segunda-feira, 30 de abril de 2012

Projeto “A Fada do Dente”

Projeto "A Fada do Dente"





Projeto “A Fada do Dente”
projetoafadadodente@yahoo.com.br 

O projeto “A fada do dente” é um projeto desenvolvido por professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, em parceria com pesquisadores da Universidade da Califórnia (USCD), em San Diego, USA.

O objetivo inicial deste projeto é usar células de pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para estudar o autismo, e posteriormente, testar medicamentos para melhora do quadro clinico da doença.

Como iremos fazer isso?

A partir da doação de dentes destes pacientes nós isolaremos as células da polpa do dente desta pessoa e então será possível produzir no laboratório em uma plaquinha de plástico neurônios, que são as células do cérebro. Esses neurônios serão investigados profundamente no laboratório e comparados com os neurônios de uma pessoa que não tem TEA. Essa comparação pode nos dar uma idéia de como os neurônios de alguém com TEA funcionam e assim vamos montando todas as peças do quebra-cabeça para tentar entender como o transtorno se manifesta.

Além disso, em um segundo momento, podemos também testar medicamentos nesses neurônios no laboratório, e assim verificar qual medicamento poderá ter um efeito benéfico.

Para fazer tudo isso, precisamos muito da ajuda das pessoas com TEA, de seus pais ou responsáveis, pois é a partir da doação deste dente que poderemos avançar nas pesquisas científicas.

Lembrem-se que vocês são uma parte muito importante e fundamental para essa pesquisa!

Para participar deste projeto é muito fácil, basta você seguir os passos abaixo:

1- Para participar da pesquisa, basta entrar em contato com o pesquisador responsável pela pesquisa no Brasil, como informado abaixo ou qualquer membro da sua equipe. O grupo de pesquisadores irá lhe enviar um kit para a coleta do dente quando ele estiver mole.
2- No kit vocês recebem um frasquinho contendo um liquido rosa e gelo reciclável. Logo que recebê-lo você deve colocar o frasquinho na geladeira e o gelo no freezer. É importante que mantenha o gelo no freezer, congelado, para que quando for nos enviar o dente, possa colocá-lo novamente na caixa de isopor garantindo que ele chegará no laboratório gelado e em boas condições para a coleta das células.
3- Quando o dente cair, você deverá colocá-lo rapidamente dentro do frasquinho fornecido e guardá-lo na geladeira. Depois, ligue imediatamente para o pesquisador para avisar que o dente caiu, para agilizarmos a coleta. Isso aumenta as chances de que as células continuem vivas para que possamos extraí-las no laboratório. É o “recheio” do dentinho que nós usaremos portanto caso queiram o dente de volta e só comunicar o pesquisador no momento da coleta.
4- Nunca congele o dente, mantenha-o sempre na geladeira.
5- Nunca deixe o dente secando, pois isso mata as células que estão no interior do dente.
6- Se acontecer do dente cair num local que você está sem o kit “fada do dente”, coloque-o num copo, ou recipiente contendo água filtrada e se possível deixe-o na geladeira. Assim que possível transfira-o para o frasquinho fornecido.
7- Importante: as células devem ser extraídas até 48 hs depois que o dente caiu, por isso, avise imediatamente aos pesquisadores quando o dente cair, em qualquer um dos telefones abaixo.
8- Essa pesquisa possui aprovação de um comite científico de pesquisa, então junto com o kit “fada do dente” enviamos um “termo de consentimento livre e esclarecido” que você deve ler, questionar caso tenha dúvidas e assinar no momento da doação. Esse termo garante ao doador que seus dados permanecerão em sigilo e não serão revelados pelos pesquisadores e também que o dente somente será usado para fins dessa pesquisa científica.

Novo Livro, A Revolução do Autismo

Novo Livro, A Revolução do Autismo, Nova Esperança oferece como FamíliasNovo livro, A Revolução autismo, oferece esperança, ajuda para as famílias Novo Livro, A Revolução Autismo, oferece uma Esperança, uma Ajuda parágrafo Famílias
Postado 27 março, 2012, 9:08 am Postado 27 Março, 2012, 9:08 amMartha Herbert, MD Martha Herbert, MD
Autismo. Autismo. Durante décadas, a palavra significava uma desordem cerebral imutável, um determinado exclusivamente pelos genes, e que foi apenas marginalmente responsiva às terapias. Durante Décadas, a Palavra significava UMA Desordem imutável cerebral, hum determinado exclusivamente pelos genes, e apenas marginalmente Que FOI responsiva como Terapias.
Hoje ele está vindo para significar algo diferente e mais gerenciável. Hoje elementos estabele Vindo parágrafo significar Algo Diferente e Mais gerenciável.
Um corpo crescente de pesquisas está mudando radicalmente a face eo futuro de autismo. Um Corpo Crescente de Pesquisas estabele mudando radicalmente a face EO Futuro de Autismo. Em A Revolução Autismo, um novo livro de Publicações de Harvard de Saúde que eu escrevi com Karen Weintraub, eu explico essa evolução esperança na ciência do autismo e oferecer estratégias práticas para as famílias para ajudar seus filhos agora. Em A Revolução Autismo, Um Novo Livro de Publicações de Harvard de Saúde Que eu escrevi com Karen Weintraub, eu Explico ESSA Evolução Esperança nd Ciência do Autismo e oferecer Estratégias Práticas Pará como Famílias parágrafo ajudar SEUS Filhos ágora.Eu gostaria de compartilhar quatro das mais profundas mudanças: Eu gostaria de compartilhar das Quatro Mais profundas Mudanças:

