segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Tratamento para cândida e sua relação com autismo


O fungo cândida é uma espécie de levedura e está presente em uma série de regiões do corpo, incluindo o trato digestivo. De modo geral, micróbios benéficos presentes no intestino limitam o crescimento da cândida, mantendo-o em limites aceitáveis. Porém exposições a antibióticos eliminam tais micróbios, favorecendo o crescimento da população de cândida, que acaba por liberar toxinas prejudiciais ao sistema imunológico e nervoso.

Alguns dos problemas de comportamento ligados ao supercrescimento de cândida são confusão, hiperreatividade, perda de atenção, letargia, irritabilidade e agressividade. Problemas de saúde incluem dores de cabeça, dores de estômago, prisão de ventre, cólicas, fatiga e depressão. Esses problemas são normalmente piores em dias úmidos e em locais com presença de mofo.

Dr. William Shaw vem conduzindo importantes experimentos que relacionam a levedura ao autismo. Em um deles, tratamentos antifúngicos mostram melhoras no quadro de autismo. Existem vários métodos para o tratamento de cândida: dieta pobre em açúcares (fontes de alimento para o fungo), tratamentos com antifúngicos e ingestão de suplementos nutricionais que auxiliam na reposição dos micróbios "bons" no trato digestivo. O tratamento pode gerar piora do quadro em um primeiro momento (pois a cândida é destruída e seus fragmentos se espalham pelo corpo e somente depois são excretados), levando a uma piora no comportamento. Porém isso significa que o tratamento está surtindo efeito.

Vale ressaltar que esses tratamentos não levam à cura do autismo, porém à melhora do quadro clínico.


*Texto retirado de:http://www.airfree.com.br/imuno_deficiencia/texto_tecnico.asp?cod=287 - See more at: http://www.curapelanatureza.com.br/2009/03/o-fungo-candida-e-sua-relacao-com
o.html#sthash.mullk6ID.dpuf

Um tratamento que tem revelado ótimos resultados

O efeito do vinagre para tratamento de Candida é individual. 

Algumas pessoas reagem melhor a este tratamento, e outros não, depende de cada condição única pessoa interna. Então, como funciona? Os intestinos cria um ambiente hostil para candida e bactérias patogênicas, ao mesmo tempo contribuindo para a proliferação da flora intestinal normal. Além disso, o vinagre de cidra de maçã é bom para curar os sintomas de toxicidade.

A dose ideal, que não pode exceder, é duas colheres de sopa por dia. Você pode admnisitrarse em alimentos ou bebidas, ou bem, misture com água e bebe hidratação diária. 

É uma dose ideal que ajuda a tratar a candida e não afeta seu estômago!

Espero que no militar 6527, Las Condes. ;) (Traduzido por Bing)

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Desenvolvendo Habilidades de Comunicação Expressiva para Crianças com Perturbações do Espectro do Autismo não-verbais.

