinquedos eletrônicos (brinquedos a pilha como livros, carros, etc.) - Limite os ambientes com excesso de estímulos, tais como: lojas, restaurantes, grandes festas ou reuniões, etc.
•
Currículo Social- Centrado nos Quatro Fundamentos do Programa Son-Rise:
Contato Visual, Linguagem, Atenção/Interação Compartilhada e
Flexibilidade. Use as atividades diárias como oportunidades para criar uma profunda conexão social.
• Programas e Serviços de Apoio Assista a todas as Webinars (Videoconferências) do Programa Son-Rise. Participe do Programa Son-Rise Start-Up (Curso de Formação Inicial). Participar destes cursos de formação avançada:O Programa Son-Rise Maximum Impact O Programa Son-Rise New Frontiers O Programa Son-Rise Wide Awake Agendar consultas permanentes com um Professor do Programa Son-Rise.
Meio Período - Programa Son-Rise ® Nível I Intenção / Objetivo: • Fornecer um Programa Son-Rise dirigido e dedicado ao seu filho. •
Aumentar a capacidade do seu filho de se conectar com os outros,
crescer e se desenvolverconsistentemente, focada na facilitação de
aprendizagens 01:01 (uma pessoa e uma criança). • Estimular o crescimento utilizando as oportunidades da vida diária. •
Ajudar a tornar a vida diária (casa, compromisso, banho, etc.) mais
agradável, mais administrável e mais fácil para a criança, os pais e
familiares.
Ações:
●Facilitação/Mediação
01:01- A criança passa um mínimo de 10-20hrs por semana recebendo
facilitação intensiva 01:01, baseada nos princípios e técnicas do
Programa Son-Rise.
- O tempo de facilitação 01:01 com a criança é concebido especialmente em um Quarto de Brincar /Interagir do Programa Son-Rise.
-
Os pais e voluntários focam os Quatro Fundamentos: Contato Visual,
Comunicação, Capacidade de Atenção/Interação e Flexibilidade.
• Em Casa· Use as atividades diárias como oportunidades para criar uma profunda conexão social.· Use
o desejo do seu filho a ter suas "necessidades" atendidas como
oportunidades paraincentivar uma maior interação e estimular o
desenvolvimento do crescimento emáreas centrais, tais como contato
visual, comunicação, atenção/interação e flexibilidade. • Ambiente· Crie na casa um Quarto de Brincar/Focar especialmente projetado do Programa Son-Rise. · Simplifique o ambiente do seu filho (a casa):- Retire todas as distrações. (visuais e auditivas) -
Elimine áreas e circunstâncias em que “a batalhas do controle”
frequentemente ocorre. (aqueles que você tem que dizer NÃO para a
criança todo o tempo– não pode, não pega, não abre, não sobe, etc.) -
Reduza o tempo de TV e computador (incluindo jogos de vídeo, Nintendo,
Xbox, etc.) para 1 hora por dia ou até mesmo eliminar completamente. - Eliminar brinquedos eletrônicos (brinquedos a pilha como livros, carros, etc.) - Limite os ambientes com excesso de estímulos, tais como: lojas, restaurantes, grandes festas ou reuniões, etc. •
Currículo Social- Centrado nos Quatro Fundamentos do Programa Son-Rise:
Contato Visual, Linguagem, Atenção/Interação Compartilhada e
Flexibilidade.- Os pais usam o Modelo de Desenvolvimento do Programa
Son-Rise para orientar a direção e o foco do programa. • Voluntários- Opcional (é recomendado, mas não é obrigatório). •
Programas e Serviços de ApoioAssista a todas as Webinars
(Videoconferências) do Programa Son-Rise.Participe do Programa Son-Rise
Start-Up (Curso de Formação Inicial).Participar destes cursos de
formação avançada: O Programa Son-Rise Maximum ImpactO Programa
Son-Rise New FrontiersO Programa Son-Rise Wide AwakeAgendar consultas
permanentes com um Professor do Programa Son-Rise.Após a conclusão dos
cursos de formação do Programa Son-Rise – participe do programa de grupo
Option Process®, oferecido pelo Instituto Option ,todo ano.