Mais do que os genes. Especialistas afirmou certa vez que o autismo era puramente uma doença genética. Especialistas MAiS genes em EAD. Afirmou Certa Vez Que o Autismo era puramente UMA Doença Genética. No entanto, ninguém encontrou nada perto de uma arma fumegante genético quando se trata de autismo. No entanto, ninguem encontrou Nada Perto de UMA arma fumegante GENÉTICO quando si trata de Autismo. Dezenas de genes têm sido associados com o autismo, mas todos eles juntos, respondem por menos de 15-20% dos diagnósticos. Dezenas de genes temperatura SIDO Associados com o Autismo, Mas Todos eles Juntos, respondem YET Menos de Diagnósticos de 15-20% dos.
Décadas de pesquisa sugere que os gêmeos idênticos quase sempre compartilhar os diagnósticos de autismo idênticos, mas Pesquisas recentes mostram que não é verdade. Décadas de Pesquisa sugere Que OS gêmeos idênticos Quase Semper compartilhar OS Diagnósticos de Autismo idênticos, Mas Pesquisas mostram RECENTES Que Verdade nao é. Os cientistas também estão aprendendo mais sobre possíveis fatores ambientais para o autismo. Os Cientistas tambem estao Aprendendo Mais Sobre Possíveis Fatores Ambientais n o Autismo. Nós há muito tempo que certas toxinas foram associados com o autismo, mas um estudo 2011 mostrou que as mulheres que tomaram vitaminas pré-natais antes de conceber e no início da gravidez eram menos propensos a ter um filho do espectro do autismo. NÓS HÁ Muito ritmo Que certas toxinas foram Associados com o Autismo, Mas hum Estudo 2011 Que mostrou como Mulheres Que tomaram Vitaminas pré-NATAÏS os antes de conceber e nenhum Início da Gravidez ERAM Menos propensos um hum ter Filho não ESPECTRO fazer Autismo. Outra encontrou uma ligação entre o uso de antidepressivos durante a gravidez e autismo de uma criança.
Outra encontrou UMA LigAção Entre o USO de Antidepressivos Durante uma Gravidez e Autismo de UMA Criança. Embora haja debate razoável sobre o quanto os genes contribuem para o autismo e quanto o ambiente contribui, hoje poucos especialistas argumentam que os genes são os únicos responsáveis ​​para o autismo. Embora debate Haja razoável Sobre o QUANTO OS genes contribuem par o Autismo e QUANTO o Ambiente contribui, Hoje poucos especialistas argumentam Que OS genes São OS Unicos responsáveis ​​parágrafo o Autismo.
Para além do cérebro. Estamos descobrindo que o autismo não é apenas uma doença do cérebro, mas uma condição de corpo inteiro. Do Além do Cérebro. Estamos Descobrindo Que o Autismo e nao apenas UMA Desordem cerebral, Mas UMA condição de Corpo INTEIRO. Cerca de 70% das crianças com autismo têm problemas no sistema digestivo. Cerca de 70% das Crianças com Autismo temperatura Problemas no Sistema digestivo. As crianças do espectro do autismo muitas vezes têm problemas de sono e problemas do sistema imunológico. As apreensões também são comuns. Como fazer ESPECTRO Crianças não Autismo muitas Vezes dez Problemas De Problemas Sono E fazer Sistema imunológico. Como apreensões tambem São comuns. Qualquer que seja o autismo "é", ela não afeta apenas o cérebro. QUALQUÉR Que SEJA o Autismo "é", ELA nao afeta apenas o cérebro. A ciência está mostrando muitas maneiras que o cérebro eo corpo influenciam profundamente o outro. A Ciência estabele mostrando muitas Maneiras Que o Cérebro EO Corpo influenciam profundamente o Outro. Tradicionalmente, os pais foram incentivados a buscar terapias voltadas para o cérebro do seu filho e problemas de comportamento.
Tradicionalmente, OS pais foram incentivados uma Buscar Terapias voltadas par o Cérebro do Seu Filho e Problemas de Comportamento. As histórias da família apresentados em A Revolução autismo sugerem que o tratamento destes sintomas chamados auxiliares podem fazer uma profunda diferença na vida da família, e até mesmo no próprio autismo. Como Histórias da Família apresentados eles uma Revolução Autismo sugerem Que o Tratamento Destes SINTOMAS chamados auxiliares podem Fazer UMA profunda Diferença nd Vida da Família, e comeu mesmo não Autismo Próprio.
As crianças podem melhorar. Como Crianças podem melhorar. Um monte. O autismo não pode necessariamente ser fixado para a vida. Um Muito autismo. PoDE nao necessariamente Ser fixado Pará a Vida. Nós simplesmente não pode ignorar as muitas histórias de recuperação. Nós. Simplesmente nao PoDE Ignorar como muitas Histórias de Recuperação. É possível que alguns tipos de autismo naturalmente melhorar com a idade, ou que, em alguns casos, as intervenções pode bater de volta muitos ou a maioria dos sintomas do autismo. E Possível Que alguns Tipos de Autismo naturalmente melhorar com uma Idade, OU Que, EM CASOS alguns, como intervenções PoDE bater de Volta muitos Pepe, uma maioria dos SINTOMAS fazer Autismo. Um estudo publicado no início deste ano constatou que totalmente de um terço dos adolescentes que já havia sido diagnosticado no espectro não mais se adaptam ao diagnóstico. Um Estudo Publicado no Início deste Ano Constatou Que Totalmente de hum terço dos adolescentes Que JÁ SIDO havia diagnosticado nenhum ESPECTRO nao Mais si adaptam AO Diagnóstico. Não está claro quantos desses adolescentes foram inicialmente diagnosticadas, e como muitos haviam superado ou foi tratado fora do seu autismo.
Nao estabele Claro quantos desses adolescentes foram inicialmente diagnosticadas, e Como muitos haviam superado OU FOI tratado Fora do Seu Autismo. É importante notar que aqueles com os desafios mais físicos eram menos propensos a sair do espectro. E de suma importância Notar Que aqueles com OS Desafios Mais físicos ERAM Menos propensos um Sair ESPECTRO fazer. Curiosamente, muitas crianças do espectro do autismo mostrar uma melhora significativa em sua língua e as habilidades sociais quando executar uma febre. Curiosamente, muitas Crianças fazem ESPECTRO fazer Autismo Sorting UMA melhora significativa in SUA Língua e Habilidades Sociais como quando executar UMA febre. Isto sugere a possibilidade de mudança ea presença de uma criança capaz dentro do "autismo". Estes e outros estudos sugerem que o autismo pode ser um estado do cérebro, em vez de uma forma de dano permanente. Isto É sugere uma possibilidade de Mudança ea Presença de UMA Criança Capaz Dentro do "Autismo". Estes e OUTROS Estudos sugerem Que o Autismo PoDE Ser hum Estado do Cérebro, EM UMA Vez de forma de Dano Permanente.