COMUNICAÇÃO
 
 
O que é comunicação?
A comunicação é uma variação útil no comportamento, usado com a intenção dentro da estrutura das trocas sociais, para transmitir informações, comentários ou estado interior, ou para trazer mudanças no ambiente imediato. Incluem comportamento verbal e não verbais, enquanto alguns tentativa pode ser inferida, como evidenciado pela antecipação ou resultado. Portanto, nem todos os vocais, ou até mesmo da fala pode qualificar-se como comportamento comunicativo intencional. Esta definição enfatiza que a comunicação ocorre dentro de um contexto social.
A fala ou vocalização torna-se comunicação quando há um desejo ou a tentativa de transmitir uma mensagem a alguém. Uma vez que as relações sociais são uma área primordial difícil para crianças com autismo, não é de estranhar que a comunicação eficaz é prejudicada de forma significativa para essas crianças. Estas duas áreas, a comunicação e as habilidades sociais estão intimamente ligados e interdependentes. Assim, o desenvolvimento de habilidades de comunicação não pode ser de responsabilidade exclusiva do discurso ou instrutor de língua estrangeira. Enquanto ela pode fornecer os "guias" e estratégias, cada uma das quais estão em contato com a criança deve dirigir continuamente comunicação.
Os efeitos incluídos neste artigo são para fornecer:
  1. As principais questões a considerar na determinação habilidades de comunicação atuais.
  2. Informações relacionadas com o desenvolvimento de um programa de intervenção de comunicação com base nas necessidades de comunicação da criança.
  3. As principais questões a considerar na determinação habilidades de comunicação
A fim de desenvolver um programa de intervenção de comunicação apropriado para crianças não-verbais com transtornos do espectro do autismo, é essencial para determinar as habilidades de comunicação atuais. A seguir, são questões importantes a considerar em fazer essa determinação:
Será que a comunicação intencional criança?
É importante para determinar se a criança apresenta tentativa de comunicação. A tentativa de transmitir uma mensagem distingue a comunicação de voz, verbalização e os gestos não-comunicativos. Quando a criança antecipa um resultado da sua comunicação, e independentemente da forma mostra a tentativa. (Por exemplo: fala, gestos, etc.)
Exemplo: Um pai responde a uma criança com perturbações do espectro do autismo que está chorando. Neste ponto, a criança não demonstrou tentativa de comunicação. No entanto, se a criança continua a chorar, olha para o pai e, em seguida olhar para o objeto desejado tem sido mostrado a tentativa de comunicação. Em meio a lágrimas, olhando para adulto e olhando para o objeto, a criança deverá conseguir o que querem.
A tentativa de comunicação é uma indicação de que a criança quer comunicar. Portanto, o desejo de se comunicar está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento das relações sociais, uma área de grande dificuldade para as crianças com autismo. Uma vez que muitas crianças com transtornos do espectro do autismo muitas vezes são desinteressantes, ou ser indiferentes, outros, desejos ou tentativas de se comunicar são freqüentemente ausentes. Eles não entendem que eles podem utilizar a comunicação para obter algo, ou para arranjar alguém para fazer algo por eles. Eles tentam assegurar as suas necessidades e querem obter para si mesmos, tanto quanto possível, e podem apresentar perigo quando eles falham. Ao interagir com uma criança com autismo, é importante ser capaz de distinguir essa ansiedade ou angústia por um desejo de se comunicar, para determinar se a criança está mostrando uma tentativa de se comunicar.
Como é que a criança se comunicar?
Uma criança com perturbações do espectro do autismo, que demonstra a comunicação intencional, você pode usar várias formas ou modos. É importante considerar que as seguintes formas de comunicação são utilizados pela criança.
Comunicação Motor: manipulação física direta de uma pessoa ou objeto. (Por exemplo, tomando a mão de uma pessoa e empurrar o objeto desejado ou dar um copo para o cuidador para indicar "eu quero leite")
Gesticular: Apontando, indicando, olhando. Por exemplo, a criança com transtornos do espectro do autismo aparência ou aponta para o objeto desejado e, em seguida, muda seu olhar olhando para outra pessoa, pede, portanto, esse objeto. (Ou seja: o ato de comunicação requerente)
Vocalizando: Usando sons, incluindo chorar, de se comunicar. (Por exemplo, uma criança com perturbações do espectro do autismo, diz "ah-ah-ah" para atrair a atenção de outra pessoa para isso)
Usando a linguagem de sinais: Usando a comunicação com os sinais da linguagem convencional.
Usando objetos: A criança com perturbações do espectro do autismo entregar um objeto para outra pessoa para se comunicar. (Por exemplo, o entregador de seu pai um copo para indicar "beber")
Usando fotos: Utilizar imagens bidimensionais para se comunicar. (Por exemplo: a criança com perturbações do espectro do autismo aponta, ou as imagens de entrega de vários objetos, ações ou eventos de comunicar seus desejos)
Usar imagens gráficas: Usando desenhos bidimensionais, que representam objetos, ações ou eventos. (Por exemplo, uma criança com perturbações do espectro do autismo oferece um desenho de um "jogo" para contar a seu pai que ele quer jogar)
Redação: Usando palavras ou frases impressas para se comunicar. (Ex.: crianças com transtornos do espectro do autismo escreve "muito alto" para indicar que o nível de ruído no ambiente é muito chato para ele)
Além disso, é importante para determinar se o modo de comunicação utilizada por crianças com desordens do espectro do autismo varia, dependendo do contexto e da situação ou tipo de comunicação desejada. Por exemplo, a criança pode utilizar uma forma de comunicação do motor. (Tomando a mão de uma pessoa empurrando o objeto desejado para solicitar um objeto) No entanto, a mesma criança pode usar vocalização (choro) para recusar um objeto ou para protestar.