• Assista / Ouça / Leia os materiais de apoio a seguir: -DVD Autism Solutions (Soluções para o Autismo) - DVD Breakthrough Strategies for Autism Spectrum Disorders (Estratégias Inovadoras para Desordens do Espectro Autista)- DVD The Son-Rise Program Inspiring Journeys (Viagens Inspiradoras do Programa Son-Rise) - CD Autism Can be Cured (O Autismo pode ser Curado) - CD Special Children/Special Solutions (Crianças Especiais/Soluções Especiais)
Livro Son-Rise: The Miracle Continues (Son-Rise: O Milagre Continua) - Livro Happiness Is A Choice (A Felicidade é uma Escolha) - Livro Play to Grow (Brincar para Crescer)
CDs do Option Process:· Optimal Self-Trust (Auto Confiança Ideal)· Fearless (Sem Medo)· Calm Amid Chaos (Calma em meio ao caos)
Meio Período - Programa Son-Rise ® Nível II Intenção / Objetivo: • Fornecer um Programa Son-Rise intencional e dedicado ao seu filho. • Aumentar a capacidade do seu filho de se conectar com os outros, crescer e se desenvolver consistentemente, focada na facilitação de aprendizagens 01:01 (uma pessoa e uma criança). • Estimular o crescimento utilizando as oportunidades da vida diária. •
Ajudar a tornar a vida diária (casa, compromissos, banho, etc.) mais
agradável, mais administrável e mais fácil para a criança, os pais e
familiares.
Ações: ●Facilitação/Mediação 01:01 - A criança passa um mínimo de 20-30hrs por semana recebendo facilitação intensiva 01:01, baseada nos princípios e técnicas do Programa Son-Rise. - O tempo de facilitação 01:01 com a criança é concebido especialmente em um Quarto de Brincar /Interagir do Programa Son-Rise. -
Os pais e voluntários focam os Quatro Fundamentos: Contato Visual,
Comunicação, Capacidade de Atenção/Interação e Flexibilidade.
• Em Casa · Use as atividades diárias como oportunidades para criar uma profunda conexão social. · Use o desejo do seu filho a ter suas "necessidades" atendidas como oportunidades para incentivar uma maior interação e estimular o desenvolvimento do crescimento em áreas centrais, tais como contato visual, comunicação, atenção/interação e flexibilidade.
• Ambiente · Crie na casa um Quarto de Brincar/Focar especialmente projetado do Programa Son-Rise. · Simplifique o ambiente do seu filho (a casa): - Retire todas as distrações. (visuais e auditivas) -
Elimine áreas e circunstâncias em que “a batalhas do controle”
frequentemente ocorre. (aqueles que você tem que dizer NÃO para a
criança todo o tempo– não pode, não pega, não abre, não sobe, etc.) -
Reduza o tempo de TV e computador (incluindo jogos de vídeo, Nintendo,
Xbox, etc.) para 1 hora por dia ou até mesmo eliminar completamente. - Eliminar brinquedos eletrônicos (brinquedos a pilha como livros, carros, etc.) - Limite os ambientes com excesso de estímulos, tais como: lojas, restaurantes, grandes festas ou reuniões, etc.
• Currículo Social -
Centrado nos Quatro Fundamentos do Programa Son-Rise: Contato Visual,
Linguagem, Atenção/Interação Compartilhada e Flexibilidade. - Os pais usam o Modelo de Desenvolvimento do Programa Son-Rise para orientar a direção e o foco do programa.
• Voluntários - Mínimo de dois voluntários no Quarto de Brincar por quatro horas semanais cada um. - Feedback semanais contínuos para os voluntários: 15 minutos de observação, seguidos de 30 minutos de feedback /treinamento. - Reunião da equipe no mínimo uma vez por mês.
• Programas e Serviços de Apoio - Assista a todas as Webinars (Videoconferências) do Programa Son-Rise. - Participe do Programa Son-Rise Start-Up (Curso de Formação Inicial). - Participar destes cursos de formação avançada: · Programa Son-Rise Maximum Impact · Programa Son-Rise New Frontiers · Programa Son-Rise Wide Awake - 12 Consultas por ano (uma por mês), das quais três são feedbacks de vídeo. -
Após a conclusão dos cursos de formação do Programa Son-Rise –
participe do programa de grupo Option Process®, oferecido pelo Instituto
Option, todo ano.