Autismo não é igual a déficits intelectuais. Costumava-se pensar que, pelo menos, três quartos das pessoas com autismo tinham comprometimento cognitivo significativo. Autismo Nao E Igual a intelectuais déficits. Costumava-SE Pensar Que, Pelo Menos, Três edições in quarto das PESSOAS com Autismo tinham comprometimento cognitivo significativo. Mas a última pesquisa demonstra que as pessoas do espectro do autismo têm frequentemente típico, ou mesmo de inteligência extraordinária. Mas um jornal Última Pesquisa Que demonstração como PESSOAS fazer ESPECTRO fazer Autismo temperatura frequentemente Típico, OU mesmo de Inteligência extraordinária. Muitos luta em mostrar o que sabem para o resto de nós. Muitos Luta in Sorting o Que sabem o resto de n n.
Um crescente corpo de ciência e experiência clínica diz-nos que temos mal misjudged autismo. UM Crescente Corpo de Ciência e Experiência Clínica Diz-soe mal ¿Qué temos misjudged Autismo. Mas este trabalho também está apontando-nos em direções novas e promissoras. Mas this Trabalho tambem estabele apontando-NOS in direções Novas e promissoras. A nova visão do autismo oferece uma grande esperança para mudanças de base científica de paradigma na nossa abordagem a esta condição. A Revolução Autismo oferece maneiras os pais podem colocar essas idéias em ação hoje. Uma Visão Nova do Autismo oferece UMA Grande Esperança parágrafo Mudanças de Base Científica de paradigma nd Nossa Abordagem uma condição esta. A Revolução Autismo oferece Maneiras OS pais podem colocar essas Idéias em Ação Hoje.
Dr. Martha Herbert é um professor assistente de neurologia do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School. A Revolução autismo é publicado pela Ballantine Books e Publicações Saúde de Harvard. Dr. Martha Herbert e hum professora assistente de neurologia do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School. A Revolução Autismo e Ballantine Books Publicado Pela Saúde e Publicações Harvard. Mais informações sobre o livro está disponível no site da Harvard Health Publications ". Mais Informação Sobre o Livro estabele Disponível nenhum site da Harvard Health Publications ".
Comentariosnando nando eriawan eriawanboa informação, é artigo muito informativo. Boa Informação, e ARTIGO Muito informativo. Tenho certeza que o livro também é muito útil para aqueles que tem autismo. Tenho Certeza Que O Livro tambem e Muito Útil parágrafo aqueles Que temperatura Autismo. e espero que Harvard vai publicar um artigo sobre o autismo mais informações e atualização Espero Que Harvard vai Publicar UM ARTIGO Mais Informação Sobre atualização Autismo► ► Responder Responder Postado 20 de abril de 2012 às 8:56 am Postado 20 de abril de 2012, 08:56 amkristiene kristieneMeu filho foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, em agosto de 2008. Meu Filho FOI diagnosticado com Síndrome de Asperger, em Agosto de 2008. Desde então, tenho estado numa missão de aprender tudo que posso sobre esse desafio que ele tem. DESDE entao, tenho Estado n'uma Missão de Aprender Tudo Que POSSO Sobre ESSE Desafio Que elementos temperatura. Eu realmente odeio usar o termo deficiência, porque, na minha opinião, ele é apenas diferente - não-incapacitados. Eu realmente odeio USAR o Termo Deficiência, porqué, Na Minha Opinião, elementos e apenas Diferente - Não-incapacitados. Tem havido muita discussão recentemente sobre a possibilidade de acabar com a Síndrome de Asperger prazo e usar apenas o diagnóstico de autismo em seu lugar. Tem havido recentemente Muita DISCUSSÃO Sobre a possibilidade de Acabar com Síndrome de Asperger um Prazo e USAR apenas o Diagnóstico de Autismo in Seu Lugar. Há prós e contras para ambos, mas eu estou inclinado para nenhuma. HA prós e contras parágrafo Ambos, Mas eu ESTOU inclinado parágrafo nenhuma.minha vida diária com ele http://www.angmoore.com Minha Vida diaria com elementos http://www.angmoore.com► ► Responder Responder Postado 09 de abril de 2012 at 3:01 am Postado 09 de abril de 2012, 03:01 amKathy Kathy Silverstein SilversteinEu gosto do seu foco em todo o corpo no tratamento de autismo. Eu gosto do Seu Foco in TODO O Corpo sem Tratamento de Autismo. É muito claro para mim que há muito mais o que está acontecendo além de apenas os déficits sociais e sensoriais que chamamos de autismo. E Muito Claro parágrafo MIM Que HÁ Muito Mais Que o estabele acontecendo ALÉM de apenas OS déficits sensoriais e Sociais Que chamamos de Autismo. Problemas gastrointestinais são tão comuns com pessoas com autismo. Problemas gastrointestinais São Tão comuns com PESSOAS com Autismo. O que causa isso? O Que Causa ISSO? Talvez seja uma pista. Talvez SEJA UMA pista. Outras co-morbidades como ADD, TOC e Tourette também são muito comuns. Outras co-morbidades Como ADD, TOC eletrônicos Tourette tambem comuns sao MUITO. O que isso nos diz? O Que Diz ISSO NE? Além disso, mais estudos sobre as influências ambientais sobre o desenvolvimento do autismo, que não foram financiados por grupos de interesses especiais seria muito útil. Dissociação do Além, Mais Estudos Sobre como influências Ambientais Sobre o Desenvolvimento do Autismo, Que nao foram financiados POR Grupos de Interesses Especiais séria Muito Util.Acredito que todos os sistemas do corpo estão interligados, e se você ajudar alguém, você só pode estar ajudando o outro. Acredito ¿Qué Sistemas de Todos os do Corpo estao interligados, e si voce ajudar alguem, voce Só PoDE Estar ajudando o Outro. Eu sou um de 28 anos com síndrome de Asperger, e eu gosto de ensinar os outros sobre mais de Asperger e autismo. Eu sou hum de 28 Anos com Síndrome de Asperger de, e eu gosto de ensinar OS OUTROS Sobre Mais de Asperger e Autismo. Para aqueles que querem aprender mais sobre Asperger, este é um site que eu achei útil http://www.aspergerssociety.org/articles/toc.htm Pará aqueles Que querem Aprender Mais Sobre Asperger, Este e hum sítio Que eu IAChE Útil http://www.aspergerssociety.org/articles/toc.htmVou olhar para o livro. Vou Olhar parágrafo O Livro.