Como é que a criança com ASD sua linguagem para se comunicar?
A pesquisa mostrou que crianças com transtornos do espectro do autismo usar sua língua para se comunicar com uma variedade de fins ou funções estreitas ou restrito. Existem três funções primárias ou propósitos da linguagem, regulação do comportamento, interação social e atenção conjunta. É importante notar que as três funções de comunicação se desenvolvem em torno da idade de 12 meses, o desenvolvimento infantil típica, e estão listados em ordem hierárquica do menor para o maior social.
Controlo Comportamental: Esta é a função de facilitar a comunicação e emerge anteriormente. A criança usa a comunicação para pedir / protestar ou satisfazer as suas necessidades físicas imediatas.
Regulação comportamental inclui:
  • Objetos que pedem
  • Ações que requerem
  • Procure assistência
  • Protestando e exigindo objetos
  • Protestando e exigindo ação
Interação social:
Estes são os tipos de comportamentos comunicativos usados ​​para iniciar, responder, manter ou terminar interações sociais. Dentro de interações sociais comunicativos podem incluir:
  • Necessitam de rotinas sociais., Por exemplo, jogar os jogos exigem cobrindo o rosto ("peek-a-boo") e batendo palmas. ("Patty-cake")
  • Exigir conforto Por exemplo:. A necessidade de sentir-se apoiado quando uma criança com perturbações do espectro do autismo está aflito.
  • Saudações Por exemplo:. "Olá" / "Goodbye"
  • Chamando a atenção, por exemplo:. A criança com perturbações do espectro do autismo chama a atenção para sua pessoa chamando outros.
  • Aparecendo., Por exemplo, a criança com transtornos do espectro autista apresentam comportamentos "mostrando" durante jogos como peek-a-boo, vestir, etc.
Coordenação da Atenção:
Esta é a função comunicativa mais difícil desenvolver para crianças com transtornos do espectro do autismo. Estes atos comunicativos são usadas para direcionar a atenção dos outros para um objeto, evento ou tema de um ato comunicativo. A reunião da atenção para atos de comunicação incluem:
  • Fazendo observações Por exemplo:. Uma criança com ASD vê seus pais e aponta para o céu em uma sobrecarga de avião. A criança não está pedindo o avião, mas comentando sobre ele, atraindo a atenção de outra pessoa para esse objeto.
  • Solicitando informações de outras pessoas, por exemplo:. A criança com perturbações do espectro do autismo outra pessoa pergunta: "Onde você está indo?"
  • Dar informações aos outros Por exemplo:. O menino dá informações sobre algo que não é óbvio ou conhecido a alguém: "Na noite passada eu fui para o mercado."
Existe alguma razão para comunicar a criança?
É importante para determinar o que motiva a criança com perturbações do espectro do autismo antes de desenvolver uma linguagem de plano de intervenção. Como no desenvolvimento da linguagem em crianças normais, crianças com transtornos do espectro do autismo geralmente não pode cometer ou participar de interação de comunicação para estar motivado para fazê-lo. Ou seja, se a criança com perturbações do espectro do autismo ama balançando ou pulando ou brincando com uma corda ou um alimento em particular, então estas são ações / objetos que podem ser parte de um plano de intervenção. Incorporando atividades motivacionais e objetos é vital quando queremos ou tentar ajudar a criança com ASD para desenvolver a comunicação. A essência do desenvolvimento precoce de palavras do vocabulário é simplesmente ensinar as crianças com transtornos do espectro do autismo e não constitui designar ensinar comunicam. Com o uso inicial motivando ações e objetos, a criança pode aprender realmente o propósito das funções de comunicação. Uma vez que a criança já aprendeu isso, o vocabulário pode ser estendida através de uma variedade de estratégias de ensino.
Lembre-se de nome de usuário e / ou responder a criança com perturbações do espectro do autismo interações comunicativas?
A comunicação envolve a existência de ambos um iniciador e uma informação de responder ao acoplar uma situação social. Portanto, é importante para determinar se uma criança com ASD é capaz de compreender e participar em ambos os papéis de interação comunicativa.
Exemplo: Uma criança com perturbações do espectro do autismo pode iniciar interação comunicativa não-verbal com o pai vocalizando para atrair a atenção e, em seguida, apontando para solicitar um item desejado. A mesma criança pode responder, apontando uma fotografia de um objeto desejado refeição ou quando o pai perguntou: "O que você come"
Crianças com transtornos do espectro do autismo geralmente têm dificuldade em iniciar interações de comunicação com os outros, e tendem a ser melhor para aprender a responder. Ao determinar se a criança inicia ou responde a qualquer interacção comunicativa, é importante descobrir o contexto / endereço, o modo ou forma de comunicação e os propósitos ou funções de comunicação.
Exemplo: Uma criança com perturbações do espectro do autismo encontra sua mãe em outra sala, pega a mão dela e leva-a até a cozinha, onde ele coloca a mão na maçaneta da geladeira. A mãe abre a geladeira e começa a remover os itens um a um, até que a criança indicada pela expressão facial e corporal que item que você deseja. Neste exemplo, a criança inicia a comunicação na cozinha (contexto) para pedir a comida que quiser (propósito), através de um formulário do motor e comunicação gestual.
As crianças com perturbações do espectro do autismo, capazes de utilizar estratégias de "restauração", quando ocorre a falha de comunicação?
Devido às suas dificuldades significativas comunicar com sucesso, a criança com ASD podem ocorrer incidentes frequentes de interrupção da comunicação, tanto no (comunicação expressiva) falada e do ouvinte (quando convidados a responder) Para Por conseguinte, é importante determinar se a criança tem desenvolvido ou é capaz de utilizar qualquer estratégia para restaurar a comunicação, tanto para receber e expressar as mensagens de comunicação.