• Assista / Ouça / Leia os materiais de apoio a seguir: DVD Autism Solutions (Soluções para o Autismo) DVD Breakthrough Strategies for Autism Spectrum Disorders (Estratégias Inovadoras para Desordens do Espectro Autista) DVD The Son-Rise Program Inspiring Journeys (Viagens Inspiradoras do Programa Son-Rise) CD Autism Can be Cured (O Autismo pode ser Curado) CD Special Children/Special Solutions (Crianças Especiais/Soluções Especiais) Livro Son-Rise: The Miracle Continues (Son-Rise: O Milagre Continua) Livro Happiness Is A Choice (A Felicidade é uma Escolha) Livro Play to Grow (Brincar para Crescer) CDs do Option Process: · Optimal Self-Trust (Auto Confiança Ideal) · Fearless (Sem Medo) · Calm Amid Chaos (Calma em meio ao caos)
Período Integral - Programa Son-Rise ® Nível I Intenção / Objetivo: • Fornecer um Programa Son-Rise intencional e dedicado ao seu filho. • Aumentar a capacidade do seu filho de se conectar com os outros, crescer e se desenvolver consistentemente, focada na facilitação de aprendizagens 01:01 (uma pessoa e uma criança). • Estimular o crescimento utilizando as oportunidades da vida diária. •
Ajudar a tornar a vida diária (casa, compromissos, banho, etc.) mais
agradável, mais administrável e mais fácil para a criança, os pais e
familiares.
Ações: - A criança passa um mínimo de 30-40 hrs por semana recebendo facilitação intensiva 01:01, baseada nos princípios e técnicas do Programa Son-Rise. - O tempo no Quarto de Brincar inclui algumas horas no fim de semana para dar continuidade. - O tempo de facilitação 01:01 com a criança é concebido especialmente no Quarto de Brincar /Interagir do Programa Son-Rise. -
Os pais e voluntários focam os Quatro Fundamentos: Contato Visual,
Comunicação, Capacidade de Atenção/Interação e Flexibilidade.
• Em Casa Use as atividades diárias como oportunidades para criar uma profunda conexão social. Use o desejo do seu filho a ter suas "necessidades" atendidas como oportunidades para incentivar uma maior interação e estimular o desenvolvimento do crescimento em áreas centrais, tais como contato visual, comunicação, atenção/interação e flexibilidade. • Ambiente · Crie na casa um Quarto de Brincar/Focar especialmente projetado do Programa Son-Rise. · Simplifique o ambiente do seu filho (a casa): - Retire todas as distrações. (visuais e auditivas) -
Elimine áreas e circunstâncias em que “a batalhas do controle”
frequentemente ocorre. (aqueles que você tem que dizer NÃO para a
criança todo o tempo– não pode, não pega, não abre, não sobe, etc.) -
Reduza o tempo de TV e computador (incluindo jogos de vídeo, Nintendo,
Xbox, etc.) para 1 hora por dia ou até mesmo eliminar completamente. - Eliminar brinquedos eletrônicos (brinquedos a pilha como livros, carros, etc.) - Limite os ambientes com excesso de estímulos, tais como: lojas, restaurantes, grandes festas ou reuniões, etc. - Modifique a dieta para maximizar o tempo de atenção e o desenvolvimento social.
• Currículo Social -
Centrado nos Quatro Fundamentos do Programa Son-Rise: Contato Visual,
Linguagem, Atenção/Interação Compartilhada e Flexibilidade. - Os pais usam o Modelo de Desenvolvimento do Programa Son-Rise para orientar a direção e o foco do programa. • Voluntários - Equipe de quatro ou mais voluntários: Quatro voluntários ou mais no Quarto de Brincar por quatro horas semanais cada um. - Feedback semanal contínuo para os voluntários: 15 minutos de observação, seguidos de 30 minutos de feedback /treinamento. - Reunião da equipe 1-2 vezes por mês.
• Programas e Serviços de Apoio - Assista a todas as Webinars (Videoconferências) do Programa Son-Rise. - Participe do Programa Son-Rise Start-Up (Curso de Formação Inicial). - Participar destes cursos de formação avançada: · Programa Son-Rise Maximum Impact · Programa Son-Rise New Frontiers · Programa Son-Rise Wide Awake - 12 Consultas por ano (uma por mês), das quais seis são feedbacks de vídeo. -
Após a conclusão dos cursos de formação do Programa Son-Rise –
participe do programa de grupo Option Process®, oferecido pelo Instituto
Option, todo ano.