► ► Responder Responder Postado 05 de abril de 2012 às 19:38 Postado 05 abril de 2012, 19:38Roberto RobertoParabéns excelente notícia Parabéns UMA excelente notícia► ► Responder Responder Postado 04 de abril de 2012 às 14:24 Postado 04 de abril de 2012, 02:24Janice JaniceMuito interessante o processo educacional em os EUA uma pena que o meu país o Brasil não siga o mesmo exemplo. Muito Interessante o Processo educacional in OS EUA UMA pena Que o Meu País o Brasil nao SIGA o mesmo exemplo a.► ► Responder Responder Postado 04 de abril de 2012 às 11:58 am Postado 04 de abril de 2012, 11:58 amJan JaneiroMuito informativo e bom writed Muito informativo e bom writed► ► Responder Responder Postado 04 de abril de 2012 às 11:53 am Postado 04 de abril de 2012, 11:53 amJelle JelleBom artigo, muito interessante. ARTIGO Bom, Muito Interessante.► ► Responder Responder Postado 04 de abril de 2012 às 6:14 am Postado 04 de abril de 2012, 06:14 amAndrew Andrew Estavan EstavanSou um homem de 27 anos de idade e tem uma construção de espessura atlético. Sou hum homem de 27 Anos de idade e temperatura UMA Construção de espessura Atlético. No ano passado desde que meu filho nasceu eu coloquei um pouco de peso, não é mau, cerca de 25 quilos. Não año Passado DESDE ¿Qué MEU Filho Nasceu ue coloquei hum pouco de pesos, nao e mau, Cerca de 25 quilos. Para mim isso não é horrível, mas eu não gosto. Pará MIM ISSO nao e horrível, Mas eu nao gosto. Estou 5'11 "235 e, no momento, mas como dito anteriormente, eu tenho um pouco de músculo. ESTOU 5'11 "235 e, no Momento, Mas Como Dito Anteriormente, eu tenho hum pouco de músculo. Eu tendem a ser muito confortável 200-210. Eu tendem um Ser Muito Confortável 200-210. Eu quero derramar um pouco de excesso peso. Eu Quero lançar alguma Excesso de peso. Eu recentemente comecei a minha rotina de exercícios, mas quero acelerar o processo de alguns. Eu recentemente começei um Minha Rotina de exercícios, MAS QUERO acelerar O Processo De alguns. eu li um pouco sobre Phen375 e sou curioso para ouvir algumas opiniões honestas, un compensados ​​ou aconselhamento sobre este produto. Tenho lido hum pouco Sobre Phen375 e ESTOU curioso para ouvir opiniões ALGUMAS Honestas, un Compensados ​​OU Aconselhamento Sobre Este Produto. eu estou pronto para voltar ao antigo 'antes' me novamente. ESTOU pronto par voltar ao velho me Novamente. Além disso, como você se sente sobre kettlebells? do Além dissociação, Como voce si só Sente Sobre Kettlebells? Obrigado antes do tempo!! Graças do Tempo!► ► Responder Responder Postado 29 março, 2012 às 03:40 Postado Março 29, 2012 in 03:40Tina Tina Rigdon RigdonNão existe um estudo ou vários que mostram uma ligação entre autismo e síndrome de down? Nao existe UM OU Estudo varios Que mostram UMA LigAção Entre Autismo e Síndrome de down? A parcela a mesma falta de sofisticação e complexidade de suas ações. A Parcela A MESMA Falta De sofisticação de e Complexidade Ações De SUAS.► ► Respond ResponderPostado 29 de marco de 2012 em 6:45 pm Postado 29 de marco de 2012 in 06:45George GeorgeTina, Tina,Enquanto ambos incluem alguma forma de deficiência, essas deficiências tendem a ser bastante diferente entre Autismo e Downs ... Enquanto Ambos incluem alguma Forma de Deficiência e essas deficiências tendem a servi Bastante Diferente empreendedorismo Downs Autismo e ...Na verdade, uma pessoa do espectro do autismo podem ter inteligência nível próximo gênio em determinadas áreas - mas não ser capaz de se relacionar com você ou manter uma conversa que você gostaria de participar ... Na Verdade, Uma Pessoa fazer ESPECTRO fazer Autismo podem ter Inteligência Nível Proximo Genio in áreas determinadas - mas nao Ser Capaz de si relacionar com voce OU UMA manter conversa Que voce gostaria de Participar ...► ► Responder Responder Postado 29 março, 2012 às 12:00 Postado Março 29, 2012 às 12:00George GeorgeEu continuo a ser puzzeled pelo fato de que, embora pelo menos 80% de todas as pessoas diagnosticadas com autismo são do sexo masculino, que os investigadores continuam a ignorar a conexão óbvia e continue procurando por outras causas ... Eu continuo um Ser puzzeled Pelo Fato de Que, embora Pelo Menos 80% de Todos os Pacientes diagnosticados com Autismo São faça sexo masculino, Que OS Investigadores continuam um Ignorar uma Conexão óbvia e continuar procurando POR outras Causas ...Ou seja: O autismo é, obviamente, tanto masculina como uma doença de câncer de mama é uma doença feminina. Ou seja: O Autismo e, obviamente, Tanto Masculina Como UMA Doença de câncer de mama e UMA Doença feminina. A testosterona cria o macho e afecta o cérebro, bem como o corpo. A testosterona CRIA macho o e afecta o Cérebro, Bem Como o Corpo. Então, por que tanto o médico ea pesquisa communites ignorar esse facto e continuar a procurar outro lugar para as causas? Entao, Por quê Tanto o Médico ea Pesquisa communites Ignorar ESSE facto e continuar 'Outro Lugar Procurar um parágrafo como Causas?Será que não é politicamente correto admitir que os hormônios sexuais realmente criar diferenças - tanto postive e negativos? Sera Que nao e politicamente correto admitir Que OS Hormônios sexuais realmente CRIAR Diferenças - Tanto postive e negativos?► ► Responder Responder Postado 29 março, 2012 às 9:05 am Postado Março 29, 2012 9:05 am comogermie germieMuito informativo ler. Muito informativo LER. Obrigado pelo esforço em compartilhar isso. Obrigado pelo esforço in compartilhar ISSO.► ► Responder Responder Postado 27 de março, 2012 às 04:50 Postado 27 Março, 2012 em 04:50Ivan Ivan Paunovic PaunovicO cérebro é muito poderoso, então eu não ficaria surpreso se todos os outros sintomas são simplesmente causadas pelo cérebro. O Cérebro e Muito Poderoso, entao eu nao ficaria surpreso SE de Todos os OUTROS SINTOMAS São Simplesmente causadas Pelo cérebro. Mais a cada dia os cientistas dizem que até mesmo alergias são desencadeadas pelo cérebro. Mais um dia CADA OS Cientistas dizem Que comeu mesmo alergias desencadeadas São Pelo cérebro.