Falha de comunicação como um ouvinte (recebimento de informações)
Uma vez que muitas crianças com transtornos do espectro do autismo têm dificuldades significativas na compreensão da linguagem pode acontecer muitas interrupções de comunicação como ouvintes. Estas interrupções são relatados quando a criança não entende, ou responder de forma inadequada à informação verbal. Uma estratégia de restauração de comunicação que pode ser utilizado nessas situações é para apresentar a informação mal interpretada visualmente ou não compreendido. (Crianças com distúrbios do espectro do autismo geralmente processar a informação visual com mais facilidade do que a informação verbal) Desta forma pode-se determinar se a criança não responde corretamente (falha de comunicação), seja porque a informação é dada por via oral, ou que não o faria compreender a informação, seja apresentado verbalmente ou visualmente. Muitas crianças com transtornos do espectro autista pode ser facilmente rotulado erroneamente como se eles não fossem obedientes não são sensíveis à informação verbal. Deve-se sempre dar atenção para a capacidade das crianças para compreender e responder à informação verbal (em oposição à informação visual) para determinar o motivo da falha na comunicação.
Estratégias para Restauração falha de comunicação, como o alto-falante (expressão de informações):
Quando a interrupção ocorre comunicação expressiva, é importante para entender se a criança com perturbações do espectro do autismo mostrar algumas das seguintes estratégias para a restauração:
  • Repetindo o mesmo esforço ou tentativa de comunicação.
  • Seja persistente. Por exemplo, uma criança com perturbações do espectro do autismo em apontar repetidamente para uma prateleira fora do alcance quando o adulto leva cada item fora do alcance e mostra a criança para ver se o objeto desejado.
  • Mostrando para a pessoa que está tentando se comunicar. Uma criança com ASD podem trazer um adulto para a geladeira, por exemplo, abrir a porta e chegar a uma prateleira onde o leite é localizado, mostrando que quer leite.
  • Usando uma forma alternativa de comunicar a mesma mensagem. No exemplo acima, se uma criança com perturbações do espectro do autismo indica a prateleira várias vezes, mas ainda não entende o adulto (falha de comunicação), a criança pode, então, escolher uma foto comunicação de seu livro para esclarecer seu pedido de comunicação, ou seja, restaurar a falha na comunicação. 
 