• Assista / Ouça / Leia os materiais de apoio a seguir: - DVD Autism Solutions (Soluções para o Autismo) - DVD Breakthrough Strategies for Autism Spectrum Disorders (Estratégias Inovadoras para Desordens do Espectro Autista) - DVD The Son-Rise Program Inspiring Journeys (Viagens Inspiradoras do Programa Son-Rise) - CD Autism Can be Cured (O Autismo pode ser Curado) - CD Special Children/Special Solutions (Crianças Especiais/Soluções Especiais) - Livro Son-Rise: The Miracle Continues (Son-Rise: O Milagre Continua) - Livro Happiness Is A Choice (A Felicidade é uma Escolha) - Livro Play to Grow (Brincar para Crescer) - CDs do Option Process:
Optimal Self-Trust (Auto Confiança Ideal)
Fearless (Sem Medo)
Calm Amid Chaos (Calma em meio ao caos)
Período Integral - Programa Son-Rise ® Nível II Intenção / Objetivo: • Fornecer um Programa Son-Rise intencional e dedicado ao seu filho. • Aumentar a capacidade do seu filho de se conectar com os outros, crescer e se desenvolver consistentemente, focada na facilitação de aprendizagens 01:01 (uma pessoa e uma criança). • Estimular o crescimento utilizando as oportunidades da vida diária. •
Ajudar a tornar a vida diária (casa, compromissos, banho, etc.) mais
agradável, mais administrável e mais fácil para a criança, os pais e
familiares.
Ações: - A criança passa um mínimo de 40-56 hrs por semana recebendo facilitação intensiva 01:01, baseada nos princípios e técnicas do Programa Son-Rise. - A criança fica 7 dias da semana no Quarto de Brincar para dar continuidade. - O tempo de facilitação 01:01 com a criança é concebido especialmente no Quarto de Brincar /Interagir do Programa Son-Rise. -
Os pais e voluntários focam os Quatro Fundamentos: Contato Visual,
Comunicação, Capacidade de Atenção/Interação e Flexibilidade.
• Em Casa Use as atividades diárias como oportunidades para criar uma profunda conexão social. Use o desejo do seu filho a ter suas "necessidades" atendidas como oportunidades para incentivar uma maior interação e estimular o desenvolvimento do crescimento em áreas centrais, tais como contato visual, comunicação, atenção/interação e flexibilidade.
• Ambiente · Crie na casa um Quarto de Brincar/Focar especialmente projetado do Programa Son-Rise. · Simplifique o ambiente do seu filho (a casa): - Retire todas as distrações. (visuais e auditivas) -
Elimine áreas e circunstâncias em que “a batalhas do controle”
frequentemente ocorre. (aqueles que você tem que dizer NÃO para a
criança todo o tempo– não pode, não pega, não abre, não sobe, etc.) -
Reduza o tempo de TV e computador (incluindo jogos de vídeo, Nintendo,
Xbox, etc.) para 1 hora por dia ou até mesmo eliminar completamente. - Eliminar brinquedos eletrônicos (brinquedos a pilha como livros, carros, etc.) - Limite os ambientes com excesso de estímulos, tais como: lojas, restaurantes, grandes festas ou reuniões, etc.
• Currículo Social -
Centrado nos Quatro Fundamentos do Programa Son-Rise: Contato Visual,
Linguagem, Atenção/Interação Compartilhada e Flexibilidade. - Os pais usam o Modelo de Desenvolvimento do Programa Son-Rise para orientar a direção e o foco do programa.
• Voluntários Equipe de quatro voluntários ou mais : Quatro ou mais voluntários trabalhando no Quarto de Brincar por quatro horas semanais cada um. - Feedback semanal contínuo para os voluntários: 15 minutos de observação, seguidos de 30 minutos de feedback /treinamento. - Reunião da equipe 2 vezes por mês.
• Programas e Serviços de Apoio - Assista a todas as Webinars (Videoconferências) do Programa Son-Rise. - Participe do Programa Son-Rise Start-Up (Curso de Formação Inicial). - Participar destes cursos de formação avançada: · Programa Son-Rise Maximum Impact · Programa Son-Rise New Frontiers · Programa Son-Rise Wide Awake - 12 Consultas por ano (uma por mês), das quais seis são feedbacks de vídeo. -
Após a conclusão dos cursos de formação do Programa Son-Rise –
participe do programa de grupo Option Process®, oferecido pelo Instituto
Option, todo ano.