domingo, 29 de abril de 2012

TERAPIAS QUE AJUDAM NO TRATAMENTO DE AUTISTAS


 Equoterapia
As terapias que usam animais fornecem benefícios em termos de bem-estar físico e
emocional como mostram muitos estudos sobre os ganhos proporcionados pela
interacção entre o homem e o animal na promoção da saúde humana e como terapia
específica.
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de
uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação. A
equoterapia permite uma grande diversidade de estímulos sensoriais, através da
visão, tacto, olfacto e audição, algo que incrementa a consciencialização corporal, o
desenvolvimento da força muscular, o aperfeiçoamento da coordenação motora e o
equilíbrio. O cavalo é extremamente sensível, expressando emoções de forma clara
e variada, o que facilita a interpretação por parte o ser humano. [Bastos et al 2004]
Para além da sua função terapêutica, o uso de cavalos em tratamentos tem uma
participação importante no aspecto psíquico, já que a pessoa usa o animal para
desenvolver e modificar as suas atitudes e comportamentos. [Freire, 2009]
Ao andar de cavalo a pessoa necessita de coordenar os seus movimentos com a do
animal e com isso precisa de concentração para prestar atenção a todo o meio que o
envolve.
A terapia encoraja o autista a desenvolver o seu processo de aprendizagem na
realização de tarefas funcionais.


Musicoterapia
De acordo com a definição da Federação Mundial de Musicoterapia (WFMT), a
musicoterapia consiste na utilização da música ou dos seus elementos (som, ritmo,
melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, num processo
sistematizado de forma a facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a
aprendizagem, a mobilização, a expressão e organização de processos psíquicos de
um ou mais indivíduos para que sejam capazes de recuperar as suas funções e
desenvolver o seu potencial adquirindo uma melhor qualidade de vida.
A intervenção envolve actividades musicais que podem ser feitas individualmente ou
em grupo, num processo planificado e continuado no tempo, levado a cabo por
profissionais com formação específica, afirma a Associação Portuguesa de
Musicoterapia (APMT) na sua página oficial.
A musicoterapia destina-se especialmente a pessoas com problemas de
relacionamento, comunicação, comportamento e integração social, como é o caso
das pessoas autistas.
Segundo Santos [Santos et al., 2009] a utilização de estímulos musicais na
motivação das pessoas autistas, revela-se benéfica, induzindo respostas afectivas
positivas que podem fomentar a sua participação em actividades de socialização e
desenvolvimento da linguagem. Acresce a isto o facto da música poder criar um
contexto essencial ao desenvolvimento da curiosidade e do interesse exploratório,
aspectos essenciais do processo de reabilitação. O som do instrumento, assim como
o seu aspecto visual e táctil, podem auxiliar o autista a compreender melhor os
outros, propiciando quantidades inumeráveis de relações que podem ser a chave do
êxito da terapia.

2.1.4 Terapia Ocupacional
Segundo a autora [Mota, 2004] “a saúde é apoiada e mantida quando o indivíduo
consegue realizar as suas actividades e ocupações, que permitem uma participação
desejada e necessária em situações de vida comunitária”.
Ainda segundo a mesma autora “se o estado de saúde de um determinado indivíduo
afectar as suas capacidades impedindo-o de realizar certas actividades necessárias
para se sentir competente e com qualidade de vida, a terapia ocupacional apoia a
pessoa no sentido de melhorar o desempenho das suas actividades de vida diária,
para que o indivíduo consiga desempenhar de forma desejada os seus papéis na
sociedade e noutros contextos da sua vida”.
O terapeuta ocupacional tenta prevenir a incapacidade e facilitar a reabilitação da
pessoa, procurando a obtenção do máximo de função e independência a todos os
níveis através de um envolvimento significativo e gratificante.
Na terapia ocupacional podem ser realizados treinos específicos, simulação de
desempenhos e ensino de estratégias a contextualizar. Pode ainda utilizar ajudas
técnicas ou adaptações para substituir as funções perdidas, no caso de não ser
possível recuperá-las e modificar a habitação de forma a eliminar as barreiras
arquitectónicas e adaptar o espaço às necessidades do indivíduo. Pode também
intervir no meio social ou profissional da pessoa, promovendo a reintegração [Mota,
2004].