 
 FONTE:  http://desafiandoalautismo.org
Mariah Spanglet
 

 
 
  •  

Suplemento alimentar pode tratar tipo raro de autismo







Um simples suplemento nutricional pode ser a resposta para um tipo de autismo raro que está associado à epilepsia. A descoberta é de um grupo de investigadores norte-americanos e foi divulgada num estudo publicado, este mês, na revista Science, avança o portal Boas Notícias.

Investigadores das universidades da Califórnia e de Yale foram capazes de isolar uma mutação genética, existente em alguns pacientes autistas epilépticos, que acelera o metabolismo de certos aminoácidos, o que gera uma carência.

Segundo os investigadores, esta descoberta pode ajudar os médicos a diagnosticar este tipo de autismo mais rapidamente, o que permitiria também começar um tratamento mais cedo.

Estima-se que cerca de 25% das pessoas com autismo sejam também epilépticas, por isso, para esta pesquisa, os investigadores contaram com a participação de duas famílias com crianças que sofrem deste tipo de autismo.

Com este estudo foi possível perceber que estas crianças apresentam uma mutação no gene que produz e regula um tipo de aminoácidos, BCAA, que acelera o metabolismo e que provoca uma carência apenas suprimida pela ingestão de suplementos.

Para além desta descoberta, os investigadores também observaram que as células estaminais neuronais dos doentes apresentavam um comportamento normal na presença dos aminoácidos, o que reforça a ideia de que os suplementos poderiam ser uma resposta adequada para o tratamento desta carência.

Para testar a teoria, foram conduzidos testes clínicos com ratos de laboratório geneticamente modificados e que revelavam sintomas de autismo, incluindo ataques de epilepsia. Os ratos foram tratados com suplementos alimentares e a sua condição melhorou.

Os suplementos alimentares já estão a ser testado em pacientes humanos, mas ainda não existem dados suficientes para perceber se o tratamento melhorou os sintomas do autismo.

Com esta descoberta, o diagnóstico deste tipo de autismo pode vir a ser feito de forma mais rápida. A descoberta pode ainda servir de base para encontrar outras mutações associadas à epilepsia ou ao autismo.
Clique aqui para aceder ao resumo do estudo. 

Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/12-09-12/suplemento-alimentar-pode-tratar-tipo-raro-de-autismo

domingo, 22 de setembro de 2013

Universo Autismo



Nova terapia chamada Spectacular Bond criada por uma psicologista especializada em desenvolvimento e uma neuropediatra do Centro de Psiquiatria da Universidade de Columbia, que parece ter trazido um resultado muito bom para muitas criancas e que 'e feita pelos pais em casa atraves de leitura. Aqui vai o link ao site com videos e abaixo no comentario vou colocar o link ao livro recem lancado com as instrucoes da terapia.

Todo comentário é bem vindo! minha intenção é passar toda minha experiência e trajetória vividas com nosso filho autista! Qualquer dúvida estamos a disposição para poder ajudar!Renata e Alexandre

sábado, 21 de setembro de 2013

Técnica da antecipação para diminuir ansiedade de crianças autistas


Imagem
Crianças com autismo possuem um modo particular de processar informações: diante de um fato novo, elas buscam em sua mente alguma imagem correspondente a ele. Se já tiverem se deparado em este fato anteriormente, ao menos uma imagem será encontrada, e elas ficarão tranquilas porque sabem que estão diante de algo pelo qual já passaram antes.
Caso a situação seja nova, entretanto, não encontrarão nenhuma imagem em suas mentes, e por ficarão ansiosas e incomodadas. Uma forma de evitar que o desconforto surja é oferecer-lhes imagens daquilo que elas ainda não conhecem para seu repertório mental. Trata-se de uma forma de antecipar a novidade, para que quando ela ocorra de fato a criança já esteja familiarizada e preparada para lidar com ela.
O recurso da antecipação pode ser usado quando a criança passará por alguma mudança de ambiente, seja por motivo de viagem, visita a parentes e amigos, ou mesmo troca de residência ou de escola.
Mostrar a ela uma fotografia do local, explicando com detalhes o que acontecerá lá – se chegará de carro ou a pé, se tocará a campainha, quem irá atender, o que fará ao entrar no local, as pessoas que deverá encontrar – é também uma forma de explicar-lhe qual é o comportamento esperado dela.
A estratégia pode ser bastante útil na escola, sobretudo naquelas onde as crianças tendem a fazer cada atividade em uma sala diferente, o que pode confundir e perturbar a criança com autismo. Para facilitar e otimizar seu tempo, o professor pode utilizar sinais e senhas em vez de descrever detalhadamente uma imagem. Um exemplo dessa tática é habituar-se a mostrar à criança um cartão com a cor da sala – ou da porta, de uma cortina –  onde será desenvolvida a atividade a seguir, por exemplo, antes de levá-la ao local.
Ações rotineiras, mas que não fazem parte do dia-a-dia da criança, como cortar os cabelos em um salão, também podem ser mais tranquilas quando se usa a antecipação. A criança pode ficar incomodada com o ruído do salão ou mesmo com a sensação dos cabelos caindo ao seu redor. Mostrar a ela fotografias de cabelos, tesouras, ou, de preferência, do próprio salão, durante alguns dias antes, ajudará a lembrá-la que o único objetivo daquela visita é ganhar um novo corte de cabelos, o que diminuirá sua ansiedade em relação ao que acontece ao seu redor.
 Fonte: Desafiando el autismo.