• Assista / Ouça / Leia os materiais de apoio a seguir: DVD Autism Solutions (Soluções para o Autismo) DVD Breakthrough Strategies for Autism Spectrum Disorders (Estratégias Inovadoras para Desordens do Espectro Autista) DVD The Son-Rise Program Inspiring Journeys (Viagens Inspiradoras do Programa Son-Rise) CD Autism Can be Cured (O Autismo pode ser Curado) CD Special Children/Special Solutions (Crianças Especiais/Soluções Especiais) Livro Son-Rise: The Miracle Continues (Son-Rise: O Milagre Continua) Livro Happiness Is A Choice (A Felicidade é uma Escolha) Livro Play to Grow (Brincar para Crescer) CDs do Option Process: Optimal Self-Trust (Auto Confiança Ideal) Fearless (Sem Medo) Calm Amid Chaos (Calma em meio ao caos
Baixe Gratuitamente no site www.ama.org.br esta importante contribuição para o conhecimento do autismo no Brasil.
domingo, 20 de outubro de 2013
Achei uma matéria muito boa que passa no programa Dr. OZ, dividida em 7 episódios, para quem tiver oportunidade de ver não percam, pena que está em inglês!Umaem cada 110crianças nascidas emos EUAserão diagnosticadas comautismo.Dr.Oz,um painel de especialistase pediatras,eum público defamílias que vivemcomeste diagnósticodiscutir a questãoduranteum debate acaloradoe emocional.Aqui,trêsfamílias compartilhamsuas históriase suas lutas.
segue o link
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O fungo cândida é uma espécie de levedura e está presente em uma série de regiões do corpo, incluindo o trato digestivo. De modo geral, micróbios benéficos presentes no intestino limitam o crescimento da cândida, mantendo-o em limites aceitáveis. Porém exposições a antibióticos eliminam tais micróbios, favorecendo o crescimento da população de cândida, que acaba por liberar toxinas prejudiciais ao sistema imunológico e nervoso.
Alguns dos problemas de comportamento ligados ao supercrescimento de cândida são confusão, hiperreatividade, perda de atenção, letargia, irritabilidade e agressividade. Problemas de saúde incluem dores de cabeça, dores de estômago, prisão de ventre, cólicas, fatiga e depressão. Esses problemas são normalmente piores em dias úmidos e em locais com presença de mofo.
Dr. William Shaw vem conduzindo importantes experimentos que relacionam a levedura ao autismo. Em um deles, tratamentos antifúngicos mostram melhoras no quadro de autismo. Existem vários métodos para o tratamento de cândida: dieta pobre em açúcares (fontes de alimento para o fungo), tratamentos com antifúngicos e ingestão de suplementos nutricionais que auxiliam na reposição dos micróbios "bons" no trato digestivo. O tratamento pode gerar piora do quadro em um primeiro momento (pois a cândida é destruída e seus fragmentos se espalham pelo corpo e somente depois são excretados), levando a uma piora no comportamento. Porém isso significa que o tratamento está surtindo efeito.
Vale ressaltar que esses tratamentos não levam à cura do autismo, porém à melhora do quadro clínico.
O efeito do vinagre para tratamento de Candida é individual.
Algumas pessoas reagem melhor a este tratamento, e outros não, depende de cada condição única pessoa interna. Então, como funciona? Os intestinos cria um ambiente hostil para candida e bactérias patogênicas, ao mesmo tempo contribuindo para a proliferação da flora intestinal normal. Além disso, o vinagre de cidra de maçã é bom para curar os sintomas de toxicidade.
A dose ideal, que não pode exceder, é duas colheres de sopa por dia. Você pode admnisitrarse em alimentos ou bebidas, ou bem, misture com água e bebe hidratação diária.
É uma dose ideal que ajuda a tratar a candida e não afeta seu estômago!
A comunicação é uma variação útil no comportamento, usado com a
intenção dentro da estrutura das trocas sociais, para transmitir
informações, comentários ou estado interior, ou para trazer mudanças no
ambiente imediato.
Incluem comportamento verbal e não verbais, enquanto alguns tentativa
pode ser inferida, como evidenciado pela antecipação ou resultado. Portanto, nem todos os vocais, ou até mesmo da fala pode qualificar-se como comportamento comunicativo intencional. Esta definição enfatiza que a comunicação ocorre dentro de um contexto social. A fala ou vocalização torna-se comunicação quando há um desejo ou a tentativa de transmitir uma mensagem a alguém.
Uma vez que as relações sociais são uma área primordial difícil para
crianças com autismo, não é de estranhar que a comunicação eficaz é
prejudicada de forma significativa para essas crianças. Estas duas áreas, a comunicação e as habilidades sociais estão intimamente ligados e interdependentes.