 Hidroterapia
Diversos estudos realizados apontam como instrumento relevante, a hidroterapia, na
intervenção das crianças com necessidades educativas especiais para melhorar o
seu desenvolvimento e comportamentos sociais, permitindo também uma
estimulação motora e sensorial.
A água torna-se estimulante para alguns movimentos que não são possíveis nos
tradicionais exercícios no solo, proporcionando uma sensação de bem-estar, pois
focaliza as habilidades do autista na água e não as suas limitações.

A actividade física pode ser difícil para as crianças com necessidades educativas
especiais, mas na água torna-se mais acessível, ganhando confiança, auto-estima e
interacção social, uma vez que na água são capazes de concorrer com os outros
elementos que não possuem necessidades especiais.
Esta terapia fornece estimulação visual e auditiva, tentando também melhorar a
respiração, de modo a possibilitar um maior equilíbrio e controlo pessoal. [Matos et
al., 2009]

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Método novo para combater o autismo





Método novo para combater o autismo

 

O método dos "Três I´s"


Brincar pode ser a cura para o autismo, graças a um método novo que está a ser usado pela primeira vez em Portugal. Chama-se "Três I´s". Em Monção, os pais do Marco já utilizam a terapia há mais de um ano mas, para ter sucesso, são necessários 45 voluntários para brincar com o filho, em cada dia, e isso não é nada fácil de conseguir.




quinta-feira, 26 de abril de 2012

Curso de ABA em BH

Curso de ABA em BH


Educação e Alfabetização na perspectiva
da Análise Aplicada do Comportamento (ABA)
para crianças com desenvolvimento atípico


Dia: 16/06/2012
Horário: 08h às 17h30
Local: Centro Universitário Newton Paiva - Campus Carlos Luz - Auditório Nominato - Av. Presidente Carlos Luz, 220 - Caiçara - Belo Horizonte - MG
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047 | (31) 8636 1392
PÚBLICO ALVO:
Pais, Parentes, Mediadores, Estagiários, Monitores, Facilitadores, Psicólogos, Psicopedagogos, Professores, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Terapeuta Ocupacional, Estudantes de Graduação e/ou Pós e demais interessados no assunto.

OBJETIVO:
Fornecer técnicas e estratégias para facilitar a alfabetização de alunos com TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento).
PALESTRANTE:
Luiz Alexandre Barbosa de Freitas - Psicólogo formado pela Universidade Federal de São João Del Rei, Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina e com curso de Intervenção Precoce para Desenvolvimento Atípico no Núcleo Paradigma - SP. Ministra aulas no ensino superior e realiza intervenções utilizando a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico. CRP 01714 MT
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


  • Conceitos básicos da Análise do Comportamento e a forma desta abordagem sobre a Educação;
  • A Construção de pré-requisitos no ambiente individualizado como base para a Inclusão Escolar;
  • Reforçamento Positivo e Motivação: pilares da intervenção individualizada e social;
  • Análise Funcional Descritiva: Miminização de Comportamentos Disruptivos e Maximização comportamentos pró-sociais;
  • Alfabetização e Análise Aplicada do Comportamento;
  • A noção de Equivalência de Estímulos: relações arbitrárias entre estímulos auditivos visual-textuais;
  • Estabelecendo controle por unidades verbais mínimas da língua (sílabas/letras) e os comportamentos de leitura e escrita;
  • Dicas de material adaptado;
  • Perspectivas além da alfabetização em direção ao prosseguimento para o ensino fundamental.


  • INVESTIMENTO:

    -   ATÉ 11/05
    R$ 80,00 - individual (cartão)
    R$ 70,00 - individual (depósito)
    R$ 60,00 - cada inscrito - grupos a partir de 3 pessoas (depósito)


    -    ATÉ 01/06
    R$ 90,00 - individual (cartão)
    R$ 80,00 - individual (depósito)
    R$ 70,00 - cada inscrito - grupos a partir de 3 pessoas (depósito)


    -    APÓS 01/06
    R$ 100,00 - individual (cartão)
    R$ 90,00 - individual (depósito)
    R$ 80,00 - cada inscrito - grupos a partir de 3 pessoas (depósito)



    INSCRIÇÕES: http://www.creativeideias.com.br/

    Realização: Creative Ideias

    Apoio: Restaurante Simplicidade Mineira

    quarta-feira, 25 de abril de 2012

    Deus Escolhe as mães

    Deus Escolhe as mães

    Deus pairou sobre a Terra, selecionando o seu instrumento de propagação com um grande carinho e compassivamente, enquanto Ele observava, Ele instruía seus anjos a tomarem nota em um grande livro:
    - Para a mãe Sebastiana, um menino e o anjo da guarda Mateus.
    - Para a mãe Maria, uma menina e como anjo da guarda Cecília.
    - Para a mãe Fátima, gêmeos, e como anjo da guarda, mande Gerard.
    Pronunciando um nome, sorri e diz:
    - Dê a ela uma criança deficiente.
    O anjo cheio de curiosidade pergunta:
    - Por que a ela Senhor? Ela é tão alegre...
    - Exatamente por isso. Como eu poderia dar uma criança deficiente para uma mãe que não soubesse o valor de um sorriso? Seria cruel.
    - Mas será que ela terá paciência?
    - Eu não quero que ela tenha paciência porque, com certeza, se afogará no mar da autopiedade e desespero. Logo que o choque e o ressentimento passar, ela saberá como se conduzir.
    - Senhor, eu a estava observando hoje, ela tem aquele forte sentimento de independência. Ela terá que ensinar a criança a viver no seu mundo e não vai ser fácil.
    - E além do mais, Senhor, eu acho que ela nem acredita na sua existência.
    Deus sorri.
    - Não tem importância. Eu posso dar um jeito nisso. Ela é perfeita. Ela possui o egoísmo no ponto certo. O anjo engasgou.
    - Egoísmo? E isso é, por acaso, uma virtude?
    Deus acenou um sim e acrescentou:
    - Se ela não conseguir se separar da criança de vez em quando, ela não sobreviverá. Essa é uma das mulheres que eu abençoarei com uma criança menos perfeita. Ela ainda não faz idéia, mas ela será também muito invejada. Sabe, ela nunca irá admitir uma palavra não dita, ela nunca irá considerar um passo adiante uma coisa comum. Quando sua criança disser 'mamãe' pela primeira vez, ela pressentirá que está presenciando um milagre. Quando ela descrever uma árvore ou um pôr do sol para seu filho cego, ela verá como poucos já conseguiram ver a minha obra. Eu a permitirei ver claramente coisas como a ignorância, crueldade, preconceito e a ajudarei a superar tudo. Ela nunca estará sozinha. Eu estarei ao seu lado cada minuto de sua vida, porque ela estará trabalhando junto comigo.
    - E quem o senhor está pensando em mandar como anjo da guarda?
    Deus sorriu.
    Dê a ela um espelho, é o suficiente!'