Quase metade de crianças autistas que não falaram até os cinco anos poderão falar com fluência mais tarde


Imagem
O fato de uma criança autista não falar entre os quatro ou cinco anos não significa que ela nunca irá falar, como receiam alguns pais. Estudo publicado na revista Pediatrics verificou que 70% de crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos que não falavam aos quatro anos desenvolviam-se a ponto de utilizar frases simples, enquanto quase metade adquiria com o decorrer dos anos um linguajar fluente e adequado.
O estudo analisou mais de 500 crianças com autismo, e não encontrou relações entre a possibilidade da criança desenvolver a linguagem mais tarde e suas condições demográficas, como a região em que nasceu, e condições psiquiátricas, como o grau do autismo, crises de ansiedade ou agressividade, por exemplo. Isso quer dizer que a princípio qualquer criança pode desenvolver a fala, mesmo que já tenha passado dos cinco anos.
A pesquisa destaca ainda não ter encontrado indícios de que interesses restritos (crianças que comem somente determinados alimentos, por exemplo, ou gostam apenas de uma cor, estilo de roupa ou brinquedo), assim como as condutas repetitivas que muitos autistas apresentam (girar constantemente objetos, por exemplo) e os aspectos sensoriais (como extrema sensibilidade/aversão ao toque) interfiram significativamente no desenvolvimento da linguagem.

 fonte: http://meunomenai.com/2013/07/20/quase-metade-de-criancas-autistas-que-nao-falaram-ate-os-cinco-anos-poderao-falar-com-fluencia-mais-tarde/

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

LOAS BENEFÍCIO

Benefício ao deficiente pode ser pago a mais de um membro da mesma família

Imagem
Conhecido como Loas, o Amparo Assistencial ao Idoso ou Deficiente, é concedido pelo Governo Federal e pode ser solicitado nas agências da Previdência Social. O valor é de um salário mínimo. O que muita gente não sabe, entretanto, é que famílias com mais de um membro deficiente podem solicitar o benefício para cada um deles.
O amparo assistencial é pago a crianças de zero a doze anos de idade e a adolescentes entre doze e dezoito anos, portadores de deficiência incapacitante para a vida independente, que vivam sob os cuidados dos pais, familiares ou de instituições públicas e privadas.
Para ter direito ao auxílio financeiro do Governo Federal, é preciso comprovar carência econômica, ou seja, renda familiar que não ultrapasse um quarto do valor do salário mínimo na ocasião do requerimento. A renda familiar é calculada de acordo com o número de pessoas que vivem sob o mesmo teto.
Para comprovar que a criança ou adolescente têm deficiência incapacitante, é preciso apresentar parecer do Serviço Social e da Perícia Médica que comprovem. No caso de mais de um membro da mesma família, os laudos e pareceres devem ser separados: um para cada membro com deficiência.
Veja mais instruções sobre como solicitar o Amparo Assistencial em http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=665

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Programa de comunicação alternativa para mães de autistas

Programa de comunicação alternativa para mães de autistas: adolescentes mais calmos e participativos

1 Set


O Programa de Comunicação Alternativa e Ampliada chamado ProCAAF foi analisado por duas pesquisadoras interessadas em descobrir os efeitos de programas dessa natureza no comportamento comunicativo de familiares com seus filhos autistas.

Cátia Walter e Maria Amélia Almeida, autoras da pesquisa “Avaliação de um programa de comunicação alternativa e ampliada para mães de adolescentes com autismo”, constataram mudanças no comportamento dos filhos, que se tornaram mais tranquilos e participativos. Além disso, em relação ao número de figuras utilizadas pelos filhos para comunicar algo necessário, desejado, ou mesmo para informar algo relativamente semelhante, houve avanço quanto à linguagem expressiva de pessoas com autismo, não-verbais ou sem fala funcional.

O estudo vai de encontro à constatação de estudiosos de que a adolescência de autistas exige mais cuidados da família, pois há uma tendência em aumentar os problemas de conduta. “Esse dado pode revelar a dificuldade que os pais de pessoas com autismo enfrentam mediante a falta de conhecimento de novas técnicas e tratamento que poderiam amenizar muitos dos problemas de comportamento e comunicação de adolescentes autistas”.