Assim, o desenvolvimento de habilidades de comunicação não pode ser de
responsabilidade exclusiva do discurso ou instrutor de língua
estrangeira.
Enquanto ela pode fornecer os "guias" e estratégias, cada uma das quais
estão em contato com a criança deve dirigir continuamente comunicação. Os efeitos incluídos neste artigo são para fornecer:
As principais questões a considerar na determinação habilidades de comunicação atuais.
Informações relacionadas com o desenvolvimento de um programa de
intervenção de comunicação com base nas necessidades de comunicação da
criança.
As principais questões a considerar na determinação habilidades de comunicação
A fim de desenvolver um programa de intervenção de comunicação
apropriado para crianças não-verbais com transtornos do espectro do
autismo, é essencial para determinar as habilidades de comunicação
atuais. A seguir, são questões importantes a considerar em fazer essa determinação:
Será que a comunicação intencional criança?
É importante para determinar se a criança apresenta tentativa de comunicação. A tentativa de transmitir uma mensagem distingue a comunicação de voz, verbalização e os gestos não-comunicativos. Quando a criança antecipa um resultado da sua comunicação, e independentemente da forma mostra a tentativa. (Por exemplo: fala, gestos, etc.)
Exemplo: Um pai responde a uma criança com perturbações do espectro do autismo que está chorando. Neste ponto, a criança não demonstrou tentativa de comunicação.
No entanto, se a criança continua a chorar, olha para o pai e, em
seguida olhar para o objeto desejado tem sido mostrado a tentativa de
comunicação. Em meio a lágrimas, olhando para adulto e olhando para o objeto, a criança deverá conseguir o que querem.
A tentativa de comunicação é uma indicação de que a criança quer comunicar.
Portanto, o desejo de se comunicar está intrinsecamente ligada ao
desenvolvimento das relações sociais, uma área de grande dificuldade
para as crianças com autismo.
Uma vez que muitas crianças com transtornos do espectro do autismo
muitas vezes são desinteressantes, ou ser indiferentes, outros, desejos
ou tentativas de se comunicar são freqüentemente ausentes. Eles não entendem que eles podem utilizar a comunicação para obter algo, ou para arranjar alguém para fazer algo por eles.
Eles tentam assegurar as suas necessidades e querem obter para si
mesmos, tanto quanto possível, e podem apresentar perigo quando eles
falham.
Ao interagir com uma criança com autismo, é importante ser capaz de
distinguir essa ansiedade ou angústia por um desejo de se comunicar,
para determinar se a criança está mostrando uma tentativa de se
comunicar.
Como é que a criança se comunicar?
Uma criança com perturbações do espectro do autismo, que demonstra a
comunicação intencional, você pode usar várias formas ou modos. É importante considerar que as seguintes formas de comunicação são utilizados pela criança. Comunicação Motor: manipulação física direta de uma pessoa ou objeto.
(Por exemplo, tomando a mão de uma pessoa e empurrar o objeto desejado
ou dar um copo para o cuidador para indicar "eu quero leite") Gesticular: Apontando, indicando, olhando.
Por exemplo, a criança com transtornos do espectro do autismo aparência
ou aponta para o objeto desejado e, em seguida, muda seu olhar olhando
para outra pessoa, pede, portanto, esse objeto. (Ou seja: o ato de comunicação requerente) Vocalizando: Usando sons, incluindo chorar, de se comunicar.
(Por exemplo, uma criança com perturbações do espectro do autismo, diz
"ah-ah-ah" para atrair a atenção de outra pessoa para isso) Usando a linguagem de sinais: Usando a comunicação com os sinais da linguagem convencional. Usando objetos: A criança com perturbações do espectro do autismo entregar um objeto para outra pessoa para se comunicar. (Por exemplo, o entregador de seu pai um copo para indicar "beber") Usando fotos: Utilizar imagens bidimensionais para se comunicar.
(Por exemplo: a criança com perturbações do espectro do autismo aponta,
ou as imagens de entrega de vários objetos, ações ou eventos de
comunicar seus desejos) Usar imagens gráficas: Usando desenhos bidimensionais, que representam objetos, ações ou eventos.
(Por exemplo, uma criança com perturbações do espectro do autismo
oferece um desenho de um "jogo" para contar a seu pai que ele quer
jogar) Redação: Usando palavras ou frases impressas para se comunicar.