    Curso Sobre Autismo

    Curso Sobre Autismo

    O Autismo na escola
    18/08/2012 a 18/08/2012 - CURSO DE 8 HORAS
    O curso tem como objetivo proporcionar uma visão geral e introdutória sobre espectro autista, abordando conceitos, características, tratamentos, educação e família, com fundamentação teórica, relatos de experiências de profissionais das áreas da saúde e educação. O público-alvo são pessoas interessadas em Autismo. Recomendado para profissionais e estudantes da área de educação e saúde, professores em geral, psicólogos, fonoaudiólogos e afins.
    • O curso tem como objetivo proporcionar uma visão geral e introdutória sobre espectro autista, abordando conceitos, características, tratamentos, educação e família, com fundamentação teórica, relatos de experiências de profissionais das áreas da saúde e educação.
      Neste curso você poderá ver como trabalho o multidisciplinar faz a diferença na qualidade do atendimento a criança autista.
      Rica em experiências, a multidisciplinalidade da equipe dará ao curso um aspecto dinâmico, abordando os transtornos do Espectro Autista das mais diferentes formas, proporcionando assim vivências didáticas e realistas.

      Coordenadora Autora: Luisa Christino (Psicóloga e Coordenadora do Instituto Indianópolis)Equipe: Paula Valença (Psicóloga e Professora do Instituto Indianópolis)
      Daniela Oliva (Fonoaudióloga no Instituto Indianópolis)
      Caroline Afonso (Terapeuta Ocupacional no Instituto Indianópolis)
      À vista ( 10% de desconto) R$ 216,00

      Parcelado 3 x R$ 80,00
      Total R$ 240,00
      8 horas - das 9h ás 18h

  • CONTATO

    Endereço

    Rua Antonio de Macedo
    Soares, 414 - São Paulo-SP
    CEP 04607-000

    E-mail

    instituto@indianopolis.com.br

    Telefone/ Fax

    (11) 5543-6333

    terça-feira, 24 de abril de 2012

    INCLUSÃO-VERDADEIRO DEPOIMENTO DE UMA MÃE

    Meus filhos com autismo, um contraponto
    Ana Maria Elias Braga
    Eles eram diferentes, mas eu insistia na maldita inclusão. Por que não deixar o especial dizer se ele quer isso? É fácil opinar dentro de consultórios
    Parte 1: um pequeno prólogo
    Em julho de 1994, fiz várias inscrições para adotar uma criança. Em setembro, recebi um telefonema dizendo que minha oportunidade de ser mãe havia chegado. Para a minha surpresa, em dose dupla. Assim, adotei os gêmeos univitelinos Rafael e Renato, com 19 dias.
    Felicidade? Emoção? É pouco para descrever. Minha vida se transformou em um caos -mas o melhor caos que alguém poderia desejar.
    Meus filhos pareciam qualquer outra criança. Mas percebi lentidão no seu desenvolvimento.
    Os médicos disseram que era a minha ansiedade, que gêmeos demoravam mesmo. Minha intuição maternal dizia que não era isso.
    Quando estavam com quase dois anos, levei os meninos ao neurologista. Com apenas alguns exames, o médico disse que meus filhos não andariam, não falariam e que seriam dois vegetais.
    Fiquei zonza. Tive a nítida sensação de que ia desmaiar. Chorei por dois dias. No terceiro, vi que isso não resolveria o problema e busquei outros profissionais da área de saúde.
    Resumo: meus filhos hoje estão com 17 anos, diagnosticados com autismo. Eles falam, andam, conversam, são alfabetizados e músicos. O autismo não é contagioso, mas o sorriso deles é. Minha vida se divide em antes e depois da chegada dos meus gêmeos.
    Dificuldades? Temos várias. Não é fácil saber que meus filhos não farão faculdade, provavelmente não casarão nem me darão netos… Ainda me permito chorar às vezes, mas aprendi a sentir orgulho de mim mesma e, principalmente, deles.
    Parte 2: a vida escolar
    Quando tinham três anos, matriculei meus meninos em uma escola pequena e regular (particular). Enquanto tudo era só brincar, estava tudo certo. Nenhum problema.
    A partir do momento em que eles foram crescendo fisicamente, tudo se complicou. Mentalmente comprometidos, eles não evoluíam pedagogicamente. Precisavam, portanto, ficar em classes com crianças pequenas. Eles eram sempre bem maiores que os demais alunos.
    Meus problemas começaram.
    As mães se assustavam com o tamanho deles. Sempre achavam que, no caso de uma agressão, seus filhos, tão pequenos e indefesos, seriam massacrados, embora meus filhos nunca tenham sido agressivos.
    Nesse momento, a escola me chamou e disse, educadamente, que uma escola com mais estrutura para recebê-los seria melhor para eles.
    Procurei o colégio onde estão até hoje, uma escola regular, com classes especiais. Nessa época, eles estavam com nove anos. Baseada e influenciada pelas ideias de psicólogos, insisti que ficassem em uma classe regular.
    Novamente, um martírio. Pedagogicamente, a escola estava preparada, com um currículo feito especialmente para eles. Mas, socialmente, o sofrimento começou.
    Eles não eram chamados para festinhas de aniversários, para grupos de trabalho, para os jogos de futebol. Nem a tão natural paquerinha acontecia com eles.
    Eram pessoas diferentes, mas com uma mãe e especialistas insistindo na maldita inclusão.
    Até que, aos 14 anos, eles pediram para estudar na classe especial.
    Disso, meu questionamento: alguém já se perguntou onde a criança especial se sente melhor? Junto com a normal ou outras especiais?
    De segunda a sexta, as crianças especiais podem até estar nas tais classes inclusivas. E no sábado e no domingo, quando os amigos se encontram? Seu filho especial não é convidado. Em uma classe especial, eles viajam juntos, vão a festas, namoram entre si -são felizes, enfim. Além disso, o desempenho escolar dos meus filhos nunca foi tão bom.
    Por que só a visão dos especialistas é ouvida? Por que nunca dão às mães ou ao próprio especial a oportunidade de verbalizar o que eles acham melhor? É fácil escrever artigos sobre inclusão dentro de consultórios e depois ir para casa.
    Um dia talvez a sociedade mude, quando as crianças especiais puderem fazer parte do círculo de amigos das normais. Até lá, nossos filhos serão mais felizes tendo aulas em lugares separados do que sendo rejeitados em classes normais.
    ANA MARIA ELIAS BRAGA, 43, é esteticista
    Fonte: Jornal A Folha de S. Paulo, de 19/04/2012, seção Opinião A3;