As pesquisadoras ressaltam que, antes da participação na pesquisa, as mães não faziam uso de nenhuma forma alternativa de comunicação em suas residências, mesmo não compreendendo seus filhos em muitos momentos descritos por elas. “Após receberem a capacitação necessária e o uso sistemático e orientado, passaram a utilizar a Comunicação Alternativa Ampliada com seus filhos, de forma independente e eficaz”.



Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Para conhecer a pesquisa completa, acesse o link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382010000300008&lng=pt&nrm=iso

domingo, 4 de agosto de 2013

Artista Autista

Garota autista de três anos pinta quadros valiosos

por Suzanne Tanoue
Ela mal fala, fica irritada quando está perto de outras crianças e a imprevisibilidade do mundo a enche de medo e pânico. Mas a arte a acalmou, como se fosse uma terapia. Essa é Iris Halmshaw, que tem só três anos e foi diagnosticada com autismo em 2011, quando tinha apenas um ano de vida.
Desde então, seus pais têm feito esforços para amenizar os distúrbios da garotinha – a casa da família, localizada em Leicestershire, na Inglaterra se transformou num playground e no estúdio de Iris, que descobriu a arte quase por acidente.
Numa das tentativas para entreter a criança, sua mãe, Arabella, desenhou aqueles “homens-palito” e Iris achou graça. A avó comprou um cavalete e tintas. Iris desenhou uma linha na tela, a tinta começou a escorrer  pela página e ela começou a chorar. Arabella descobriu que o problema não era a pintura, mas o fato de que a menina não conseguia controlar a tinta. A mãe posicionou a folha de papel na mesa em vez do cavalete e imediatamente Iris encheu toda a página, quase que intuitivamente.
Iris pinta com a concentração de um pintor “profissional”. Ela pinta um pouco, dá um passo para trás e analisa seu trabalho, planejando o próximo traço. E pinta com diversas ferramentas, como esponjas, pincéis e e  até mesmo um garfo.
Um colecionador recentemente comprou dois de seus trabalhos por £1.500 cada. Os planos são de fazer uma exposição de seus quadros até novembro desse ano.
iris-painting-in-the-wildflower-garden

sábado, 6 de julho de 2013

Microbiologia e Autismo Regressivo

 
Desulfovibrio desulfuricans, microrganismo possivelmente envolvido na patogênese de autismo.Desulfovibrio desulfuricans, microrganismo possivelmente envolvido na patogênese de autismo.
Por Raquel Regina Bonelli 












O autismo regressivo é caracterizado pelo início tardio, em que a criança se desenvolve normalmente até cerca de 18 meses e depois começa a evoluir para um comportamento típico de autista com sintomas como diminuição da capacidade de linguagem e de socialização. Estima-se que cerca de um terço dos autismos diagnosticados nos dias de hoje sejam desse tipo.
Ainda que esse seja um quadro eminentemente neurológico, pesquisas recentes apontam indícios de que a microbiota intestinal pode estar relacionada com o desenvolvimento de autismo regressivo. É o que autores americanos defendem em um artigo recentemente publicado na revistaAnaerobe, em que são apresentadas três evidências experimentais dessa correlação. A primeira evidência foi obtida ainda no início dos anos 2000, em que o uso de um antibiótico com ação sobre algumas espécies de bactérias que vivem no trato intestinal levou à diminuição nos sintomas comportamentais do autismo durante o tratamento. A suspensão do uso de antibiótico refletiu na regressão das melhorias obtidas. Alguns anos depois, com o advento de técnicas de identificação que não dependem de cultivo bacteriano, foi observado que, de uma forma geral, há variações importantes nos gêneros de bactérias prevalentes na microbiota de crianças com autismo avançado em relação às demais crianças. Por fim, um gênero específico de bactérias foi identificado como potencialmente importante no desenvolvimento de autismo. Estes microrganismos estariam causando dano de tecido por produzir um metabólito tóxico ou ainda utilizar componentes da dieta que seriam essenciais para o desenvolvimento da criança.
Assim, em ultima instância, fatores genéticos (como perfil de susceptibilidade imunológica) e ambientais (como dieta e uso de antimicrobianos) podem contribuir para as causas do autismo regressivo através da influência na microbiota intestinal. Muito há que se evoluir ainda na compreensão da patogênese desse quadro, mas sem dúvida, quanto mais a ciência puder compreender as causas do autismo, mais eficientes serão também as estratégias de tratamento e prevenção desta doença.