(Ex.: crianças com transtornos do espectro do autismo escreve "muito
alto" para indicar que o nível de ruído no ambiente é muito chato para
ele)
Além disso, é importante para determinar se o modo de comunicação
utilizada por crianças com desordens do espectro do autismo varia,
dependendo do contexto e da situação ou tipo de comunicação desejada. Por exemplo, a criança pode utilizar uma forma de comunicação do motor.
(Tomando a mão de uma pessoa empurrando o objeto desejado para
solicitar um objeto) No entanto, a mesma criança pode usar vocalização
(choro) para recusar um objeto ou para protestar. Como é que a criança com ASD sua linguagem para se comunicar?
A pesquisa mostrou que crianças com transtornos do espectro do autismo
usar sua língua para se comunicar com uma variedade de fins ou funções
estreitas ou restrito. Existem três funções primárias ou propósitos da linguagem, regulação do comportamento, interação social e atenção conjunta.
É importante notar que as três funções de comunicação se desenvolvem em
torno da idade de 12 meses, o desenvolvimento infantil típica, e estão
listados em ordem hierárquica do menor para o maior social. Controlo Comportamental: Esta é a função de facilitar a comunicação e emerge anteriormente. A criança usa a comunicação para pedir / protestar ou satisfazer as suas necessidades físicas imediatas. Regulação comportamental inclui:
Objetos que pedem
Ações que requerem
Procure assistência
Protestando e exigindo objetos
Protestando e exigindo ação
Interação social:
Estes são os tipos de comportamentos comunicativos usados para iniciar, responder, manter ou terminar interações sociais. Dentro de interações sociais comunicativos podem incluir:
Necessitam de rotinas sociais., Por exemplo, jogar os jogos exigem cobrindo o rosto ("peek-a-boo") e batendo palmas.("Patty-cake")
Exigir
conforto Por exemplo:. A necessidade de sentir-se apoiado quando uma
criança com perturbações do espectro do autismo está aflito.
Saudações Por exemplo:. "Olá" / "Goodbye"
Chamando
a atenção, por exemplo:. A criança com perturbações do espectro do
autismo chama a atenção para sua pessoa chamando outros.
Aparecendo.,
Por exemplo, a criança com transtornos do espectro autista apresentam
comportamentos "mostrando" durante jogos como peek-a-boo, vestir, etc.
Coordenação da Atenção:
Esta é a função comunicativa mais difícil desenvolver para crianças com transtornos do espectro do autismo. Estes atos comunicativos são usadas para direcionar a atenção dos outros para um objeto, evento ou tema de um ato comunicativo. A reunião da atenção para atos de comunicação incluem:
Fazendo observações Por exemplo:. Uma criança com ASD vê seus pais e aponta para o céu em uma sobrecarga de avião.A criança não está pedindo o avião, mas comentando sobre ele, atraindo a atenção de outra pessoa para esse objeto.
Solicitando
informações de outras pessoas, por exemplo:. A criança com perturbações
do espectro do autismo outra pessoa pergunta: "Onde você está indo?"
Dar
informações aos outros Por exemplo:. O menino dá informações sobre algo
que não é óbvio ou conhecido a alguém: "Na noite passada eu fui para o
mercado."
Existe alguma razão para comunicar a criança?
É importante para determinar o que motiva a criança com perturbações do
espectro do autismo antes de desenvolver uma linguagem de plano de
intervenção.
Como no desenvolvimento da linguagem em crianças normais, crianças com
transtornos do espectro do autismo geralmente não pode cometer ou
participar de interação de comunicação para estar motivado para fazê-lo.
Ou seja, se a criança com perturbações do espectro do autismo ama
balançando ou pulando ou brincando com uma corda ou um alimento em
particular, então estas são ações / objetos que podem ser parte de um
plano de intervenção.
Incorporando atividades motivacionais e objetos é vital quando queremos
ou tentar ajudar a criança com ASD para desenvolver a comunicação.
A essência do desenvolvimento precoce de palavras do vocabulário é
simplesmente ensinar as crianças com transtornos do espectro do autismo e
não constitui designar ensinar comunicam. Com o uso inicial motivando ações e objetos, a criança pode aprender realmente o propósito das funções de comunicação. Uma vez que a criança já aprendeu isso, o vocabulário pode ser estendida através de uma variedade de estratégias de ensino.