    quinta-feira, 19 de abril de 2012

    BB Crédito em Acessibilidade


    Em novembro/2011, a Presidenta Dilma Rousseff lançou o Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
    Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade em prol da promoção à cidadania e ao fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, da sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis a toda a população.
    O BB integra as ações de fortalecimento da acessibilidade e elaborou uma linha de crédito para aquisição de produtos de Tecnologia Assistiva. Com foco no público com renda até 10 salários mínimos.
    A linha BB Crédito Acessibilidade disponibilizada pelo Banco do Brasil, permite que os clientes tenham acesso ao crédito para comprar os equipamentos necessários para o bem estar no dia a dia. Esta modalidade destina-se ao próprio deficiente ou a um terceiro que queira adquirir tais equipamentos para destinar a outra pessoa.
    Características
    Linha de crédito destinada ao financiamento de bens e serviços voltados para Pessoas com Deficiência.
    Quem pode contratar
    Clientes pessoas físicas, correntistas do Banco do Brasil, com limite de crédito disponível e renda mensal bruta de até 10 salários mínimos.
    Valor financiamento mínimo de R$ 70,00 e máximo de R$ 30.000,00
    - Taxa de juros: 0,64% ao mês;
    - Prazo: 04 a 60 meses;
    - Carência: até 59 dias para o vencimento da primeira parcela.

    Como contratar
    Se você for correntista do Banco do Brasil
    Procure uma agência e informe-se a respeito da sua situação cadastral e qual o limite disponível para financiamento. Para isso, leve seus documentos de Identidade, CPF, comprovante de renda e endereço.
    De posse dessas informações, solicite uma simulação do financiamento: nº de prestações, valor das prestações etc.
    Se você não for correntista do Banco do Brasil
    Procure uma agência e informe-se sobre as condições da linha de crédito e saiba como abrir a sua conta corrente. Se for o caso, leve seus documentos de Identidade, CPF, comprovante de renda e endereço. A abertura da corrente bem como a disponibilização do limite está sujeita a pesquisa cadastral.
    Como adquirir o bem
    De posse da informação de quanto há de limite de crédito disponível, prestação e prazo, compareça até o estabelecimento comercial, adquira o(s) bem(ns) e/ou serviço(s) constante(s) na lista de produtos.
    Como contratar a sua operação
    Após a aquisição do bem (vide lista de produtos abaixo), leve a nota fiscal ou o cupom fiscal até uma agência do BB para a efetivação do financiamento. O crédito será liberado diretamente na sua conta corrente, devendo ficar uma cópia da nota na agência.
    Somente serão aceitos documentos fiscais emitidos com prazo máximo de 30 dias.
    Garantia
    Esta modalidade não exige garantida de bens ou de terceiros.
    BB Crediário para pessoas com deficiência
    O BB Crediário financia órteses, próteses, cadeiras de rodas (inclusive motorizadas), elevadores e plataformas elevatórias, impressoras em Braile, adaptações de veículos e muito mais. Tudo com taxas diferenciadas, parcelamento em até 36 meses e até 59 dias para pagar a primeira parcela.
    O financiamento é feito diretamente nos estabelecimentos afiliados à Cielo e conveniados ao Banco do Brasil. Basta utilizar o cartão Ourocard Visa ou BB Visa Electron e solicitar a opção CDC. É rápido, prático e seguro.

    Lista de Produtos:

    • Acionadores
    • Adaptação de Veículo Automotor
    • Alternativa de Output por Voz
    • Andadores
    • Cadeira de Rodas com Adequação Postural
    • Cadeiras de Rodas Motorizadas
    • Leitores com Software OCR
    • Leitores de Tela
    • Lupas Eletrônicas de Mesa
    • Lupas Eletrônicas Portáteis
    • Mobiliário Acessível
    • Mouses Alternativos
    • Cadeiras de Rodas Motorizadas
    • Scanner de Mesa
    • Computador Portátil Braille
    • Guincho de Transferência
    • Impressora Braille
    • Interfaces Para os Acionadores
    • Scanner de Mesa
    • Scanner Leitor Portátil
    • Software de Comunicação Alternativa
    • Teclado Braille
    • Vocalizadores
    Fonte: Banco do Brasil

    Triciclo Adaptado

    http://www.vanzetti.com.br/portal/
    *** Características:
    - Triciclo convencional adaptado com os seguintes itens:
    - Apoio de Mãos na posição vertical
    - Apoio de Quadril
    - Apoio de Tronco
    - Apoio para os Pés