Lembre-se de nome de usuário e / ou responder a criança com perturbações do espectro do autismo interações comunicativas?
A comunicação envolve a existência de ambos um iniciador e uma informação de responder ao acoplar uma situação social.
Portanto, é importante para determinar se uma criança com ASD é capaz
de compreender e participar em ambos os papéis de interação
comunicativa.
Exemplo:
Uma criança com perturbações do espectro do autismo pode iniciar
interação comunicativa não-verbal com o pai vocalizando para atrair a
atenção e, em seguida, apontando para solicitar um item desejado.
A mesma criança pode responder, apontando uma fotografia de um objeto
desejado refeição ou quando o pai perguntou: "O que você come"
Crianças com transtornos do espectro do autismo geralmente têm
dificuldade em iniciar interações de comunicação com os outros, e tendem
a ser melhor para aprender a responder.
Ao determinar se a criança inicia ou responde a qualquer interacção
comunicativa, é importante descobrir o contexto / endereço, o modo ou
forma de comunicação e os propósitos ou funções de comunicação. Exemplo:
Uma criança com perturbações do espectro do autismo encontra sua mãe em
outra sala, pega a mão dela e leva-a até a cozinha, onde ele coloca a
mão na maçaneta da geladeira.
A mãe abre a geladeira e começa a remover os itens um a um, até que a
criança indicada pela expressão facial e corporal que item que você
deseja.
Neste exemplo, a criança inicia a comunicação na cozinha (contexto)
para pedir a comida que quiser (propósito), através de um formulário do
motor e comunicação gestual.
As
crianças com perturbações do espectro do autismo, capazes de utilizar
estratégias de "restauração", quando ocorre a falha de comunicação?
Devido às suas dificuldades significativas comunicar com sucesso, a
criança com ASD podem ocorrer incidentes frequentes de interrupção da
comunicação, tanto no (comunicação expressiva) falada e do ouvinte
(quando convidados a responder) Para Por conseguinte, é importante
determinar se a criança tem desenvolvido ou é capaz de utilizar qualquer
estratégia para restaurar a comunicação, tanto para receber e expressar
as mensagens de comunicação.
Falha de comunicação como um ouvinte (recebimento de informações)
Uma vez que muitas crianças com transtornos do espectro do autismo têm
dificuldades significativas na compreensão da linguagem pode acontecer
muitas interrupções de comunicação como ouvintes. Estas interrupções são relatados quando a criança não entende, ou responder de forma inadequada à informação verbal.
Uma estratégia de restauração de comunicação que pode ser utilizado
nessas situações é para apresentar a informação mal interpretada
visualmente ou não compreendido.
(Crianças com distúrbios do espectro do autismo geralmente processar a
informação visual com mais facilidade do que a informação verbal) Desta
forma pode-se determinar se a criança não responde corretamente (falha
de comunicação), seja porque a informação é dada por via oral, ou que
não o faria compreender a informação, seja apresentado verbalmente ou
visualmente.
Muitas crianças com transtornos do espectro autista pode ser facilmente
rotulado erroneamente como se eles não fossem obedientes não são
sensíveis à informação verbal.
Deve-se sempre dar atenção para a capacidade das crianças para
compreender e responder à informação verbal (em oposição à informação
visual) para determinar o motivo da falha na comunicação.
Estratégias para Restauração falha de comunicação, como o alto-falante (expressão de informações):
Quando a interrupção ocorre comunicação expressiva, é importante para
entender se a criança com perturbações do espectro do autismo mostrar
algumas das seguintes estratégias para a restauração:
Repetindo o mesmo esforço ou tentativa de comunicação.
Seja persistente.Por
exemplo, uma criança com perturbações do espectro do autismo em apontar
repetidamente para uma prateleira fora do alcance quando o adulto leva
cada item fora do alcance e mostra a criança para ver se o objeto
desejado.
Mostrando
para a pessoa que está tentando se comunicar. Uma criança com ASD podem
trazer um adulto para a geladeira, por exemplo, abrir a porta e chegar a
uma prateleira onde o leite é localizado, mostrando que quer leite.
Usando
uma forma alternativa de comunicar a mesma mensagem. No exemplo acima,
se uma criança com perturbações do espectro do autismo indica a
prateleira várias vezes, mas ainda não entende o adulto (falha de
comunicação), a criança pode, então, escolher uma foto comunicação de
seu livro para esclarecer seu pedido de comunicação, ou seja, restaurar a
falha na comunicação.